Candidatura de Osmar Dias está numa encruzilhada decisiva | Fábio Campana

Candidatura de Osmar Dias está numa encruzilhada decisiva

O senador pedetista Osmar Dias usou uma data significativa, o dia de seu aniversário, segunda-feira 10, para fazer uma declaração sobre sua candidatura ao governo. “Eu não estou mais na idade para disputar uma eleição para ser figurante. Preciso disputar a eleição com uma estrutura para vencer a eleição. Eu não vou colocar os meus companheiros numa fria. Eu tenho responsabilidade comigo, com os meus companheiros”. E prosseguiu. “Vamos procurar constituir uma aliança que me dê estrutura para disputar. Só com o PDT, que tem 45 segundos na televisão, é impossível”.

Embora a declaração, que faz parte de uma entrevista concedida a CBN de Cascavel, pareça uma desistência é, na verdade, parte de uma declaração de princípios. Osmar buscou todos os caminhos para lançar uma candidatura viável. Não se vê, aos 58 anos, como um figurante juvenil da política em busca de notoriedade a qualquer custo, mesmo ao preço de se transformar num candidato irrelevante e com os riscos arrastar os companheiros para a derrota desastrosa. Acredita que tem história e serviços prestados ao Paraná e não pode se submeter a esse tipo de constrangimento.


Durante meses o senador se envolveu em penosas negociações para formar uma aliança com o PT. O que foi acertado com os petistas jamais foi cumprido. O que foi prometido solenemente (a adesão da base de Lula a aliança, Gleisi Hoffmann na vice, por exemplo) depois foi negado cinicamente. A postura de seriedade do pedetista foi respondida com a galhofa e até com insinuações lesivas a honra de Osmar por parte dos petistas. Durante meses foi alvo de comentários ofensivos em blogs e twitters assinados por petistas com quem havia acabado de sentar-se à mesa para negociar. Uma situação intolerável.

O último deboche foi feito durante a passagem de José Dirceu pelo Paraná no último final da semana passada. Com toda a autoridade moral e política que faz jus, Dirceu proclamou que Osmar teria de marchar com o PT porque simplesmente não tem nenhuma alternativa. Sobre as condições em que as negociações entre PT e PDT foram iniciadas, que incluíam pré-requisitos como a conversão de Gleisi em vice, Dirceu foi de uma franqueza brutal. “A direção nacional do Partido dos Trabalhadores nunca cogitou trocar a candidatura ao Senado de Gleisi pela vice de Osmar”, confessou Dirceu.

A avaliação política de José Dirceu soa bastante equivocada. Quem parece não ter alternativa política é o PT do Paraná. Osmar pode, uma vez que se convença que não tem como fazer uma aliança vitoriosa para disputar o governo do estado, simplesmente disputar a reeleição com chances excepcionais de vitória. E quais são as alternativas do PT? Vai de candidatura própria? Alia-se a Pessuti e o cristianiza? E Gleisi, terá alguma chance para o Senado enfrentando Osmar e Requião? E como fica o palanque forte para Dilma Rousseff?


32 comentários

  1. ▄▀▄†Ψ REQUEIJÃOΨ†▄▀▄™
    terça-feira, 11 de maio de 2010 – 11:22 hs

    Primeiro PSDB humilhou o Alvaro Dias e agora quer jogar Osmar Dias para os outras alianças. Talvez a família Dias está de baixa.

  2. CHICÃO PARANÁ
    terça-feira, 11 de maio de 2010 – 11:32 hs

    EU AVISEI DESDE O COMEÇO É O BOM E VELHO IOIOSMAR DIAS,
    NÃO SABE SE VAI, NÃO SABE SE VOLTA, NÃO SABE SE VOLTA, NÃO SABE SE VAI, COITADO DE QUEM ACREDITA.

  3. Prof Luiz Gonzaga
    terça-feira, 11 de maio de 2010 – 11:34 hs

    Concordo com o Senador Osmar Dias, realmente ele tem um histórico político que tem que ser respeitado e é por este histórico que não fica bem le se aliar ao PT. Pois a história e as idéias do senador , são incompatíveis com o histórico do PT. se assim acontecer será uma campanha a qualquer custo. Penso que o9 beto Richa e seu grupo tomou uma decisão que prejudica o Osmar e isto não estava combinado e portanto o melhor caminho é o Osmar apoiar o Pessuti, seja como candidadto ao Senado ou a vice do pessuti. abraços e que o Paraná possa sair ganhando.

  4. Alessandro T
    terça-feira, 11 de maio de 2010 – 11:37 hs

    Lá vem “Osmar para Senador”.
    Boa análise do Jornalista Fabio Campana. José Dirceu está totalmente equivocado, e o PT do Paraná (no Brasil também), cada vez mais sem espaço.
    Com Osmar para o senado, Requião talvez (assim espero) tenha que encerrar sua infausta carreira política.

