Ainda indefinido em relação à candidatura ao governo do Paraná, o senador Osmar Dias, do PDT, começa a receber acenos do ex-governador Requião, do PMDB, teoricamente comprometido com a candidatura de seu vice, Orlando Pessuti.
A movimentação de Requião visa a proteger sua eleição ao Senado, para a qual compete contra adversários fortes, como Gleisi Hoffmann, do PT, e Ricardo Barros, do PP. A união de Beto Richa e Osmar Dias será desastrosa para Requião. Por isso, alguns de seus familiares acenam para Beto Richa enquanto ele acena para Osmar Dias. Dividir é fundamental para Requião e sua tigrada.
O pior adversário de Requião será o próprio Osmar Dias, se desistir de concorrer ao governo do Estado, como já acenou mais de uma vez. Se o fizer, concorrerá com apoio do líder nas pesquisas ao governo estadual, Beto Richa, ex-prefeito da capital paranaense.
Dias faltou à reunião da Executiva Nacional do PDT, ontem, em Brasília, o que realimentou as especulações sobre sua desistência em relação ao governo.
Ele tem o apoio do presidente Lula, que trabalha para manter o PT unido em torno de seu nome, por achar que Dias é quem pode enfrentar Richa com chances de vitória.
O presidente acha que Pessuti, vice e sucessor de Requião não tem cacife eleitoral para vencer o ex-prefeito de Curitiba, embora insista nisso.
Na reunião do PDT, ventilou-se que Pessuti estaria perto de renunciar à disputa e que teria pedido uma semana de prazo a Osmar Dias para ver o resultado de uma última pesquisa encomendada pelo PMDB.
No entanto, o deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) afirma que os diretórios estadual e nacional do PMDB estão firmes no apoio a Pessuti.
Segundo ele, Pessuti será candidato a governador, com ou sem o apoio do PT. “O PMDB tem metade dos votos do Estado. Já elegemos cinco governadores. As bancadas federal e estadual do PMDB estão com Pessuti. Ele não vai correr agora”, afirma Loures.
E completa dizendo que o PMDB dará palanque a Dilma no Estado, mesmo se tiver Osmar Dias como adversário.
Outro problema para a candidatura de Osmar Dias é a configuração da chapa. O PDT quer que o PT indique a presidente do partido no Estado, Gleisi Hoffmann, para a vaga de vice na chapa de Dias.
Mulher do ministro Paulo Bernardo, Gleisi quer se candidatar ao Senado, contra a vontade do PDT que precisa das vagas de senador disponíveis para negociar com outras legendas.
Além disso, segundo um pedetista, “Gleisi não tem chances eleitorais para o Senado e a prova disso seria a votação abaixo de 20% obtida na campanha para a prefeitura de Curitiba: perdeu para Richa que teve mais de 70% dos votos.
28 comentários
Esqueceram de mencionar o FRUET, que ainda não está em campanha, como os outros, mas tem aparecido nas pesquisas como 3º ou até em 1º nas pesquisa em Curitiba e na região Metropolitana, onde é mais conhecido.
Se o Requião quiser ser eleito só lhe resta, em respeito a ética partidária, apoiar o Pessutão e deixar de frescuras. Vejam que 10% é um bom índice visto que o Osmar está em campanha desde que perdeu as eleições para o Requião e o Beto também estáhámuito na mídia que está bem ” azeitada $”. O Pessutão está entrando agora no páreo, igual a Dilma; chegará lá; é só alguns quadros importantes do PMDB deixarem de trairagem e assumirem logo a condiçãode caboseleitorais do Pessutão. cuidado Requião, poderás dançar!
JBM
FORA!
Caro Osmar, va em frente e seja nosso Senador mais uma vez, precisamos de pessoas sérias e competentes no cenário federal. Imagine nosso senado com o Reiqueão pirado como estava no governo do Paraná? Precisamos de pessoas que façam pelo nosso estado, como o Sr. vem fazendo e muito bem. Conte com o meu voto e de minha família para SENADOR!
Inscrições ruprestes feitas por um índio guarani, encontradas numa rocha nos grotões de Goioxim, região de Guarapuava, e já reproduzidas por este escriba aqui neste blog, meses atrás, assim foram traduzidas:
Osmar Dias sairá candidato a governador com apoio do PT e do PMDB.
Pessuti ampliará sua cota de desistência, pressionado pela base do PMDB, comandada por Requião.
PT poderá até ir de Gleisi como vice de Osmar, mas vai lutar para que a vaga seja ocupada por outro partido, no caso o PMDB.
Acordo tem as bençãos de Álvaro Dias, sempre próximo de Requião.
Algumas inscrições ainda não foram decifradas. Elas podem indicar que PT apoiará Pessuti pro governo, Gleisi pro Senado. E Osmar Dias também pro Senado, com a promessa de um Ministério.
Quanto a Roberto Requião, mandariam ele ir plantar batata.
Esse povo nem sabe que a Gleisi não é mais a presidente do PT do Paraná, de tão “ligados” que estão à política paranaense.
Lastimável… fazer uma análise conjuntural sem saber da conjuntura…
humpf
Se o Osmar for escalado para cuidar de duas tartarugas, uma foge. Nunca ví um cara tão indeciso.
mas por que o osmar não fi ca com a chapa gleisi-requião pro senado e abre a vaga de vice pra outro partido???
com essa coligação. faria osmar governador, requiao e gleisi senadores e fariam, quem sabe, a dilma ganhar até aqui!!
