Beto diz que reserva vaga ao Senado para Osmar | Fábio Campana

Beto diz que reserva vaga ao Senado para Osmar

De Elizabete Castro no Paraná Online

Há quarenta dias longe da prefeitura de Curitiba, o ex-prefeito Beto Richa (PSDB) está dando expediente num moderno e confortável casarão na rua Olavo Bilac, em Curitiba, onde instalou-se com um grupo de assessores para preparar a sua segunda campanha ao governo do Estado.

Entre visitas a cidades do interior e articulações para montar a chapa e a aliança de partidos que o acompanharão na disputa, Beto disse a O Estado que está tudo encaminhado. “Só falta o PDT”, afirmou.

O tucano garante que continuará aguardando pelo senador Osmar Dias (PDT), para quem está reservada uma vaga para concorrer ao Senado, até o último momento, ou seja, até a data da convenção tucana que, como as demais, será feita até 30 de junho, conforme estabelece o calendário eleitoral.

“Nunca fiquei mais de duas semanas sem falar com o senador. Mesmo quando ele estava conversando com o PT, eu sempre liguei para ele. Ele é muito bemvindo na coligação e é isto que todo mundo espera que aconteça”, declarou. Para Beto, as chances de essa coligação acontecer não são pequenas. “São médias”, dimensionou o tucano.

E nesta espera, Beto está acertando os termos do acordo com o DEM, onde já considera superada a resistência do presidente estadual do partido, deputado federal Abelardo Lupion, que preferia ter o senador Osmar Dias como candidato ao governo da aliança com os tucanos. Com o DEM, a parceria é considerada tão certa que Beto convidou o ex-governador João Elísio Ferraz de Campos para ser o coordenador geral de sua campanha.

“Ele não respondeu ainda”, disse Beto que, desta vez, não deverá ter a ajuda do ex-ministro Euclides Scalco, seu anjo da guarda de campanhas anteriores. Contrafeito com a montagem da equipe de Beto em 2009, Scalco se retirou silencioso de cena. “Para mim, será um prazer se ele puder estar conosco”, desconversou Beto.

Na chapa de Beto Richa, todos os lugares ainda estão vagos. Para senador, estão colocadas as pré-candidaturas tucanas do deputado federal Gustavo Fruet e, mais recentemente do senador Flávio Arns.

“Ele cresceu nas pesquisas e o nome dele tem que ser considerado”, disse Beto. De fora, está o nome do presidente estadual do PP, Ricardo Barros. Mas nada será decidido antes que a conversa seja encerrada com o PDT.

E quanto a conversas com o PMDB, que também tem um pré-candidato ao Senado, o ex-governador Roberto Requião, Beto não demonstra entusiasmo. “Não converso com ele desde 2006”, disse Beto, em referência à época em que romperam.

Mas o prefeito admite que tem muitos aliados no partido do ex-governador. Porém, a pré-candidatura do vice-governador Orlando Pessuti ao governo freou a aproximação.

Para candidato a vice-governador, a definição depende do movimento das outras peças. O presidente estadual do PPS, Rubens Bueno, é o nome mais cogitado para a posição. Mas o ritmo de processo de decisões exasperou o PPS, que já se dispôs a lançar Bueno na disputa.

“O Rubens é um bom nome. Não posso assumir compromissos neste momento”, disse o pré-candidato tucano à espera do desfecho das conversas com o PDT. Nos bastidores, a informação é que a vaga estaria sendo reservada para o presidente estadual do PDT, Augustinho Zucchi.

“O candidato a vice-governador vai depender de todos os partidos da coligação. Mas não abro mão da última palavra. Vice para mim tem que participar das decisões, tem que estar ao meu lado”, disse.
Mas nem tudo são flores

Mas nem tudo são flores na casa da rua Olavo Bilac. Quando o assunto é o Comitê Lealdade e a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de prosseguir com o processo de apuração do uso de caixa 2 na campanha de 2008, Beto Richa se encrespa.

“Eu tinha tanta coisa para falar sobre isso. Mas não posso falar o que penso”, disse Beto que, junto com o seu sucessor, o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), estão sujeitos à cassação de mandato e de direitos políticos. Beto diz que foi vítima de “grande armação” que interessava a seus adversários. “Tem gente que tem medo de me enfrentar no voto e quer me tirar do páreo”, ataca o ex-prefeito, dizendo-se acostumado com as ameaças que rondam suas campanhas eleitorais.

