Ducci autoriza trincheira e anuncia edital da Linha Verde Norte | Fábio Campana

Ducci autoriza trincheira e anuncia edital da Linha Verde Norte

O prefeito Luciano Ducci assinou ordem de serviço para o início da construção da trincheira na rua Gustavo Rattman, que ligará o Bacacheri ao Bairro Alto. A obra começará no próximo dia 20.

“É uma obra pedida pela comunidade, que vai trazer rapidez, conforto e segurança neste importante ponto de trânsito”, disse Luciano Ducci, que também anunciou para dia 24 o edital para o primeiro trecho da Linha Verde Norte.

A obra faz parte do programa Pró-Cidades (Programa Integrado de Desenvolvimento Social e Urbano de Curitiba), que é parcialmente financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A construção da trincheira terá um custo de R$ 9,5 milhões beneficiará uma população de aproximadamente 110 mil moradores. “A região ficará ainda melhor, em breve, com a Linha Verde Norte”, disse o prefeito Luciano Ducci.

A construção da trincheira da Gustavo Rattman e José Zgoda será de grande importância durante as obras da Linha Verde Norte naquele trecho. Isso porque os desvios necessários serão feitos por ela. A trincheira será uma das sete previstas no projeto original da Linha Verde (trecho norte). Depois de concluída a obra da Linha Verde, a trincheira estará bem próxima à Estação Fagundes Varela, que será vinculada a um binário (formado pela Fagundes Varela e José Maldonado com a Bento Ribeiro).

Na primeira fase de obras da trincheira, que deverá durar aproximadamente quatro meses, os trabalhos serão feitos do lado do Bairro Alto (BR no sentido São Paulo) e haverá obras nas ruas José Zgoga e dos Xaverianos. Para a execução a BR funcionará neste trecho nos dois sentidos.

Durante as obras desta fase, os motoristas que passarem pela BR, no sentido Atuba, trafegarão pelo lado da pista que hoje segue em direção a Porto Alegre. Os que quiserem seguir para o Pinheirinho usarão a pista marginal (paralela à BR sentido Porto Alegre), que será alargada. Para cada um dos dois sentidos haverá duas faixas de circulação e todo o trecho estará sinalizado para que os motoristas identifiquem os desvios.

Também serão construídas calçadas para pedestres. Outras mudanças previstas na região são a pavimentação e o novo projeto urbanístico nas ruas Xaverianos e Deputado Antônio Lopes Junior, que servirão de alças de acesso para quem não for usar a trincheira e quiser ir em direção ao Atuba ou ao Pinheirinho.

A obra também prevê a construção de nova rede de drenagem, o que melhorará a captação de chuvas nos bairros Jardim Social e Bacacheri. O desvio das águas será feito para o rio Bacacheri, no Bairro Alto. Nas ruas Gustavo Rattmann, Deputado Antônio Lopes Junior, Xaverianos e Fagundes Varela serão feitas obras de pavimentação, sinalização e calçamentos.


14 comentários

  1. ILDO BALDO
    segunda-feira, 17 de maio de 2010 – 9:06 hs

    MAIS UM QUE QUER SE BENEFICIAR COM A LINHA VERDE DESDE DO CASSIO TANIGUCHEQUE ESTÂO SE BENIFICIANDO
    COM OBRAS DA LINHA VERDE E NUNCA TERMINA
    ALIAS SEMPRE TERMINA O DINHEIRO E AS OBRAS ANDAM COM PASSOS DE TARTARUGA
    O BETO FOI O QUE MAIS LAMPEJOU COM O DINHEIRO DOS CONTRIBUINTES

  2. Alexandre
    segunda-feira, 17 de maio de 2010 – 10:09 hs

    O que epoca de eleição não faz né?

  3. Motoqueiro Infernal !!!
    segunda-feira, 17 de maio de 2010 – 10:11 hs

    Que saudade do Jaime Lerner….

  4. Carlos .
    segunda-feira, 17 de maio de 2010 – 11:11 hs

    Dou os parabéns tanto para o Ducci como para o Beto!

    Moro no Bairro Alto a mais de 20 anos e promessas em relação a construção da trincheira ligando o nosso bairro ao Bacacheri é o que não faltou, mas só agora é que teremos a concretização desta promessa.

    Conversando com vizinhos mais antigos ele dizem que o primeiro a prometer e não cumprir em relação a está obra, que é vital para a ligação entre os bairros, para acabar com o isolamento do Bairro Alto, como pelo fato dela acabar com um ponto de estrangulamento do tráfego, foi o Requião e depois destes todos os demais também prometeram e não cumpriram, mas o Beto e o sucessor Luciano honraram com a palavra.

