Requião divulga carta de Fruet para atacar governo Lula | Fábio Campana

Requião divulga carta
de Fruet para atacar governo Lula

O ex-governador Roberto Requião, do PMDB, divulga em seu Twitter a carta que o ministro Guido Mantega, do PT, mandou para o deputado federal Gustavo Fruet, do PSDB, onde afirma que o imbróglio da divida do ITAÚ/Banestado não tem solução se depender do governo federal. Veja as mensagens no twitter do Requião:

“Caso PR X Itaú – Senado votou resolução liquidando o assunto . Bastava o gov fed cumprir a resolução. Não cumpre porque não quer.”

“RT @joao_arruda: RT @gustavofruet: Em público, governo acena com solução para a dívida do Banestado. Mas oficialmente a posição é outra. …”

No Leia Mais, a matéria de Gustavo Fruet que expõe a posição do governo Lula.

Ministério da Fazenda reitera parecer contrário à renegociação da dívida do Banestado

O deputado federal Gustavo Fruet (PSDB-PR) vai encaminhar ao governador Orlando Pessuti a resposta que acaba de receber do Ministério da Fazenda ao requerimento que fez pedindo informações sobre a dívida contraída pelo Paraná com a União durante o processo de privatização do Banestado. As 16 questões apresentadas por Fruet foram respondidas com um único documento: uma cópia do parecer da Procuradoria da Fazenda Nacional contrário à renegociação da dívida proposta pelo governo do Estado.

Para Fruet, a resposta indica, que, ao contrário do que o governo federal diz publicamente, a posição oficial continua a mesma – ou seja, não se vislumbra solução para o caso, que desde 2004 vem acarretando prejuízos ao Paraná. O Estado já deixou de receber da União, nesse período, R$ 256 milhões, bloqueados pelo governo federal a título de multa pelo descumprimento do contrato pelo qual comprou títulos públicos em poder do Banestado, visando valorizar a instituição antes de levá-la a leilão.

Ao assumir o cargo no início deste mês, o governador Orlando Pessuti deu início a uma série de negociações tentando finalmente resolver o impasse. Publicamente, autoridades do governo federal declararam apoio à reivindicação do Estado. Mas a resposta enviada a Fruet pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, com data de 16 de abril, não faz qualquer menção à possibilidade de renegociação. “É o caso de se perguntar: afinal de contas, quem é o interlocutor do governo federal para este assunto?”, diz Fruet.

Sem resposta

O deputado apresentou ao ministério uma lista de 16 questões sobre a dívida do Paraná com o governo federal. Além de solicitar valores atualizados, Fruet pede, entre outras coisas, detalhes sobre possíveis estudos feitos pelo governo com o objetivo de solucionar as dívidas.

Nenhuma das questões foi respondida diretamente. O ministério apenas anexou a cópia do parecer elaborado em novembro de 2007 pela Procuradoria da Fazenda Nacional. Esse parecer – segundo o qual a proposta apresentada pelo Paraná não tem conformidade com a legislação vigente – tem servido de base para impedir que nenhuma tentativa de solucionar o caso siga adiante.

“Mais uma vez fala-se uma coisa em público, informalmente, enquanto oficialmente a posição não muda”, criticou Gustavo Fruet. Para o deputado, a falta de compromisso do governo federal com a solução do caso reforça a importância do projeto de resolução sobre o assunto que tramita no Senado, prevendo o fim da multa e a redução da dívida. Fruet vai encaminhar cópia da resposta recebida de Mantega ao autor do projeto, o senador Osmar Dias.


33 comentários

  1. Anselmo
    sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 11:37 hs

    Quanta besteira….De quando é esta carta?

  2. silvio
    sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 11:40 hs

    voce disse governador requiao? ele voltou? aiaiai

  3. wcd
    sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 11:42 hs

    PERGUNTAR NÃO OFENDE…… PORQUE NENHUMA NOTA A RESPEITO DO RECADASTRAMENTO DA ASSEMBLEIA?????????????

  4. Jose Carlos
    sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 11:42 hs

    Como dizia meu pai, a desculpa do mau comedor é o pé da cama quebrado… agora Mello e Silva se escora em qualquer pretexto para justificar suas bravatas eleitorais e de governo, mesmo que se sustente nas declarações de pessoas que ultrajou no passado… a verdade é que é uma causa perdida, do ponto de vista técnico-jurídico, e quando se trata destes assuntos o governo federal se louva nos pareceres técnicos, que não se submetem aos humores políticos de ocasião… diferentemente do que está acostumado Mello e Silva cá na quinta comarca, onde os funcionários são obsequiosos em prestar-lhe obediência e serviço, produzindo qualquer parecer que ele exija, para sustentar seus pontos de vista sobre todos os assuntos que ele julga dominar, de economia à física quântica…

  5. A SOLUÇÃO É SIMPLES !!!
    sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 11:48 hs

    O Governo do PT está se lixando para o Estado do Paraná. Eles tem rejeição aqui e por isto não querem resolver a questão de forma que outros (não do PT) irão se beneficiar dos “louros da fama”.

