Agora Requião vai surtar | Fábio Campana

Agora Requião vai surtar

Lembram? Requião demitiu o ex-presidente da Fundação Copel, acusou-o de cometer irregularidades que só não foram mais devastadoras para a instituição porque ele impediu, e agora o governador Orlando Pessuti recupera o desafeto de Requião, Edilson Bertholdo (foto), e o devolve à direção da Fundação.

Veja os detalhes em matéria de Roger Pereira do Paraná Online.

Tomou posse ontem, como diretor financeiro da nova gestão do Conselho Administrativo da Fundação Copel, o ex-presidente do fundo, Edilson Bertholdo, em mais uma alteração feita no governo Orlando Pessuti (PMDB) que deve desagradar seu antecessor, Roberto Requião (PMDB).

Na renovação natural do conselho da Fundação, a nova diretoria da Copel acatou o pedido dos funcionários e reconduziu Bertholdo ao Conselho da fundação. O ex-presidente havia se afastado do conselho após pressão da antiga direção da Copel por conta do episódio da compra das ações do Terminal Ponta do Félix, em Antonina.

Após a venda de ações que a Previ (fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil) detinha do Terminal a um grupo privado, a Equiplan, e as manifestações contrárias ao negócio, o governador Roberto Requião acusou a Fundação Copel de não ter cumprido ordem de comprar as ações da Previ antes do negócio com o grupo privado.

Bertholdo ainda foi acusado de fazer lobby em favor de uma outra empresa interessada nas ações. As denúncias do governador, derrubaram o então presidente da fundação, em novembro do ano passado.

Em depoimento à Comissão de Fiscalização da Assembleia, no dia 18 de novembro, Bertholdo apresentou documentos que, segundo ele, mostravam que as ações foram vendidas à Equiplan por interesse da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina que, na época da venda, era comandada por Eduardo Requião.

Ontem, na renovação bienal do Conselho da Fundação Copel, Bertholdo assumiu o cargo indicado pelo novo presidente da Copel, Ronald Thadeu Ravedutti. Apesar de não ser uma indicação direta de Pessuti, certamente a nomeação passou pelo crivo do governador.

“É motivador saber que o pessoal confia em mim. É um desafio diferente do anterior. O que aconteceu é passado, foram circunstâncias que esperamos que não ocorram mais”, disse Bertholdo após assumir. “Pedi afastamento temporário no ano passado, para facilitar a apuração se eu tinha algum envolvimento. Mesmo não tendo apontado nenhuma responsabilidade para mim, o Conselho Deliberativo decidiu me afastar definitivamente”.

Resistente em comentar o caso Ponta do Félix, Bertholdo disse, apenas que “nunca imaginei que um governador fosse se preocupar com algo tão secundário. Preocupou-se porque tinha motivos. Uma pena, pois atingiu a comunidade de Antonina, que não tinha nada a ver com a Fundação Copel”, disse.

“Na documentação que apresentei à Assembleia, fica claro o grau de interferência da Appa no processo”, acrescentou. Bertholdo lembra que foi o único que prestou depoimento na Assembleia. “Que eu saiba, o Presidentes da Copel e o Superintendente da APPA também foram convocados. Por que não compareceram? Por que o Governador nunca os citou?”, questionou.


21 comentários

  1. domingo, 16 de maio de 2010 – 12:36 hs

    e muito estranho determinadas atitudes do PESSUTI,NO CASO DA FUNDACAO COPEL NA EPOCA O CONSELHO,COMPROU ACOES DO BANCO SANTOS,E DE UMA FACULDADE DO RIO GRANDE DO SUL,BEM COMO DEBENTURES DAS EMPRESAS DE PEDAGIO,AGORA RECONDUZ OS MESMOS ,COMO TAMBEM A DIR. DA TV EDUCATIVA COM MARCOS BATISTA ,ASSINANDO CONTRATOS(SKI ,DOCUMENTARIOS,.PAGOS A EMPRESA DO RIO JANEIRO COM VERBA DO MEC ) SEM LICITACAO E COMO PRESIDENTE ,NO PONTO QUE ISTO ESTA SO O MINISTERIO PUBLICO , PODE ESCLARECER ESTAS DUVIDAS PARA POPULACAO.EMUIITOOO ESTRANHO

  2. Capitão Gancho
    domingo, 16 de maio de 2010 – 12:37 hs

    A maré está subindo,
    e as verdades vindo a tona
    O Reiquinhão vai sucumbindo,
    cada vez mais ele Toooooma!

