Deu em O Globo: Osmar deve apoiar PSDB e deixar disputa no PR | Fábio Campana

Deu em O Globo: Osmar deve apoiar PSDB e deixar disputa no PR

Em conversa com Lupi, senador do PDT teria dito que o partido tem de respeitar conveniências eleitorais locais

Da Silvia Amorim e Flávio Freire:

Assediado pelo PSDB para abandonar a disputa pelo governo do Paraná e pelo PT para continuar na corrida, o senador Osmar Dias (PDT) teria dado ontem à direção de seu partido uma clara demonstração de que está disposto a aceitar a proposta dos tucanos.

Em conversa com o ministro Carlos Lupi (Trabalho), presidente licenciado do PDT, Dias teria dito que o partido tem de respeitar as conveniências eleitorais locais, inclusive em relação a apoios, e deixar de exigir da base pedetista apoio irrestrito ao PT, como forma de fortalecer a campanha de Dilma Rousseff.

Com isso, quem ganha a queda de braço é o pré-candidato do PSDB, José Serra, que, pessoalmente, empenhou-se nos últimos dias em aparar as arestas no Paraná. O tucano se reuniu com Dias em São Paulo, mas saiu pela tangente quando perguntado dias atrás sobre a pressão de seu partido:

— Não pega bem meter o bico numa questão do Paraná.

Confirmada a saída de Dias da disputa, os tucanos terão que pôr em prática os pontos da negociação. O senador poderá indicar o vice na chapa do tucano Beto Richa e terá apoio total para sua candidatura à reeleição.

Lupi dedicou espaço na sua agenda para pressionar Dias a se manter na corrida. Ontem à noite, ele ainda conversava com o colega de partido. O principal argumento da direção do PDT, além de abrir terreno para Dilma, passou pela boa performance do senador nas pesquisas recentes. No último Vox Populi, de 16 de abril, Dias aparece com 33%, contra 40% de Richa.


33 comentários

  1. presidente do senado
    quinta-feira, 27 de maio de 2010 – 13:20 hs

    Parabéns ao Senador!

    O povo do paraná aguarda com ansiedade a confirmação da melhor chapa política, com Richa e Osmar juntos!

    Até porque Osmar com o PT ideologicamente não combina, jamais daria certo. os grupos se “matariam”.

    Da mesma forma o PMDB que em suas bases junto com o PT criticou fervorozamente Osmar Dias nas últimas eleições…

    Parabéns pela coerencia! Rumo a presidencia do senado, para desespero do requião

  2. Polêmico
    quinta-feira, 27 de maio de 2010 – 13:24 hs

    Quanta conversa por parte deste Senador.
    Não sabe o que quer.
    Mas o povo já sabe e não quer Osmar nem Governador e nem como Senador.

  3. Valmir da Costa Miranda da Sil
    quinta-feira, 27 de maio de 2010 – 13:42 hs

    Como eleitor fiel do senador Osmar Dias, sou completamente a favor e torço pra que o Osmar deixe de concorrer ao governo do estado e foque sua reeleição ao senado.
    Além dele não fortalecer Dilma aqui no Paraná, diminui as possibilidades de Requião assumir uma vaga no senado. Convenhamos que o Paraná não tem nada a ganhar com Requião senador, só a perder.

  4. Polêmico
    quinta-feira, 27 de maio de 2010 – 13:52 hs

    Beto vai continuar com os 40% enquanto os 33% do Osmar vão se somar aos 10 do Pesuti então o atual governador vai para 43% e no 2º turno o Pesutio será apoiado pelos demais partidos e vence a eleição no Paraná.
    Enquanto que o Osmar dificilmente sera reeleito Senador.

  5. Jose
    quinta-feira, 27 de maio de 2010 – 13:55 hs

    E isso Osmar tomou juizo, vamos ganahar a eleição.

  6. TUKU NARE
    quinta-feira, 27 de maio de 2010 – 13:59 hs

    AINDA BEM QUE DEU EM O GLOBO, ta devidamente explicadinho, pois o
    osmar pode ate ir com o PSDB, SE FOR CANIDATO AO GOVERNO, e ele
    nao abre mao.

