Denunciados no escândalo da Assembleia podem pegar 297 anos de prisão | Fábio Campana

Denunciados no escândalo da Assembleia podem pegar 297 anos de prisão

O Ministério Público do Paraná denunciou nesta segunda-feira (3) nove pessoas envolvidas no esquema de contratação de funcionários fantasmas e desvios de dinheiro da Assembleia Legislativa do Paraná. Todos os fatos referem-se à contratação de parentes do funcionário João Leal de Matos, lotado na Diretoria Geral, que teria gerado prejuízo, em valores não atualizados, de mais de R$ 13 milhões.

Matos e os ex-diretores Abib Miguel (Diretoria Geral), José Ary Nassiff (Diretoria Administrativa) e Cláudio Marques da Silva (Diretoria de Pessoal) foram denunciados por formação de quadrilha, peculato, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Abib e Leal de Matos foram acusados por 1182 crimes de peculato (referentes ao número de vezes que houve desvio dos cofres públicos a pretexto de pagamento a cada um dos familiares do núcleo Leal). Iara Rosane da Silva Matos, Priscila da Silva Matos Peixoto, Maria José da Silva, Nair Teresinha da Silva Schibicheski e José Ricardo da Silva, todos parentes de Matos (esposa, filha, sogra e cunhados, respectivamente), foram denunciados por peculato.

Caso os quatro primeiros denunciados sejam condenados pelos crimes que lhes foram imputados, a pena pode variar de 42 anos e dez meses a 297 anos e seis meses de prisão.


26 comentários

  1. MARCOS MONTALDI ( PÉ VERMELHO)
    segunda-feira, 3 de maio de 2010 – 21:33 hs

    Povo está de Olho.será que não vai acabar em PIZZA!!!!

  2. TUKU NARE
    segunda-feira, 3 de maio de 2010 – 21:57 hs

    E brincadeira,sera que a AL, E A CASA DA MAE JOANA,como explicar que esses senhores, agiao a luz do dia, sem o conhecimento, do presidente e do secretario da casa, e como essas contas era aprovada pelo Tribunal de contas.
    SE ESSES CARAS FOREM A JULGAMENTOS PUBLICOS, O POVO DEVERIA
    NAO CONDENA-LOS.
    e uma vergonha, a assembeia sera passada a limpo, nas
    proximas eleiçoes, tenho certeza absoluta.

  3. segunda-feira, 3 de maio de 2010 – 21:58 hs

    CAPAIZ;;;;;;;;;;;;;ISSO SÓ O DIA QUE Á VACA VOAR;;;;;;;;;;;;;;;;;;

  4. ronaldo
    segunda-feira, 3 de maio de 2010 – 22:41 hs

    Perguntar não ofende; sómente o segundo e terceiro escalão dessa casinha de Leis é que podem ser condenados ?????

  5. Anônimo
    segunda-feira, 3 de maio de 2010 – 23:01 hs

    QUANDO O MP PR VAI TER CORAGEM DE DENUNCIAR O HB???

  6. Anônimo
    segunda-feira, 3 de maio de 2010 – 23:06 hs

    Ghost Domingo, 2 de Maio de 2010 – 20:28 hs
    O fato é que a coisa está muito lenta e o tempo está passando. O Ministério Público recebe denúncias ha anos sobre os desmandos do Legislativo e só está agindo porque um jornal resolveu meter a boca no tromboni, por isso a imprensa nao pode parar de “gritar” para que isso nao fique como está. Temos que passar a limpo 30 anos de desmandos e roubos no Legislativo. Chega de dizer que nao sabem de nada e ironicamente ser perguntar “onde foi que erramos”, cai fora Justus, seu cara de pau. Tem que começar a contar desde os idos de 1982, descobrir porque a Assembleia foi incendiada, passar pelo Hermas (urgente), Justus, Hermas, Justus e todos os primeiros secretários durante todos esses anos. Nao adianta o MP querer vir com essa medida tímida de dez anos. A coisa começou com o Hermas e todo mundo sabe disso. Por enquanto a coisa está muito aquém do que o povo espera. Cassaçao para toda a Mesa Executiva – Justus, Alexandre Khury e Rossoni só para dar a partida. Isso está uma vergonha. O e Tribunal de Contas onda anda e onde andou esse tempo todo? Justus onde está a URV dos funcionários do Legislativo? Onde está Judiciário e Ministério Público a URV dos funcionários do Legislativo que estao morrendo de tanto esperar? Eu sei onde está todo esse dinheiro e vces do Judiciário e do Ministério Público nao vao fazer nada em prol daqueles que ganham para sobreviver e obrigarem a ALE a pagar o que devem??? Onde está o dinheiro que dizem ter sido repassado ao Legislativo para pagar seus funcionários??? Tem que fazer uma limpeza geral: desde a chefe da telefonia até o Diretor de Finanças que nao sei porque ainda permanece no cargo, dois, agora!!!

  7. Anônimo
    segunda-feira, 3 de maio de 2010 – 23:08 hs

    O MP PR NÃO TEM CORAGEM DE DENUNCIAR REALMENTE QUE M MERECE IR PARA CADEIA . QUEM ARRUMOU EMPREGO PARA A MAIORIA DOS PROMOTORES FOI O HB.

  8. HOMEM QUE NÃO E´LADRÃO
    segunda-feira, 3 de maio de 2010 – 23:12 hs

    ATÉ AGORA NINGUEM TEVE A CORAGEM DE DENUNCIAR O MAIOR LADRÃO DO PARANA . É O MESMO QUE MANDA NO MP DO PR.

  9. Austragésilo
    segunda-feira, 3 de maio de 2010 – 23:39 hs

    Será que agora eles abrem o bico e contam tudo que sabem?
    Afinal, essa é uma pena que, em última instância, deve ser compartilhada com os demais ‘companheiros de jornada’ rumo ao inferno existencial, pois não?

