PT e PDT podem fechar acordo na segunda | Fábio Campana

PT e PDT podem fechar acordo na segunda

Da Gazeta do Povo

Após um ano de negociações, a aliança entre PDT e PT no Paraná para as eleições de outubro deve ser formalizada na próxima segunda-feira. Os últimos detalhes foram tratados ontem em Brasília por lideranças dos dois partidos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que prometeu se empenhar nas negociações com as demais legendas da base aliada ao governo federal. No fim de semana, os petistas conversam com o PP e, depois, com o governador Orlando Pessuti (PMDB).

Participaram da audiência que durou quase duas horas o senador Osmar Dias (PDT); o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra; o presidente de Itaipu, Jorge Samek; e os ministros Alexandre Padilha (Re­­lações Institucionais), Carlos Lupi (Trabalho) e Paulo Ber­­­nardo (Planejamento). Eles definiram que a reunião de segunda-feira servirá para ajustar os últimos detalhes da parceria, entre os quais está a distribuição dos nomes na chapa majoritária.

A única certeza, por enquanto, é que Osmar será candidato a governador. O pedetista insiste que Gleisi Hoffmann fique com o posto de vice, mas os petistas não abrem mão de que ela dispute o Senado. Se as negociações prosperarem, também serão oferecidas vagas ao PP e ao PMDB.

Osmar explica que o encontro com Lula foi importante para expor todas as necessidades que ele terá na campanha. “O presidente demonstrou que está realmente empenhado e que essa grande aliança é tudo o que ele deseja”, afirmou. Segundo ele, Lula se comprometeu a participar pessoalmente do lançamento da candidatura, junto com a pré-candidata a presidente, Dilma Rousseff.

“Ele viajará ao Paraná e fará campanha conosco quantas vezes for necessário.” Quanto aos outros partidos da base, a coligação está adiantada com PR, PSC e PCdoB. “Vamos tornar a chapa mais densa na medida em que formos atraindo mais partidos e dividindo mais vagas”, disse Jorge Samek.

Ele anulou ontem a possibilidade de ser vice de Osmar ao aceitar permanecer em Itaipu. Ele também adiantou que é praticamente impossível que Gleisi desista de se candidatar ao Senado. “Esse não é um grande problema. O que importa é a disposição de fazer uma aliança. Só falta montar o time”, afirmou Samek.


8 comentários

  1. Mario Piclergey
    quinta-feira, 1 de abril de 2010 – 11:58 hs

    Estou tão feliz com a união do PDT com o PT….Vamos viver juntinhos……Da vontade de dançar a musica Rebolation….

  2. Começo do fim.......
    quinta-feira, 1 de abril de 2010 – 13:01 hs

    Esse Osmar não aprende…. é claro que a Gleise será candidata ao senado; é claro que os petistas não vão arregaçar as mangas para a campanha dele a governador. é claro que os petistas só farão campanha para a Dilma; é claro que os petistas não vão querer coligar nas proporcionais; é claro que o Osmar vai ficar com o pincel na mão………de novo…. morrer na praia! Só ele não enxerga! ABRE OS OLHOS OSMAR, DEIXA DE SER TEIMOSO! VAI PERDER DE NOVO! VOCÊ ESTÁ SENDO USADO E NÃO ENXERGA!

  3. HENRY
    quinta-feira, 1 de abril de 2010 – 13:51 hs

    VAÍ SENADOR, VAÍ… APROVEITE E JÁ ASSINE JUNTAMENTE COM OS QUADRILHEIROS, O TEU ATESTADO DE ÓBITO POLÍTICO.

  4. Rudnei
    quinta-feira, 1 de abril de 2010 – 14:01 hs

    Isto é incrível se acontecer essa aliança serão os sem terra do PT com os latifundiários do PDT, para esse pessoal vale tudo pela disputa do poder, e o povo que se lasque enquanto eles enchem, as botas de couro, de dinheiro, é por isso que vou de Pessuti.

  5. olho vivo
    quinta-feira, 1 de abril de 2010 – 16:24 hs

    Essa eu quero ver…..um latifundiario e o mst de mãos dadas nessa.

  6. trabaiador lesado
    quinta-feira, 1 de abril de 2010 – 18:29 hs

    esse OSMAL VADO, É TROUXA MESMO, VAI DESCOBRIR SEU VALOR SEM O APOIO IRRESTRITO DO ÁLVARO.

    VOTEI NELE NA ÚLTIMA, MAS DESSA FEITA FAREI CAMPANHA CONTRA ESSE BARBUDO AZEDO E MALENCARADO,

    FODEU O POVO VOTANDO A FAVOR DO CPMF,

    VAI SE AFUNDAR COM O CANTO DA SEREIA DO MERDA MOR LULA

    É BETOOO GOVERNADOR, FORA MST FORA LULA FORA DILMA FORA OSMAR…

  7. Sou do litoral
    quinta-feira, 1 de abril de 2010 – 18:30 hs

    São forças da política brasileira que se unem para não deixar o Estado ir parar nas mãos de mentirosos e hipócritas!!!

  8. Duval Simões Araújo-Londrina
    sexta-feira, 2 de abril de 2010 – 15:28 hs

    Osmar não tem alternativa, tem que abraçar o PT, aliás como já fez aderindo ao governo federal, assim que saiu o resultado do 2º turno. Se não abraçar, Pessuti abraça e vai para o 2º turno com Beto. Com o PT e PP, Osmar elimina qualquer chanve de Pessuti e espera o apoio dele no 2º turno. Só que a matemática não é bem assim. Se Pessuti fizer 20% e declarar apoio a Osmar, o máximo que leva é 13%, os 7% restantes vão para Beto (PMDB se divide nessa prporção). Como Beto deve passar de 40% no 1º turno, mesmo com apoio de Pessuti, Osmar perde com mais de 300 mil votos. Anote aí Campana e depois me cobre!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*