    É igua batatinha quando nasce,
    espalha a rama pelo chão….

  3. Lei Áurea
    domingo, 16 de maio de 2010 – 12:52 hs

    Há muitos outros nomes, a serem lembrados. Ilustres, inclusive.

  4. salete cesconeto de arruda
    domingo, 16 de maio de 2010 – 13:38 hs

    Agora?!

  5. Jomar
    domingo, 16 de maio de 2010 – 14:31 hs

    OLHA LEITORES, EU NAO SOU REQUIAO, NAO APRECIO SEUS METODOS, MAIS UMA COISA É CERTO, QUANDO O REQUIAO DEIXAR A POLITICA, MUITOS BLOGS FICARAM SEM ASSUNTO E INCLUSIVE UM JORNAL SEMANAL QUE VIVE DE FALAR MAL DO HOMEM.

  6. alemão
    domingo, 16 de maio de 2010 – 14:43 hs

    Agora o maria louca vai espumar. Tomara que o Bertholdo esclareça o lado escuro que foi aquela negociata da Ponta do Felix. Dizem as más linguas que os mello e silva usaram laranja pra compra do porto, pois os verdadeiros donos são eles.Primeiro usaram de seus cargos pra desvalorizar o porto e dai comprá-lo a preço de banana. Será que o MP não se interessaria pelo assunto? E a PF?

  7. GUIGUI
    domingo, 16 de maio de 2010 – 15:17 hs

    E quem foi que falou que os funcionários pediram prá ele voltar?
    O Edilson saiu da Fundação Copel bem queimadão e o presidente que ficou no lugar dele, no caso o Felski agradou e muito os funcionarios e inclusive os aposentados pediram ao Raveduti, atual presidente da Copel para que ele permanecesse mais não foram ouvidos.
    Muita gente está preocupada com o Edilson na diretoria financeira da fundação copel porque em ano político, temem que possa acontecer algum tipo de desvio para campanhas eleitorais.
    Uma das coisas que ninguém fala do Edilson é o fato dele ter assumido no lugar do Murilo para botar panos quentes e esquecer a dívida da Copel para com a fundação copel em relação aos repasses que a patrocinadora deveria fazer desde a época da privatização da copel e não fez.
    No mais, é importante informar que por causa da vinda do Edilson novamente para a fundação copel, uma funcionária que foi assediada por ele na época em que foi presidente, ao saber que ele estaria voltando, pediu a conta na semana passada, seu nome é Andreia, é só conferir.
    Dentro da fundação copel existe um ambiente de muito assédio contra os funcionários, principalmente na área em que trabalha o Marcos Brenny que é o queridinho e protegido eterno do diretor administrativo da fundação copel, o Celso Andretta.
    Os problemas internos que a fundação copel têm serão resolvidos o dia em que alguém tiver culhão e peito e tirá-los de lá.
    A área desse Marcos Brenny é a que mais tem problemas de afastamentos de funcionários porque aqueles que ousam bater de frente com ele, são automaticamente defenestrados e escanteados até que fiquem doentes, mudem de área ou até peçam a conta como foi o caso da Andréia.
    Esse idiota do Marcos Brenny causa um passivo gigante aos cofres da copel e fundação copel porque todos os funcionários assediados por ele, acabam provocando imensas despesas para tratamento de saúde.
    No mais, seria importantíssimo que os copelianos acompanhassem as negociações com a empresa de informática que está implantando o novo sistema na fundação copel, porque pela batuta e idéia do Celso andretta foram entrar numa roubada e já se gastou uma montanha de dinheiro além do que estava previsto e com isso tem-se um sistema ridículo que não atende a necessidade da fundação copel.
    Ninguém na fundação copel gosta desse idiota do Celso andretta e nem desse Marcos e não sei porque esses caras sempre continuam dando as cartas nos destino da fundação copel, muda o diretor finaceiro e o presidente e o Celso sempre fica lá, ainda dizendo que é o representante dos funcionários da fundação copel mais isso não é verdade, o pessoal lá não suporta ele porque tem os seus protegidos.
    Ah, e ainda estão armando mais uma para ver se conseguem criar uma nova diretoria de saúde para o Marcos Brenny que está finalmente estudando para ter um currículo melhor e postular esse cargo.
    para quem o conheçe, sabe que é um imbecíl e não conheçe nada de saúde e só fica envolvendo as pessoas com suas conversas fiadas, no fundo é um incompetente que não consegue nem administrar um grupo pequeno de funcionários os quais ele faz de gato e sapato e aqueles que se rebelam, são prontamente perseguidos.