    Tanta maracutaia para gerar benefícios pessoais e ao grupo irmanado para acabar desse jeito: preso, desmoralizado e com pena longa à ser cumprida.

    Acreditaram nos poderosos de plantão, se uniram para surrupiar o ‘todo’ e vão acabar ficando sem nada…

    Custas judiciais, ressarcimento do erário e mais honorários advocatícios vai deixá-los na penúria, além do abalo moral e do cerceamento da liberdade.

    A grande pergunta é: VALEU A PENA?
    Tem gente se virando no caixão…

  10. Sabrina Lucanni
    terça-feira, 4 de maio de 2010 – 0:40 hs

    Não custa perguntar: quem é que colocou o Bibinho lá dentro? por que ninguém conta isso? que são os políticos ligados a ele há mais de 20 anos?

  11. Jorge
    terça-feira, 4 de maio de 2010 – 7:31 hs

    Minha indignação só este vão serem incriminados? Cadê os 54 Deputados nao vão falar nada fazer tem mais gentes, vamos passar esta assembleia a limpo.

  12. Sou do litoral
    terça-feira, 4 de maio de 2010 – 8:40 hs

    Parabéns ao MP pela rápida resposta ao povo do Paraná. Lugar de bandido é na cadeia!!! A prefeita de Guaratuba é que deve estar com a pulga atrás da orelha……

  13. Marcos Cordeiro
    terça-feira, 4 de maio de 2010 – 9:40 hs

    A Justiça brinca com a cara do povo. Isso é uma grande falta de respeito por parte do Poder Público, visto que os verdadeiros culpados são os que exercem mandato e não esses ” laranjas “, visto que no nosso país a pena não passa de 30 anos. Parem de brincar de homens de preto do MP.

  14. sergio
    terça-feira, 4 de maio de 2010 – 9:41 hs

    Isso mesmo não pode deixar estes ladrôes em liberdade, Mas acho que a fazenda do Bibinho tem que ser confiscado pelo tesouro estadual.

  15. Do Interior
    terça-feira, 4 de maio de 2010 – 9:56 hs

    Ué… e os chefões, que foram os reais beneficiados e recebedores do dinheiro público (meu e seu, é VOCÊ também pagou para os ladrões) ??????

    Ô, polícia, põe os que assinaram os diários secretos da assembléia na roda, ou melhor, na cadeia…

  16. cade os chefes????
    terça-feira, 4 de maio de 2010 – 10:08 hs

    E os chefes, será que o MP não vai importuná-los? Alguém acredita que o bibinho fazia tudo isso sem conhecimento de seus superiores? Conta outra………………..

  17. rozane sachet
    terça-feira, 4 de maio de 2010 – 10:14 hs

    E o SILÊNCIO DOS INOCENTES CONTINUA. Ninguém diz nada, todos estão mudos. Em 03 de outubro, vamos DELETÁ-LOS; TODOS.

  18. lLuizArtur Pereira
    terça-feira, 4 de maio de 2010 – 10:32 hs

    Vão sonhando que alguem vai preso neste Estado por este tipo de crime

  19. Borduna
    terça-feira, 4 de maio de 2010 – 10:45 hs

    297 anos é pouco. Acho que deveria ser a forca, mas como não temos pena de morte, que apodreçam na cadeia…

  20. salete cesconeto de arruda
    terça-feira, 4 de maio de 2010 – 10:53 hs

    E não é que nos encontramos?
    Não!
    Atrás do biombo – não.

  21. Chico Santos
    terça-feira, 4 de maio de 2010 – 11:01 hs

    Mas so vão prender os bagrinhos e os deputados que se beneficiaram do dinheiro vão ficar com cara de paisagem fingindo que nada esta acontecendo.

  22. JOAO DA SILVA
    terça-feira, 4 de maio de 2010 – 11:35 hs

    E O PRESIDENTE , O SECRETARIO DA ASSEMBLEIA , QUE NÃO SE HOUVE FALAR MAIS . E DEVERIAMOS AFINAL ELES FORAM AS AUTORIDADES QUE REALMENTE NOMEARAM, E DESTA FORMA DERAM CONDIÇÕES “LEGALIDADE” AS NOMEAÇOES.

  23. Oq não tem medo
    terça-feira, 4 de maio de 2010 – 12:05 hs

    Só p/ lembrar, eu ainda estou esperando, alguém aparecer e me dizercomo certas familias, que vivem de cargos publicos, podem ter tanta foruna, sendo que nunca ganharam na mega-sena. me diz qaul a lojinha ou fabrica deles e p/ emendar o pai do pimpolho só aparece p/ pegar o contra-cheque tbm é fantasma mas quero ver alguém, falar lá no serviço dele, MP rastreiem uma certa conta lá em USA. que vão achar alguma coi

  24. Dieter
    terça-feira, 4 de maio de 2010 – 12:33 hs

    Mas é claro que só os bagrinhos vão pra cadeia. Não é assim que as coisas acontecem nesse país?

  25. Jacarezinho
    terça-feira, 4 de maio de 2010 – 13:42 hs

    Antes que algum funcionário fique com dó por uma questão de coleguismo ou amizade, deve se lembrar que é por isso que os salários – dos que trabalham, são o mesmo de 15, 20 anos atrás. O 1-G (super-bagrinho) subiu mais ou menos cem reais em 12, 14 anos.

  26. Curitibano
    terça-feira, 4 de maio de 2010 – 16:54 hs

    Que morte o que… quer facilitar assim… tem que fazer pagar… devolver tudo corrigido e mais um pouco pra largar de ser safado(a)…

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*