TSE e PF monitoram a origem do caixa dois em campanhas | Fábio Campana

TSE e PF monitoram a origem do caixa dois em campanhas

O Globo de hoje noticiou a ação do Tribunal Superior Eleitoral e da Polícia Federal no combate aos financiamentos ilegais de campanha. A justiça eleitoral e a PF vão monitorar a movimentação financeira de segmentos suspeitos de lavar dinheiro através de caixa dois eleitoral. As máfias dos caça-níqueis e dos bingos do Rio de Janeiro e de São Paulo, são os alvos principais da investigação.

As máfias buscam apoio para a legalização dos jogos de azar ao patrocinar candidatos, financiamento que em geral não é declarado. Grupos ligados ao narcotráfico também devem ser investigados. Além da relação com atividades ilegais, a PF e o Ministério da justiça deve analisar a ligação de políticos com gráficas e empresas de informática.

Esses foram os dois segmentos mais usados na eleição passada para esquentar dinheiro de caixa dois, pela própria facilidade do processo que troca a emissão de notas frias por futura participação em contratos governamentais. Segundo a PF, a operação tomará força nas próximas semanas.


4 comentários

  1. Marcos Cordeiro
    domingo, 18 de abril de 2010 – 9:49 hs

    No país que vivemos, só acredito vendo. O Tse não cumpre a lei eleitoral! E provo isso! Aconteceu aqui em Paranaguá-PR! Teve candidato eleito que fez movimentação de campanha, recebeu doações, antes de abrir legalmente sua conta bancária para movimentos de campanha! Depois de eleito tinha que fazer a prestação de contas, mas as datas não batiam e mesmo assim ” não sei como” foi diplomado! A Lei é bem clara, não interessa se é por omissão, falta de conhecimento, ou perca de data, etc…não cumpriu é penalizado!?!?!? Cadê a aplicabilidade da lei eleitoral????

  2. domingo, 18 de abril de 2010 – 12:49 hs

    Nunca monitoraram nada. Nunca fizeram o trabalho que é obrigação deles. Só ficam à espera de denúncias que eles sequer, com sua grande boa vontade – conseguem provar… E fica tudo por isso mesmo… Por isso, vira e mexe fazem de algum”esperto” boi de piranha… Normalmente político tipo “ladrão de galinha”…

  3. Lelo
    domingo, 18 de abril de 2010 – 22:22 hs

    Alguém acredita?

  4. salete cesconeto de arruda
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 7:41 hs

    É… mas dizem que o dia 28 será todo filmado para o FANTÁSTICO!
    Será?!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*