Alvaro apóia Serra contra conivência da Bolívia com tráfico de drogas | Fábio Campana

Alvaro apóia Serra contra conivência da Bolívia com tráfico de drogas

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) manifestou em Plenário, nesta quinta-feira (27), seu apoio ao pré-candidato José Serra por ter acusado o governo da Bolívia de ser cúmplice com o tráfico de drogas para o Brasil. Serra fez a declaração ontem em entrevista à Rádio Globo, durante visita ao Rio de Janeiro.

Para Alvaro Dias, as críticas dirigidas a Serra em blogs foram indevidas, já que o pré-candidato tucano citou dados divulgados pelo escritório da Organização das Nações Unidas (ONU) para Drogas e Crime, segundo os quais cerca de 90% da cocaína consumida no Brasil é proveniente da Bolívia.


22 comentários

  1. LILICO DE PRANCHITA
    domingo, 30 de maio de 2010 – 15:13 hs

    Álvaro, não de palpite, tu só atrapalha.
    Enjoei de votar em você e no Osmar. Chega dos DIAS.

  2. Patriota
    domingo, 30 de maio de 2010 – 15:19 hs

    É isso aí Senador Alvaro Dias!
    Os q apoiam os atos ilícitos praticados por estes comunistas
    Sulamericanos, q vão morar lá e viver com a sujeira do ilícito…
    Parabéns Senador, o senhor é um grande nome a nos representar
    no Senado Federal.

  3. reinolds
    domingo, 30 de maio de 2010 – 15:47 hs

    É , mas nosso grande estadista Molusco está mais

    preocupado em ajudar o Irã , pois acha ( pasmem !!) que vai

    conseguir se encostar na ONU .

    TIRA O TUBO …..Madalena !!!

  4. TUKU NARE
    domingo, 30 de maio de 2010 – 17:32 hs

    Pois e, senador atuante esse ALVORO DIAS, coloca o assunto, como se trafico
    de droga, e o vicio tivesse comessado ontem, sera que esse palhaço nao sabe
    que as comunicaçoes estao globalizada. e que o trafico e antigo, e que nem o
    governo militar, resolveu esse cance.

  5. Zangado
    domingo, 30 de maio de 2010 – 17:35 hs

    Estamos rodeados de cocaleros – Colombia, Peru e Bolívia, são os maiores do mundo nesse ramo.
    Mas, as fronteiras continuam abertas, estranhamente.
    Quando um não quer, dois não tiram proveito …

  6. PAPAGAIO DEM PIRATA
    domingo, 30 de maio de 2010 – 18:36 hs

    Também concordo com o Serra, 90% da coca consumida é da Bolivia, onde o ditador Evo Morales é o maior cocaleiro, droga que pelas estatísticas e pelo que vemos pelas ruas, praças e locais de ponto de encontro, está acabando com as famílias que de baixa renda e de pouca estrutura, mas famílias honradas e trabalhadoras estão vendo seus filhos se perderem na coca, maconha e especialmente em CRACK que é feito a partir da borra( sobra da cocaina), tem que mandar esse índio cocaleiro a PQP

  7. Senivaldo Santana
    domingo, 30 de maio de 2010 – 18:42 hs

    O que o nobre senador esta fazendo em brasilia para grade numeros de mortes nas grades cidades do Paraná
    O senador vai fazer campanha para seu irmão, ou vai com a outra bando, que detonou o senhor la no hotel boubon,em frente a biblioteca publica do Paraná em Curitiba.

  8. alemão
    domingo, 30 de maio de 2010 – 18:53 hs

    Será que s ptzada esperta não tá levando um por fora pra que o cocalero continue mandando cocaina pra cá impunemente?

  9. domingo, 30 de maio de 2010 – 19:04 hs

    A Polícia FederaL já confirmou que Serra está certo e que a droga vem mesmo da Bolívia com anuência do governo brasileiro

  10. Duval Simões Araújo-Londrina
    domingo, 30 de maio de 2010 – 19:24 hs

    A POLÍCIA FEDERAL CONFIRMA SERRA!

