PDT está livre para fazer boi voar | Fábio Campana

PDT está livre para
fazer boi voar

Do Celso Nascimento
na Gazeta do Povo

O deputado Luiz Carlos Martins, líder do PDT na Assembleia, anotou com muito zelo o que o presidente nacional de seu partido, ministro Carlos Lupi, disse em Curitiba na última sexta-feira: o diretório estadual pedetista está livre para tomar as decisões que lhe pareçam mais convenientes. Não é preciso nem fazer consulta prévia à direção nacional – desde que as eventuais decisões não firam o programa partidário.

Martins, um dos escudeiros do senador Osmar Dias, candidato do PDT ao governo esta­­dual, observa que muitos pedetistas e nem a imprensa atentaram para a profundidade da frase. Ela é autoexplicativa: se a aliança que se fazia com o PT de fato não tiver mais salvação, o PDT araucariano está liberado para buscar outras soluções.

E é aí que mora o “perigo” de tanta autonomia. O deputado não afirmou mas também não negou que o PDT paranaense trabalha com duas prioridades e pelo menos três alternativas caso as prioridades não se realizem.

Prioridade 1: esgotar totalmente os esforços para ressuscitar a frente com o PT. Reconhece que, no plano estadual, já não há o que fazer, mas se o presidente Lula ainda considerar importante ter Osmar Dias como aliado para eleger Dilma Rousseff…

Prioridade 2: com ou sem o PT, Osmar Dias se manterá candidato e buscará formar uma frente com outras legendas.

Se as duas prioridades não se viabilizarem, veem então as alternativas:

Alternativa 1: Osmar Dias tenta a reeleição para o Senado, independentemente dos acordos do PDT com outros candidatos majoritários ou partidos maiores.

Alternativa 2: o PDT se alia ao PSDB, apoia Serra e Osmar, candidato ao Senado, passa a fazer parte da chapa de Beto Richa;

Alternativa 3: o PDT se aproxima do PMDB e faz campanha para a dobradinha Orlando Pessuti-Osmar Dias, com a desvantagem de ter de carregar Requião na bagagem.

Há entre alguns correligionários de Osmar Dias quem sonha com uma quarta alternativa possível, mas aparentemente distante – a de que o PMDB negue a legenda para Pessuti caso ele não se viabilize nas pesquisas como candidato a governador até o fim de maio. E que nesse caso, Pessuti leve o PMDB a fazer uma composição com Osmar Dias.

É como dizia Ulysses Guimarães: em política até boi voa.


13 comentários

  1. terça-feira, 20 de abril de 2010 – 14:22 hs

    Tá definido: no Paraná o PDT apoia Beto Richa e ponto final

  2. Duval Simões Araújo-Londrina
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 14:51 hs

    Que o PDT decida de uma vez, pois as alternativas postas pelo deputado LCMartins podem se reduzir a uma ou duas daqui dez dias. O PSDB está bastante adiantado na formação de chapa com o DEM, PSB e PP na majoritária, com as candidaturas de Beto e um vice a ser escolhido. Gustavo e Ricardo Barros ao senado. Se tiver que abrir mão de Gustavo para dar vaga para Osmar ao senado, teria que haver uma definição logo, pois Gustavo tem que voltar às suas bases pra cuidar de sua reeleição à deputado federal. Se Ricardo abrir mão ao senado pra Osmar, Cida Borgheti será a vice de Beto. O Democratas teria coligação pretendida na proporcional. Opções tem muitas, mas opção com boas chances de vitória, muito poucas. Todos sabemos que Luiz carlos Martins e o Zuck são muito ligados com o Beto e são contra radicais do PT e MST, mas só isso não faz com que o PSDB lhes espere até junho.

  3. MUNDO DA VOLTA....
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 15:28 hs

    OSMAR VC E GLEISE, AGORA NO SENADO E EM 2014

    GUSTAVO FRUET..

  4. Carlos Toledo
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 16:56 hs

    A melhor coligação e aliança o Senador Osmar Dias tem que é a maioria dos eleitores do Parana, não ligue Senador vamos estar presente nos 399 municipios nem que for com chapa pura, seria ate´um presente ao Povo se libertando destas oligarquias, assim vóssa excelencia poderia Governar com o povo, deixem eles se matarem sozinhos ,basta vossa excelencia visitar todos os municipios do Parana e dizer que esta com o povo, deixem os Pedageiros e demagogos se juntarem e daremos uma lavada neles, Osmar Dias tera o apoio do povo ,é isto que basta.

