Desiludidos com o PT , Caetano, Gil e Bethânia aderem a Marina Silva | Fábio Campana

Desiludidos com o PT , Caetano, Gil e Bethânia aderem a Marina Silva

De Bernardo Mello Franco da Folha de S. Paulo

Porta-voz de temas da moda, como o ambientalismo e o consumo consciente, a senadora Marina Silva (PV-AC) virou a queridinha dos artistas na corrida presidencial.
Ela tem atraído a adesão de estrelas desiludidas com o PT, que não se animam a votar na candidata do presidente Lula, Dilma Rousseff, e rejeitam o PSDB de José Serra.
O movimento, espontâneo, é encabeçado pelos doces bárbaros Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia. Em 2002, todos apoiaram Lula contra Serra. Oito anos depois, decidiram “marinar”.
“Marina é novidade com beleza. É disso que artistas gostam”, diz Caetano. “Não dá para ver uma mulher tão elegante, coerente, sincera e honesta e não querer dar-lhe o cargo mais alto”.


Depois de definir a senadora como uma mistura de Lula e Barack Obama, o cantor diz que ela representa a “continuação do amadurecimento político brasileiro”, um passo além de Lula e Fernando Henrique Cardoso.
“Votar em Dilma por lulismo é regressão. Votar em Serra pode representar apreço pela alternância do poder, mas é não querer sair do elenco já dado”, justifica.
Ministro da Cultura de Lula por cinco anos e meio, Gil foi a estrela da festa de lançamento da pré-campanha de Marina, domingo passado.
Cantou, chamou a senadora de “cabocla decidida e dedicada” e afirmou que ela encarna a “dimensão espiritual profunda do nosso povo”. “Meu coração pediu assim”, resumiu ele, filiado ao PV.

VOTO DECLARADO
Avessa aos palanques, Bethânia quebrou uma tradição para declarar a escolha. “Não escondo de ninguém que meu voto é dela. De Marina e da floresta amazônica”, disse, via assessoria.
Ela já havia indicado a preferência em outubro passado, em entrevista à revista “Bravo”. “Marina me arrebata. É nobre, firme, sóbria e passou pelo governo federal sem se manchar”, disse.
“Jurei que não votaria mais em candidato nenhum, nem do Executivo nem do Legislativo, mas a Marina talvez me anime a voltar atrás.”
A quarta integrante dos Doces Bárbaros, Gal Costa, não respondeu. Em 1989, ela cantou o jingle “Lula-lá” na TV. Hoje, diz uma assessora, prefere não falar de política.
A “onda verde” contagia outros expoentes da MPB, como a cantora Adriana Calcanhoto, que cantou e discursou na festa da pré-campanha em Nova Iguaçu (RJ).
A presença dos artistas indica que Marina deve explorá-los fartamente no horário eleitoral gratuito. Em 2008, o PV usou e abusou de Caetano na campanha de Fernando Gabeira à Prefeitura do Rio. Na reta final, o cantor parecia ocupar mais tempo dos programas que o candidato.
A ausência de Lula, que concorreu nas últimas cinco eleições presidenciais, favorece a migração dos artistas. Mesmo os mais fiéis ao presidente, como Chico Buarque, admitem não sentir grande entusiasmo pela candidata que ele escolheu.
“Vou votar na Dilma porque é a candidata do Lula e eu gosto do Lula. Mas, a Dilma ou o Serra, não haveria muita diferença. Não vai fugir muito do que está sendo traçado aí”, disse, à revista francesa “Brazuca”.
No fim de abril, o maestro Wagner Tiso convidou artistas para um café com Dilma no Rio. O evento foi pouco concorrido. Assinaram a lista de presenças a atriz Cristina Pereira e o sambista Marquinhos de Oswaldo Cruz.
Apesar do crescimento nas pesquisas, a petista enfrenta resistência semelhante no meio acadêmico. Intelectuais que votavam em Lula, como Leandro Konder, Chico de Oliveira e Aziz Ab’Saber, anunciaram apoio a Plínio de Arruda Sampaio (PSOL).