    Polícia Federal avaliza visão de Serra sobre Bolívia
    DE SÃO PAULO

    Documentos oficiais produzidos pelo governo durante a gestão do presidente Lula reforçam a acusação de José Serra (PSDB) contra o governo da Bolívia, informa Josias de Souza em reportagem na Folha deste domingo (a íntegra está disponível para assinantes do UOL e do jornal).
    Segundo a reportagem, sob condição de anonimato, uma autoridade da Divisão de Controle de Produtos Químicos da Polícia Federal contou que, segundo relatórios oficiais da PF, 80% da cocaína distribuída no país vem da Bolívia -a maior parte na forma de “pasta”.
    Para a PF, a evolução do tráfico revela que há “leniência” do país vizinho. Serra usara uma expressão análoga: “corpo mole”.
    A PF atribui o fenômeno a aspectos culturais, pois o cultivo da folha de coca é legal na Bolívia.
    Leia a reportagem completa na Folha deste domingo 30/05/2010.

  11. Jeronimo guevara
    domingo, 30 de maio de 2010 – 20:08 hs

    Álvaro Dias , aquele que espancou as professoras em 1988, ele sim é uma DROGA e ainda sem cura…Talvez a urna possa dar-lhe uma lição, deixando-o fora do senado federal…

  12. walter
    domingo, 30 de maio de 2010 – 21:17 hs

    alem e prastica esse verme tem de fazer transplante de celebro

  13. O OBSERVADOR
    domingo, 30 de maio de 2010 – 21:27 hs

    AS CONSTANTES DEFESAS E O APOIO QUE O PRESDIENTE LULA TEM DADO AOS GOVERNOS DA BOLIVIA, VENEZUELA, CUBA E IRÃ, ONDE SÃO PRATICADOS ATOS DE CONTRA A LIBERDDAE DE EXPRESSÃO DOS CIDADÃOS, DEVEM SER MOTIVOS DE PREOCUPAÇÃO A TODOS OS BRASILEIROS E À DEMOCRACIA DE NOSSO PAÍS. QUE OS BRASILEIROS ESTEJAM ATENTOS ÀS POSIÇÕES DITATORIAIS DA SRA. DILMA.

  14. OSSOBUCO
    domingo, 30 de maio de 2010 – 23:51 hs

    Serra e Álvaro Dias continuam a dar sinais de burrice:

    Serra, em entrevista a uma rádio do Rio de Janeiro, afirmou: “Você acha que a Bolívia iria exportar 90% da cocaína consumida no Brasil sem que o governo de lá fosse cúmplice? Impossível. O governo boliviano é cúmplice disto.”

    POLICIALESCO – O linguajar do tucano é “policialesco” e também “despreparado e desqualificado” para tratar do tema. “Esperamos que seja corrigido para que melhore o nível desse tipo de debate e não crie tensões diplomáticas desnecessárias e situações constrangedoras”, disse.
    A declaração do tucano mostra uma visão colonizada e uma postura submissa a determinados interesses internacionais. Ele suspeitou também que, por trás da declaração, haja a intenção real de atacar a Bolívia, como os tucanos defenderam no primeiro mandato de Evo Moralez, quando este decidiu nacionalizar as reservas de petróleo e gás do país, afetando interesses de empresas estrangeiras, entre elas a Petrobras.

    A produção de cocaína na Colômbia, Peru e Bolívia só existe por causa do mercado consumidor, que encontra nos EUA a maior demanda. O petista reparou que o narcotráfico é um problema de escala mundial e criticou a visão reducionista de Serra.

    É lamentável que o candidato tucano esteja mal informado, mal assessorado e, talvez, mal intencionado. Porque, ao fazer tal afirmação, ele desconhece a realidade dos institutos que trabalham essa questão do narcotráfico e informações policiais.

    Hoje, na América Latina, o meganegócio da droga está ligado a cartéis, cuja operações levam até mesmo à desestabilização institucional. Citou, como exemplo, o México, que hoje se defronta com uma guerra interna contra o narcotráfico.

    FOLHAS DE COCA – De acordo com o último relatório do UNODC (United Nations Office on Drugs and Crime), de 2009, a Bolívia é apenas o terceiro cultivador de folha de coca. Em primeiro lugar está a Colômbia (81.000 hectares), seguida do Peru (56.000 hectares). A Bolívia tem em torno de 30.500 hectares. Assim, Colômbia e Peru cultivam 4,5 vezes mais folha de coca que a Bolívia.

    Em relação às tendências recentes, o relatório do UNODC observa que houve, em 2008, um pequeno aumento das áreas cultivadas no Peru (4%) e na Bolívia (6%). Entretanto, o relatório também observa que a atual área de folha de coca da Bolívia (30.500 hectares) é significativamente inferior aos números prevalecentes na década de 1990 (cerca de 50.000 hectares).

