Petista admite que Osmar foi enrolado pelo PT na questão Gleisi | Fábio Campana

Petista admite que Osmar foi enrolado pelo PT na questão Gleisi

O grande obstáculo que inviabilizou a aliança entre o PT e o PDT foi à discordância a respeito do papel que caberia a Gleisi Hoffmann. O PT deseja que Gleisi, ex-presidente do PT do Paraná e mulher do ministro Paulo Bernardo, seja candidata ao Senado. Osmar exige que ela seja candidata a vice na chapa a se encabeçada por ele na disputa pelo governo do estado.

Essa discordância inconciliável levou a ruptura das negociações entre os dois partidos. Osmar diz que sempre colocou a candidatura de Gleisi como vice como questão essencial. Os petistas respondem que essa possibilidade nunca foi colocada quando as negociações iniciaram e em momento algum admitida pelo PT e que Osmar resolveu bater pé nesse assunto para ter um motivo para romper a aliança com o PT. A verdade começa ser conhecida agora, uma semana depois do rompimento das negociações. E o próprio PT admite que tentou levar Osmar no bico.

“O PT sabia que Osmar e demais partidos da base exigiam Gleisi na vice. No entanto, faziam de conta que esse não era o problema”. A frase é Florisvaldo Souza (foto), membro da executiva do PT e ex-secretário geral do Partido dos Trabalhadores do Paraná, ao analisar em seu blog os motivos do fracasso da aliança do PT com o PDT.

O PT apostou que empurrando a questão da candidatura de Gleisi com a barriga o problema se resolveria sozinho, revela Florisvaldo, que era secretário geral quando as negociações com o PDT começaram no ano passado. “O PDT se movimentava para atrair DEM e PPS. Para o PT, esse assunto não ia além de uma indigestão. Enfim, fez vista grossa ao tema. Desta forma, todos apostavam no tempo que, por si só, resolveria o imbróglio de tamanha complexidade. Esta estratégia adotada, tanto pelo PT quanto pelo PDT, atingiu, nos últimos dias, um alto grau de tensão”.

“O problema se agravou quando as cartas foram colocadas na mesa, provocando fissuras por todos os lados. O pior de toda essa história foram as reações de lideranças importantes dos dois partidos, incluindo a do senador Osmar Dias. Um problema, resolvível a qualquer tempo e no debate da política, acabou tomando proporções descomunais. O tiroteio foi desproporcional à força de cada um. Acho até que provocaram ou estão semeando uma situação quase irreversível, sem a devida reflexão das possíveis conseqüências”, prossegue Florisvaldo Souza, admitindo que a estratégia de ganhar tempo para impor a candidatura de Gleisi fracassou e levou a aliança para uma ruptura aparentemente sem volta.

A candidatura de Gleisi ao Senado, que pode deixar a candidata Dilma Rousseff sem um palanque forte no Paraná, é um projeto familiar do casal Gleisi Hoffmann e Paulo Bernardo. A articulação para eleger a petista envolve acertos com centenas de prefeitos do interior que estão comprometidos apenas com a candidatura de Gleisi, podem apoiar quem quiserem para o governo e para a Presidência.


23 comentários

  1. Agenor
    sexta-feira, 16 de abril de 2010 – 15:39 hs

    A gleisi está perdendo a oportunidade de ganhar uma eleição na vida…
    Ela pensa que esta eleição vai ser como aquela que ela disputou com o desgastado Alvaro Dias. Gleisi, tu vai ter como adversários pessoas fortes da politica Paranaense, Ex: Roberto Requião, mesmo em declinio na vida politica é um candidato respeitado, Gustavo Fruet, um dos politicos mais corretos da politica nacional e etc… E ainda tem o agravante de; se o Osmar resolver abandonar a candidatura para o governo e sair candidato para o senado, ai é que vc não ganha mesmo Dona Gleisi. Portanto, aceite ser vice do Osmar para ter uma chance de ganhar uma eleição na vida, pois o PT no Brasil está com os dias contados.

  2. Miro
    sexta-feira, 16 de abril de 2010 – 15:47 hs

    então, e cadê o André Vargas agora para desmentir um companheiro do próprio PT?