  7. Seven Up
    quinta-feira, 27 de maio de 2010 – 14:09 hs

    Acredito ser o mais coerente. Apesar do PDT ser da base aliada do Governo Federal. Aqui no Paraná, não teria o menor sentido o Osmar apoiar o PT e vice-versa. Caso a Ministra queira um palanque no Paraná terá que lançar candidatura própria ao governo do estado ou apoior o Pessuti, que não acredito que irá abrir mão em função de promessas no governo federal. Até porque não é tão garantido assim a eleição para a Ministra.

  8. Eugenio Bello
    quinta-feira, 27 de maio de 2010 – 14:10 hs

    O Osmar já é candidato ao Senado. Isto porque o Ducci confirmou que vai de Requião e Osmar.

  9. Eleitor
    quinta-feira, 27 de maio de 2010 – 14:11 hs

    Como o Osmar vai explicar a decisão que tomará? Antigamente falava que havia um compromisso entre PDT e PSDB, portanto iria apoiar o Serra. Procurou apoio do PT e apoiaria Dilma. Agora volta a se engraçar com o PSDB e apoiará Serra. Lembrando que o PDT é da base do Governo que é do PT. A ideologia muda à cada dia ou é só uma procura do que é melhor prá ele? Será que os políticos realmente pensam no povo? Ficam pulando de galho em galho procurando o melhor lugar para ser eleito, não seguem nem a ideologia do próprio partido quando alguém acena com um cargo melhor. Tem que ficar de olho nisso.

  10. SYLVIO SEBASTIANI
    quinta-feira, 27 de maio de 2010 – 14:17 hs

    Nesta noticia não tem nada conclusivo, tudo é “seria”, somente a manchete que é afirmativa: “Osmar Deve apoiar”. Ninguém pode dizer nada afirmativo ainda sobre candidaturas, somente a do Beto Richa, assim mesmo está até agora sozinho, não coligou com partido algum.Esta eleição é a mais complicada dos ultimos 50 anos e será também a mais violenta, com ataques por todos os lados, quem tiver qualquer problemazinho que não participe, pois vai levar chumbo, a começar pelos deputados estaduais. O Único ceto é o deputado Jocelito, que reconheceu seus defeitos, seus erros e não vai ser candidato, assim está decendo o cacete em todos.

  11. CAÇADOR DE PETISTAS
    quinta-feira, 27 de maio de 2010 – 14:23 hs

    Este é o maior medo da Petezada.

    Osmar Dias, coligado com Beto e José Serra, não tem palanque para a quadrilheira Estela no Paraná.

    è o fim da dinastia Venezuelana do Ditador Lula e da bandida Estela (Dilma).

  12. Jose II
    quinta-feira, 27 de maio de 2010 – 14:43 hs

    Na gazetaona que trabalha para o PT$ diz que ele ainda esta indeciso. A Gazeta Petista não desiste!!!Quer derrubar o Beto desde a eleição para prefeito…

  13. CLOVIS PENA -
    quinta-feira, 27 de maio de 2010 – 14:52 hs

    Bom. Se for desta forma o Gustavo……….

  14. HENRY
    quinta-feira, 27 de maio de 2010 – 15:09 hs

    DECISÃO ACERTADA ESSA DO SENADOR. GARANTIA DE 08 ANOS COMO SENADOR E AJUDANDO A ACABAR PELO MENOS NO PARANÁ, COM A QUADRILHA DO pt (partido do trambique) QUE TOMOU CONTA DESSE PAÍS. PARABÉNS SENADOR. GANHOU MEU VOTO E DE MUITAS OUTRAS PESSOAS AQUI NO ESTADO.

  15. Agostinho Carrara
    quinta-feira, 27 de maio de 2010 – 15:33 hs

    Gazeta PTista??? Será???

    Finalmente a população começou a entender o que tem justificado a RPC a bater nos figurões do PMDB, PSDB e DEM do Paraná.