    Acorda admistradores senão a fundação copel vai pro buraco.

    Os funcionários da fundação copel já não aguentam esses caras por lá, pesquisem e vejam que é verdade.

  8. Carlinhos
    domingo, 16 de maio de 2010 – 15:37 hs

    Vox Populi mostra Dilma com 38% e Serra com 35%
    Dois mil eleitores, moradores de 117 cidades (nas cinco regiões brasileiras), foram ouvidos

  9. caio brandao
    domingo, 16 de maio de 2010 – 16:22 hs

    Meu querido Pessuti, aproveitando esse surto de independência, com o qual tanto me identifico e admiro, eu me ofereço para passar apenas três meses como liquidante do Badep, rs.rs.rs.rs. Só a perspectiva dessa possibilidade é capaz de levar muita gente ao surto psicótico. Abração do Cáio Brandão

  10. Grilo de Paranaguá
    domingo, 16 de maio de 2010 – 19:21 hs

    O Edilsom Bertoldo é o cara que quis dirigir a venda do terminal de antonina usando a Fundação pros amigos dele. O Requião não tem nada a ver com esse sujeito.
    Falando em Antonina, tem que ver porque o Pessutão prestigiou o diretor técnico do porto o André CANSIAN que usou firma de fachada pra construir o trapichede antonina, na cara do diretor do porto que ainda continua em antonina. Pessutão: Edilsom, André e a tchurma do porto, antonina vai afundar de vez!

  11. Funcionário da Copel
    domingo, 16 de maio de 2010 – 21:21 hs

    Nós, funcionários da Copel, jamais pedimos o retorno deste moço, a final, não somos loucos.
    Se o cara fosse competente não teria sido tirado.
    Essa “nova” diretoria da Fundação só nos preocupa.
    O Presidente eleito sabe o que é uma Fundação?
    Alguém pode me dizer porque mudaram os Conselheiros e os Dirigentes?????
    A Fundação estava indo muito bem, Obrigado!
    Isto não está nos cheirando bem….
    Sr. Ronald, estamos de OLHO EM VOCÊS!!!!

  12. domingo, 16 de maio de 2010 – 22:24 hs

    O CEGO ATACA DE NOVO,ESTE É O PIOR DE TODOS AQUELE QUE NÃO QUER VER,É CEGO MESMO OU…
    ASSIM COMO ALGUNS QUE ELE NOMEOU SECRETÁRIO DE ESTADO,JÁ DEU PRA SENTIR QUANDO ELE TRANSPORTOU O EX – CHEFE DA CASA CIVIL PARA A DIRETORIA FINANCEIRA DA COPEL,PARA ACOMODAR CERTOS COMPROMISSOS,OU,LIBERAR O RABO PRESO DE ALGUNS…
    OLHA, AINDA VAI FICAR PIOR QUE A ÉPOCA DO DUCE….

  13. Anônimo
    domingo, 16 de maio de 2010 – 23:02 hs

    Curitiba, 16 de maio de 2010

    Meu caro companheiro* prefeito:

    Concluímos nosso período de Governo conforme àquilo que havíamos proposto: opção preferencial pelos mais pobres e tratamento absolutamente igual a todos os municípios do Paraná, independente do partido do prefeito.

    Sem dúvida, tivemos sucesso na política de educação, de saúde, de redução da pobreza e das desigualdades, na defesa das empresas públicas e na recuperação do Estado. Desenvolvemos uma política de forte apoio aos municípios, com programas e financiamentos a todas as prefeituras.

    Deixei o Governo para participar do processo eleitoral, conforme exige a legislação. Estou oferecendo meu nome ao partido para disputar uma vaga ao Senado da República. Em Brasília, o meu comportamento será o de sempre e já conhecido do companheiro: lutar pelo povo, pelo Paraná e pelo Brasil.

    Se o meu partido me honrar com uma legenda estarei nesta disputa.