33 comentários

  1. BARÃO DE ANTONINA
    domingo, 23 de maio de 2010 – 18:42 hs

    Eu também…!!!!Vou de Dilma.

  2. CABEÇÃO DE AMPÉRE
    domingo, 23 de maio de 2010 – 18:54 hs

    É isso ai, também estou com Marina Silva, Chega dos mesmos, LULA, DILMA, SERRA, DIAS, REQUIÃO. AH, e deputrados também sou LEANDRE DA CASA DE APOIO, tá na hora de fazer uma limpeza nos legislatrivos e executivos.

  3. domingo, 23 de maio de 2010 – 19:20 hs

    Com estes apoios e a queda de intenções de voto em Serra quem sabe Marina não possa disputar o segundo turno das eleições presidenciais com Dilma. Se houver segundo turno, é claro.

  4. Anônimo
    domingo, 23 de maio de 2010 – 19:31 hs

    Um bom motivo para não votar nela, além do óbvio motivo da incompatibilidade ideológica com um vice empresário “verde”. O Brasil merece suas lideranças e o povinho que tem. Se jogar os candidatos na privada, entope.

  5. mauricio rosenblack
    domingo, 23 de maio de 2010 – 20:25 hs

    Imaginem como este povo estaria desiludido com Roberto Requião o maior népota da história da politica brasileira…será que alguém ja parou para analisar o quanto em valores recebeu a familia “requião” em oito anos de mandato, afora as mordomias como telefone celular, carro, motorista, casa na ilha, restaurante e o que levaram para casa desde papel higiênico…Este Requião é o maior cara de pau de conheci na politica…tem o discurso de um bolivariano, mas na verdade é um larápio…duvidoÓdò que consiga se eleger senador…eu, pessoalmente estou preparando uma cartilha onde demonstro claramente o quanto este desequilibrado e seus familiares também desequilibrados receberam dos cofres publicos nos ultimos anos e ficarei até a eleição na mídia enviando e-mails para milhares de paranaenses para que saibam a verdade.

  6. domingo, 23 de maio de 2010 – 20:31 hs

    Ué, o Gil é filiado do PV, aí nenhuma novidade; o caetano é tucano, todo mundo sabe e a mana que é mais coerente é PV.
    O importante é que dona Canô critica o filho Tucano que critica o Lula, por inveja, é claro, já que nem ele e nem o Lula tem curso superior. Lembram que ele chamou lula de analfabeto e dona canô ficou pediu desculpa ao Lula pelo filho?

    js

  7. Parreiras Rodrigues
    domingo, 23 de maio de 2010 – 21:09 hs

    O “anónimo”(sic) das 19,31 pensa que todo empresário é des verde. Conheça a vida da Natura, antes de qualquer juízo.

  8. Laertes
    domingo, 23 de maio de 2010 – 21:22 hs

    É isso mesmo JS, muito bem lembrado, a Dona canô é Lula até debaixo d’água!

  9. so falta Federal
    domingo, 23 de maio de 2010 – 21:31 hs

    minha chapa esta completa, so falta federal. Marina Presidenta. Hering e Gleisi senadores. Salamuni governador. Stica Estadual.
    Etica na politica

  10. ESTRELA CADENTE
    domingo, 23 de maio de 2010 – 21:51 hs

    Paira uma pergunta no ar. Porque será que a Marina, que uma pessoa decente, saiu do PT e hoje é adversária de seu antigo líder?

  11. domingo, 23 de maio de 2010 – 21:52 hs

    Um recado ao anônimo e a qualquer um… A Constituição democrática do Brasil diz no sagrado Artigo 5º que é garantida a liberdade de expressão, mas é vedado o anonimato. Sabe por que “anônimo”? Para cultivarmos uma cidadania pautada na honestidade. Para que as pessoas sejam capazes de assumir o que falam ou escrevem. Não se esconda atrás de bravatas e do anonimato. Quem não deve não treme… Sejamos capazes de assumir o que realmente pensamos!

