PSB começa a negociar retirada de Ciro | Fábio Campana

PSB começa a negociar retirada de Ciro

Eugênia Lopes – O Estado de S.Paulo

A cúpula do PSB começa nesta terça-feira, 20, as negociações para a retirada da pré-candidatura do deputado Ciro Gomes da corrida presidencial. A pretexto de participar de comemoração pelos 50 anos de Brasília, o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, deve desembarcar na capital para um conversa com Ciro.

Daqui a uma semana, dia 27, a Executiva Nacional do PSB pretende bater o martelo sobre a candidatura de Ciro à sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva. Na contabilidade do PSB, a renúncia de Ciro pode virar moeda de troca na negociação com o PT em alguns estados.

“Temos de atender o apelo do Ciro e resolver logo isso. Existem vários diretórios do partido nos Estados que estão parados à espera de uma solução”, afirmou o vice-presidente nacional do PSB, Roberto Amaral. A candidatura de Ciro, que já dividia o partido, perdeu força nos últimos dias após nota do deputado pressionando o PSB a decidir seu futuro. A avaliação de parte da cúpula do partido é que a nota de Ciro foi “grosseira” e “deselegante”.

Amaral negou, porém, que o partido esteja “negociando” com o PT a retirada da candidatura de Ciro Gomes, em troca do apoio de petistas em alguns Estados. “Não existe isso. Até porque o PT tem muito pouco a oferecer hoje ao PSB”, disse.

Em Estados como a Paraíba e o Espírito Santo, o PT já avisou que não vai apoiar os socialistas. Na Paraíba, o PSB lançou na disputa o ex-prefeito Ricardo Coutinho, que deverá contar com o apoio do PSDB. O PT, por sua vez, decidiu ficar com o ex-governador Ronaldo Lessa, hoje no PDT. No Espírito Santo, o senador Renato Casagrande também perdeu as esperanças de ter o PT em seu palanque. Os petistas vão ficar com Ricardo Ferraço, do PMDB.

Em São Paulo, uma possível aliança PSB e PT é hoje inviável. Mas os socialistas almejam que o PT não breque o apoio de partidos, como o PP, à candidatura de Paulo Skaf (PSB) ao governo de São Paulo. O PT vai disputar o governo paulista com o senador Aloizio Mercadante.

Apoio do PT

Há situações, porém, em que o PSB espera reverter o quadro político local e conseguir que apoio do PT para seu candidato. Os socialistas ainda não perderam as esperanças de virem os petistas apoiar Camilo Capiberibe ao governo do Amapá e a reeleição do governador do Piauí, Wilson Martins. PT e PSB conseguiram chegar a um entendimento em Brasília, onde o ex-ministro petista Agnelo Queiróz será candidato a governador e o socialista Rodrigo Rollemberg disputará o Senado.

A avaliação de parte da cúpula do PSB é que a candidatura de Ciro perdeu densidade com a polarização da eleição presidencial entre a petista Dilma Rousseff e o tucano José Serra. Um dos sinais para dirigentes do partido de que Ciro teria refluído em sua candidatura à presidência foi o fato de Pedro Brito, ministro da Secretaria Especial dos Portos, não ter se desincompatibilizado, no início de abril, para disputar uma vaga na Câmara. Brito é ligado a Ciro Gomes – foi seu secretário executivo no Ministério da Integração Nacional, no primeiro mandato de Lula.

Com a provável saída de Ciro do páreo, o PSB fica livre para apoiar formalmente a candidatura do PT. A dúvida é se Ciro participará ativamente da campanha de Dilma. Correligionários apostam que ele deverá dedicar-se à reeleição de seu irmão Cid Gomes ao governo do Ceará e à eleição de sua ex-mulher Patrícia Saboya para a Câmara.

A queda nas pesquisas de intenção de voto em Ciro – pela primeira vez atrás da pré-candidata Marina Silva (PV- AC), não vai influenciar na decisão do partido. “Não é de assustar essa queda. É até natural”, disse Amaral. Marina aparece com 10% na pesquisa Datafolha contra 9% de Ciro.

