Dez partidos esperam pela decisão de Osmar Dias | Fábio Campana

Dez partidos esperam pela decisão de Osmar Dias

Via Gazeta do Povo

A 25 dias do começo das convenções partidárias, as dez principais legendas do Paraná esperam pelo posicionamento do senador Osmar Dias (PDT) e pelo desdobramento da crise na Assembleia Legislativa para fechar alianças. O pedetista diz que é pré-candidato a governador, mas que só oficializará a decisão se conseguir montar uma chapa competitiva. O outro caminho é concorrer à reeleição para o Senado.

Os impasses interferem diretamente nos rumos das legendas nas coligações majoritárias e proporcionais e nos palanques para os presidenciáveis. E se todos esperam por uma resposta de Osmar, o senador devolve a expectativa. “Não tenho que estabelecer um prazo porque essa não é uma decisão que depende de mim ou do PDT, mas de outros partidos.”
ormação de alianças?

Parte do cenário, porém, começou a ser definida na semana passada. Após encontro com o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, Osmar praticamente descartou uma aliança com os petistas. Dois dias antes, ele recebeu uma proposta formal do PSDB para ser candidato a senador na chapa encabeçada pelo ex-prefeito de Curitiba, Beto Richa.

Além de PSDB e PT, Osmar também negocia com o PMDB, do governador e pré-candidato ao Palácio Iguaçu, Orlando Pessuti. “Estamos trabalhando em silêncio, mas acho que ainda é possível formar uma grande chapa com PMDB, PT e PDT. Nós também queremos contar com o Osmar como senador”, afirma o presidente estadual do PMDB, deputado estadual Waldyr Pugliesi.

O deputado convocou para hoje uma reunião com os 17 deputados estaduais e 7 federais da legenda para discutir uma estratégia para as eleições. A intenção é consolidar a candidatura de Pessuti e apaziguar setores que preferem apoiar Beto ou Osmar. Do encontro deve sair a data da convenção peemedebista (todas as convenções precisam ocorrer entre 10 e 20 de junho).

Além dessas frentes de negociação, o senador conta com a fidelidade dos presidentes estaduais do DEM, PR e PSC. “O Osmar é a “noiva” desta eleição porque, se ele decidir que não será candidato a governador, vence o nome que ele apoiar”, afirma o presidente do DEM, Abelardo Lupion, que enfrenta uma forte dissidência interna pró-Beto.

Lupion disse que vai marcar a convenção do partido para o dia 30 de junho para ter o máximo de tempo disponível para tomar uma decisão. Segundo ele, será uma eleição atípica devido à crise na Assembleia, cujo presidente, Nelson Justus, é do DEM. “Estamos falando de todo um poder alijado das decisões sobre política. Qual partido tem hoje coragem de indicar um deputado estadual como candidato a vice-governador?”

Segundo maior partido em número de filiados, o PP está bem próximo de fechar um acordo com o PSDB. Ainda assim, o presidente estadual do partido, Ricardo Barros, mantém o mistério. “Nós só vamos nos definir quando houver realmente um quadro definido.”

O partido quer uma coligação nas eleições proporcionais e o direito de indicar Barros como candidato ao Senado. Coligação na disputa para o Legislativo também é exigência do PTB, outro indeciso. “Nosso objetivo é eleger mais um deputado federal”, diz o presidente do partido no Paraná e único petebista do estado na Câmara, Alex Canziani.

Por último, o PPS trabalha com duas opções. A primeira é manter a aliança de 2006 e 2008, com Osmar e Beto do mesmo lado. Se isso não for possível, há chance de o partido lançar o presidente estadual, Rubens Bueno, como candidato.


18 comentários

  1. Agnigula Monraguave
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 8:38 hs

    No fim vira tudo em risoto e Strogonof, aliás o povinho que gosta disso.

  2. koba
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 9:01 hs

    Esse é o campeão da indecisão, será que ele ainda não percebeu,
    ou se alia ao Beto ou vai tomar um pau na eleição.

  3. Malcom Montgomery
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 9:03 hs

    O PMDB já foi junto !!!!

  4. junior de souza
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 9:15 hs

    Pois é meu caro Campana. Mas no jantar do Osmar não tinha ninguém do PSDB. A Gleisi tava lá. Que leitura a gente pode fazer disso. Que a proximidade com o PT é maior do que com o PSDB. Huuuuuuuuuuuuuuumm!

  5. Titubeio
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 9:25 hs

    Maio está terminando… Em junho são as convenções; em julho, o registro das candidaturas; e, em outubro, as eleições. Será que o Senador é capaz de decidir tão rápido?

  6. CAÇADOR DE PETISTAS
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 9:32 hs

    A Quadrilheira, despreparada e solteirona, Dilma sem palanque no Paraná reapresenta o fim das ideologias socialistas para o PT.
    O Estado em que o PT (Partido do Tranbique), não é bem vindo tem mais de 7.200. (sete milhões e duzentos mil votos) e representa a cristalçização da vitória de JOSÉ SERRA.

    Vamos aguardar as do Data folha, pois as demais aprenderam a mentir como o Chefe da Silva e a botoqueira solteirona Dimônio.