  12. UÉ!
    domingo, 23 de maio de 2010 – 22:03 hs

    Deixem os baianinhos tomarem a posição que quiserem. Aliás há muito tempo que quase ninguém os leva em consideração até porque o tempo passou e parece que os caras não se tocaram. Na verdade o que buscam é im pouco de mídia e “aquela melância” tão significativa na vida dêles. Vem quem vier, será Dilma. Portanto, Dilma nêles também. Depois, é claro, esses e outros artistas andarão atrás da candidata dizendo que não foi nada disso, que publicaram coisas fora do contexto, que na verdade foram mal interpretados e coisas que tais. Essdes já são figurinhas carimbadas e adoram uma leizinha Rouanet.

  13. Robert
    domingo, 23 de maio de 2010 – 22:27 hs

    Estou com Dila, 10000%.

    Essa Marina Silva é uma despeitada e está fazendo o joguete do Serra. Inveja da Dilma Roussef.

    Suponhamos que essa criatura alcance mais alguns pontos, a Gang do Serra TTritura essa coisa desprezível em dois toques.

    Quanto a esses artistas, vão ficar nisso aí, mesmo. A maioria é inteligente e sabem quem é e para que serve Marina Silva.

  14. Hilda
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 6:33 hs

    Me engana que eu gosto! MArina é uma criação de Serra para tirar votos da dilma, só isso. Quer uma prova? Caetano é Serra até o fundo do olho do ú e diz que vota em MArina só par afazer uma onda…Tá na cara que é para enganar a torcida…

  15. Capitão Gancho
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 9:29 hs

    Terás meu apoio irrestrito na divulgação, ROSENBLACK.
    Esse reiquinhão não vale um pum de costela esturricada com cerveja quente…

  16. Borduna
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 9:38 hs

    O Anônimo,

    Já que vc não entupiria a descarga, entra pra política, filie-se a algum partido, eleja-se……precisamos de gente como vc

  17. BIDÚ
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 9:47 hs

    É QUE ESSES ARTISTAS AI ADORAM O “VERDE”…

  18. ILDO BALDO
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 9:54 hs

    QUEM ACOMPANHAR O CAETANO MALUCO NÂO ESTA BEM DA CABEÇA O GIL SEI QUE FALOU SÓ PORQUE É AMIGO DO SUJEITO
    MAS O GIL VAI REVER E ENTENDER QUE O GOVERNO QUE ELE DEFENDEU AINDA É O MELHOR

  19. Silvano Andrade
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 10:38 hs

    Que blá-blá-blá desgracido.

    Gosto de música de qualidade, Roupa Nova, Guilherme Arantes, Ivan Lins, Fagner, Lulu Santos…e sinceramente este trio na minha opinião é mediocre.

    Nunca gostei de música Baiana (exceto Chico Buarque), da qual adoro a música Mulheres de Atenas…no demais os músicos baianos se acham os supra-sumos da politização Brasileira, mas no fundo a musicalidade deles é pífia.

  20. Silvano Andrade
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 10:42 hs

    Em tempo…

    Chico Buarque não é baiano…mas a identificação baiana é gritante em suas músicas…

  21. OSSOBUCO
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 12:05 hs

    Mas a mãe do Caetano vota no Lula, como bem lembrou JS.

  22. Esperançoso
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 12:13 hs

    MARINA PRESIDENTE, é nóis na fita…………….

  23. Zerohora
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 12:13 hs

    Como disse o meu voto é nulo….mas a Marina tem horas que faz eu rever está situação. E por enquanto estamos no quase….não que eu mudei a minha opnião sobre políticos. Só que a Marina é um caso a parte e está chamando a minha atenção. O seu programa de governo é simples, e não cheio argumentos. É uma mulher objetiva e tem seu planejamento governamental totalmente definido. Não usa os chavões de que irá ajudar a pobreza no Brasil, como os outros dois candiatos. Ela somente afirma que a educação é a nossa saída. E concordo como ela. Pois povo se educação é que nem ovelha no pasto conduzida por um pastor. Fácil de ser enganado e iludido. A Marina está certa. Educação para que o povo saiba votar nas futuras eleições com mais sobriedade.