  3. Erivelto
    sexta-feira, 16 de abril de 2010 – 15:54 hs

    Esta frase não quer dizer o que o título do post está propondo.
    Se Florisvaldo é do PT, pq ele usou o termo “faziam” e não “fazíamos”.
    Está claro que ele se refere ao Osmar e ao PDT.

  4. Floris do PT
    sexta-feira, 16 de abril de 2010 – 15:57 hs

    Campana,

    Basta ler o texto inteiro para saber que uma frase isolada pode dar determinado sentido e, inserida no texto, é outra coisa. Torço para que esse imbróglio tenha um final feliz.
    Floris do PT

  5. Floris do PT
    sexta-feira, 16 de abril de 2010 – 15:59 hs

    Só para concluir: um final feliz e com a vitória de Dilma Roussef também no Paraná.

  6. Borduna
    sexta-feira, 16 de abril de 2010 – 16:11 hs

    Se isso se consumar, a Dilma perde o palanque no Paraná, em uma eleição que será apertada, e pode colocar Serra no Planalto. Essa é Gleise a “embaixatriz” do PAC no Paraná e traira da Dilma. Se sou Lula, mando a Gleise pilotar fogão e tá acabado.

  7. Oscar
    sexta-feira, 16 de abril de 2010 – 16:32 hs

    O Osmar falou a verdade o tempo todo. O PT só sabe mentir. É um bando de aloprados.

  8. Leonardo
    sexta-feira, 16 de abril de 2010 – 17:04 hs

    Desde o início estava claro que alguém estava mentindo nessa história da Barbie ser candidata ao Senado, não a vicce. Agora está aí a prova que quem mentiu foram os petistas. Quem conta os podre do PT é o insuspeito Florisvaldo.

  9. Edmilson
    sexta-feira, 16 de abril de 2010 – 17:12 hs

    Eu me pergunto se esse Floris é um sorvetão ou se entregou o ouro pro bandido de propósito.

  10. sexta-feira, 16 de abril de 2010 – 17:18 hs

    Olá, a Gleisi e o pt acha que tem cacique para vence a Dulce na corrida ou senado ou vence o proprio senador Osmar Dias, não sabe ela que rostinho bonito não ganha eleição ai no Paraná, si-liga pt…rs..rs..rs..

  11. MANÉ
    sexta-feira, 16 de abril de 2010 – 17:22 hs

    Será que o PT enganou o Osmar ou o Osmar ta enrolando o PT e sai para o senado????
    Fora PTzada.

  12. agenor
    sexta-feira, 16 de abril de 2010 – 17:35 hs

    Esse Flores não é mais da Executiva do PT. Ainda bem. Só você Campana que insiste em dar ouvido e espaço pra esse cara.

  13. Edmilson
    sexta-feira, 16 de abril de 2010 – 17:59 hs

    Não é a primeira vez que esse Floris tenta deixar mal o companheiro Paulo Bernardo e a companheira Gleisi. Eu me pergunto por que?

  14. Esperança
    sexta-feira, 16 de abril de 2010 – 18:42 hs

    É isso aí mesmo, essa história virou uma palhaçada, um disque-me-disse sem fim. O companheiro Floris fez de tudo para que essa aliança acontecese. Mas a barbi e o diretório nacional não o fizeram da mesma forma.
    O que é verdade tem que ser admitido, mesmo que isso doa na própria carne. Parabéns pela iniciativa.
    O Osmar que va aceitar o perdão dos tucanos.

  15. Parreiras Rodrigues
    sexta-feira, 16 de abril de 2010 – 21:11 hs

    O senador Osmar Dias não está sendo enganado. Já disse, repeti e insisto que ele tem consciência que o Petê só vaí usá-lo. Dai a estratégia dele em amarrar a senhora Hoffmann como vice. Prá não ser abandonado lá na frente, já que a prioridade – ele sabe, do Petê é assegurar maioria no Congresso Nacional. Os governos serão cooptados na sequência, isso, se Lula ganhar a presidência para a sua apresentada.

