Depois do fracasso com o PDT Verri vacila na aliança com o PMDB | Fábio Campana

Depois do fracasso com
o PDT Verri vacila na aliança com o PMDB

O estilo adotado pelo deputado Enio Verri para comandar o PT , que misturaria vacilação e arrogância, tem sido apontado como um dos responsáveis pela paralisia do partido no Paraná. O comando do PT do estado, na visão de sua militância, não demonstra capacidade de fazer alianças e não libera o partido para trabalhar a candidatura própria. Essa paralisia começa a assustar o PT.

Enio Verri é apontado, juntamente com o deputado André Vargas, como responsável pelo fracasso das negociações com o PDT do senador Osmar Dias. Agora Verri não consegue avançar nas negociações com o PMDB de Orlando Pessuti porque estaria intimidado com a oposição a essa aliança por parte do ex-governador Roberto Requião, de quem foi secretário.

Petistas acusam Verri de ser vacilante na condução das negociações com o PMDB, subserviente aos interesses familiares do ministro Paulo Bernardo, mas arrogante e centralizador no trato com a militância.

“As dificuldades na definição de alianças paralisaram o partido que não se reúne e não define um caminho, desde o final de 2009”, reclama Florisvaldo Souza, ex-secretário do PT, que se tornou um crítico da falta de rumos do partido. Ele avalia que a pior coisa que o PT pode fazer é não fazer nada. “Se não é mais possível esta construção de aliança, o PT estará livre para construir a sua estratégia, que pode ser a da candidatura própria”.

Visão parecida, mas ainda mais severa, é expressa por Lygia Pupatto, que chegou a colocar seu nome a disposição do partido para uma eventual candidatura própria. “Temos a grande responsabilidade de reverter, na região Sul do Brasil, o quadro eleitoral adverso que se apresenta hoje ao nosso projeto maior”, escreveu Lygia. Ela observa que o PT tem diversas opções, mas não consegue optar por alguma delas quando faltam apenas cinco meses para a eleição.

A perplexidade do PT do Paraná com a paralisia do partido aumenta quando o governador Orlando Pessuti dá repetidos sinais que está disposto a se aliar ao PT e dar um palanque para Dilma Rousseff sem impor condições. A posição de Pessuti é confirmada pelo presidente do PMDB, deputado Waldyr Pugliesi, que também está intrigado com a paralisia que acomete o PT. “As conversas entre peemedebistas e petistas nunca foram totalmente paralisadas, mas também não evoluíram. depois do impasse entre o PT e o PDT de Osmar Dias essas negociações não avançaram em nada. Estão estagnadas”, estranha Pugliesi.

Pugliesi considera que nem mesmo a determinação de setores do PT de ter Gleisi Hoffmann disputando o Senado seja um empecilho para a aliança com Pessuti. “No meu entendimento não é problema nenhum. O Requião não tem que temer a candidatura de ninguém, afinal, existe duas vagas para o Senado”, disse estranhando que o comando petista no Paraná pareça intimidado com a oposição do ex-governador a uma aliança de Pessuti com o PT.


27 comentários

  1. cegueira
    quinta-feira, 6 de maio de 2010 – 15:00 hs

    O Andre Vargas é muito fraco mesmo. Tá tudo errado e o cara não acerta uma, nem na comunicação nacional nem na estadual. O cara é daqueles petistas que fala muito mas é fraco.

  2. Jair Bordignon
    quinta-feira, 6 de maio de 2010 – 15:10 hs

    Eu ja falei que esse Verri vai enterrar o PT, no final fica com o pincel na mao, o Osmar se cansou de toda essa palhaçada e agora pode escrever vamos dar o troco na hora certa. Obs. ja estou achando o Beto lindo………………

  3. de olho
    quinta-feira, 6 de maio de 2010 – 15:19 hs

    Presidente Lula socooooooro, este Enio Verri vai acabar com o PT
    do Paraná, perdeu a oportunidade com o Osmar, agora com o pessuti, vai ficar mais feio ainda.

  4. jucilene
    quinta-feira, 6 de maio de 2010 – 15:19 hs

    QUEM PERDE COM ISSO É A DILMA. PERDER UM PALANQUE COM
    O OSMAR DIAS É BRINCADEIRA!!!!!!!!!!!!!!!

  5. MESTRE
    quinta-feira, 6 de maio de 2010 – 15:24 hs

    Lembre-se que eles também afastaram Requião, quando lançaram a Gleisi ao Senado. Requião ficou fulo e começou a desancar o PB.