    APREENSÕES – Ainda conforme o relatório do UNODC, a quase totalidade da cocaína consumida nos EUA vem da Colômbia e passa pelo México. Em relação à Europa, as estatísticas feitas com base nas apreensões indicam que 48% dos países europeus indicam que a cocaína lá consumida vem da Colômbia, seguida do Peru (30%). A Bolívia é mencionada em apenas 18% dos relatórios nacionais dos países europeus.

    O relatório não tem dados específicos sobre o consumo no Brasil. Entretanto, o CIA Factbook menciona que a Colômbia é responsável pela “quase totalidade” da cocaína consumida nos EUA e pela “grande maioria” da cocaína consumida em outros mercados. A mesma fonte menciona também que a Bolívia é “país trânsito” da cocaína refinada que vem da Colômbia e do Peru, destinada ao Brasil, Argentina, Chile e Europa.

    Na realidade, de acordo com as informações disponíveis, a Bolívia nunca teve grande capacidade de refino. Na cadeia da cocaína, ela é essencialmente um país primário-exportador e corredor de trânsito. O tráfico e o refino mundiais são oligopolizados pelos grandes cartéis colombianos.

    O consumo da folha de coca não é ilegal na Bolívia. A nova Constituição da Bolívia reconhece o hábito de mascar folha de coca como um patrimônio cultural ancestral do país. Por outro lado, o tráfico de cocaína é reprimido. Conforme o governo boliviano, depois da expulsão da DEA, que usava métodos violentos contra os cultivadores tradicionais da folha de coca, os indicadores relativos ao combate ao narcotráfico começaram a melhorar.

  15. Zé do Coco
    segunda-feira, 31 de maio de 2010 – 9:24 hs

    Sr. Jerônimo Guevara, V. Sa. SABE que está faltando com a verdade. E SABE também que está mentindo. É consciente, premeditado. Mas não vai funcionar, porque eu fui testemunha ocular dessa movimentação dos professores. Vi também que trouxeram piqueteiros profissionais da região do ABC para tentar criar fatos novos contra o então governador.
    V. Sa. SABE que isso não vai funcionar, assim como não funcionou na época a armação para criar situações constrangedoras para o governador Álvaro Dias.
    A Segunda Seção da Polícia Militar do Estado do Paraná tem guardados até hoje os dados sobre essa suposta cavalgada para cima de professores e os responsáveis pela provocação contra os animais para que investissem contra os participantes das greves.
    Só para seu conhecimento e de quem mais tentar assacar ao então governador um acontecimento que não ocorreu.
    Caso não saiba, a Segunda Seção da PM responde pelo serviço de inteligência. Achei que V. Sa. gostaria de saber.

  16. DOI-CODI
    segunda-feira, 31 de maio de 2010 – 10:09 hs

    Há cerca de três anos, a polícia boliviana prendeu um casal e três filhos com cápsulas de cocaína no estômago. Seria uma ocorrência normal, não fosse o fato de dois dos filhos terem 7 e 11 anos de idade. O mais novo transportava quase meio quilo da droga na barriga. Em outro caso policial, uma criança que nem tinha nascido ainda foi parar na prisão por causa do tráfico de drogas. Para conseguir dinheiro para um tratamento de saúde, uma mulher com oito meses de gravidez se propôs a engolir pasta base. Ela foi presa. A criança nasceu e passou os primeiros meses de vida atrás das grades.

    Numa outra ocorrência, os pais aproveitaram a morte de uma criança que não havia completado quatro anos para abrir e rechear o cadáver com cocaína. Durante a viagem para a entrega da droga, a mãe da criança foi presa. Histórias como essas são comuns na Bolívia. A busca por métodos pouco convencionais para o transporte de cocaína não é uma exclusividade da Bolívia. No início deste ano, a polícia colombiana desmantelou um grupo conhecido como os Cirurgiões, que implantava drogas cirurgicamente nas coxas de “mulas” (as pessoas que transportam drogas), também conhecidos no país por correios humanos. Os traficantes enviavam essas pessoas ao Brasil, Estados Unidos e países europeus.
    http://www.folhadaregiao.com.br/hotsites/rota_das_mulas/4.php