    Ela está completamente comprometida com o Paulo Bernardo e a turma do PT que estão bancando eles com superfaturamento…

  16. de olho
    quinta-feira, 27 de maio de 2010 – 15:40 hs

    Dificil eleger o Osmar senador agora, pois nos 8 anos de mandato, a unica coisa que fez foi a divida do Banestado, porque o PT ainda sonhava com ele, mas do resto nada fez, é so falar com os prefeitos do interior, cansaram de Osmar, Requião, e Alvaro Dias, agora é Ricardo e Gleisi.

  17. VLemainski-Cascavel-PR
    quinta-feira, 27 de maio de 2010 – 16:17 hs

    O Osmar deverá trabalhar na Globo. Virou especialista em novelas. É uma pena essa indecisão…

  18. ANARQUISTA GRAÇAS A DEUS
    quinta-feira, 27 de maio de 2010 – 16:39 hs

    PRA DAR NA GLOBO SÓ PODE SER NOVELA.
    ACHA CAPÍTULOS.
    PESSUTÃO NO FIETÃO TÁ RUA.

  19. OSSOBUCO
    quinta-feira, 27 de maio de 2010 – 16:39 hs

    Medo mesmo é o do PSDB de que o Osmar não embarque nessa “grande aliança” tucana.
    Agora se for de PT vai ganhar fácil, pois a Dilma já alcanço o Serra no PR>

  20. OSSOBUCO
    quinta-feira, 27 de maio de 2010 – 16:55 hs

    O “jurista” Jefferson anuncia a burla à lei. E…nada
    quarta-feira, 26 maio, 2010 às 10:23

    Para a leitura do Ministério Público e dos senhores advogados do PT, este trecho da matéria de hoje, na Folha de S. Paulo, onde o “jurisconsulto” Roberto Jefferson descreve, em detalhes, como será a burla à legislação eleitoral para utilizar o programa partidário do PTB para fazer propaganda de José Serra:

    “Apostando no horário político para reversão dos números, o comando de campanha de Serra assumiu a produção do programa que o PTB –futuro aliado da sigla– exibirá em 24 de junho.

    Segundo o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson (RJ), a produção dos dez minutos veiculados em bloco nacional ficará a cargo do coordenador de comunicação da campanha de Serra, o jornalista Luiz Gonzalez.

    “A produção é do Serra. O programa é para o Serra, quem produz é ele”, disse Jefferson, após almoçar com o candidato tucano na sede do PSDB em Brasília.

    Na terça, o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, se reúne com Jefferson, Gonzalez e o tesoureiro do PTB, Benito Gama, para discutir o programa, que exibirá cenas da convenção que deverá anunciar o apoio ao tucano.

    “Mostraremos o discurso do Serra. Depois da convenção, tudo estará dentro da lei”, disse Jefferson.”

    Não está, não. O programa do dia 24 de junho é de propaganda partidária, não de propaganda eleitoral, como está claramente expresso na Instrição n° 131 do TSE, relatada pelo Ministro Arnaldo Versiani. A convenção para a escolha de candidatura é um ato eleitoral e é evidente que sobre sua divulgação extra-partidária, de massa, aplicam-se as limitações da lei eleitoral, por óbvio, mas também as da propaganda partidária comum. Até porque as datas de exibição são definidas pelo TSE e, na tese absurda de jefferson, os partidos que tivessem seus programas antes das convenções partidárias – que só podem começar em 1° de junho – sofreriam restrições que os que tivessem datas designadas em junho não teriam.

    Vale, para ela, o disposto no art. 45, § 1°, Inciso I, da lei 9096.

    Art. 45. A propaganda partidária gratuita, gravada ou ao vivo, efetuada mediante transmissão por rádio e televisão será realizada entre as dezenove horas e trinta minutos e as vinte e duas horas para, com exclusividade:
    (…)
    § 1º Fica vedada, nos programas de que trata este Título:
    I – a participação de pessoa filiada a partido que não o responsável pelo programa;

    Com a palavra a ilustre representante do Ministério Público Eleitoral, para, diante de fato píblico e notório, promover suas atribuições, consoante o “animus deliquendi” anunciado.

