Sem Lula, PT lança pré-candidatura de Mercadante em SP | Fábio Campana

Sem Lula, PT lança pré-candidatura de Mercadante em SP

Do Estadão.com.br:

O PT lançou neste sábado, 24, durante o 17.º Congresso Estadual da sigla em São Paulo, o senador Aloizio Mercadante pré-candidato ao governo do Estado e a ex-prefeita Marta Suplicy pré-candidata ao Senado. O evento acabou marcado pela inesperada ausência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que provocou tensão e descontentamento entre petistas.

Segundo a direção do PT, Lula disse que não poderia estar presente por questões pessoais e familiares. O presidente, que permaneceu em Brasília, enviou uma carta ao líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), que foi lida no ato pelo deputado durante dois minutos e meio.

O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, também não compareceu ao evento, ainda que São Paulo seja um Estado estratégico na campanha à Presidência por conta da histórica vantagem eleitoral dos tucanos. “A luta é em São Paulo. A eleição vai ser decidida aqui. Temos uma enorme oportunidade”, afirmou Marta, ao discursar no evento.

“Serei militante dessa campanha que já começa vitoriosa. Nós sabemos que os avanços de um Brasil mais justo com igualdade de oportunidades só será possível se São Paulo, o Estado mais rico do País, estiver em sintonia com o projeto que estamos construindo para o Brasil”, declarou o presidente na carta, sem especificar os motivos da sua ausência.

O presidente afirmou que gostaria de “pessoalmente mostrar compromisso com a eleição do Mercadante ao governo e com a candidatura da companheira Marta ao Senado” e falou de seu “compromisso” com as candidaturas do PT por São Paulo, inclusive a de Marta Suplicy ao Senado.

Às pressas

A carta, segundo dirigentes petistas confirmaram ao Estado, só foi ditada às 11 horas. O evento, que estava marcado para começar às 11 horas, só foi iniciado às 12 horas, por causa das tentativas de contornar a ausência de Lula. Com a estratégia de campanha desenhada e amparada na alta popularidade de Lula, Mercadante contava com a presença do presidente.

Embora tenha iniciado seu discurso dizendo que não “falaria mal de ninguém”, o senador petista desfiou críticas ácidas à gestão dos tucanos no Estado. Fez ainda, um claro esforço durante toda sua fala de colar seu projeto político no Estado ao do presidente Lula. “Vim para anunciar o futuro e a mudança”, declarou Mercadante, que, ainda, fez comentários sobre “o espírito bandeirante”.

Mercadante era candidato natural à reeleição ao Senado, mas atendeu ao pedido do presidente para disputar o Palácio dos Bandeirantes. Recebeu o compromisso de que Lula se dedicaria à campanha em São Paulo e que, no futuro, poderia disputar a Prefeitura de São Paulo. O nome de Mercadante foi articulado internamente e pelo presidente assim que ruiu, internamente, a ideia de lançar o ex-ministro e deputado Ciro Gomes (PSB) candidato em São Paulo.

Lula tentou colocar a eleição de Mercadante e da ex-ministra Dilma Rousseff à continuidade de seu projeto. Destacou a biografia do senador e a atuação no PT. “No PT, o companheiro sempre assumiu tarefas que demonstraram e demonstram o seu compromisso, principalmente com o povo mais pobre. Mercadante está capacitado para governar o Estado de São Paulo, para junto com Dilma aprofundar as mudanças que implementamos no Brasil”, afirmou.

Ao discursar, Dilma enalteceu a lealdade de Mercadante ao projeto do governo Lula e elogiou a luta de Marta contra a discriminação das mulheres. “O Mercadante esteve sempre na coordenação das campanhas ao lado do presidente Lula (…) Poucas vezes São Paulo vai ver uma chapa tão qualificada como a com Marta e Mercadante”, afirmou Dilma.


18 comentários

  1. Paula Marques
    sábado, 24 de abril de 2010 – 19:01 hs

    Nem o Lula acredita na campanha do Mercadante ra ra ra.

  2. TUKU NARE
    sábado, 24 de abril de 2010 – 19:42 hs

    E lançamento da campanha DILMA vez, para que o tucanato, de borduada, para que o povo fique sabendo, que a mulher e verdadeiramente boa de briga,e capaz
    de fazer muitos marmanjoes se borrarem.

  3. fortunato
    sábado, 24 de abril de 2010 – 19:49 hs

    A fototografia retrata ápice da festa traduzido pelo deslumbramento das “LOUCAS”!!!!!!!!!!!!!

  4. Break
    sábado, 24 de abril de 2010 – 20:58 hs

    nem Lula acredita mais no PT.

  5. JOMAR
    sábado, 24 de abril de 2010 – 20:59 hs

    ESSE TAL DE LULA É ESPERTO ! PERCEBEU QUE A CANOA FUROU.

  6. Borduna
    sábado, 24 de abril de 2010 – 21:30 hs

    Bem, em todos os casos, Mercadante ao lado das gatíssimas Dilma e Marta, relachou e gozou…..Eeeeeeeeeeeeeeeta programão.

  7. sábado, 24 de abril de 2010 – 22:26 hs

    Lá vai mais um petista para sacrifício….bando de capacho !!!!
    E o Discurso da Dilmentira a favor de SERRA foi demais, dizendo São Paulo Pode Mais , o Brasil pode fazer mais…..kkkk ..não tem preço ver essa gentalha sem discurso próprio.

