Osmar vê 'janela de oportunidade' na crise Requião-Pessuti | Fábio Campana

Osmar vê ‘janela de oportunidade’ na crise Requião-Pessuti

A crise entre o governador Orlando Pessuti e o ex-governador Roberto Requião, detonada pela decisão de Pessuti de demitir alguns dos principais secretários de Requião, que ameaça rachar o PMDB vem sendo monitorada com muita atenção pelo PDT do senador Osmar Dias. Emissários pedetistas tem sido enviados para “tomar o pulso” de Requião.

A avaliação é que esse conflito pode abrir uma ‘janela de oportunidade’ capaz de romper o impasse em que a própria candidatura de Osmar se encontra desde que as negociações com o PT, para formar uma aliança para disputar o governo do estado, foram suspensas por conta de divergências inconciliáveis em torno da candidatura de Gleisi Hoffmann. O PT deseja ver Gleisi disputando uma vaga no Senado e Osmar insiste em tê-la como candidata a vice.

Apesar de Osmar Dias sempre proclamar ter o maior respeito pela candidatura de Pessuti, não esconde também que gostaria muito de ter o apoio do PMDB. Com esse apoio, além de fortalecer sua candidatura, teria como equilibrar ou mesmo poder dispensar o apoio do PT. Uma aliança complicada, com um grupo político com quem Osmar não tem a menor afinidade.

Se o racha interno no PMDB se consolidar e a candidatura de Pessuti se tornar inviável, Osmar pretende estar bem posicionado na disputa pelo espólio do PMDB. O senador sabe que uma parte considerável do PMDB, que não bota fé na candidatura de Pessuti, tem declaradas preferências de compor com o tucano Beto Richa. Mas Osmar acredita que tem seus trunfos nessa disputa e que poderá vir a compor com o PMDB.

Entre eles está a sua conhecida disposição de se colocar como um determinado batalhador pela solução do imbróglio dos títulos podres do Banestado que geram uma multa mensal milionária para o Paraná.


28 comentários

  1. MUNDO DA VOLTA....
    quarta-feira, 14 de abril de 2010 – 14:22 hs

    ARROZ QUE PULA DE PANELA EM PANELA , AZEDA…..

  2. LUIS GRINGO
    quarta-feira, 14 de abril de 2010 – 14:31 hs

    Esse cara e pior que urubu.
    Sempre apostando como o irmão dele no quanto pior, melhor.
    Osmar se aposenta e vai cuidarde teu modesto sitio so qual vc diz que não e dono.

  3. Oi
    quarta-feira, 14 de abril de 2010 – 14:34 hs

    Ta parecendo um garota de programa… ta “dando” para qualquer um que tenha cem conto!!!

    Que moral ein, de senador a prostituta…

  4. Reinaldo
    quarta-feira, 14 de abril de 2010 – 14:40 hs

    Osmar faz muito bem em procurar o PMDB. É o seu partido de origem, com o qual tem grandes afinidades. Deve aplicar um pé na bunda é do PT.

  5. americo bastos
    quarta-feira, 14 de abril de 2010 – 14:40 hs

    TAÍ, O VERDADE CEDO OU TARDE APARECE…nada mais igual
    que as famílias requião e dias…ambas ávidas, sedentas dos recur-
    sos públicos. Bendita eleição, tudo fica mais claro, principalmente
    para os desavisados e ingenuos.

  6. Armando
    quarta-feira, 14 de abril de 2010 – 14:44 hs

    O senador osmar dias está revelando ser tão oportunista quanto seu irmão, o´sórdido alvaro dias. a única diferença é a barba. nessas alturas quem deve colocar as barbas de molho é o pessutão.

  7. CAÇADOR DE PETISTAS.
    quarta-feira, 14 de abril de 2010 – 14:45 hs

    SENADOR OSMAR DIAS e demais participantes deste respeitável blog, vejam que interessante esta matéira que saiu na VEJA depois tirem suas conclusões. CAI FORA DO PT SENADOR.

