Candidatos vigiados por "Big Brother" eleitoral | Fábio Campana

Candidatos vigiados por “Big Brother” eleitoral

De Catia Seabra na Folha de S. Paulo

Na corrida presidencial, os comandos de campanha estão contratando empresas especializadas em monitoramento de informação para acompanhar, em tempo real, os passos do adversário. É o Big Brother eleitoral.
Capturadas da TV, do rádio, da internet e das mídias sociais, imagens e declarações de um candidato podem ser enviadas até para o celular de seu oponente.
Na pré-campanha, o custo do contrato chega aos cerca de R$ 60 mil mensais pagos pelo PSDB de José Serra.
Outra alternativa é a compra avulsa de reportagens, a R$ 180 o bloco de até 30 segundos de TV. O comitê de campanha da petista Dilma Rousseff optou por essa fórmula, por exemplo, para duas entrevistas de Serra a programas populares da TV.
Mas o presidente da Abemo (Associação Brasileira de Empresas de Monitoramento da Informação), Ildefonso Bassani, avisa: na eleição, o serviço fica mais caro.
Segundo Alzira Luchetti, da Look Monitoramento, os candidatos querem saber como estão sendo retratados, mas o maior interesse é pelo que o rival está fazendo.
Tesoureiro do PSDB-SP, o secretário estadual de gestão, Marcos Monteiro, informa que o contrato com a Boxnet inclui o levantamento do que é veiculado sobre o PSDB e seus rivais -a sigla só paga se o serviço for prestado.
Dono da Clip & Clipping, Luiz Lima afirma que, além de enviadas via celular, as imagens são transmitidas para um banco de dados e acessadas com senha.
Entre os recursos para a captação de informações está o reconhecimento de voz dos candidatos, desde que estejam pré-cadastrados.


3 comentários

  1. domingo, 23 de maio de 2010 – 20:07 hs

    ISSO SE CHAMA DE ASSESSOR DE IMPRENSA POLITICA;;;;;;E GANHA BEM VIU ;;;;;;PRA NÃO FAZER NADA;;;;;;SE TIVEREM UMA VAGA PRA MIM TÓ SOBRANDO;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

  2. Osmar cc/ptg
    domingo, 23 de maio de 2010 – 23:38 hs

    Ja sei!!!!
    Pessuti Presidente do Brasil 2010

  3. Prof Luiz Gonzaga
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 20:52 hs

    Hoje ouvir a entrevista da candidata Marina Silva a presidencia pela CBN e me surpreendeu a capacidade de discutir os problemas nacionais de forma carismática e competente. Inclusive a economista e comentarista Miriam Leitão, que entende de tudo, tentou desqualifica-la, mas ela foi sensacional na resposta. Ouça e ajude a oportunizar ao Brasil, uma nova oportunidade para o desenvolvimento sustentável, inclusive ético. Abraços.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*