Eugênia Lopes – O Estado de S.Paulo
A cúpula do PSB começa nesta terça-feira, 20, as negociações para a retirada da pré-candidatura do deputado Ciro Gomes da corrida presidencial. A pretexto de participar de comemoração pelos 50 anos de Brasília, o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, deve desembarcar na capital para um conversa com Ciro.
Daqui a uma semana, dia 27, a Executiva Nacional do PSB pretende bater o martelo sobre a candidatura de Ciro à sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva. Na contabilidade do PSB, a renúncia de Ciro pode virar moeda de troca na negociação com o PT em alguns estados.
“Temos de atender o apelo do Ciro e resolver logo isso. Existem vários diretórios do partido nos Estados que estão parados à espera de uma solução”, afirmou o vice-presidente nacional do PSB, Roberto Amaral. A candidatura de Ciro, que já dividia o partido, perdeu força nos últimos dias após nota do deputado pressionando o PSB a decidir seu futuro. A avaliação de parte da cúpula do partido é que a nota de Ciro foi “grosseira” e “deselegante”.
Amaral negou, porém, que o partido esteja “negociando” com o PT a retirada da candidatura de Ciro Gomes, em troca do apoio de petistas em alguns Estados. “Não existe isso. Até porque o PT tem muito pouco a oferecer hoje ao PSB”, disse.
Em Estados como a Paraíba e o Espírito Santo, o PT já avisou que não vai apoiar os socialistas. Na Paraíba, o PSB lançou na disputa o ex-prefeito Ricardo Coutinho, que deverá contar com o apoio do PSDB. O PT, por sua vez, decidiu ficar com o ex-governador Ronaldo Lessa, hoje no PDT. No Espírito Santo, o senador Renato Casagrande também perdeu as esperanças de ter o PT em seu palanque. Os petistas vão ficar com Ricardo Ferraço, do PMDB.
Em São Paulo, uma possível aliança PSB e PT é hoje inviável. Mas os socialistas almejam que o PT não breque o apoio de partidos, como o PP, à candidatura de Paulo Skaf (PSB) ao governo de São Paulo. O PT vai disputar o governo paulista com o senador Aloizio Mercadante.
Apoio do PT
Há situações, porém, em que o PSB espera reverter o quadro político local e conseguir que apoio do PT para seu candidato. Os socialistas ainda não perderam as esperanças de virem os petistas apoiar Camilo Capiberibe ao governo do Amapá e a reeleição do governador do Piauí, Wilson Martins. PT e PSB conseguiram chegar a um entendimento em Brasília, onde o ex-ministro petista Agnelo Queiróz será candidato a governador e o socialista Rodrigo Rollemberg disputará o Senado.
A avaliação de parte da cúpula do PSB é que a candidatura de Ciro perdeu densidade com a polarização da eleição presidencial entre a petista Dilma Rousseff e o tucano José Serra. Um dos sinais para dirigentes do partido de que Ciro teria refluído em sua candidatura à presidência foi o fato de Pedro Brito, ministro da Secretaria Especial dos Portos, não ter se desincompatibilizado, no início de abril, para disputar uma vaga na Câmara. Brito é ligado a Ciro Gomes – foi seu secretário executivo no Ministério da Integração Nacional, no primeiro mandato de Lula.
Com a provável saída de Ciro do páreo, o PSB fica livre para apoiar formalmente a candidatura do PT. A dúvida é se Ciro participará ativamente da campanha de Dilma. Correligionários apostam que ele deverá dedicar-se à reeleição de seu irmão Cid Gomes ao governo do Ceará e à eleição de sua ex-mulher Patrícia Saboya para a Câmara.
A queda nas pesquisas de intenção de voto em Ciro – pela primeira vez atrás da pré-candidata Marina Silva (PV- AC), não vai influenciar na decisão do partido. “Não é de assustar essa queda. É até natural”, disse Amaral. Marina aparece com 10% na pesquisa Datafolha contra 9% de Ciro.