  21. OSSOBUCO
    quinta-feira, 27 de maio de 2010 – 16:58 hs

    Minissérie: O VALE DOS DESESPERADOS

    No capítulo desta 5º feira, Aécio Neves recusa o abraço de afogado de Serra e reafirma sua decisão de não compor a vice na chapa da coalizão conservadora. Na mesma direção e com igual intensidade, o IBGE anuncia mais um reorde econômico em abril: a taxa de desemprego nas grandes metrópoles brasileiras caiu ao nível mais baixo desde 2002. A promessa de reação está marcada para o episódio desta noite quando democratas da cepa de um Agripino Maia ou um Jorge Borhaunsen prometem incendiar a trama eleitoral com um ataque cerrado ao governo e à sua candidata Tudo gravado em patamares proporcionais ao título da minissérie que protagonizam.

  22. Reinoldo Hey
    quinta-feira, 27 de maio de 2010 – 18:37 hs

    QUE SURUBA!

    Osmar apoiar Beto= Normal ———–apoiando Desceu A. Serra
    Osmar disputar com Beto=Normal—apoiando Dilma Lula da Silva
    Pessuti apoiar Beto= Normal———–apoiando Serra, contra Temer
    Pessuti apoiar Osmar= Normal——–apoiando Dilma
    Osmar disputar com Pessuti=Normal– ambos apoiando Dilma
    Requião apoiar Beto= Normal———- apoiando Serra, contra Temer
    Requião apoiar Osmar=Normal——-apoiando Dilma
    Requião apoiar Pessuti= “Anormal”—- apoiando Dilma

    Gente, como é que vocês não conseguem entender se é tudo tão fácil?
    Haja vaselina!!!

  23. jose
    quinta-feira, 27 de maio de 2010 – 19:58 hs

    Ossito, concordo com vc, se realmente for propaganda antecipada tem que punir, tem que cassar a candidatura; como deve ser feito também com a da dilma…sim, a lei vale para todos!!!

    Concordo também com o outro post seu, do abraço de afogado serra/aécio, parece que se repete a situação daqui, com o osmar fugindo do abraço de afogado do pt…

  24. OSSOBUCO
    quinta-feira, 27 de maio de 2010 – 22:45 hs

    Josezito, você viu a campanha antecipada na TV do Serra hoje? Ainda por cima no programa do DEM, mas para o Serra vale tudo e não vai dar em nada. Então, tem que esquecer essa palhaçada de impugnar candidaturas, senão a Dilma e o Serra estão fora.

    Divergimos nesse outro ponto, o afogado aqui não é o PT e sim o PSDB.
    A Dilma já está empatada tecnicamente com o Serra aqui no Sul Conservador e está crescendo enquanto o Serra está caindo.
    Portanto, a melhor opção para o Osmar é o apoio do PT. A turma do Beto é que está desesperada, pois apoio ele só tem mesmo dos lernistas históricos.

  25. OSSOBUCO
    quinta-feira, 27 de maio de 2010 – 23:06 hs

    Josezito, acabamos de assistir a uma flagrante prova da imoralidade da oposição PSDB-DEM. Burlaram, deliberadamente a lei. Sabiam que estavam transgredindo, não subjetivamente, mas objetivamente.

    Não foi, num programa tucano, a exaltação de Serra, um de seus integrantes que podia – ou não – ser considerada propaganda antecipada.

    Foi violação direta, expressa, objetiva, flagrante, criminosa. Foi fazer algo que se sabia proibido, anunciado previamente.

    Quando, amanhã, apresentarem uma defesa pró-forma, às impugnações que sofrerão, a estratégia será a de dizer que a lei eleitoral permite eventos conjuntos de partidos. Verdade, se não fosse um pequeno detalhe: não é um programa eleitoral, regido pelas instruções que o permite. É um programa partidário, regido pela lei 9.096 que, não é demais repetir mil vezes, estabelece que é proibida a participação de pessoas filiadas em outros partidos. Com todas as letras.