Começaram os acenos do Bob “Titanic” ReQ …
OSMAR DIAS O NOSSO SENADOR 2010
Quem é que está apavorado mesmo?
“Bu!” disse o Osmar ao Beto Richa.
A Maré está subindo.
A água, chegando no saco
O frio na barriga estendia
Daquele insano velhaco
Que o senado o espaço perdia
Aos poucos foi ele arruinando
A imunidade que aos poucos perdia
Com processos e ações já acenando
Castigos que a língua trazia
E um velho e sonoro senhor
Satisfeito com o que assistia
naquele limpo convés
Gritava enquanto sorria:
HOMEM AO MAR, HOMEM AO OSMAR….
O Requião está acuado e tenta de tudo para conseguir o seu intento, mas não duvido que para ter a imunidade parlamentar e assim fugir das condenações que virão acabe saindo candidato a deputado federal.
BETO E OSMAR DECIDEM LOGO SE NÃO O CORAÇAO NÃO AGUENTA.
A onde o requião apoia o candidato perde, é só conferir a ultima eleição para Prefeito.
Beto e Pessuti disputando o governo.
Gleisi, Ricardo Barros, Gustavo Fruet e Osmar Dias tratando de impedir a eleição de Requião ao Senado.
Requião não devia estar assim tão preocupado, sempre resta candidatar-se a deputado….estadual, e contar com a tigrada coladora de cartazes de Doático Santos.
Quem está desesperado é o OSMAR. O Requião lidera com folga todas as pesquisas. Uma vaga no Senado já é dele.
O Osmar quer ser governador mas está com medo de perder pro Beto, já está em desvantagem nas pesquisas. Assim, mostra todo seu desespero sem saber se se lança governador e corre o risco ou se pega a segunda vaga do Senado.
O medo do Requiao tem dois nomes: Osmar Dias, que o derruba no interior, e Gustavo Fruet, que o destroi na capital!
Acalme-se, Requião. Tome este chá que criei especialmente pra você:
1) 200 gramas de mamona verde de algum assentamento rural improdutivo.
2) 50 ml de RoundUp Ready, da Monsanto.
Faça uma infusão da mamona no RoundUp Ready e beba lentamente, preferentemente imerso numa banheira quente, tendo de um lado um exemplar de “Caros Amigos” (ou qualquer publicação de esquerda) e de outro um notebook com sua página do Twitter.
Ué. Uns dias atrás estavam se odiando em público e agora estão de chamegos. Por isso que eu vou de Pessuti….meteu o pé na bunda da Maria Louca e assumiu o comando do negócio. E deu certo. O ITAÚ que o diga. Perdeu a teta…agora ela acerta o pedágio e ponto final. Beto de chinelinho em casa e Osmar talvez no Senado.Porque a disputa ao Senado é grande. Tem o irmão, a Gleisi, Ricardo Barros, Requião…é uma disputa da pesada e digo mais o Osmar queimou o filme com o povão….eu sou mais é Pessuti e pronto.
Urtigão, solta logo a franga e cai no colo do Betão. Tá se fazendo de difícil prá quê, o teu valor esta caindo a cada dia que passa. Solta a franga bicho e corre para o abraço do Alberto Roberto.
O eleitor paranaense deveria repudiar osmar e requião ao senado, votar em itros candidatos, eles estão lá desde a redemocratização e não fizeram grandes coisas pro povo ou Jta.pro estado, é hora de renovar paraná, teos mais cnadidatos ao senado que não os dois.Jta.
Dei uma volta pelo nosso interland. Vagueei pelos chãos de soja e pelos carpetes de capim pisoteados pelos vacuns. Tomei uisque em azulejadas lanchonetes e cachaça com jurubeba em budega com linguiças descansando em varões. As repulsas e xingamentos referentes ao assunto nesta puta pauta quase que se unanimizam.
É isso aí elvis. 100% de renovação no Senado. 100% de renovação da ALEP. Fooooooooora velharada. Fora Bob Req,. Fora Osmar Dias. Fora Justus et caterva……
O Bob Rek num boca a boca com o Leão da Montanha!! Ahahahah!!!
JBM
OSMAR GOSTO MUITO DE V. EX. COMO SENADOR, E VOTO EM TI, HOMEM SÉRIO E RESPEITADOR, MAS NÃO FICA COM O BEBETINHO, ELE É UMA CRIANÇA VAIDOSA
VAMOS TODOS TORCER PARA O OSMAR SAIR CANDIDATO AO SENADO. ASSIM, O sr. REQUEIJÃO VAI PARA O ESPAÇO, SUMINDO DE VEZ DA VIDA PÚBLICA DO PARANÁ. ENFIM ESTAREMOS LIVRES DESTA “trava”.
Brincadeira em no jantar em homenagem ao Senador Osmar Dias, o proprio em seu pronunciamento falou que ele não perdeu a eleição para o governo para qualquer candidato não e sim para quem fora governador três vezes , e este que lhes escreve diz que so não fora pela quarta vez devido ao velho Anibal Curi que tirou os prefeitos da mão de Requião e levou para o Jaime Lernner. Senhores não subestimem o vlhoe guerreiro Requião ele fara mais de um milhão e quinhentos mil votos queram ou não queram a torcida contraria e podem ficar bravos que ele e o representante do velho MDB de guerra.