  24. Agnigula Monraguave
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 17:15 hs

    Sim! Sim! e o instrumento de educação será a novela das oito, que começa às nove.

  25. zé das coves
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 18:32 hs

    Este é o apoio da biodiversidade….A verdade é a seguinda quando se ilude uma vez podem iludir duas…
    Marina não tem representatividade nacional, é fraca pois não suportou a pressão na condição de ministra, sem maioria nas casas legislativas é uma ilusão.
    O Serra é a bola da vez, porém, o Aécio tem de descer do muro e assumir como vice, aí é só correr prá galera.

  26. Indignada
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 19:20 hs

    Nós também estamos decepcionados com o PT, esperavamos honestidade, verdade…iludidos acreditamos que estavam dispostos a fazer algo sério, com idealismo, mas não são diferentes dos de sempre…

  27. beto guedes
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 19:36 hs

    Politicamente o que representa Gil,betania e caetano para o brasil…nadaaa!!!

  28. walter
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 20:58 hs

    dilma nesses seres passados

  29. Amin Amou
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 21:02 hs

    Para um artista, pretenso “formador de opinião”, o Chico Buarque afirmar que vai votar na Dilma porque “gosta do Lula”, demonstra claramente a falta de personalidade do “intelectual de esquerda”. Gostaria muito que ele fosse viver em Cuba… porém, como o povo cubano vive!
    Os demais artistas, que resolveram “marinar” (com o devido respeito à candidata Marina), precisam deixar de agir como “excêntricos intelectualóides”, detentores da verdade!

  30. terça-feira, 22 de junho de 2010 – 16:29 hs

    ACHO MEIO ESTRANHO ESSE PESSOAL DAQUI POLARIZANDO A MARINA COM DILMA… FAZENDO DA MARINA UM PRODUTO E ATÉ EM UMA DAS AFIRMAÇÕES ME PARECEU UM PRECEONCEITO ENORME AFIRMAR QUE SABE QUEM É E PARA QUE SERVE A MARINA…
    QUE POVO ESTRANHO…

    DOS CANDIDATOS QUE VÍ DA ENTREVISTA MARINA SILVA É AMIS ESCLARECIDA DE TODOS ELES QUE RESPONDE AS RESPSOTAS SEM TITUBEAR…

    EM QUESTÃO DOS BAIANOS QUE VCS DIZEM AQUI ESTAREM FORA DE MODA ELES SÃO PARTE VIVA DA HISTÓRIA DO BRASIL QUE VIVEMOS HOJE… TUDO QUE TÁ NA MODA HOJE FORAM ELES QUE AJUDARAM A FAZE-LO NO PASSADO E AINDA AJUDAM MUITO…

    QUE DESPEITO DE VCS…

  31. domingo, 25 de julho de 2010 – 12:03 hs

    Voto na Marina declaradamente sem medo de errar.

    Tem gente me perguntando; ” Por que Lula quer que vote na mulher dele?”

    Como tem gente desinformada.

  32. suzi
    domingo, 5 de setembro de 2010 – 13:09 hs

    É lamentável a desunião da esquerda brasileira. Ou seja, os falsos esquerdistas que só servem para atrapalhar os votos para Dilma, dando chance ao Vampiro Brasileiro e os Tucanalhas. Ou desconhecem a História ou são maldosos mesmo. Agora o PV apoiar Serra, é o cúmulo da burrice e do preconceito. Viva a Dilma!!!

  33. edson Prado.
    domingo, 5 de setembro de 2010 – 14:31 hs

    Caetano, como sempre – samba do crioulo doido, vi grandes Show desse Sr. nos anos 70 a´te o disco UNS, depois dai prá frente, regressão total, fico triste que sua poesia e humanidade morreu com ele.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*