Reitor da Unifil culpa Estado por morte de estudante em assalto | Fábio Campana

Reitor da Unifil culpa Estado por morte de estudante em assalto

De Roberto Custódio na Folha de Londrina

O reitor do Centro Universitário Filadélfia (Unifil), Eleazar Ferreira, responsabilizou ontem o Estado pelo assassinato do universitário Wagner Cardoso Farias, 26 , na noite de segunda-feira, e classificou o crime como “mais um caso de omissão” na segurança pública de Londrina. “Para mim, é omissão do Estado e ninguém faz nada.” O reitor afirmou que deve se encontrar com o governador Orlando Pessuti para pedir o que chamou de “Patrulha Universitária Noturna”. “Não só para a Unifil, como para a UEL e outras instituições.” Ontem, as aulas foram suspensas, em sinal de luto.

Segundo a Polícia Militar (PM), Wagner Cardoso Farias saía da aula quando foi abordado por três homens, sendo que um estava armado, que pediram as chaves de um veículo Golf. Na tentativa de fugir, a vítima levou um tiro no tórax e morreu antes de receber atendimento médico. De acordo com o porta-voz da PM, tenente Ricardo Eguedis, mesmo depois de ser baleado Farias correu para o pátio do Centro Universitário, onde caiu. Um dos assaltantes o seguiu até o local e tomou a chave do veículo. Os três bandidos entraram no carro e fugiram.


8 comentários

  1. Flávio - Londrina
    quarta-feira, 14 de abril de 2010 – 13:09 hs

    Não foi bem assim, ele fez um desabafo, pediu ajuda, pediu solução. Londrina está abandonada pelo estado, policia aqui é coisa rara, tomara que o Pessutão de uma solução. Se não, só nos resta tentar,agora pra valer, criar o estado do Paranapanema.

  2. TUKU NARE
    quarta-feira, 14 de abril de 2010 – 13:37 hs

    REITOR ELIAZAR FERREIRA, e lastimavel o ocorrido,espero que o WAGNER CARDOSO
    FARIAS, que Deus o tenha, e conforte os seus amigos e parentes, possa ser um MARTIR, para ser questionado pela sociedade civil, os poderes constituidos, para uma nova metadologia de formaçao da juventude brasileira, como o amor ao trabalho
    e dar-lhe uma profissao basica no ensino fundamental. uma patrulha universitaria, pode trazer uma proteçao a curto prazo.
    O INSTITUTO FILANDELFIA, ligado a Igrejas Evangelicas de Londrina, que muito tem feito pela Regiao, poderia encabeçar um movimento,pensando nos jovens mais ca-rentes e sem esperança, para que tenhamos no futuro pessoas comprometidas,
    com a solidariedade, partilha, fraternidade. amor e respeito ao proximo.

  3. Regina
    quarta-feira, 14 de abril de 2010 – 14:18 hs

    ninguem quer fazer nada, só querem saber de receber seus salários no final do mes, dinheiro público que poderia salvar vidas, por que não fazem o deve ser feito?? afinal por que estão lá?? no governo?? quando vão fazer bom uso dos impostos que pagamos??
    ou seria só para lucro de politicos??