    Mensalão, parte 2: Lula admite que mentiu durante cinco anos
    15 de março de 2010

    A Folha de S. Paulo antecipou há uma semana o que Lula dirá à Justiça no depoimento sobre o escândalo do mensalão: ouviu o palavrão pela primeira vez em março de 2005, numa conversa com Roberto Jefferson. O presidente da República mentiu durante quase cinco anos, deveria ter acrescentado o jornal, que divulgou no início de junho de 2005 o encontro que Lula sempre negou ter existido.

    E continua mentindo, informa a releitura da entrevista concedida à Folha por Jefferson, então deputado federal e presidente do PTB, que começou a escancarar o maior escândalo político-policial do Brasil republicano. A conversa no Palácio do Planalto não ocorreu em março, mas em janeiro. No gabinete presidencial, Lula ouviu a narrativa ─ testemunhada, segundo Jefferson, pelos ministros José Dirceu, Aldo Rebelo e Walfrido dos Mares Guia ─ em silêncio e aparentando perplexidade, declarou-se grato ao informante e prometeu providências imediatas.

    Dez dias mais tarde, no depoimento à CPI que nasceu para investigar a roubalheira nos Correios mas acabou devassando o pai de todos os escândalos, Jefferson enriqueceu com detalhes hiperbólicos o encontro no Planalto. ”A reação do presidente foi a de quem levara uma facada nas costas”, comparou. “As lágrimas desceram dos olhos dele. Ele levantou e me deu um abraço”.

    Em seguida, decidido a poupar Lula do tiroteio, o depoente concentrou-se no alvo preferencial. “Vi um homem de bem se sentir traído por um cordão de isolamento que havia em torno dele”, mirou no chefe da Casa Civil. “Aí descobri por que a gente era sempre barrado no Zé Dirceu. No Rasputin”. O discurso foi subindo de tom até desembocar na exortação famosa: “Saí daí, Zé! Rápido, sai daí rápido, Zé”.

    Zé não demorou a ser despejado, mas as providências imediatas ficaram na promessa, confirma a reportagem da Folha que revelou as linhas gerais do depoimento ensaiado por Lula. ele dirá à Justiça que, depois de ouvir as denúncias feitas por Jefferson, escalou para investigá-las o ministro Aldo Rebelo e o deputado Arlindo Chinaglia, líder do governo na Câmara. A dupla de sherloques apresentou em poucos dias as conclusões do inquérito: não haviam localizado nenhuma evidência, nenhum indício, nenhuma pista.

    Não enxergaram sequer vestígios da montanha de provas acumuladas nos meses seguintes. Em vez de dois detetives governistas, trataram do caso a imprensa, a polícia, o Ministério Público, a CPI dos Correios, a Procuradoria Geral da República e o Supremo Tribunal Federal. Passados quase cinco anos, o que se sabe é mais que suficiente para que os integrantes da organização criminosa sofisticada sofram o castigo merecidíssimo.

    Mas Lula repete desde junho de 2005 que todos os bandidos de estimação são inocentes. Entre as inumeráveis mentiras que contou, só vai revogar a que ocultou o encontro com Jefferson. E decerto dirá, mais uma vez, que o mensalão não existiu. Se o Brasil fosse menos primitivo, o depoente seria preso por perjúrio, ocultação de provas e obstrução da Justiça.

    E AINDA TEM GENTE QUE ACREDITA NO PT

    JOSÉ SERRA – PRESIDENTE
    BETO RICHA – GOVERNADOR

  8. quarta-feira, 14 de abril de 2010 – 14:45 hs

    Esse Urtigão…é um dos piores personagens de nossos gibis.
    Por isto há tempos não o publicamos….ele que vá cuidar….de suas fazendas …lá no Tocantins….
    Ah ! E o Paraná não é uma Fazenda….fora Urtigão !