    Como o PT NÃO TEM VEZ MESMO EM CURITIBA E NEM NO PARANÁ, o jeito é defenestrar o PT do Governo Federal. As portas ficarão abertas para o Paraná progredir em Brasília.

    Simples. Sem mais.

  6. Silvano Andrade
    sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 11:48 hs

    Que tal boicotarmos o itaú???

    bancos só servem para atrasar as pessoas e jogá-las na lama.

    Mas as pessoas preferem o alienamento e deixam de prestar atenção nas instituições que enriquecem às custas do suor dos trabalhadores.

  7. PARANISTA INDIGNADO
    sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 11:52 hs

    AI ELES O PT E A DONA DILMA QUEREM NOSSO VOTO AQUI DO PARANÁ,
    CADÊ OS DEPUTADOS DO PT NA BANCADA FEDERAL MEU DEUS.

  8. Senado
    sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 12:07 hs

    Um é técnico e inteligente e o outro dá sopapo para todo lado, boa dupla no Senado.

  9. Dieter
    sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 12:23 hs

    O lula não vai resolver isso enquanto não houver um palanque aqui para a dilma bandida, ladra e sequestradora. O governo federal se utiliza desse expediente barato e vil. É tipico de um governo corrupto, ineficiente e desonesto como o do lula e os quadrilheiros do pt. Vamos ver os caras-de-pau defender mais essa safadeza do lula.

  10. CLAUDEMIR
    sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 12:30 hs

    HA MARIA LOUCA NÃO PERDE A OPORTUNIDADE DE APARECER QUE VERGONHA EM REQUIÃO SÓ CONSEGIU FICAR NA BASE DO TWITTER QUE VERGONHA EM REQUIÃO

  11. OH MY GOD!
    sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 12:38 hs

    Só agora alguns percebem que tornou-se um hábito do governo Lula falar uma coisa em público e oficialmente fazer outra? O importante é que o povo seja iludido pelo “nunca antes…”.
    ESSA É A MÁXIMA DO GOVERNO DO PT!!!
    QUANDO CONVÉM, TOMA ATITUDES. SE NÃO FOR CONVENIENTE PARA O GOVERNO OU PARA O PARTIDO, NÃO SABEM, NÃO VIRAM, NÃO DECIDEM.

  12. OSCARITO
    sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 12:39 hs

    Sermão do Bom Ladrão – Padre Antonio Vieira

    Somente um trecho, para se pensar.

    (…) aquele que tem obrigação de impedir que se furte, se o não impediu, fica obrigado a restituir o que se furtou. E até os príncipes que por sua culpa deixaram crescer os ladrões, são obrigados à restituição; porquanto as rendas com que os povos os servem e assistem são como estipêndios instituídos e consignados por eles, para que os príncipes os guardem e mantenham com justiça.

  13. antonio
    sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 13:16 hs

    O Paraná continua sendo tratado como província, pois o comportamento de nossos políticos reflete o caráter do paranaense em geral, um povo ‘michuruca’ que se pretende ser ‘primeiro mundo’. Se fosse outra a sua natureza, não admitiria que ministros como esse, que está mais para ‘margarina vagabunda’ do que ‘manteiga’, tivesse tal comportamento. Se o governo federal está de ‘conversa mole’ com nossos políticos é por que o calibre intelectual deles é muito baixo para perceber isso, ou o que eles gostam mesmo é de uma boa ‘enrolação’.

  14. eleição 2010
    sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 13:46 hs

    É por causa disso e outras coisas que precisamos de gente como o Deputado Gustavo Fruet no Senado!
    Gustavo Senador Já!
    E tenho dito.

  15. TUKU NARE
    sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 13:53 hs

    Antonio concordo com Vc, estamos carentes de lideres que possa mostrar a pujança do nosso estado, perdemos feio para nossos vizinhos Catarinas e
    gauchos, que defendem seus interesses com unhas e dentes.