    Roberto Requião

    *Companheiros são aqueles que sentados a uma mesma mesa dividem o pão. O pão doce e abundante dos bons momentos. E o pão amargo dos momentos difíceis.

    Roberto Requião
    Twitter @requiaopmdb

  14. Sr.COERENCIA
    domingo, 16 de maio de 2010 – 23:04 hs

    Não consigo entender, sabemos que existem denúncias de assédio moral dentro da fundação copel e que foram levadas à justiça mais que até agora não deram em nada, um absurdo.
    São denúncias envolvendo esse tal de Marcos Breny que desrespeita pessoas e pelo visto está acima da lei, tem costa quente de quem?
    Pelo que vejo, esse cara trás mais prejuízos para a fundação copel, jogando o nome dela na lama, e ele continua soberano, o ideal é tirár-lhe dessa função e colocar gente competente e que não seja traíra.
    Esse Celso também deve ser trocado imediatamente porque sempre muda a direção da fundação copel e ele continua por lá, tá fazendo um pé de meia legal, comprou até restaurante.
    O certo mesmo, seria se houvesse eleições diretas para composição da direção dessas empresas através do voto dos segurados, porque senão esses caras deitam e rolam com empresas vitais e com gigante patrimonio que não deve correr riscos tãos desnecessários.
    Pessutão, se quiser melhorar sua imagem, troque esses caras e coloque gente de sua confiança, ou o melhor mesmo, faça como no colégio estadual, determine eleições diretas pelos segurados e conforme a vontade e voto deles, vai ver que eles terão outra imagem de você.
    Pelo que sei, são mais de 35 mil pessoas que compõe essa fundação copel e vai ver que seu conceito entre eles melhorará.
    Caso contrário, você só estará fazendo um remendo e isso não ajuda em nada.
    Mudança já.

  15. Mutuka
    segunda-feira, 17 de maio de 2010 – 5:59 hs

    Não posso dizer MEU DEUS!
    Direi meu SANTOS! O Banco é claro!
    Esse Bertholdo é mais uma piada do Pessutão. E de Mal gosto.

  16. Jose
    segunda-feira, 17 de maio de 2010 – 8:13 hs

    E a CELEPAR, NINGUÉM QUER VER O QUE O PT fez neste órgão?

    Indicações de incompetentes nas chefias.
    Um monte de parasitas nas assessorias
    Promoções de monte aos chefes e amigos, fugindo do Plano de Carreira
    Empregados que perderam o cargo e continuam recebendo suas FG´s
    e etc

  17. AMIGO DO GUIGUI
    segunda-feira, 17 de maio de 2010 – 19:42 hs

    Sou amigo do GUIGUI, trabalhamos na mesma sala e estamos na Fundação Copel há alguns anos então posso complementar o seu comentário.
    O GUIGUI tem mania de perseguição, se acha o representante dos funcionários menos favorecidos e por isso prega que o clima dentro da fundação copel é ruim.
    Já falei para ele muitas vezes, que dirigentes vão e vem, e quem faz a FC forte e coesa somos nós os funcionários, que como toda e qualquer organização as pessoas não se tratam e não são tratadas igualmente, mas não adianta, o cara é cabeça dura e teima em pregar que as coisas aqui na FC são as piores possíveis e vive só para pregar que o mal da FC é o Celso e o Marcos, mas eu discordo dele.
    São mais de 100 pessoas que trabalham na FC e só tem uma pessoa afastada por problema de saúde, que trabalha na área de previdencia, não tem nada haver com o Marcos. Muito pelo contrario, o gerente do cara é um santo! E olha que essa santidade ele conseguiu lendo na cartilha do Celso que já foi gerente deste gerente. Quanto a gostar ou não do Celso, já falei pro GUIGUI parar com isso, não sei de onde ele tirou a idéia que ninguém gosta do homem! Ele não fez pesquisa eu mesmo não vejo ninguém falando mal do diretor e ele fica dando ouvidos para uns 2 ou 3 amigos que tem aqui dentro e que também são frustrados e recalcados como ele. É só o GUIGUI e seus poucos amigos que na verdade não gostam do Celso, tem inveja até dele ter outro negocio. Já falei pro GUIGUI que o problema é ele, que não se enturma, nem no Formando um Time ele não participa, não joga bola com o pessoal na associação, aliás nem gosta de futebol, não participa das festas e ainda fala que os outros é que são ruim.
    Olha GUIGUI nem de salário voce pode reclamar e porque para reclamar tanto e ficar articulando tanto com aqueles seus amiguinhos, voce já está ganhando bem, até mais que eu!
    Eu acho que a firma é boa de trabalhar!!! Tem muita coisa boa, o clima é bom, as pessoas se respeitam, tem até pipoca, que foi um legado do Felski. GUIGUI, aproveita que o plano é muito bom e vai se tratar, tenho certeza que um especialista em doença mental vai resolver seu caso.