    José Serra e os dirigentes do DEM associaram-se para transgredir a lei. E outros, como o PPS e o PTB já anunciam pelos jornais que vão se juntar a essa associação,

    Só quem tem a certeza da impunidade age assim.

  26. ALICEU COSTA
    sexta-feira, 28 de maio de 2010 – 1:20 hs

    O SENADOR OSMAR DIAS DO PDT ESTÁ INDO PARA O MESMO CAMINHO DO DEPUTADO FEDERAL CIRO GOMES COM ESTÁS INDECISÃO DE CANDIDATO.

  27. Rossby
    sexta-feira, 28 de maio de 2010 – 8:48 hs

    Ai que preguiça, Ossobuco…
    Vc é provinciano mesmo e não percebe o que acontece lá em Minas…. lá Aécio está enfrentando a maquina petista federal, afinal não se alinhou ao PMDB e demais consorciados do governo Lula. E o seu candidato Anatasia está em dificuldades perante o candidato pemedebista Hélio Costa, que vai disparado na frente.
    Assim, na lógica aecista, “pouca farinha… meu pirão primeiro….” e ele vai cuidar da eleição mineira… porém, se o caminhar da carruagem continuar como está em Minas ele vai se eleger senador, porém não elegerá o seu candidato ao governo. Se for assim, Aécio será um senador de oposição (???) e na próxima eleição ele não terá vez, pois D. Lula 51 estará tinindo para querer voltar (ainda a depender da performance de um eventual governo Dilma, com Lula como seu Rasputim). Porém, se ele fizer o governador de Minas e Serra ganhar, estará muito bem posicionado para 2014, que atualmente é seu objetivo final…
    É preciso olhar além do horizonte…

  28. Pirata de plantão
    sexta-feira, 28 de maio de 2010 – 8:57 hs

    deram também o negocinho que faz pum para o PTazedo

  29. ORANGOTANGO
    sexta-feira, 28 de maio de 2010 – 9:50 hs

    COVARDE É COVARDE TEM MEDO DE FICAR SEM MANDATO OSMAR NÃO TEM A MESMA CORAGEM QUE O REQUIÃO TEVE EM 2002 QUANDO DISPUTOU O GOVERNO DO ESTADO COM O ALVARO DIAS, SE REQUIÃO PERDESSE FICARIA SEM MANDADO, POR ISSO MESMO QUE O PESSOAL CHAMA O REQUIÃO DE MARIA LOUCA, MAIS ACHO QUE A MARIA LOUCA É O OSMAR DIAS QUE FICA PULANDO DE GALHO EM GALHO E NÃO SABE O QUER. O POVO BEM ESCLARECIDO NA POLÍTICA ESTA OBSERVANDO TUDO NOS BASTIDORES O VAI DAR O TROCO NAS URNAS.

  30. OSSOBUCO
    sexta-feira, 28 de maio de 2010 – 12:19 hs

    Saiu no O GLOBO? Então é MENTIRA!

  31. durango kid
    sexta-feira, 28 de maio de 2010 – 21:19 hs

    tô na tua cola caçador de petista.

  32. durango kid
    sexta-feira, 28 de maio de 2010 – 21:24 hs

    pirata voê cochilou no teu plantão deve ter comido muito robalo.

  33. jose
    sexta-feira, 28 de maio de 2010 – 22:33 hs

    Ossito, continuo com a mesma opinião:

    OS PARTIDOS COMETERAM O MESMO CRIME: O PT E O DEM.

    Que sejam PUNIDOS.

    Ah, pois é, tem este detalhe: o programa era do DEM e não do PSDB…e mencionar ou colocar imagens do serra já havia acontecido antes, no programa do pt, lembra?

    Foi malandragem? Foi.

    Foi crime eleitoral? Foi.

    Sabe o que vai acontecer? NADA…

    O certo seria cassar as candidaturas, dois dois partidos e impedi-los de participar desta eleição. Seria uma ótima lição, mas infelizmente nada vai acontecer.

    E o afogado, no caso do PR é o pt…depois das eleições vc comprovará, o pt sairá menor; o pdt também.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*