  9. julio
    quarta-feira, 14 de abril de 2010 – 14:46 hs

    é só isso mesmo que ele ve, OPORTUNIDADE.

  10. Centro
    quarta-feira, 14 de abril de 2010 – 14:49 hs

    Mais respeito com o Pessuti…

  11. Marcia M da Silva
    quarta-feira, 14 de abril de 2010 – 14:59 hs

    Quer se vice, melhor mesmo é ir para casa
    Já estamos cansado destes dias.

    Jamais o Pessutão vai abrir mão para você
    Pegue o requião e vai para tocantins.Sejam felizes não vamos sentir nem saudades.

  12. pedro
    quarta-feira, 14 de abril de 2010 – 15:07 hs

    ve janela ou a opiniao e do escritor.

  13. Calunga
    quarta-feira, 14 de abril de 2010 – 15:10 hs

    Cadê a personalidade desse cara. Não sabe o que quer. Decida-se ou sai para o governo ou para senador. Esse seu comportamento de ficar pulando de um lado e de outros está irritando o eleitorado.

  14. Duval Simões Araújo-Londrina
    quarta-feira, 14 de abril de 2010 – 15:25 hs

    Seria o campeão do oportunismo fisiológico. Osmar queria ser candidato junto com o seu grupo anterior, que preferiu o Beto. Pulou para acertar com o PT, e está arranjando desculpa para pular fora, pois viu que o barco é furado. Agora aposta no enfraquecimento da candidatura Pessuti para se agarrar no PMDB, que o adotaria comocandidato. É brincadeira!
    Acho que perde para o Pessuti que irá para o 2º turno contra o Beto. Com o governo na mão, com centenas de prefeitos apoaindo, Osmar não tem chance contra Pessuti.
    No 2º turno o PT todo reforça a candidatura de Pessuti que se torna com chances de suplantar Beto.

  15. quarta-feira, 14 de abril de 2010 – 15:31 hs

    eiiiiiiiiiiiiiii Osmar…
    Será que ainda não percebeu ??!!! vai de vice do Pessuti. Será que ainda não percebeu ??
    Vc só tem a ganhar,
    Ganha o governo em 2014,;; facin…facin,
    O ministério da Agicultura agora e uma eleição garantida em 2014, pro governo. Vai lá !!! e deixa de frescura.
    A Gleisi pro senado junto com Requião…pronto!!! eleição garantida e ainda de sobra….um maravilhoso palanque pra Dilma….
    Quem resite a isso…. é vitória no primeiro turno
    E ainda de quebra…. o Àlvaro apoiando…
    Deixa o Requião terminiar sua tragetória no Senado.
    Fã do Paraná… Sou mais Paraná…Venha Osmar…É tudo que o Paraná precisa…
    A favor de um Paraná ainda melhor

  16. anonimo
    quarta-feira, 14 de abril de 2010 – 15:31 hs

    ISSO mesmo SENADOR acerta com o PMDB E depois o PT. VEM de CARONA kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  17. Sudoestino
    quarta-feira, 14 de abril de 2010 – 15:31 hs

    Acho que batem tanto no Osmar, por que vocês tem medo da candidatura dele….Vão procurar o que fazer bando de puxa saco…

  18. Luiz
    quarta-feira, 14 de abril de 2010 – 15:53 hs

    Política não feita por anjos. O Osmar está certíssimo de aproveitar essa oportunidade de atrair o PMDB. Vamos ser sinceros: o Pessuti não dá no couro. Nunca foi mais que um político de segunda linha. Se algo não for feito a turma do Beto ganha fácil, e isso não podemos permitir.

  19. Everaldo
    quarta-feira, 14 de abril de 2010 – 16:03 hs

    Reage Pessuti!