PSB X PT: CONFLITO NOS ESTADOS
Alagoas
O PSB apoia o tucano Teotônio Vilela. O PT deve apoiar Ronaldo Lessa, do PDTAmapá
O PSB vai lançar Camilo Capiberibe. O PT estuda apoiar o candidato do PP ou do PTBAmazonas
Serafim Correa é o candidato do PSB. O PT apoia o ex-ministro Alfredo Nascimento, do PRCeará
PT apoia, por enquanto, a reeleição do socialista Cid Gomes. Mas a aliança corre o risco de ser desfeitaEspírito Santo
O PSB quer lançar Renato Casagrande para o governo. O PT vai apoiar Ricardo Ferraço, do PMDBMato Grosso
O empresário Muro Mendes é o pré-candidato do PSB ao governo. O PT deve apoiar o PMDBMinas Gerais
O PSB deve apoiar o tucano Antônio Anastasia. O PT deve ficar com o senador Hélio Costa, do PMDB ou ter candidato próprioPará
O PSB ameaça não apoiar a petista Ana Júlia CarepaParaíba
Ricardo Coutinho é candidato pelo PSB. O PT fez aliança para reeleger José Maranhão (PMDB)Paraná
O PSB deve apoiar o tucano Beto Richa. O PT quer lançar Gleisi Hoffmann ao Senado na chapa encabeçada com o PDT, que quer Gleisi como vicePiauí
O governador Wilson Martins, do PSB, é candidato à reeleição. Parte do PT no Estado defende a candidatura própriaRio Grande do Sul
O deputado Beto Albuquerque (PSB) quer disputar o governo. O ex-ministro Tarso Genro é o candidato do PTSão Paulo
O PSB lançou Paulo Skaf para o governo. O PT vai disputar a vaga com Aloizio Mercadante
9 comentários
Como dizia meu correlegionário Tonho da Lua, Ciro Gomes “já Elvis”…
Esse é outro Dementão. Clone do nosso Bob Req Dementão. O mesmo brilho nos olhos, a mesma forma arrogante de se comportar, a mesma postura de intelectual da boca de lobo. Não daria certo mesmo. E outro demente delirante que nem o Lula aguentou… Que nem a Dilmônio quer. Integra o “garbage” político nacional!!!
Pois é seu Zé !
Dai sim o horário eleitoral vai decidir a campanha no primeiro turno, temos do lado de Dilma “O Mito”, e do antigo PPS o Carisma e fica para o outro lado “A Escória” e o “ateu”.
“O Mito”, quando começar a rasgar os pedidos de voto a mulher será difícil de combater, e um detalhe muito interessante é que quando o concorrente tenta fazer cara de bonzinho fica parecendo o Cão disfarçado de gente.
Esse Ciro é o maior pelego da história política do Brasil. Faria o melhor negócio do mundo quem o comprasse pelo que ele vale e o revendesse pelo que ele pensa que vale. Nas eleições de 2002, vivia dizendo que o Lulla não tinha condições de ser presidente (ao menos uma coisa certa ele disse em sua vida….) e depois acabou virando ministro dele. Quer dizer : fala que o sujeito é desqualificado mas acaba virando subordinado do desqualificado….o que se há de dizer, então?
E COMO FICA A SITUAÇÃO DO PERDIGUEIRO DO BETO, AQUI NAS ARAUCÁRIAS?
DESAFIARÁ SEU PARTIDO?
TRAIRÁ SEU MESTRE?
AGUARDEM AS CENAS DO PRÓXIMO CAPÍTULO DA “COERÊNCIA CIRCUNSTANCIAL” !
A Ruthinha é boazinha, a Raquel não é… Meu amigo Jamanta não morreu… e o Tio Ciro Gomes se fu – fu – futricou !
Infelizmente a candidatura de Ciro, que já dividia o partido, perdeu força nos últimos dias após nota do deputado pressionando o PSB a decidir seu futuro.
A avaliação de parte da cúpula do partido é que a nota de Ciro foi “grosseira” e “deselegante”…
Mas nada que este Paulista de Pindamonhangaba não possa superar…
Lembram que eu vivia falando de um “Barbudão Assassino”?
A RUTHINHA EH BOAZINHA, A RAQUEL NÃO EH…
” O SEU DONATO MATOU MEU PAI, AQUELE BARBUDÃO ASSASSINO!”
” A RUTHINHA EH BOAZINHA, A RAQUEL NÃO EH…”
” A ALZIRA EH BURRA… AQUELA MAGRELA “
XINGO GOMES…………..COMUNISTÓIDE IRMÃO DE UM DOS MAIORES LADRÕES DO ESTADO, O TAL DE “CID” GOMES…..
E TEM GENTE QUE AINDA O ADMIRA. DEVE SER PORQUE É IGUAL.
Ciro, vá cuidar da Patricia Pilar, que você ganha mais…..
Esse cara azedou deepois da pesquisa que o coloca abaixo da Marina. Tchau Ciro……