Na campanha de 2008, quando concorreu à reeleição, Beto disse que chegou a ser notificado para faz exame de reconhecimento de paternidade. “Uma mulher doente foi usada para isso”, afirmou o ex-prefeito. “Toda a campanha sou vítima de armação”, afirmou. (EC)


26 comentários

  1. OSSOBUCO
    domingo, 9 de maio de 2010 – 12:10 hs

    Piadista esse Beto, aliás dizem que ele não fará comícios, apenas stand-up shows! ahahahahah

  2. lapeano
    domingo, 9 de maio de 2010 – 12:46 hs

    Ossobuco, por que voce não pega um osso de porca e fica roendo? Teu cérebro deve ser uma geleia….

  3. Elias Cordeiro
    domingo, 9 de maio de 2010 – 13:04 hs

    Já combinaram a tática com o Osmar Dias?

    Piada nacional.

    Se o Gustavo Fruet for o candidato do PSDB, mesmo não compactuando com a idelogia PSDB/DEM, eu votaria no Gustavo Fruet. É um ótimo nome.

    Chega de políticos que fazem da política uma profissão.

    Política é um ideal de vida do qual todos os homens de boa vontade deveriam fazer parte.

    É preciso varrer do cenário político todas essas ratazanas senís Chega! O Requiao já foi defenestrado, ainda há outros para seguir o mesmo caminho.

  4. domingo, 9 de maio de 2010 – 13:23 hs

    Esse Beto ta de brincadeira, pq ele não via visitar o pessoal atingindo pelas enchentes de Pinhais, por culpa dele e do Requião que nunca fizeram a dragagem de um rio sequer em Curitiba.

    Pensem nisso

  5. domingo, 9 de maio de 2010 – 15:03 hs

    É triste ver a parcialidade da imprensa na cobertura das Eleições…

  6. domingo, 9 de maio de 2010 – 15:27 hs

    Com Serra Presidente , Osmar Dias terá muito mais chances junto ao BETO para um Ministério ou Secretaria .

  7. SYLVIO SEBASTIANI
    domingo, 9 de maio de 2010 – 15:56 hs

    Conheço bem a familia Dias, um deles é meu xará, com o qual soui bem ligado.Como é de meu hábito em politica, nestes mais de 50 anos participando ativamente,gosto de conversar e falar sobre politica. Na segunda-feira, conversei com o Senador Osmar Dias, por um certo tempo, que deu para uma afirmação:”O Senador Osmar Dias é candidato ao Governo do Paraná”. Além do que está preparado para essa campanha e mais ainda, para administrar o nosso Estado.Nunca fiz afirmações politicas sem antes conversar com as pessoas, é verdade que alguns sem caráter, tem costume de mentir, mas estes tipos eu conheço muito bem.

  8. Borduna
    domingo, 9 de maio de 2010 – 16:10 hs

    Elias Cordeiro,
    O Gustavo Fruet nunca fez outra coisa que não politica. Herdou a carreira do pai. É profissional da política sim. Aliás não sei o que vcs veem nesse cara insonso.

  9. PAULO
    domingo, 9 de maio de 2010 – 16:38 hs

    E QUEM DUVIDAVA DISSO??????????????????????????????
    A GRANDE CENA FOI BACANA, MAS DESDE O INÍCIO, A RENÚNCIA ESTAVA NO ROTEIRO…

  10. CURVA DE RIO.
    domingo, 9 de maio de 2010 – 16:41 hs

    Só falta combinar com os eleitores do Osmar…

  11. Maria do Ingá
    domingo, 9 de maio de 2010 – 17:49 hs

    Beto, senta e espera… pois o Osmar será governador com ou sem apoio do PT e do PSDB!
    Ja basta do que Requiao e Lerner fizeram ao Estado nesses últimos 20 anos!
    Mais um ex-prefeito de Curitiba detonando o Estado ninguem aguenta!

  12. Ticiana
    domingo, 9 de maio de 2010 – 18:00 hs

    Que Deus ilumine o Osmar e o afaste do PT péssima companhia!

  13. SIMONE- PATO BRANCO
    domingo, 9 de maio de 2010 – 18:15 hs

    E ALGUÉM DUVIDA DISSO?
    OSMAR É INTELIGENTE E
    SABE QUE O MELHOR PRA SI
    É A ALIANÇA COM BETO. O
    PARANÁ AGRADECE.

  14. olho vivo
    domingo, 9 de maio de 2010 – 18:50 hs

    EDINHO O BETO FEZ A PARTE DELE NA TENTATIVA DE ATENDER PINHAIS………JÁ O GARDENAL DE MELLO E SIVA NÃO FEZA DELE!!!!