  20. REC
    quarta-feira, 14 de abril de 2010 – 16:23 hs

    Osmar Dias e Pessutão é muito sangue bom se forem juntos, agora Beto Richa e Taniguchi(aquele que estava coordenando o governo do Arruda em Brasilia e mais Jaime Lerner e etc e tudo é ir para a marmore do inferno

  21. Ferreirinha
    quarta-feira, 14 de abril de 2010 – 16:40 hs

    Osmar precisa se mancar. seu tempo e o do alvaro passou. é hora de novas lideranças, como beto richa, o pessuti e a gleisi. chega dos mesmos!

  22. Oscar
    quarta-feira, 14 de abril de 2010 – 17:19 hs

    Osmar precisa se dar ao respeito. Tanto ele quanto o Pessuti sofreram sob as botas de Requião. Não dá para aguentar agora o senador fazer esses ataques oportunistas ao Pessuti, um companheiro leal.

  23. Austragésilo
    quarta-feira, 14 de abril de 2010 – 17:39 hs

    ‘UMA JANELA DE OPORTUNIDADES’ é o que o povo do Paraná está esperando, para melhorar a qualidade de vida, não é de hoje. Sem titubear Orlando Pessuti PASSOU O RODO está ajeitando às coisas para poder governar com SEGURANÇA e CONFIABILIDADE junto de sua equipe.

    É natural que quem assume – independente do tempo que lá permanecerá – quer ter gente de sua confiança ao seu lado e, por certo, fazer o melhor possível.

    Principalmente depois desse tempo em que o ex-mandatário se impunha como o Pai do Povo, e não como um estadista a serviço desse mesmo povo. Particularmente acredito que esse entrave entre o ex-governador e o atual Orlando Pessuti é muito bom para a política paranaense e para o Estado do Paraná.

    Está mais do que na hora de mudar, melhorar, alterar o estilo de pugilato para a diplomacia, que deveria ser a essência da política produtiva. E não a política rasteira da desqualificação de desafetos, como no passado recente.

    ‘UMA JANELA DE OPORTUNIDADES’ também poderá estar sendo pavimentada nesse período de mudanças políticas e que – quem sabe? – poderá reconduzir Orlando Pessuti ao governo do Paraná nas próximas eleições.

    Ele é popular e conceituado em todo o Paraná, conhece do jogo político, não se ilude e não faz promessa. Ele pensa e age rápido. É essa é a diferença. A pujança do estado não pode ficar amarrada aos retrógrados.

    E, portanto, uma esperança nessa janela de oportunidades do futuro para a nossa gente.

  24. antonio carlos
    quarta-feira, 14 de abril de 2010 – 18:15 hs

    É uma vergonha, mas ainda bem que aconteceu, Urtigão mostra que tipo de sujeito é, quer se aproveitar da desgraça alheia. Depois de tudo que o ex disse dos irmãos senadores, quer se aliar a ele. É uma vergonha. E eu que votei um dia neste cara. Que Deus me perdoe, vou ter que expiar este pecado um tempão no purgatório. ACarlos

  25. cinara picini
    quarta-feira, 14 de abril de 2010 – 19:04 hs

    O OSMAR está igual URUBU só procura coisa morta, pensei q tinha votado bem na ultima eleição ..

  26. Maria do Ingá
    quarta-feira, 14 de abril de 2010 – 19:15 hs

    Isso ai, Campana!

    Essa foto ta legal.
    Nao me importo que você põe foto do beto mostrando o peito cabeludo, desde que você coloque boas fotos do Osmar.

    Afinal de contas o Osmar ainda dá um caldo além de ser charmoso e ter postura de homem sério.

  27. Luis Adolfo Kutax - Contenda
    quarta-feira, 14 de abril de 2010 – 23:17 hs

    a postura firme do Pessuti está demonstando sua forma de governar e de agir com oportunistas, que juravam amor eterno pelo governador anterior, mas que já o abandonaram e ou passaram para cima do muio. Pessuti com certeza vai conseguir aglutinar políticos sérios e unificar seu partido em torno de sua candidatura. As pesquisas logo demonstrarão tal tendência, que que a população e a imprensa já conseguiram visualizar sua forma diferente de governar e de agir no relacinamento com os outros.