  8. Da Poltrona
    domingo, 25 de abril de 2010 – 0:06 hs

    Olha o plantel que o PT oferece aos paulistas … de fora aqueles que fazem parte do mensalão e que não podem se expor, embora estejam aí livres, leves e soltos … Dá para imaginar essas trolhas petistas com mandato público depois de tudo que sabemos deles e de seu partido e de seu Guia ?

  9. CHICO 1
    domingo, 25 de abril de 2010 – 0:06 hs

    Como todos sabemos, o PT é Lula. Mas Lula, há muito, não é mais o PT!!!

  10. Alessandro T
    domingo, 25 de abril de 2010 – 0:46 hs

    O Mercadante é o senador da renúncia irrevogável. Disse que deixaria a liderança do PT no Senado diante da notícia de que a orientação do partido era votar pelo arquivamento de 11 processos contra Sarney.
    Tudo palhaçada. Teatro pra se dizer revoltadinho.
    O PT votou pelo arquivamento e ele não renunciou nada. Lula mandou e ele obedeceu.
    Ele também é bom em retórica, mas não em coerência.
    Em 28/10/01, na Folha de São Paulo, Mercadante escreveu que as políticas do Banco Mundial, aceitas pelo governo, amplificavam os problemas de concentração de renda, exclusão social, e mais uma porção de malefícios.
    Agora, em 2010, o senador faz questão de colocar em seu site que participa de contratos do governo com o Banco Mundial ( http://mercadante.com.br/noticias/ultimas/mercadante-participa-de-assinatura-de-contrato-com-banco-mundial-que-viabiliza-obras-de-infraestrutura-em-santos ).

    Em resumo, um homem de palavra firme, como estaca em banhado.
    Como disse Groucho Marx: “Estes são os meus princípios. Se você não gosta deles, eu tenho outros.”

  11. Austragésilo
    domingo, 25 de abril de 2010 – 10:59 hs

    Lula fez com Mercadante o mesmo que fez com Ciro Gomes. Deu corda para que se enforque… Lula não marcou presença no evento que, sem dúvida, para o PT e para Mercadante, particularmente, a presença do Presidente é fundamental. Afinal, pela popularidade ele (Lula) é a verdadeir estrela petista que angaria votos…

    Pior ainda, nem o presidente do PT, José Eduardo Dutra compareceu. ISSO ESTÁ ME CHEIRANDO À FRITURA.

    Aliás, pela importância do lançamento de um candidato para uma capital do porte de São Paulo – o estado mais rico da federação – e até mesmo pelo norme de Mercadante, um símbolo em termos de importância para o partido dos trabalhadores, o NÃO COMPARECIMENTO DE LULA E DUTRA SÓ SE JUSTIFICARIA em caso de óbito! De alguém muito próximo.

    Até mesmo de uma personalidade pública, ainda daria para remanejar os horários, e marcar presença, não é mesmo?

    AÍ TEM!!!

  12. Calunga
    domingo, 25 de abril de 2010 – 12:07 hs

    Que triu heim!!!

  13. Anônimo
    domingo, 25 de abril de 2010 – 14:13 hs

    Acho que voces não entenderam muito bem! Lula está c… e andando para o PT! Lula é um “cara” que pensa somente em seu próprio bem-estar. Ele quer mesmo é que a oposição ganhe a Presidência da República, pois aí, com a “popularidade” que vai sair do governo, ficará fácil para ele voltar, sem o impedimento de alguém do PT disputando a reeleição para lhe atrapalhar.

  14. salete cesconeto de arruda
    domingo, 25 de abril de 2010 – 14:23 hs

    Mas a CORDA que ENFORCA pode ser a mesma CORDA que SALVA.

  15. Mudança já
    domingo, 25 de abril de 2010 – 15:22 hs

    Tanto em São Paulo como no Paraná, tudo isso é só para conseguir um palanque para Dilma. Mercadante com esse discurso falho não se elege não. E Osmar ta no mesmo caminho….

  16. TEUKÚNARETA
    domingo, 25 de abril de 2010 – 22:15 hs

    COMEÇOU A DEBANDADA ,OS RATOS ABANDONANDO O NAVIO COM O CASCO FURADO.

    O MERDA ANDANTE JAMAIS VAI GANHAR A ELEIÇAO EM SP. LULA SABE DISSO.

    ADIÓS PT, DILMA PUXARÁ A FRENTE DE VOSSO CORTEJO.

    A HISTORIA VAI DESMASCARAR VCS, E PRINCIPALMENTE VOSSO LÚDER CACHACEIRO CORRUPTO E IGNORANTE MOLUSCO MERDA MOR LULA

  17. Dá-lhe PT
    segunda-feira, 26 de abril de 2010 – 8:48 hs

    A TUCANADA QUE DAVA COMO BARBADA A ELEIÇÃO A UM ANO ATRÁS, AGORA SE BORRA DE “MEEEDO” TODA VEZ QUE VÊ DILMA PELA FRENTE.

    AGORA É PT DILMA VEZ EM SÃO PAULO E EM TODO O BRASIL. CHORA DEMO, CHORA TUCANADA SÃO MAIS OITO ANOS DE GOVERNO DO PT PRA FECILIDADE GERAL DA NAÇÃO.

  18. ELOHIN
    segunda-feira, 26 de abril de 2010 – 10:26 hs

    Mas nesse mar de lama a corda sempre arrebenta do lado mais fraco !

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*