    Se o PT der continuidade a essa falta de articulação, vai ficar só, aliás, já está.

  6. Caio S
    quinta-feira, 6 de maio de 2010 – 15:25 hs

    Ele está certo. O PT sempre foi um fiasco no Paraná. Sabe que a única chance real e concreta é a vitória de Gleisi ao senado, melhor ficar com um na mão do que com dois voando!

  7. Jacarezinho
    quinta-feira, 6 de maio de 2010 – 15:33 hs

    O ênio Verri tá prá política como o Galvão Bueno tá prá comentar futebol. Mais metido que pinto no lixo…

  8. Don Quixote
    quinta-feira, 6 de maio de 2010 – 15:42 hs

    VACILA PORQUE ELE TEM MEDO DE ENFRENTAR O REQUIÃO, QUE JÁ ROMPEU COM PESSUTE. ESSE VERI SABE QUE O REQUIÃO É QUE DA ORDENS NO PMDB, E ELE JÁ DISSE; PMDB NÃO NÃO DE PESSUTAÕ. QUEM, “0” TEM MEDO, NÉ ?

  9. Andre Vargas
    quinta-feira, 6 de maio de 2010 – 16:02 hs

    Sempre disse que seria muito difícil uma aliança com o Osmar Dias.Nunca estivemos juntos e temos distancias programáticas.Fizemos um esforço mas a exigência de abrirmos mão também da candidatura ao senado nos parece exagerada.O Senador também exigiu que conquistássemos o apoio do PMDB o que está fora da nossa governabilidade.O Pessuti sempre se colocou como candidato ao Governo.A união de todas as forças me parece o ideal que está longe de ser alcançado.Quem foi que disse “Não troque o certo pelo Duvidoso” afim de que não abandonássemos as negociações com o PMDB.Atualmente as negociações estão paralisadas no plano estadual já que a nacional assumiu as negociações.Mas a probabilidade maior é de frato uma aliança com PMDB.É preciso ter calma e serenidade, sem perder a energia dos posicionamentos necessários.

  10. Reginaldo
    quinta-feira, 6 de maio de 2010 – 16:09 hs

    verri é o coveiro do pt… é o zé do caixão

  11. paulo
    quinta-feira, 6 de maio de 2010 – 16:10 hs

    ACHO O PT PARANAENSE MUITO VACILÃO MESMO, BASTA VER A BESTEIRA QUE FEZ EM PARTICIPAR DO ENGANO REQUIÃO DURANTE TANTO TEMPO! A VASSALAGEM FOI PESADA E GEROU UMA HERANÇA MALDITA QUE SERÁ DIFÍCIL SE LIVRAR.
    MAS O DIAS DE BARBA, NO CASO ATUAL, VACILOU MUITO MAIS.
    EXIGIR A CABEÇA DA GLEISI PARA DAR O LUGAR A SEUS APADRINHADOS, FOI DEMAIS!
    O PT E A DILMA PRECISAM DA SENADORA EM BRASILIA. É SÓ OLHAR O QUADRO DOS QUE FICARÃO NO SENADO!
    O PARANÁ SEM NENHUM SENADOR QUE REALMENTE OLHE P/ ESTADO. A COISA TÁ PRETA, GENTE!!
    EU ATÉ GOSTARIA QUE A DUPLA DIAS/GLEISI ESTIVESSEM LADO A LADO EM BRASILIA, MESMO QUE PARA ISSO TENHAMOS DE AGUENTAR MAIS 4 ANOS DE CHUMBO PESADO, ATRASO E EGOLATRIA!
    MAS NÃO SE PODE TER TUDO NA MESMA HORA, NÃO É?

  12. Borduna
    quinta-feira, 6 de maio de 2010 – 16:30 hs

    Desse jeito nem Gleise Hofmann Bernardo se elegerá senadora pelo PT…

  13. antonio
    quinta-feira, 6 de maio de 2010 – 17:08 hs

    Arrogante, vacilão, é pouco. Paulo Bernardo quis colocar um marionete seu na cabeça do PT, para liberar sua mulher pra fazer campanha. Escolheu a pior opção. Ênio não está a altura desse posto.Não acertou uma até agora, por não demosntrar personalidade prórpria, e aguardar orientações vacila. Num momento importante como esse o PT precisaria de alguém mais experiente e convicto.