  4. Henrique
    quarta-feira, 14 de abril de 2010 – 14:59 hs

    Todos nós sentimos muito quando uma pessoa inocente perde a vida de maneira tão absurda e banal, como o caso aqui apresentado.
    O desabafo do reitor e suas lagrimas, representa o desabafo e as lagrimas de tantos outros que também já perderam seus familiares de forma parecida ou seja em circunstancias semelhantes.
    Agora precisamos refletir, culpar o Estado, através da Policia Militar e Civil a responsabilidade do crime ocorrido ou dos que ocorreram é precipitado; Precisamos refletir também sobre nossa responsabilidade enquanto sociedade, responsabilidade que também temos no dia a dia, nossas omissões, nossas faltas, não falo de todos, mas de uma grande maioria, sim pessoas que também tem responsabilidade com a segurança publica, saude, educação e muitas vezes não cobra e não faz a sua parte enquanto cidadão eleitor; Estamos ai a beira de mais um ano politico, decisões serão tomadas, votos serão confiados, mas VOCÊ cidadão já parou para pensar. Os candidatos estão ai percorrendo todo o estado, fazendo propostas, por acaso você ainda se lembra em quem VOCÊ votou na outra eleição. Cobre de seu candidato para que cumpra o compromisso que ele assumiu com sua comunidade ou cidade, caso contrário outras noticias como esta estarão estampadas em jornais, televisões, rádios, nas paginas policiais, como tantas outras já estiveram, e queira DEUS que outras futuramente não estejam, mas a responsabilidade também é nossa, em maior ou menor grau também temos responsabilidade sobre os problemas sociais que afligem nosso mundo. Mais uma vez lamentamos a morte deste estudante e de tantos outros que perdem suas vidas diariamente em nosso pais, mas temos que acordar para a vida, o ESTADO sozinho não resolvera o problema da SEGURANÇA, SAUDE , EDUCAÇÃO, HABITAÇÃO, se antes não cumprirmos o nosso papel como cidadão. O ESTADO somos nós, espelho da sociedade.

  5. Porecatu
    quarta-feira, 14 de abril de 2010 – 15:14 hs

    A omissão do Estado em questões de segurança pública são notórias, e, no caso do Paraná, onde nos últimos anos o Sr. Requião deixou de cumprir sistematicamente ordens judiciais, e determinou que as polícias militar e civil tratassem criminosos como se fossem cidadãos de bem (lembrem-se dos emeessetistas e assemelhados), o que se poderia esperar? Policiais responsáveis, honestos, cumpridores dos deveres, foram impedidos de trabalhar de acordo com os ditames da lei, submetendo-se ao Sr. Requião que, à força de ameaças e de medidas administrativas contrárias ao interesse público, enfraqueceu as corporações, levando-as a um estado de inércia ante os criminosos, que aqui se estabeleceram de vez, para não sair mais. As polícias ainda têm reservas morais, bastando que sejam autorizados a cumprir seus deveres básicos, estritamente dentro da lei, tratando bandidos como bandidos, cidadãos de bem, como cidadãos de bem.

  6. eumesmo003
    quarta-feira, 14 de abril de 2010 – 15:48 hs

    isso é culpa da incopetência do ex-governador roberto requião e de todos os deputados chupetas, canalhas e sem prícnipios que deixaram esse louco cortar 170 milhões da verba de segurança, e você pessuti, é culpado também, por que estava do lado do homem servindo apenas como marionete, agora com o poder da caneta faça a coisa certa, por que não é com seis meses de mandato que a população vai esquecer que você passou os últimos 7 anos , lambendo a bora do sr mamona, aturando humilhações e tudo mais, isso é coisa de frouxo.

  7. ildo baldo
    quarta-feira, 14 de abril de 2010 – 17:46 hs

    A CULPA E DOS DIREITOS HUMANOS QUE PROTEGEM
    ESSES COVARDES E MANDAM LIBERTAR PARA CUMPRIREM PENA JUNTO COM A SOCIEDADE
    É JUISES SEM RESPONSABILIDADE E SEM NEM UM CRITERIO DEIXEM PRESOS ESSES COVARDES E DIMINUIRA OS CASOS DE MORTES
    E A SOCIEDADE DEVE SABER AVALIAR QUE O GUVERNO A MAIORIA DAS VEZES NÂO TEM CULPA DISSO
    É SO OS JUISES TEREM MAIS RESPONSABILIDADE

  8. brandon
    quarta-feira, 14 de abril de 2010 – 19:36 hs

    tuty vc foi um anjo para todos nos agora deus recolheu este grande anjo eu te amo primo e eu sei que todos que estao aqui te aman verdadeiramente

    nos te amamos

    brandon

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*