  16. Reinhold Stephanes
    sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 13:53 hs

    1- Inicialmente informo que quando assumi o Banestado os acordos de saneamento entre o Governo do Parana e o Governo Federal ja estavam assinados. Ainda quero deixar claro que apos o saneamento mantive posicao contraria a venda do banco. Nao obstante devido aos compromissos entre os Governos do Parana e Federal era dificil retroceder.
    2- De qualquer forma, conheco em detalhes todo o historico, tanto quanto ao merito quanto as questoes burocraticas e as questoes juridicas envolvidas. Quanto as questoes juridicas conversei com os procuradores que redigiram os acordos como fiz consultas a varios advogados administrativistas.
    3- Participei tambem de diversas reunioes com o secretario do tesouro nacional, com o monistro Mantega, com o procurador geral da fazenda nacional, com o presidente da republica acompanhando o governador Requiao. Assim como tambem com os senadores envolvidos na aprovacao da resolucao exigida pelo Ministerio da Fazenda.
    4- Pela posicao tecnica e profissional que sempre garantiram minha atuacao, posso garantir que o que o Governo Federal esta fazendo com o Parana e absurdo. O Govero Federal esta se apropriando de recursos que pertencem ao povo do Parana. O Parana tem razao tanto no merito quanto nos aspectos juridicos.
    5- O que cabe e uma mobolizacao paranista com apoio dos deputados e senadores em defesa do Parana. Evidentemente com o lideranca do governador do estado.

  17. Robson Gonçalves
    sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 14:34 hs

    Deveriam pedir a Gleise, Paulo Bernardo e a camarilha do PT que se envolvessem de fato e não apenas como palanqueiros, para ajudar o PR a sair dessa situação uma vez que, com certeza, quem mais sofre com o embargo federal é a população carente.
    O Lula não é o Cara??? Então…

  18. sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 14:50 hs

    Senhores…vamos aos fatos: o Banestado estava falido, insolvente..como um banco que tinha todo o salário do funcionalismo estadual devia 10 vezes o seu valor..como isso ocorreu….
    então, pra “salvar e dar fim” no banco fizemos um “empréstimo” de bilhões…e tinhamos anos pra pagar…pois bem, dificilmente esse empréstimo será perdoado, isso me parece fato, então a lógica dizia que deveriamos pagar o rombo do banco, como uma divida comum….ai aparece o senhor da desgraça e acha que não deveria pagar mais…agora isso ocorreu porque ele achava que não tinha que pagar ou porque o estado não tinha mais dinheiro pra pagar essa “divida”..ai além da prestação, ficamos com os juros e multa por falta de pagamento….como queremos que essa divida seja perdoada, nunca será..se assim for muita coisa teria que ser esquecida..mas eu duvido, ninguém vai jogar bilhões fora….o que faltou foi vergonha na cara de um governo que ficou inadimplente porque não pagou suas contas….Dai sinceramente, não sei que tipo de acordo pode ser feito..acho que teremos que bancar o valor emprestado e seus juros até o final…acho também que muitos estão querendo aproveitar o tema politicamente, mas é como dar soco em ponta de faca…vamos levar a pior…agora fica muitas dúvidas sobre tudo que diz respeito ao caso “Banestado”..

  19. BOICOTE JÁ
    sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 15:01 hs

    Silvano,

    Venho boicotanto o ITAU há muito tempo. Outro dia uma funcionária de telemarketing só me deixou em paz depois que lhe disse o motivo de não aceitar as propostas: “aversão ao Banto Itaú”.

  20. olho no olho
    sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 15:33 hs

    É, A GUERRA DE ALIANÇAS TRANSVERSAIS PARA O SENADO ESTÁ DEFINIDAMENTE ABERTA… DAKI PRA FRENTE, COMO DIZIA MEU AVÔ, SERÁ “COBRA COMENDO COBRA”

  21. Silvano Andrade
    sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 15:37 hs

    Em tempo…

    Um blogueiro da gazeta do povo escreveu que a gleise foi financiada pelo itaú…

    O osmar e o beto tambem!!!

    Então…

  22. sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 16:10 hs

    Silvano, o pallocci e o mercadante também…

  23. jovem
    sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 16:18 hs

    Gostaria de dizer que conheco e sou muito amigo de joao, apesar de ter pouco mais de 18 anos e nao entender muito de politica, gostaria de velo-lo como dep federal, afinal na minha opinao humildade, seriedade, confiança e ser verdadeiro sao ideias para um politico de ponta, e tenho certeza que de todos os politicos que temos no nosso brasil poucos conseguem juntar todas essas qualidades e ter um bom proveito disso…
    Mais garanto a todos que falam besteiras a respeito de Joao Arruda, no minimo nao o conhecem e tiram conclusoes pelos outros! Sim ele eh sobrinho do requiao , porem tenho certeza que alem de um bom politico ele so ”herdou” as boas qualidades que o requiao tem….
    ACREDITEM NELE, POR QUE EU ACREDITO e SEI QUE ELE EH O MELHOR QUE O BRASIL NOS TEM A OFERECER EM TERMOS DE DEPUTADO…

  24. fortunato
    sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 16:46 hs

    OS PARANAENSES SABERÃO RESPONDER AO LULA E SUA TROUPE NAS ELEIÇÕES!!!!!