    Osmar Dias o mais bem preparado, tem FAROFA NO BULE ,,já que o Bule é dele, ele coloca o que quiser dentro,.voces vera o que o Homem vai fazer, se enganam todos que estão dizendo que ele vai desistir, como? se ele é o principal candidato NATURAL omologado em 2006 pelo povo.
    Desrespeitar a lei ainda mais, ao exemplo do que os apressadinhos vem fazendo com a lei eleitoral ,Lei esta que deixa claro que coligação só é permitido apartir de 10 Junho se toca tigrada.
    PARABENS AO FUTURO GOVERNADOR DO PARANA OSMAR DIAS, QUE SABE RESPEITAR O POVO, PORQUE QUANDO SE RESPEITA A LEI, É SINAL QUE RESPEITA O POVO DO PARANA E DO BRASIL.

  5. Rst
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 17:05 hs

    Acordem, o Lupi colocou: Desde que o partido não fira o programa partidário. Então aliança com Beto Richa nem pensar,vejam o programa doPDT completamento contrário ao Programa do PSDB.

  6. Ve
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 17:10 hs

    O Osmar tinha que sair novamente para o senado para tirar a vaga do Requiao ia ser comico

  7. Calunga
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 18:42 hs

    Quem esse Lupi? se elegeu a que? só é ministro porque ficou puxando o saco do Lula que nunca lhe deu atenção.

  8. SEBASTIAO PARANA
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 20:06 hs

    ….ESTÁ ESCRITO …NOIVA NO ALTAR …QUE NÃO TEM NOIVO …NÃO CASA!!!!..OSMAR DIAS ESTÁ NO ALTAR…
    NINGUÉM QUER SER SEU VICE….FICARÁ SÓ!!!…E A BELA
    CIDA BORGHETTI SERÁ VICE DE BETO RICHA….GANHAM
    A ELEIÇÃO ….POR WO…!!!! QUEM VOCÊ PREFERE VER NO
    PALANQUE …DNA. REGINA EM PROCESSO DE DESMANCHE COM O GORDO PESSUTÃO AO SEU ;LADO OU
    A LINDA,INTELIGENTE,CIDA BORGHETTI E BETO RICHA….

    PARE TUDO!!!!!….PREPAREM A FATIOTA PARA POSSE….EU
    JÁ ENCOMENDEI A MINHA….

    SORRY PERIFERIA!!!!…(DITO QUE MARCOU IBRAHIM SUED)

    SEBASTÃO PARANA.-

  9. terça-feira, 20 de abril de 2010 – 21:02 hs

    Pouco ouço a bandab, com ótimos momentos… Não posso trocar CBN, BandNews, Ouro Verde … Mas se Luis Carlos apoiar uma raposa, corto de vez a Bandab, sem falar no voto. Não importa quem ou partido. RENOVAR É PRECISO.

  10. renato
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 21:15 hs

    Aleluia,finalmente o Lupi teve um momento de sobriedade,se é verdade que êle realmente falou isso.

  11. rosângela
    quarta-feira, 21 de abril de 2010 – 0:45 hs

    Este Osmar também é outro que deveria voar para longe… O cara não quer disputar as eleições quer indicação por decreto do Lula para sentar na cadeira de governador. Só por isso já não tem o meu voto. Não tem humildade e nem postura de governador.

  12. Luiz Carlos Maria
    terça-feira, 27 de abril de 2010 – 8:09 hs

    Vamos juntos para essa eleição, Osmar nos vamos te eleger governador deste estado nem que seja candidatura propria , e nos paranaense desses 399 municipios confiamos em sua pessoa como gavernador desse polo agricula , e não abrimos mão de sua condidatur , vamos esquecer aqueles que nos traimos e correr para uma nova conquista que é o que você sempre lutou um novo
    parana, juntos nos paranaense. Honra para nos maringaense e de mais 398 municipios desse parana que conhece muito bem o seu trabalho como senador e agora como governador.
    Que Deus te abençoe e te de muita sabedoria dicernimento e longaminidade a você , sua familia e todos que estara nessa novo caminho. Deus abençoe a todos.

    Luizinho de Maringá.

  13. junior
    sábado, 1 de maio de 2010 – 21:00 hs

    Eu entendo o motivo de tantos sentirem nojo de politicos e das pessos que vivem ao seu redor, é simples:
    Um partido politico, por menor que seja a sua expressao e representatividade, jamais ou melhor nunca deve deixar de defender seus posicionamentos, que certamente estao descritos no programa partidario, para figurar apenas como reboque, como rabo de outros partidos que em determinado momento estao em melhores condiçoes. Por ex. o PDT é a fovaor do aborto, o Pmdb é a favor da liberação da maconha, o Psdb é a favor de transitar em vias publicas a 190 km/hora.
    Desta forma, cada partido se apresenta com suas propostas e as pessoas que concordam engroassam suas fileiras e defendem seus posicionamentos.
    Eu sou contra que os orgaos publicos gastem milhoes ou melhor 1 real que seja para divulgar em radios, tv, jornais e qualquer outra forma de divulgação e muito menos pagar a jornalistas e maqueteiros. Desta forma vou votar quando um partido politico ou uma pessoa politica defender o fim deste dispendio vergonhoso.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*