    Assinado:
    Amigo do GUIGUI – lúcido, satisfeito e trabalhador

  18. SR. CARA PALHAÇO
    segunda-feira, 17 de maio de 2010 – 19:47 hs

    NIGUEM TEM CORRAGEM DE LUTAR PELA VERDADE. ESQUECEM QUE A COPEL ESTAVA SENDO VENDIDA PELO LERNER. ESQUECEM QUE ELE PENHOROU O PARANA, (EX. RODOVIAS, PORTO, SANEAMENTO), E FOI PARA MIAME COM OS FRUTOS DO SAQUE. E OS INDIOS AQUI FICAM APLAUDINDO COM CARA DE PALHAÇO. NINGUEM TEM CORAGEM DE DIZER A VERDADE OU FALTA INTIGENCIA MESMO. ATÉ QUANDO SEREMOS COLONIA INDIGINA NAS MAOS DE MERCENÁRIOS. O MAIOR ESQUEMA DE CORRUPÇÃO DO PAIS ESTA LIGADO A PUBLICIDADE PUBLICA EM VIGOR. NESSES PONTOS O UNICO QUE DEMONSTROU CORAGEM DE LUTAR FOI REQUEIÃO. COM DEVIDAS RESSALVAS DA FORMA QUE ADMINISTRA. MAS CHEGARÁ O DIA QUE OS IDIOTAS RECONHECERÃO QUE SUA LUTA FAVORECEU NOSSA GENTE E CORTOU A MAMATA DE ALGUNS JORNAIS E CORRUPTOS EM GERAIS. MAS O QUE PODE FAZER UMA PESSOA EM UMA PAIS DE LADRÕES E QUE O POVO ESTÁ ENTORPECIDO PELA BURRICE.

  19. EX AMIGO DO GUIGUI
    domingo, 23 de maio de 2010 – 21:48 hs

    ESSE EX AMIGO DO GUIGUI NADA MAIS É QUE O MARCOS BRENNY DE COMUM ACORDO COM O CELSO ANDRETTA

  20. COLEGA DO AMIGO DO GUIGUI
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 7:55 hs

    HUM, ESSE “AMIGO DO GUIGUI” ME PARECE UM TREMENDO PUXA SACO, PAU MANDADO, TALVEZ ATÉ SEJA O ANALISTA CONTRATADO DO BELO SISTEMA CONTRATADO (PROTEGIDO DO CELSINHO) QUE APOSENTADO CONTINUA SUGANDO A FUNDAÇÃO E NADA RESOLVENDO, ALIÁS DIZEM QUE ESSE SISTEMA JÁ FOI REFUGADO EM OUTRAS EMPRESAS, E ESTÁ SENDO ADPTADO PARA FUNDAÇÃO COPEL, ATÉ O GERENTE DA TAL EMPRESA PEDIU DEMISSÃO EM FUNÇÃO DE NÃO PODER RESOLVER O PROBLEMA, A FUNDAÇÃO MERECE UMA BOA INVESTIGAÇÃO, ACHO QUE VÃO PEGAR MUITA COISA AQUI.

  21. Funcionários Copel S. Quitéria
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 20:59 hs

    Nós funcionários da Regional, jamais fomos a favor que esse senhor Edilson voltasse para Fundação, e também o Sr Silmar, que não entende nada de Fundação. Acho bom reverem esse assunto, pessoas não qualificadas em posições que implicam no futuro dos funcionários, isso é brincadeira para conosco. Outro assunto, a Copel ainda não pagou a dívida que tem com a Fundação, referente ao saldamento dos Planos anteriores, sumiu do balanço da Copel e consequentemente da Fundação. Seria interessante envolver o MP nessa situação.
    Raveduti, lembre-se que vc veio de baixo, estamos de olho….

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*