  28. Silvio Marcos
    quinta-feira, 15 de abril de 2010 – 0:06 hs

    Podem escrever o Nome do proximo governador do Estado do
    Parana chama-se OSMAR FERNADES DIAS, SERÁ!!!!!!!

    Quem enfrentou um Governador com a maquina na mão em reeleição e teve coragem?

    Beto ou Osmar?

    Quem fez uma otima campanha e quase ganhou as eleições?

    Quem apoio Beto na ultima eleição e qual foi acordo entre os
    Dois alguem sabe? se não sabem tem videos da reunião onde o
    Osmar sela acordo com o Beto e o Sr. Beto Richa faz pacto de apoio a Osmar dias Para Governador em 2010.

    Pergunto? Quem é mais confiavel?

    Quem quebrou o acordado?

    Quem traiu quem?

    E povo de curitiba como se sente asistindo Beto abandonar a Prefeitura?

    Resumo:

    PMDB quebrou os pratos está dividido em cacos?
    Requião está pocesso com o Pessuti.
    Romaneli, Curi e compania ja estão com o Beto em campanha.
    Será que viabiliza a candidatura do Pesutão?

    PT não tem candidato ao Governo no Parana, quem seria…Ligia Bolpato…ou quem sabe Jorge Samek….a ja estava esquecendo Nedson em prefeito….

    E o Beto Richa nada de braçada fazendo sua campanha e cada dia
    ganhando mais pontos da pesquisa.

    Ta todo mundo olhando o proprio umbico, interresse proprio, Vaidade pessoal.

    Pesutão lava a tua alma faça 9 meses de governo de forma exepcional e mostra q vc não era aquela vaquinha de presépio do
    Requião, quanto sapo vc engolio em companheiro, quantas humilhações em publico, lembra daquela dia fatidico “quem é o Governador aqui e quem é o vice, e quem manda é o Governador ou o Vice ENTÃO CADA UM COLOQUE-SE NO SEU LUGAR”,
    dito em publico pelo ex mandatario maior e q vc engolio seco naquele dia.
    fecha seu governo com chave de ouro e apoia o Osmar vc sabe
    das ideologias, das bandeiras e do Caracter do Osmar Melhor do que ninguem.

    Ao PT, é ridiculo o que o diretorio estadual está fazendo, Quem é Enio Veri entrou no onibus agora e ja quer sentar na janela, ta ficando chato para esse cara suas declarações, obedecendo ordens do Dr. Paulo e da Gleise, pois é o porta voz dos mesmos.
    Usando de um palavreado baixo, de recados sem respeito,
    vamos comparar a Biografia dele com a do Osmar, se coloca em seu lugar Sr. Enio. e Para de servir de porta voz do casal PauloXGleise. Vc está colocando o partido no mato.

    André Vargas para com essas brincadeiras em Twiter pois até o Requião ta te mandando “a merda”, vc é um cara sério, tem distintivo, é um homem eluminado, do bem, não estou reconhecendo suas ultimas declarações meu companheiro de Ideal ja se esaqueceu dos principais principios que temos que respeitar?

    E de mais a Mais
    Sem um palanque forte para a Dilma no Parana o Serra vai nadar de Braçada e se o PT não admnistrar bem como quer o pres. Lula
    a questão no parana e no rio grande do sul estes dois estados
    dãrão a Vitoria para Serra tranquilamente.
    E como fica a situação dos candidatos a Dep. do Pt e Legenda?

    Então meus precaros reflitam e decidam o que é melhor para nós.

    Ou ja podemos soltar o foguetorio VIVA BETO RICHA O NOVO
    GOVERNADOR DO ESTADO DO PARANA, VIVA AS PRIVATIZAÇÕES, ADEUS COPEL, SEJA BEM VINDO CASIO ETC.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*