  5. LUIS
    terça-feira, 11 de maio de 2010 – 11:38 hs

    È Osmar, se mexa senão nem senador voce se elege.

  6. bacamarte
    terça-feira, 11 de maio de 2010 – 11:39 hs

    Estão empurrando o Osmar para o Beto Serra, vão se dar mal!

  7. Mathias
    terça-feira, 11 de maio de 2010 – 11:47 hs

    Osmar ainda vai fazer com que o PT se ajoelhe no milho, e fazer o André Vargas lavar a boca (e o twitter) com sabão. Continue firme, senador!

  8. WALDYR
    terça-feira, 11 de maio de 2010 – 11:48 hs

    Caros amigos, o final da novela ja esta decidido, tudo jogada politica, combinação, o pacto era o seguinte, um de nós vai ser Governador do Paraná, o Osmar ou Beto, a dor dos dois é desde a campanha passada, Osmar foi para segundo foi tudo festa e esqueceram do apoio do Lula, enquanto o Requeijão foi atras no outro dia Curitiba inteira estava cheio de Agora e Lula Req……., Portanto o Beto não iria jogar para o alto, deixar o certo pelo duvidoso, vem verba pra Copa e etc…, ele podia até esperar um pouco, mais não, a arrogância do PT foi maior, e deu o Governo de graça, Parabéns Beto e Osmar, agora é só ir pra campanha, Tchau Pt, Pmdb, etc……..

  9. Calunga
    terça-feira, 11 de maio de 2010 – 11:48 hs

    Osmar: decida-se.

  10. abilon
    terça-feira, 11 de maio de 2010 – 11:51 hs

    O Osmar Dias esta se mostrando totalmente despreparado mesmo sendo so pre candidato, nao consegue aglutinar nenhum partido, Sera que o problema esta nos partidos ou o problema e ele. Nao consigo entender um politico que é senador a tanto tempo tem nome suficiente para concorrer e da uma amarelada dessa, Sempre defendi o Osmar mas acho que é pura decepcao. Como o senador vai apoiar o Beto sendo o parana um estado totalmente agricola e o homem nao sabe nem o que e calagem de solo. Olha cuidado OSMAR o teu eleitor pode nao entender esta desculpa sua que nao tem idade para somente concorrer. Tem aquele ditado Homem que e Homem nao chupa o mel e sim morde a abelha.

  11. VLemainski-Cascavel-PR
    terça-feira, 11 de maio de 2010 – 11:54 hs

    Discordo do Requeijão. Acredito que o mesmo esteja mal informado, pois até hoje o PSDB respeita ambos os DIAS. Divergências são normais, mas, as decisões foram tomadas pela quase totalidade dos membros do Diretório que, conhecendo melhor os fatos e de posse de estratégias muitas vezes desconhecidas da maioria, optam pelo melhor. Creio que até o presente momento tenham tomado as decisões certas. O Álvaro, se candidato ao governo, por certo teria como adversária a Geisi, pois se encorajaria baseada no resultado da última eleição para o senado. O Osmar peca pela indecisão. Já, com o Beto as coisas andam muito bem, a fila anda. Os Dias orgulham o Paraná.

  12. Iaco
    terça-feira, 11 de maio de 2010 – 12:06 hs

    Apenas uma correção: os tempos de rádio e tv nos programas em bloco do horário gratuito mudaram em relação às últimas eleições. Antes, os candidatos ao Governo dividiam 20 minutos, a Deputado Estadual 20 minutos e ao Senado 10 minutos. Agora, quando a eleição renova 2/3 do Senado, os candidatos ao Governo dividirão 18 minutos, a Deputado Estadual 17 minutos e ao Senado 15 minutos, caso das eleições 2010.
    O PDT sozinho, teria então 34 segundos de tempo proporcional e não 45. Mas ainda tem-se que somar o tempo igualitário que seria de 2 minutos em havendo 3 concorrentes, ou 1:30 em havendo 4 concorrentes, ou 1:12 em havendo 5 concorrentes, ou 1 minuto em havendo 6 concorrentes…

  13. terça-feira, 11 de maio de 2010 – 12:08 hs

    o requiao sempre fazendo piadas sem graca alguma, so os idiotas que o cercam que acham bonito,mais piada mesmo foi a heranca que deixou para o pessuti,entre elas a da televisao educativa nao pode demitir, o livreiro CESAR BENJAMIN E COLOCAR O CARLOS PEDROSO SENAO VAI APARECER O SEU CARGO DE DIRETOR PRES,DA TV EDUCATIVA,E SEU MARCOS BATISTA COMO FICA ,E CONTRATO QUE ELE ASS, COM SKI DE 9.000.OOO,OO,MAIS CARO QUE HELICOPERO DA POLICIA ,COMPRADO HOJE PELO PESSUTI .
    ISSO E TAMBEM NAO DEIXA DE SER UMA “PIADA”

  14. Eduardo Souza
    terça-feira, 11 de maio de 2010 – 12:25 hs

    Cada vez mais me convenço que o senador Osmar Dias, em quem sempre votei, é um raro político sério. Ele não merece a companhia desses bandalhos mensaleiros do PT.

