União de forças derrubou a multa, diz Alvaro Dias | Fábio Campana

União de forças derrubou a multa, diz Alvaro Dias

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) afirmou em discurso que o fim das multas que o Tesouro Nacional vinha aplicando ao governo do Paraná, aprovado pelo Senado nesta quarta-feira (28), só foi possível porque os políticos do estado, independente de partido, se uniram ao governador Orlando Pessuti para lutar por uma solução.

Alvaro Dias disse que a multa mensal de R$ 5 milhões vinha sendo aplicada porque o governo do Paraná enfrenta uma ação judicial ligada ao processo que levou à privatização do Banco do Estado do Paraná
(Banestado), comprado pelo banco Itaú. Apesar de se tratar de uma disputa judicial entre um banco privado e o governo do estado, a Secretaria do Tesouro Nacional, cumprindo determinações da resolução que aprovou a solução das dívidas do Banestado antes da privatização, considerou o governo do Paraná inadimplente e, por isso, cobrava as multas e impedia o estado de tomar empréstimos para investimentos.

– Por que o Banestado, o segundo maior banco estadual, foi levado à situação de falência, que exigiu sua privatização? Até hoje não consigo uma resposta. O que me deixa indignado é que os responsáveis
por isso não foram punidos. O banco quebrou e o governo do Paraná teve de assumir suas dívidas, que são pagas agora com dinheiro dos impostos da população – lamentou.

O senador lembrou que uma CPI do Senado constatou que o Banestado se
envolveu na remessa ilegal de aproximadamente US$ 40 bilhões para o
exterior. Depois disso, sua situação só piorou, até que o Banco
Central, para evitar sua liquidação, exigiu que o governo do Paraná
assumisse as dívidas da instituição.


4 comentários

  1. sexta-feira, 30 de abril de 2010 – 11:30 hs

    Pela primeira vez concordo com o Alvaro Dias….Porque o Banestado estava falido..o quê aconteceu…isso deveria ser motivo de investigação..não que seja pra “punir”, mas pelo menos a titulo de aprendizado pro futuro…Como o Banestado estava insolvente…

  2. salete cesconeto de arruda
    sexta-feira, 30 de abril de 2010 – 11:31 hs

    Em – DIAS – DE FESTA – TUCANO DE ESTADO BAIXO O BICO?!

  3. Antonio Bezerra
    sexta-feira, 30 de abril de 2010 – 11:49 hs

    Essa atitude dos politicos se unirem para uma conquista do Estado demonstra que, se os políticos sempre utilizarem essa mesma dose de bom senso, tudo pode ser resolvido. Sei que todos tem suas aspirações, mas isso não pode prejudicar todo um povo.

  4. ILDO BALDO
    sexta-feira, 30 de abril de 2010 – 13:44 hs

    quem nâo sabia que esse sujeito vinha querer posar de moço
    mas na verdade é um ……c daqui uns dias vai vir o VALDIR ROSSONI ELIO RUSCHE ADEMAR TRAIANO ANTONIO BELINATI ETC ETC ETC dizendo fizemos de tudo para que isso aconteseçe e pode ser que tenha alguem
    e vai acreditar e tem alguns que dis que é verdade
    pois ironia é com PSDB DEM PPS PP PSB

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*