Sem Ciro, PSDB ensaia tese do voto útil no 1º turno | Fábio Campana

Sem Ciro, PSDB ensaia tese do voto útil no 1º turno

Do Último Segundo, no Ig

A meta do PSDB foi estabelecida: oito milhões de votos de diferença a serem feitos nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Esse número não será divulgado, sob pretexto de não parecer pretensão e para não diminuir a importância da campanha do tucano José Serra em outras partes do País. Mas está sendo perseguido como essencial para a chance de o partido retomar o Palácio do Planalto. Para atingir seu objetivo e com a retirada da candidatura de Ciro Gomes (PSB), o partido planeja trabalhar com a tese do “voto útil” já no primeiro turno.

A conta passa por uma diferença de cinco milhões do tucano José Serra sobre a ex-ministra Dilma Rousseff (PT) em São Paulo, dois milhões em Minas Gerais e pelo menos um milhão no Paraná. Juntos, esses três Estados representam 50,51 milhões de votos _quase 40% do total do País.

Nas três localidades, os tucanos acreditam terem bons puxadores de votos. Em São Paulo, Geraldo Alckmin é o candidato favorito para o governo. Se a eleição fosse hoje, seria eleito em primeiro turno, de acordo com pesquisa Datafolha. Em Minas Gerais, Aécio Neves deixou o governo com índices expressivos em popularidade e anunciou sua pré-candidatura ao Senado. Já disse que irá participar da campanha de Serra quando e onde for chamado. Já no Paraná, Beto Richa disputa o governo estadual com a credencial de ter sido o prefeito de capital mais bem avaliado pela população, ainda de acordo com o instituto Datafolha.

“Em 2006, no primeiro turno, (Geraldo) Alckmin teve uma diferença de votos de quatro milhões em relação a Lula. Não vamos falar de números, mas entendemos que este seja de novo um objetivo alcançável”, afirmou o deputado federal Antonio Carlos Mendes Thame, presidente estadual do PSDB-SP. Ele acredita que neste ano seja possível até uma folga de 5 milhões sobre a candidata apoiada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em visita a Minas Gerais na semana passada, José Serra ouviu de Aécio Neves que o PSDB local estava comprometido a trabalhar com a meta de uma diferença de dois milhões no voto no Estado.

Segundo o Ibope, Serra hoje tem 36% das intenções de votos contra 29% de Dilma. Essa diferença é construída sobretudo no Sudeste, onde o tucano passa a petista por 41% a 26%. A região é responsável por 43% dos votos. No Sul (15% dos votos nacionais), Serra tem 43% contra 20% de Dilma. No agrupado Norte-Centro Oeste (aproximadamente 14% do eleitorado), há um empate técnico: Serra 31% e Dilma 29%. A região Nordeste (27%) é a única em que Dilma tem dianteira: 38% contra 28% do tucano.

As pesquisas, porém, foram feitas em um cenário em que constava o nome de Ciro Gomes. Sem o pré-candidato no PSB, as intenções de voto devem mudar. No último Datafolha, a diferença entre Serra e Dilma, que era de dez pontos em um cenário com Ciro, passa para 12 pontos sem o nome do PSB.


9 comentários

  1. antonio carlos
    domingo, 25 de abril de 2010 – 10:30 hs

    O presidente, tomado do complexo de Lula, aquele de que ele é o cara, então pode e sabe tudo, deu mancada ao dar a importância devdia ao Ciro. E o Ciro é tinhoso, ele hoje está como mulher traida, quer o couro do presidente. Quem vai pagar a conta é a Dilminha que, pelo andar da carruagem fica pelo primeiro turno mesmo. Será que a Dilminha repetirá o desempenho do ex-reitor na campanha a prefeito em Curitiba? Claro que não, porque o cara fez muito feio. Mas, pelo foguetório, esperava mais da petista. Mas o povo parece querer mais só Bolsa-família, aí fica um desafio ao tucano, criar uma outra bolsa. Qual será? Que tal uma bolsa para as classes B e C, o Bolsa-LouisVuitton, não seria legal? E para as classes D e E uma bolsa mais simples, que tal uma Bolsa-Cartier? As eleitoras, todas, agradecem. ACarlos

  2. salete cesconeto de arruda
    domingo, 25 de abril de 2010 – 10:36 hs

    E o JORNAL NACIONAL E O GLOBO ON LINE – mostraram ontem – um pouco do que fazem os políticos CULTOS DO SUL.
    Por AÇÃO ou OMISSÃO.
    Seus eleitores – CULTOS – viram as matérias?!
    As pesquisas dizem que o SUL é do PSDB/SERRA.
    A MAIORIA DOS DEPUTADOS DO PARANÁ – está com quem?!
    TODOS INOCENTES – segundo a nota mandada para a imprensa.
    Estará contente a IMPRENSA PARANAENSE COM ESSA NOTA?!
    E OS ELEITORES – CULTOS DO SUL – não perguntam aos deputados – como eles não perceberam o que acontecia na própria casa?!
    OMISSÃO TAMBÉM É CRIME!
    Não os vi nas manifestações dos estudantes.
    CADA POVO TEM MESMO O GOVERNO QUE MERECE.
    Pois é.
    A Cultura do Paraná não está servindo para muita coisa quando o assunto é política – não?!
    Quando os cariocas chamam os paranaenses de frouxos e mandam para cá – em todas as novelas – bandidos – não deve ser por acaso.
    Ou será por ter aqui PALMITO ESTRAGADO?!
    Bem. Ter tido uma Rosinha – com seu Garotinho – também não é lá essas coisas, né?!
    QUEM DERA CULTURA FOSSE SINÔNIMO DE HONESTIDADE e de NÃO OMISSÃO – por parte de todos!
    MAS A CULTURA DA ALEMANHA NÃO IMPEDIU UM HITLER,,,
    Cada povo tem o governo que merece?!

  3. rosângela
    domingo, 25 de abril de 2010 – 13:46 hs

    Coitados! Pensam que vão ganhar as eleições para privatizar o Brasil…

  4. TO LIGADO!
    domingo, 25 de abril de 2010 – 15:32 hs

    O Ciro vai arrumar um emprego nas novelas da Globo. O traira….

  5. Polêmico
    domingo, 25 de abril de 2010 – 18:48 hs

    Isso vamos de voto útil.
    Votaremos em Dilma e Pesuti.
    Fora Serra e Beto.
    Fora PSDB.

  6. marcio xaxim
    domingo, 25 de abril de 2010 – 19:49 hs

    agora sim nos estamos no caminho certo com serra la e beto ka ai povo vai ver que esse e o caminho do novo brasil e parana dalhe serra e beto essa dima ta mais para sapatao que presidenta

  7. pill
    domingo, 25 de abril de 2010 – 21:41 hs

    voto util, voto Dilma

  8. Rst
    segunda-feira, 26 de abril de 2010 – 11:01 hs

    Agora, só falta os Tucanos combinarem com os ” russos” como diria Garrincha, ou seja só falta os tucanos combinarem sua eleição à presidencia com o povo brasileiro.

  9. orlando
    segunda-feira, 26 de abril de 2010 – 23:19 hs

    o municipio de Antonina,vai tocar o samba do “crioulo doido”,por que?pois bem o Executivo que é PPS irá apoiar dep.estadual do PMDB,para dep. federal o PT para governador o PMDB,senador o PT e Presidente o PT;o Legislativo por sua vez irá de uma mistura pra lá de incoerência,ou seja cada um puxando pra seu lado,e o povo em sua maior porcentagem vai aguardar por quem pagar mais,ou tomar consciência e decidir o futuro sem intromissão.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*