  15. Noroeste
    terça-feira, 11 de maio de 2010 – 12:42 hs

    Vai pro Senado seu doido!

  16. Sudoestino
    terça-feira, 11 de maio de 2010 – 13:21 hs

    FRACO!! Cavalo paraguaio, já era esperado que ia corre do pareo!!

  17. Bob
    terça-feira, 11 de maio de 2010 – 13:33 hs

    Iaco, você está enganado: O programa de Governador e Senador não é exibido no mesmo dia do programa para Deputados. E um terço do tempo é dividido igualmente entre os candidatos majoritários, ou seja, 10 min. se dividem igualmente entre Pessuti, Osmar, Beto e os laranjas que vierem. Na pior das hipoteses o Osmar já teria 2 min de saida.

  18. paulo
    terça-feira, 11 de maio de 2010 – 13:53 hs

    Apoiar o Beto é o mesmo que bancar o marido de mulher safada. Ser traido e depois aparecer em festas para tirar fotos e sair na revista Caras. eu hein Homem banana vem ai. Verdadeira tuchuca, voz grave mas atitude mansa e submissa

  19. Zé Ruela
    terça-feira, 11 de maio de 2010 – 14:34 hs

    Como se desmontar um grupo político no Paraná, primeiro se faz uma aliança, três nomes (OBR) são escolhidos para ocupar o cargo de candidato a governador, o acordo, quem estiver melhor na pesquisa é o candidato, cabe aos outros dois, um procurara o adversário e tentará fazer uma aliança que dê palanque a candidata governista, assim os situacionistas dependerão do O para fortalecer a candidata do governo federal no estado, e quando tudo aparentar estar certo, ele jogará a toalha e voltará pra aliança.
    O R falará sempre que defende a ALIANÇA que é o melhor caminho para o Paraná, e coisa e tal.
    E o B sairá da prefeitura e se lançara candidato a governo simbolizando a Renovação política.
    E no final os três (OBR) se juntam e tão uma surra na situação representada pelo comedor de mamonas, os Mensaleiros e cia… PRONTO o grupo político que governo o estado e o país foi desmontado e ficará pelos próximos anos procurando o caminhão que os atropelou…kkkkkkkkkkk
    FINALIZANDO:
    Isso prova que os PETISTAS do Paraná além de burros, pois jogarão uma candidatura de presidente no ralo, para defender suas mesquinharias, acabaram de se enterrar no estado e junto com eles a candidatura da Dilma e da Barbie a senado…

  20. Cristiano
    terça-feira, 11 de maio de 2010 – 14:43 hs

    Pensando bem cansei, chega Osmar sai de sena logo e não encha mais o saco, pensar que perdi meu tempo com sua ladainha de correr o Paraná coletando sugestão pro plano de governo. Eu fui em quatro encontro pelo estado perdi tempo e dinheiro. Chega não merece meu voto, enganou todo mundo.

  21. JUCA DE BELTRAO
    terça-feira, 11 de maio de 2010 – 16:03 hs

    Mais um capítulo da novela OSMAR……já falei várias vezes, o povo cansou de votar nos DIAS….., teu discursinho, mais enrolado, mal assessorado, concorra a reeelição pro senado OSMAR, lá ainda sobra uma vaguinha pra ti.O resto é pao furado.

  22. Dilermando Gomes
    terça-feira, 11 de maio de 2010 – 16:07 hs

    Vou abrir meu voto para o Senado. Primeiro voto: Gustavo Fruet. Segundo: Osmar Dias.

  23. joao
    terça-feira, 11 de maio de 2010 – 19:35 hs

    o osmar amarelo e agora quem nao tem palavra seu osmar voce acha que o povo vai vota pra voce ser senador esqueça homen sen palavra nao merece voto

  24. PAULO
    terça-feira, 11 de maio de 2010 – 20:27 hs

    SO SE FOR NA ENCRUZILHADA DO CHIK JEITOSO.

  25. Marco Aurélio
    terça-feira, 11 de maio de 2010 – 23:17 hs

    VENDIDO!!!!!