  16. Eduardo
    sexta-feira, 16 de abril de 2010 – 21:12 hs

    Acho que, depois dessa, o PT deveria pedir desculpas ao Osmar e começar negociar seriamente essa aliança. As forças de esquerda não podem ficar na mão de um projeto personalista como esse que deseja dar uma vaga no senado pra Gleisi. Que é isso? E como fica a disputa para presidente?

  17. manolo
    sexta-feira, 16 de abril de 2010 – 23:30 hs

    esse floris, com essa laranjice toda, merece aplauso. colocou os pingos nos iiss…

  18. sábado, 17 de abril de 2010 – 0:15 hs

    Coitadino do Osmar, foi passado para trás pela petezada. Uiiiiiiiii
    Aí moçada, tá todo mundo entendendo,
    mas todo mundo tirando uma de mané.

    O Osmar pensa que é muito bom, mas não tá com nada.
    Mané é Mané. Já perdeu o PT e as eleições.
    Agora, fica dizendo que vai pra cá, prá lá.
    Osmar batatinha frita, um, dois, três

    Coitadinho do Flores, para aparecer conta qualquer asneira.
    É triste veu companheiro neste estado.

  19. Diego
    sábado, 17 de abril de 2010 – 2:08 hs

    Vixe, agora que a gleisi não ganha mais…

  20. Wilson
    sábado, 17 de abril de 2010 – 10:15 hs

    Com o Osmar abrindo mão desta aventura que o PT com seus acenos e mentiras quase lhe empurrou goela abaixo e voltando o seu foco para o senado vai haver candidato (a) a candidato (a) a senador (a) migrando para as candidaturas a federal e se por pura vaidade não o fizerem vão pagar o preço de ficarem sem mandatos.

  21. Fortunato
    sábado, 17 de abril de 2010 – 10:19 hs

    O PT SEMPRE SE ACHOU MAIS ESPERTO QUE TODO MUNDO!!!!
    NO PODER, FICOU CLARO QUE O PT É UM PARTIDO DE “ESPERTOS” E MALANDROS, NÃO EXISTE IDEOLOGIA, O QUE EXISTE É UM DISCURSO PANFLETÁRIO-POPULISTA, PARA ENCOBRIR AS SAFADEZAS E OPORTUNISMNOS, O EMPREGUISMO DE DESQUALIFICADOS E A ROUBALHEIRA DE MARGINAIS TRAVESTIDOS DE POLÍTICOS.
    O POVO DEVERIA SER INFORMADO COM CLAREZA SOBRE A REFORMA DA CASA DA LURTIAM E FLORIPA, SOBRE O PLANO DE PENSÃO DOS NETINHOS PAGOS COM CARTÃO CORPORATIVOA PELA DONA MARIZA LETICIA, SOBRE OS NEGÓCIOS DO LULINHA. ISSO NA FAMILIA DO PRESIDENTE, MAS SERIA BOM SER INFORMADO TAMBÉM SOBRE AS AÇÕES E NEGÓCIOS DO ZÉ DIRCEU, DO GUSHIKEM, DO DELUBIO, DO SR PAULO BERNARDO, ETC, ETC, ETC……….

  22. Wilson
    sábado, 17 de abril de 2010 – 10:22 hs

    Como disse o Floris, ex-secretário do PT:

    “A articulação para eleger a petista envolve acertos com centenas de prefeitos do interior que estão comprometidos apenas com a candidatura de Gleisi, podem apoiar quem quiserem para o governo e para a Presidência.”

    O QUE EXISTE DE PREFEITO TROUXA ACREDITANDO NA “TIA DO PAC-2” E NO MARIDÃO COM SEU SACO MUXO DE PRESENTES NÃO É POUCO!

    ELES ESTÃO PROMETENDO COISAS NO GOVERNO LULA PARA O FUTURO PRESIDENTE SERRA ENTREGAR?

  23. ze verdade
    domingo, 18 de abril de 2010 – 0:00 hs

    a briga e uma so …todo mundo sabe da forca da gleisi …ai ficam inventando desculpas mais o final e um so …GLEISI SENADORA DO ESTADO DO PARANA …

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*