  14. Do Campo
    quinta-feira, 6 de maio de 2010 – 17:19 hs

    Acho engraçado esse povo que não gosta do PT, não gostam mas ficam querendo dar pitaco na condução das negociações do partido.
    Isso demonstra o respeito e o medo que eese povo tem do PT do PR, pois foi o PT que definiu a eleição de 2006, fazendo Requião governador. O presidente Enio ta correto em defender o PT daqueles que querem e tentam de todas as formas macular sua imagem e a imagem do PT.

  15. quinta-feira, 6 de maio de 2010 – 18:46 hs

    O PT NUNCA significou nada ao Paraná.
    Essa briguinha interna não faz diferença.
    Aquí o PT não tem vez graças a Deus.

  16. Ed
    quinta-feira, 6 de maio de 2010 – 18:56 hs

    André Vargas, “afim” é parente; quando se quer dizer “com a finalidade”, separa-se o “a” do “fim”. É “de frato” ou “de fato”?

  17. Preocupado
    quinta-feira, 6 de maio de 2010 – 20:56 hs

    Enquanto Vacilão vacila o que será da companheira Dilma, meu deus?

  18. Everton
    quinta-feira, 6 de maio de 2010 – 21:15 hs

    André Vargas, vc ainda tem coragem de vir despejar sabedoria por aqui? Foi vc mais o Vacilão do Enio Verri que enterraram a aliança com o Osmar. Fora sabotador do PT!

  19. Marisa PONTA GROSSA
    sexta-feira, 7 de maio de 2010 – 0:12 hs

    Isto já estava previsto, a bagunça no PT do Parana é generalizada,
    um partido desorganizado, sem metas, sem diritrizes a seguir.
    SEM NADA……….

    O PT TEM QUE TER CANDIDATURA PROPRIA
    DAI VEREMOS A DERROCADA.

  20. Jeverson Lima
    sexta-feira, 7 de maio de 2010 – 0:13 hs

    Não é a toa que o Senador Osmar Dias não entro neste barco furado.

    PT do parana é chagota politica.

    Este Enio Verri é um imcompetente, um pécimo negociador, arrogante, e mal educado.

  21. Joel Souza
    sexta-feira, 7 de maio de 2010 – 0:15 hs

    Iremos testemunhar o tamanho da derrota da Dilma no Parana, por culpa Sr. Andre Vargas, Paulo Bernardo, Gleisi, e este sonso do Enio Verri, estamos colocando a candidatura Presidencial na lata do lixo.

  22. Jeverson
    sexta-feira, 7 de maio de 2010 – 0:16 hs

    PT DO PARANA

    KAKAKAKAAAAAAAAAAA

    Esse partido é um porco espinho.
    Aqui no estado.

  23. ROBERTO FIUZA
    sexta-feira, 7 de maio de 2010 – 0:16 hs

    CAMPANHA DO PT DO PARANA

    FORA ENIO
    FORA ENIO
    FORA ENIO
    FORA ENIO

  24. augusto capoeira
    sexta-feira, 7 de maio de 2010 – 0:33 hs

    Concordo com o Do Campo. Este pessola que estão querendo decidirpelo PT, ou melhor, querem que o pT decida pelo que eles querem. Primeiro, devem cuidar do partido deles, o PDT que quer e precisa do apoio do PT quer decidir onde ele deve estar, o PMDB está louco pra embarcar na campanha do PSDB com a ilusão de garantir um mandato pro Requião.
    Entendo que o tempo deve ser favorável pro PT, tenho total certeza que com a Viabilidae da DILMA será um bom equilibrio pra isto, e o PT do PR está no caminho certo
    Conforme Quintana !eles passaram e eu passarinho!

  25. Edmílson
    sexta-feira, 7 de maio de 2010 – 7:54 hs

    O Enio Verri está conduzindo o PT com prudência e sabedoria. Isso é confundido com vacilação. Na hora certa se verá que ele terá construído os melhores palanques para Dilma. É tudo uma questão de esperar com paciência e fé.

  26. reinaldo
    sexta-feira, 7 de maio de 2010 – 12:33 hs

    O osma tem mais é fugir desses traíras do pt… esse enio veri conseguiu ser pior que todos os outros. é o enio vacilão…

  27. É
    sexta-feira, 7 de maio de 2010 – 14:11 hs

    O Edmilson tem razão. O Enio já conseguiu que a sonsa da Ligia desistisse da pretenção de ser governadora(pode?). Agora ele vai fazer a Gleisi desistir de ser senadora. Muito sábio esse Enio.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*