    ACORDA BRASIL
    JOSÉ SERRA – PRESIDENTE

  7. Romlaw Initnert
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 9:49 hs

    O Osmar vai perder a eleição até prá Senador, se continuar commessa lenga, lenga!

    O Osmar vai perder a eleição até prá Senador, se continuar com essa lenga lenga!

  8. ILDO BALDO
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 9:59 hs

    SÓ PRECISAMOS ENTENDER PORQUE QUE O PSDB E DEM
    VINHAM FALANDO QUE O PT IA DEPOIS VOLTAVA COM O SENADOR OSMAR DIAS E QUINTA FEIRA FIZERAM UM ANUNCIO
    QUE O ACERTO COM O OSMAR ERA DEFINITIVO E O BETO FALOU QUE JÁ ESPERAVA POR ISSO
    E O QUE ESTAMOS VENDO É QUE O PSDB E DEM TAMBEM
    VÂO E VEM COM O OSMAR DIAS
    EI VIRARAM FALASTROÊS AGORA TAMBEM ESTÂO QUERENDO MANUPULAR O QUE O PT ESSE NÂO ADIANTA O PT TEM CONVERSA SOLIDA QUEM ESPICULA SÂO ELES
    E AINDA ACHO QUE O OSMAR SE FOR INTELIGENTE SUFICIENTE PARA SER GOVERNADOR DO PARANA VEM COM O PT E VAMOS SEPUTAR DEVEIS O BETO MENSALÂO

  9. NETTO
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 10:13 hs

    Tudo junto novamente. BETO RICHA – GOVERNADOR / OSMAR DIAS – SENADOR / DR. FRANCISCHINI – DEP. FEDERAL. Abs

  10. TUKU NARE
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 10:16 hs

    ESSE CAÇADOR FRENETICO DEVE SER APAIXONADO PELA DILMA……….
    QUE DEVE O TER REGEITADO, pois existe muita magua no seu coraçao…….
    e o inbecil se sente dono dos votos dos paranaenses, e quer vingança…………..
    olha cara vais procurar saber primeiro, porque cabrito Cag….redondo.

  11. O Povo
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 10:36 hs

    Se como Governador o senhor Osmar Dias, for tão lento como demonstrou nas ultimas eleições ao governo do Estado e agora
    na indefinição se sai ao Senado ou ao Governo do Estado, ou se se alia ao PT ou ao PSDB, demonstra bem sua falta de posicionamento e de coerência,ou a pessoa e a favor de alguma coisa ou a pessoa e contraria e tem opinião divergente,o que não pode e ficar eternamente em cima do muro para não querer se comprometer com ninguem e não se “sujar” politicamente, acho que o “ficar em cima do muro” e o pior do que existe de quem quer Governar um Estado ja tão mal tratado por varios anos por um lunatico e desequilibrado politico, agora querem um indeciso!!!!!!!!!!!!

  12. VLemainski-Cascavel-PR
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 11:13 hs

    Francamente, a indecisão do Osmar cansa todo o mundo…
    Acredito que, se demorar um pouco mais, deixará de ser a dita “noiva” ou a “cereja do bolo”. A caravana anda…

  13. salete cesconeto de arruda
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 11:28 hs

    Osmar joga bem.

  14. Borduna
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 11:39 hs

    Osmar, ou vc é candidato a governador, ou vai pra casa ver o capim crescer na sua fazenda em Goiás. Pra senador vc já foi e já era…

  15. Zé do povo
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 13:33 hs

    O Osmar está parecendo mercadoria superfaturada na prateleira para ser comprada com cheque frio!

    Quanto mais ele pede mais recebe do PT, mas só que em promessas!

    Se ele continuar nesta indefinição na hora que acordar deste sonho de “Cinderelo” estará sem mandato no senado, pois debaixo de sua barba quem será eleita senadora é a Gleisi!

    A loira, que não é burra, e o seu esperto maridão o levam na conversa a mais de um ano!

    Acooordaaaaaa Osmaaaaaaaaaaaar!

    Cocooooooooricó!

  16. Professor de Paranaguá
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 14:32 hs

    Não tem jeito Osmar. Você terá de harmonizar a doutrina pagã(PDT), com a doutrina Cristã(PSDB)…

    Beto Richa Governador

  17. Jeronimo guevara de laserna
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 14:58 hs

    Calma caçador de pipas, Dilma vai dar uma lavada nessa burguesada e vc cuide do coração, senão ele pode explodir até outubro

  18. Profº Abel de Geografia
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 15:02 hs

    É o caçador de petista deve ser do estado de São Paulo e com certeza não é funcionario público, pois se fosse não daria um viva ao Srº José Serra, já que o mesmo não consegue negóciar com a polícia civil de SP e teve confronto com a polícia militar. Com certeza esse cidadão teve ser feliz por o Srº FHC vendeu a Vale, Embratel e tantas outras empresas estatais sem contar a privatização das estradas e com certeza o caçador de petista ele não deve ir para o litoral paranaense pela a BR 277 para pagar um absurdo de pedágio, com certeza ele também não deve ter celular uns dos campiões de reclamações no Procon.
    E ele nem deve saber o que é o “CONSENSO DE WASHIGNTON”.
    Um abraço.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*