  15. Luiz
    domingo, 9 de maio de 2010 – 19:20 hs

    Este Osmar Dias se for com o Beto Richa mostra ser politico sem vergonha que só pensa em ter mandato, primeiro Beto trai ele, depois ele volta aos braços do Beto, to disiludido da politica.

  16. Ninfa
    domingo, 9 de maio de 2010 – 20:06 hs

    Ver o Beto se humilhar de medo de enfrentar o Osmar Dias: não tem preço!!

  17. joao pupi
    domingo, 9 de maio de 2010 – 20:28 hs

    isso tudo é medo de ir para a disputa? vai sonhando richa…O futuro governador do paraná ja tem nome, osmar dias.

  18. ZEZÉ DE REALEZA
    domingo, 9 de maio de 2010 – 20:28 hs

    Acorda e rápido OSMAR……se junta com o Betinho, ou vais ficar sem nada……você é gente fina, gente boa, mas de acordos políticos a tua assessoria é fraca…….Feche rápido, porque vais dançar………..

  19. Marcos Montaldi (Pé Vermelho )
    domingo, 9 de maio de 2010 – 20:53 hs

    hum ???

  20. Duval Simões Araújo-Londrina
    domingo, 9 de maio de 2010 – 21:26 hs

    Está certo o Richa mostrando que está aberto à reconstituição, completa, do grupo que perdeu a eleição pra Requião por apenas 10 mil votos há quatro anos e ganhou em Curitiba com 74% do votos. Com o PDT e PP juntos teriam as prefeituras de Ponta Grossa, Cascavel, Londrina, Maringá e Fóz do Iguaçu. Portanto imbatíveis. Agora a vice e o senado para o PDT seria demais. Um exagero. Acho que Beto está certo em ter a escolha do vice sob a sua coordenação e o Rubens Bueno, por ele citado, seria um ótimo nome para o cargo, independentemente de Osmar voltar ou não para o grupo. Senado com ou sem Osmar não pode deixar Ricardo Barros do PP de fora da chapa do Beto. Seria injusto e o PP é desejo do PSDB nacional. E PDT é adversário.

  21. segunda-feira, 10 de maio de 2010 – 1:01 hs

    Seria o cúmulo da incoerência ele trocar uma vaga de senado para o PT pela sua candidatura. Seria como ele dizer que não tem força nenhuma para chegar ao poder.

  22. Justiça
    segunda-feira, 10 de maio de 2010 – 8:33 hs

    Borduna, devo concordar, seu cérebro deve ser uma geléia, você provavelmente não conhece o Gustavo Fruet para falar dessa maneira. Que ele faz política a muito tempo você tem razão, des da época da faculdade, como presidente do CAHS, mas, política boa, não politicagem como a grande maioria.

  23. ACORDA BORDUNA
    segunda-feira, 10 de maio de 2010 – 9:33 hs

    O Fruet, antes de se tornar político profissional, concluiu mestrado e doutorado em Direito, o que não é fácil. Daí porque trabalha em comissões relevantes e tem tido destaque, pois é uma pessoa qualificada.

  24. Salmir Lobato
    segunda-feira, 10 de maio de 2010 – 10:03 hs

    PARABÉNS AMIGO SILVIO.
    POR SUA EXPERIÊNCIA, ENTENDEMOS SEU RECADO.
    DESCULPE BETO, MAS A VEZ É DO OSMAR.
    O QUE É TRATADO DEVE SER CUMPRIDO.
    SOU SEU FÃ, MAS LARGAR A PREFEITURA ASSIM …
    FICOU FEIO

  25. paulo
    segunda-feira, 10 de maio de 2010 – 10:05 hs

    rssss a rde de intrigas que o Osmar Falou inclui você Fabio? No Jornalismo de verdade uma afirmaçao dele deveria ter uma sonora. Onde ? Nao ouvi isos da boca do OSmar e pelo que sei Fabio Campana nao fala pelo Osmar,. Eu afirmo que pode acontecer o contrario o Serra Obrigar o Beto a sair candidato ao senado em uma chapa que vai dar mais de 70% dos votos do Paraná para José Serra. Quer apostar publique e vamos discutir com seus leitores.

  26. justino bonifacio martins
    segunda-feira, 10 de maio de 2010 – 12:55 hs

    É isso ai Beto; traga o Osmar para esse guarda-chuva surrado da campanha anterior que foi quebrado por Requião, apesar das suas rejeições. Esse guarda-chuva, agora com Pessutão,será estraçalhado!
    JBM

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*