  17. Claudio
    segunda-feira, 31 de maio de 2010 – 10:11 hs

    Um pequeno lembrete ao sonegador ÁLVARO DIAS: vamos ver se na próxima declaração de imposto de renda, o glorioso senador não vá esquecer novamente de declarar os seis milhões. (segundo ele, da venda de uma fazenda) muito esquecido…esse senador…

  18. 30 DE AGOSTO EU VI.
    segunda-feira, 31 de maio de 2010 – 10:39 hs

    30 de agosto de 1988 EU ESTAVA LÁ.
    E VI UM GRANDE DEMOCRATA LANÇAR OS CAVALOS NOS DOCENTES E PROFESSORES DESTE QUERIDO ESTADO.
    ESTE SENADOR É O NOSSO REPRESENTANTE MAIS NÃO COM O MEU VOTO.
    FAÇA-ME O FAVOR.
    CAIA FORA DAI EM 2014.

  19. CWB
    segunda-feira, 31 de maio de 2010 – 11:35 hs

    MAIS UM PALHAÇO NO MEU CARNAVAL!!!!
    SÓ NO BRASIL TEM COCAÍNA DA BOLÍVIA?
    A DOS EUA É CULTIVADA ONDE? LOS ANGELES?????
    QUE PAPAGAIO COLONIZADO ESSE DA PERUCA!!!!!!!!
    FAZ DE TUDO PARA APARECER NA MÍDIA, ATÉ REPETIR AS BABOSEIRAS E GROSSERIAS DOPATRÃO.
    PARECE QUE DEPOIS DA PUXADA DE TAPETE DO BETO, ELE FICOU MAIS RAIVOSO AINDA!!

  20. MATAHARI
    segunda-feira, 31 de maio de 2010 – 11:35 hs

    AO CLAUDIO E AO 30 DE AGÔSTO QUE DEVEM SER A MESMA PESSÔA. DOIS ENERGÚMENOS E MAU INTENCIONADOS. VOCÊS SABEM E, SE NÃO SABEM SÃO É PORQUE SÃO DOIS IGNORANTES. NUNCA EXISTIU SONEGAÇÃO EM VIRTUDE DA VENDA DE QUALQUER FAZENDA E NEM TAMPOUCO HOUVE CAVALO EM CIMA DE PROFESSOR MANDADO PELO ALVARO. ESSA HISTÓRIA NA VERDADE, JÁ ENCHEU O NOSSO SACO E A ARMAÇÃO PETISTA NAO CÓLA MAIS. VÃO PROCURAR O QUE FAZER SEUS “MONTES DE MERDA”. DEIXE O HOMEM TRBALHAR EM PAZ POIS, É O ÚNICO POLITICO QUE AINDA DEFENDE O NOSSO POVO DAS MAZELAS DA CORRUPÇÃO QUE “NUNCA SE VIU NA HISTÓRIA DESSE PAÍS”, COMO DIZ O LULA.

  21. COCHABAMBA Y LA PAZ
    segunda-feira, 31 de maio de 2010 – 13:01 hs

    A FOLHA DA COCA NA BOLÍVIA DE EVO É ALIMENTO ASSIM COMO NO PERU NO EQUADOR OU NA COLÔMBIA.
    NOS U.S.A DO BARAKE E NOS EUROS DO SÍLVIO OU NA COPACABANA DO BRASIL É DROGA..
    A AMÉRICA LATINA ESTA UNIDA NÃO É O SERRA OU O SENADOR QUE VÃO DESUNI-LA.
    E GÁS VEM DA BOLÍVIA.

  22. CWB
    segunda-feira, 31 de maio de 2010 – 14:58 hs

    MATAHARI, EIS UM BELO NOVO CODINOME DA RAIVOSA!!
    DEEPOIS QUE FOI PASSADA PRA TRAZ PELO SEU PARTIDO, ELA FICOU MAIS TRESLOUCADA AINDA!
    AGORA, NEGAR QUE MANDOU OS CAVALOS EM CIMA DOS PROFESSORRES É O MESMO QUE NEGAR QUE A GANGUE TENTOU VENDER A PETROBRAS!! BASTA VER AS FOTOS DA ÉPOCA!!!
    MATA, QUEM ANDA CUIDANDO DA SUA PERUCA? TÁ NA HORA DE TROCAR, ESSA COR É DA TEMPORADA PASSADA!!!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*