PSB X PT: CONFLITO NOS ESTADOS

Alagoas
O PSB apoia o tucano Teotônio Vilela. O PT deve apoiar Ronaldo Lessa, do PDT

Amapá
O PSB vai lançar Camilo Capiberibe. O PT estuda apoiar o candidato do PP ou do PTB

Amazonas
Serafim Correa é o candidato do PSB. O PT apoia o ex-ministro Alfredo Nascimento, do PR

Ceará
PT apoia, por enquanto, a reeleição do socialista Cid Gomes. Mas a aliança corre o risco de ser desfeita

Espírito Santo
O PSB quer lançar Renato Casagrande para o governo. O PT vai apoiar Ricardo Ferraço, do PMDB

Mato Grosso
O empresário Muro Mendes é o pré-candidato do PSB ao governo. O PT deve apoiar o PMDB

Minas Gerais
O PSB deve apoiar o tucano Antônio Anastasia. O PT deve ficar com o senador Hélio Costa, do PMDB ou ter candidato próprio

Pará
O PSB ameaça não apoiar a petista Ana Júlia Carepa

Paraíba
Ricardo Coutinho é candidato pelo PSB. O PT fez aliança para reeleger José Maranhão (PMDB)

Paraná
O PSB deve apoiar o tucano Beto Richa. O PT quer lançar Gleisi Hoffmann ao Senado na chapa encabeçada com o PDT, que quer Gleisi como vice

Piauí
O governador Wilson Martins, do PSB, é candidato à reeleição. Parte do PT no Estado defende a candidatura própria

Rio Grande do Sul
O deputado Beto Albuquerque (PSB) quer disputar o governo. O ex-ministro Tarso Genro é o candidato do PT

São Paulo
O PSB lançou Paulo Skaf para o governo. O PT vai disputar a vaga com Aloizio Mercadante


9 comentários

  1. Jamanta não morreu
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 10:10 hs

    Como dizia meu correlegionário Tonho da Lua, Ciro Gomes “já Elvis”…

  2. Povão do Paraná
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 10:14 hs

    Esse é outro Dementão. Clone do nosso Bob Req Dementão. O mesmo brilho nos olhos, a mesma forma arrogante de se comportar, a mesma postura de intelectual da boca de lobo. Não daria certo mesmo. E outro demente delirante que nem o Lula aguentou… Que nem a Dilmônio quer. Integra o “garbage” político nacional!!!

  3. julio
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 10:23 hs

    Pois é seu Zé !

    Dai sim o horário eleitoral vai decidir a campanha no primeiro turno, temos do lado de Dilma “O Mito”, e do antigo PPS o Carisma e fica para o outro lado “A Escória” e o “ateu”.
    “O Mito”, quando começar a rasgar os pedidos de voto a mulher será difícil de combater, e um detalhe muito interessante é que quando o concorrente tenta fazer cara de bonzinho fica parecendo o Cão disfarçado de gente.

  4. patobranquense
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 10:44 hs

    Esse Ciro é o maior pelego da história política do Brasil. Faria o melhor negócio do mundo quem o comprasse pelo que ele vale e o revendesse pelo que ele pensa que vale. Nas eleições de 2002, vivia dizendo que o Lulla não tinha condições de ser presidente (ao menos uma coisa certa ele disse em sua vida….) e depois acabou virando ministro dele. Quer dizer : fala que o sujeito é desqualificado mas acaba virando subordinado do desqualificado….o que se há de dizer, então?

  5. CWB
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 10:52 hs

    E COMO FICA A SITUAÇÃO DO PERDIGUEIRO DO BETO, AQUI NAS ARAUCÁRIAS?
    DESAFIARÁ SEU PARTIDO?
    TRAIRÁ SEU MESTRE?
    AGUARDEM AS CENAS DO PRÓXIMO CAPÍTULO DA “COERÊNCIA CIRCUNSTANCIAL” !

  6. Tonho da Lua
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 10:57 hs

    A Ruthinha é boazinha, a Raquel não é… Meu amigo Jamanta não morreu… e o Tio Ciro Gomes se fu – fu – futricou !

    Infelizmente a candidatura de Ciro, que já dividia o partido, perdeu força nos últimos dias após nota do deputado pressionando o PSB a decidir seu futuro.

    A avaliação de parte da cúpula do partido é que a nota de Ciro foi “grosseira” e “deselegante”…

    Mas nada que este Paulista de Pindamonhangaba não possa superar…

    Lembram que eu vivia falando de um “Barbudão Assassino”?

    A RUTHINHA EH BOAZINHA, A RAQUEL NÃO EH…
    ” O SEU DONATO MATOU MEU PAI, AQUELE BARBUDÃO ASSASSINO!”

    ” A RUTHINHA EH BOAZINHA, A RAQUEL NÃO EH…”

    ” A ALZIRA EH BURRA… AQUELA MAGRELA “

  7. Raquel
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 11:02 hs

    XINGO GOMES…………..COMUNISTÓIDE IRMÃO DE UM DOS MAIORES LADRÕES DO ESTADO, O TAL DE “CID” GOMES…..
    E TEM GENTE QUE AINDA O ADMIRA. DEVE SER PORQUE É IGUAL.

  8. ofaxineiro
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 11:46 hs

    Ciro, vá cuidar da Patricia Pilar, que você ganha mais…..

  9. Borduna
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 16:16 hs

    Esse cara azedou deepois da pesquisa que o coloca abaixo da Marina. Tchau Ciro……

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*