  25. Silvano Andrade
    sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 16:59 hs

    jovem

    vc deve ter 18 anos em cada perna…

    isto se não for aquele gorducho do nelo morloti que parece uma pipa de chopp.

  26. Dieter
    sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 22:23 hs

    Ué, a salete cesconeto não vai aparcer por aqui e escrever suas bobagens de sempre?

  27. nazareno da silva
    sábado, 24 de abril de 2010 – 7:40 hs

    Sr. Stephanes, e lamentavel ver um politico que se apresenta somente quando deseja o voto do povo. O Sr. e bom que se esclareca, enquanto presidente do banco nunca, em tempo algum, tomou qualquer posicao firme em desfesa daquele patrimonio publico, o que o senhor queria naquele momento era o emprego de prsesidente ,estava desempregado, pois nao tinha sido eleito deputado federal e FHC nao o queria mais como ministro. ET. o senhor e, como sempre foi, o retrato vivo dos aproveitadores das mamatas do governo, o senhor como o Sarney nao vive sem uma teta de governo, seja ele de que cor for. Cade o livro que o senhor dissse que ia escrever sobre a doacao do banco, nunca escreveu e nunca vai escrever porque nao tem coragem para faze-lo.

  28. ILDO BALDO
    sábado, 24 de abril de 2010 – 11:40 hs

    REINOLDOSTEPHANES
    se o parana tentar fazer uma grande manifestaçâo voce foje
    desaparece e depois vem com discursinho na asenbleia e ainda chamando de baderneiro
    voce só vive caregado pelos outros e traindo seu partida esta sempre apoiado no PSDB E DEM
    deputado dessa marca o parana esta cheio
    esta na hora de voce honrar os votos que recebe e enfrentar a realidade e abandonar esses privatizadores votando para as privatizaçoês e vim querer se esconder é ser muita traidor
    o parana esta esperando em picuinhas e vai defender o povo porque ate agora voce só esta do lado elio rusche valdir rossoni reni pereira jaime lerner beto richa todos privatizadores
    entendeu né deputado

  29. vera
    sábado, 24 de abril de 2010 – 15:22 hs

    Amigos, o PT não gosta do Paraná, só querem nossos votos , vamos ficar atenta e saber em quem votar. Se quizessem ja tinham livrado o Paraná das multas.

  30. vanderlei curitiba- tingui
    sábado, 24 de abril de 2010 – 18:03 hs

    Nas eleicoes de 2006 fui num jantar na sociedade Dom Pedro dos candidatos Stfanes pai e Stfanes junior , no discurso pediam voto para eles e para o candidato a presidente Alkimin . Até aí, tudo bem, agora pergunto no ano seguinte ele foi pedir para o Requiao conversar com o Lula para indica-lo a Ministro da Agricultura. Mais uma vez pensaram em causa propria e não no povo!

  31. vanderlei curitiba- tingui
    sábado, 24 de abril de 2010 – 18:18 hs

    stfanes voce e o sarnei raposa velha igual aqui no parana o anibal curi que deve esta no ceu e no nordeste antonio c maganhaes que deve esta num bom lugar so pensao em voces e seus familiares vao cuidar dos seus netos e gastar seu dinheiro que voces ganharao nas custa do povo e das pessoas mais carente que voceis ja estao com quase 80 anos

  32. Mario Sergio
    sábado, 24 de abril de 2010 – 19:51 hs

    ESSE DIETER É UMA DA VIÚVAS DA DITADURA OU DO JAIME LERNER ? PARECE UM LATINDO ENQUANTO A CARAVANA PASSA ! DILMA PRESIDENTA !!!

  33. Lapiano
    sábado, 24 de abril de 2010 – 23:08 hs

    Está na hora de boicotarmos o Itaú e obrigá-lo a devolver o dinheiro roubado dos paranaenses. Devemos contar para os filhos dos funcionários do Banco Itaú que seus pais trabalham na empresa que deu o maior golpe da história do Paraná. Não basta apenas votar em A ou B, temos que agir como cidadãos.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*