    Só quem diariamente é obrigado a transitar pela Fagundes Varella, já que a Vitor Ferreira sozinha não consegue absorver o fluxo de veículos, sabe o caos que é poder atravessar a BR. Tem dias que para atravessar da Fagundes para o Bairro Alto no horário do pico temos de esperar mais de meia hora.

    Ficamos gratos pela obra!

  5. Dagmar Servia
    segunda-feira, 17 de maio de 2010 – 11:25 hs

    Agora quero ver a cara de um tal de Genivaldo Santos lá do Bairro Alto, que “edita” mal e porcamente um jornaleco, só para meter o pau no Vereador Jair Cesar.

    A essas alturas deve estar miudinho sem ter o que escrever naquela coisa que ele chama de jornal.

    Cai na real fulano, muda o lado do CD agora, e ve se faz alguma coisa de bom pelo seu bairro, além de ganhar um ótimo salário na Secretaria de Esportes.

  6. BRUNO
    segunda-feira, 17 de maio de 2010 – 14:26 hs

    Nao devemos esquecer de parabenizar ao Ver.Jair Cezar por mais esta Obra ao Grande Bairro, que luta por esta obra a mais de 20 anos.. Parabéns Jair..

  7. segunda-feira, 17 de maio de 2010 – 14:40 hs

    Que bom que sairá esta obra, mas gostaríamos muito que o Dr. Luciano
    olhasse um pouco para os moradores da Rua do rio no conjunto solar,
    pois estamos muito preocupados com a demora da retirada das placas
    que estão soltas dentro do rio impedindo que a água da chuva escoa rapidamente causando desmoronamneto do barranco. Qualquer dia estaremos com o rio na rua e a regional não da atenção. Socorro Dr. Luciano ou então em breve todos os moradores estarão em seu gabinete para reclamar.

  8. ERNESTO
    segunda-feira, 17 de maio de 2010 – 14:56 hs

    E ASFALTO DECENTE QUE É BOM NAS RUAS SUÉCIA E FARID SURUGI ALI NO TARUMÂ, NADA!
    R$ 3.000,00 DE IPTU PARA FICAR VENDO AS RUAS SENDO REMENDADAS COM ANTI- PÓ , SENDO REMENDO EM CIMA DE REMENDO PORQUE JÁ NÃO EXISTE NEM MAIS ASFALTO,ISSO QUANDO REMENDAM ,PORQUE JA TEVE VEZES DE PINTAREM O ASFALTO PASSANDO TINTA DENTRO DOS BURACOS, UMA VERGONHA.

  9. ERNESTO
    segunda-feira, 17 de maio de 2010 – 14:56 hs

    ERRATA: TARUMÃ

  10. salete cesconeto de arruda
    segunda-feira, 17 de maio de 2010 – 15:15 hs

    Noutro dia um carioca me disse que havia passado pela LINHA VERMELHA – em Curitiba.
    Respondi que era LINHA VERDE.
    Mas ele insistiu em dizer que era VERMELHA pois estava coberta de sangue – num dos seus trechos.
    Será verdade que tantos acidentes estão acontecendo?!
    Alguém poderia me dizer o que está se passando aí na cidade?
    COMO ESTÃO OS MACACOS?!
    Felizes?!
    A RODA ESTÁ GIRANDO MAIS RÁPIDO DO QUE EU PENSAVA!
    Repito:
    Sempre é tempo de ESCREVER UMA NOVA HISTÓRIA!
    Quando o CORAÇÃO fala mais alto do que a mente que MENTE!

  11. Bonitário mas Ordininho
    segunda-feira, 17 de maio de 2010 – 15:37 hs

    E o que é aquele papagaio de pirata que não sai mas da sombra do Ducci??? tem gente chamando urubu de meu loro… vão se dar mal e não diga que eu não avisei

  12. Odorico Paraguassú
    segunda-feira, 17 de maio de 2010 – 18:22 hs

    E cadê as trincheiras/viadutos da Salgado Filho, da V. São Pedro?

  13. Damaceno
    terça-feira, 17 de agosto de 2010 – 22:27 hs

    E por que não construiram trincheiras na Linha Verde Sul? Uso com frequencia esta via e fico VERDE de raiva ao demorar mais de uma hora para atravessar do Pinheirinho ao Jd Botânico!

    Pelo menos duas trincheiras deveriam ser construidas, uma na Vila São Pedro e outra na Santa Bernardete, que são os pontos críticos!

    Foi falta de grana ou incompetência mesmo?

  14. Damaceno
    terça-feira, 17 de agosto de 2010 – 22:32 hs

    Bem lembrado, Odorico, esqueci da Salgado Filho, outro cruzamento bem crítico!

    Com a palavra nossos brilhantes técnicos planejadores da cidade!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*