  26. desacreditada
    quarta-feira, 12 de maio de 2010 – 0:12 hs

    Osmar que vergonha,pensar que voce era um homen forte corajoso,agora vai correr,e ficar com quem te traiu poxa que decepcao nao voto mais em vc para senador

  27. Sempre Osmar
    quarta-feira, 12 de maio de 2010 – 11:09 hs

    PAREM TUDO,CHEGA DE ESPECULAÇÕES.O SENADOR OSMAR DIAS NÃO É HOMEM DE CORRER DE PÁREO ALGUM,ELE APENAS ESTAVA ESPERANDO QUE AS PESSOAS DE BEM SE ALIASSEM A ELE.
    OSMAR É HOMEM CORRETO E TEM UMA BRILHANTE PASSAGEM PELO SENADO,NÃO PRECISA DE BETO OU DE OUTRO PARA SE ELEGER AO SENADO SE FOR O CASO MAS IR COM BETO SAFADO ELE NÃO IRÁ,O PDT TEM RAÇA E UM EXÉRCITO PARA TRABALHAR PELO SENADOR,MESMO SEM HORARIO DE TV E SEM COLIGAÇÃO SE ELE QUISER.
    O PDT JÁ ELEGEU UM GOVERNADOR EM 12 DIAS ,TEMOS MUITO MAIS QUE ISTO AINDA PARA ELEGER OSMAR.

  28. Iaco
    quarta-feira, 12 de maio de 2010 – 16:20 hs

    Caro Bob,
    Não estou enganado não. Os programas em bloco tem 30 minutos quando a eleição é para prefeitos e vereadores.
    O horario gratuito destas eleições terá 2 blocos diários de 50 minutos cada, tanto nas rádios quanto nas TVs e é dividido assim:
    às terças, quintas e sábados, 25 minutos para Presidentes e 25 minutos para Deputados Federais.
    às segundas, quartas e sextas, 18 minutos para Governadores, 17 minutos para Deputados Estaduais e 15 minutos para Senadores.
    Então, o tempo igualitário a ser dividido entre os Governadores é 1/3 de 18 minutos, ou seja, 6 minutos. E é por isso que minha conta acima está correta.
    Abraço.

  29. Iaco
    quarta-feira, 12 de maio de 2010 – 16:29 hs

    Bob,
    Já em relação ao tempo proporcional, o PDT elegeu 24 dos 513 Deputados Federais em 2006, ou seja: 4,68% da bancada federal.
    O tempo dos programas em bloco para Governadores é de 18 minutos, sendo 2/3 divididos proporcionalmente em relação à representação do Partido na Câmara Federal, quando da eleição.
    Então, o PDT sozinho teria 4,68% de 12 minutos (2/3 dos 18) = 34 segundos.

  30. DO LITORAL
    quarta-feira, 12 de maio de 2010 – 21:51 hs

    Felizmente não teremos o Barbudo Dias disputando o Governo do Paraná. Eu sabia que ele seria fichinha pro Beto Richa !
    Também, quis dar as cartas logo com o PT do Lula e fazer condições idiótas ao pessoal do Beto querendo prioridade na disputa ao Governo, dançou!!!!!!!!!!!
    Felizes estão os professores do Paraná que já estavam preocupadíssimo com a possibilidade de Álvaro Dias ser o Secretário de Educação. Já pensou ?
    Em PARANAGUÁ, já haviam pessoas se intitulando Chefe do Núcleo de Educação e Superintendente do Porto D A N Ç A R A M !!
    Aliás, eles ja iam de Beto Richa mesmo…

  31. DO LITORAL
    quarta-feira, 12 de maio de 2010 – 22:07 hs

    Há !!! por falar em Porto, o povo parnaguara está todo contente com a posse do Mariozinho Lobo como Superintendente do Porto de Paranaguá e Antonina/APPA. Eles só esqueceram de uma coisa: Escalar o melhor jogador aos 55 minutos do segunto tempo foi peripécia somente do Telê, mas como se trata de estratégia política, tudo é possível, menos pensar que o povo é tão Burro assim. Aguardem as eleições só pra verem o resultado. Vai dar Beto com navio e tudo !
    Não adianta vir com aquele papinho de que agora quem manda é o Pessuti. Pois o velho está fazendo o jogo do Requião. Aliás, Paranaguá ainda não esqueceu da promessa do REQUIÃO nas eleições de 2002 no campo do Eudorado, quando dizia: ” Se eu for eleito, nomearei um parnanguara para comandar a APPA, me reunirei com todas as lideranças, sindicatos, etc. e indicarei um nome para a autarquia”. Até a saida dele do Governo, não foi capaz de cumprir esta promessa. Agora, sopra no ouvido do velho PESSUTI: “Ei, está terminando o jogo, convoca aquele piá, só pra enrrolar os trouxas”. E parece que muitos cairam no conto do R…..

  32. DO LITORAL
    quarta-feira, 12 de maio de 2010 – 22:08 hs

    Eu disse 55 minutos, porque o Jogo já havia acabado pro time do Rei Quião. Fazer o que agora ?

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*