Osmar naufraga em mar de dúvidas | Fábio Campana

Osmar naufraga em mar de dúvidas

Pelo andar da carruagem, ou melhor, das articulações entre os caciques e partidos para as alianças partidárias, o quadro da eleição para governador será semelhante àquele em que Beto Richa disputou e venceu, para prefeito, em 2008. Um candidato fortíssimo, disputando contra outros menos expressivos e em desvantagem no tempo de televisão. Beto está colocado candidato e sai a campo sem dar mostras de preocupação com o tamanho da aliança que vai conseguir liderar.

Enquanto isso, Pessuti assumiu o governo e só agora poderá sair em campanha para articular apoios. Mas o fará limitado pelo fato de que o controle do partido não é seu. Requião deixou o governo, mas continua comandando na prática o PMDB. E ali, a prioridade é a eleição ao Senado. Aliás, há ainda dúvidas sobre quanto Pessuti vai comandar efetivamente o governo e quanto terá que aturar de coabitação com o mandatário que saiu.

Quanto a Osmar, é a própria imagem da dúvida. Conversou durante duas horas com o presidente da República, juntamente com os comandos do PDT e do PT. Recebeu de Lula garantias de que terá apoio em sua campanha ao governo do Estado e declarou-se candidato. Marcaram reunião para a próxima segunda-feira, em Brasília, para combinar detalhes como a data do lançamento da pré-candidatura e como ampliar a aliança com outros partidos. Essa pressão, que é natural no adiantado da hora, está causando úlceras gástricas e azias no senador.

Na manhã seguinte do encontro com Lula, lideranças do PDT e de outros partidos que conversaram com Osmar saíram dizendo que a coisa não é bem assim, que ainda não fecharam a aliança e voltaram a insistir em que Gleisi Hoffmann seja candidata a vice-governadora. Tanto o PT quanto Gleisi resistem e reafirmam que ela será candidata ao Senado. A reunião de segunda já foi remarcada para terça, porque o senador quer reunir a base para fazer consultas antes disso. Assessores de Osmar defendem que ele seja candidato ao Senado.

A continuar nesse rumo, vai se consolidar um cenário com Beto Richa, Orlando Pessuti e um candidato do PT disputando o governo do Estado. Provavelmente, um passeio para Beto, porque o PT não preparou candidato e Pessuti será tratado pelo PMDB como foi Moreira na eleição da capital.

Confirmado esse quadro, disputa para valer no Paraná só ao Senado, com Roberto Requião, Osmar Dias e Gleisi Hoffmann. No PT, Gleisi seria escolhida facilmente para o governo. Todos a consideram o nome mais forte hoje. Mas é consenso no partido que ela tem condições de disputar para valer uma das vagas de senadora. Em 2006, contra Álvaro, chegou a 45% dos votos, em disputa por uma única vaga.

Vai ser interessante essa disputa. E quem puder, compre antecipadamente lugares na primeira fila! Analistas avaliam que o candidato mais fortes passaria a ser Osmar, ficando a segunda vaga para uma disputa entre Requião e Gleisi. Mas é bom lembrar que Ricardo Barros, Abelardo Lupion e o Pastor Valdenir Dias, embora hoje menos cotados, também concorrerão. Numa eleição com duas vagas, as alianças formais e informais pesarão. O eleitor escolhe o candidato de sua preferência e depois vota em outro, mesmo não tendo tanta afinidade política. Façamos nossas apostas!


21 comentários

  1. sexta-feira, 2 de abril de 2010 – 13:47 hs

    Gleisi será vice de Osmar. Requião e Flávio Arns levarão as duas cadeiras do Senado.

  2. claudemii
    sexta-feira, 2 de abril de 2010 – 13:56 hs

    NAO ME PARECE QUE SENADOR ESTA TAO PREOCUPADO ASSIM, SR FABIO CAMPANA. ELE ESTA COM TUDO NA MAO, PELO QUE A MIDIA SERIA DIVULGA, TODOS OS PARTIDOS QUEREM FAZER ALINAÇA COM O PDT DO SENDOR OSMAR DIAS, INCLUSIVE O PT DO LULA, QUE QUEIRAM VOÇES OU NAO ESTA COM POPULARIDADE LA EM CIMA. TANTO QUE CANDIDATO DO PSDB A PRECIDENÇIA, JOSE SERRA, JA ESTA MUDANDO SEU DISCURSO, ELE MESMO JA ESTA DIZENDO O BRASIL PODE MELHORAR AINDA MAIS. SE ELE DIZ ISSO, E LOGICO QUE O PRESIDENTE LULA, ESTA DEIXANDO O BRASIL EM DESTAQUE NO CENARIO NACIONAL. AI EU PERGUNTO ?POR QUE DESEPERO. DESESPERADO ESTA O EX PREFEITO BETO RICHA, QUE LARGOU O POVO NA MAO, E AGORA COM CERTEZA VAI FICAR SOZINHO NESSA DISPUTA, AO GOVERNO. E MAIS CERTEZA AINDA VAI FICAR SEM MANDATO, TENDO QUE ACHAR UM CANTINHO NAO PREFEITURA, COM O SEU VICE. QUE VERGONHA HEIN.

  3. Calunga
    sexta-feira, 2 de abril de 2010 – 14:24 hs

    Osmar a militância do PT não te engole. Veja o que fizeram com o Ciro: transferiu o título de eleitor para São Paulo a pedido do Lula e ficou falando sozinho; é o que vai acontecer com você. Fique esperto e saia candidato ao senado.

  4. ▄▀▄†Ψ REQUEIJÃOΨ†▄▀▄™
    sexta-feira, 2 de abril de 2010 – 15:03 hs

    Pouco importa se PT e Osmar concretizarem aliança eles sempre foram parecidos. Mas se isso for feito o PT-Pr será manchado e repugnado para sempre por todos pois o diferencial que ainda existe do PT será diluindo, embora esse diferencial nunca tenha existido realmente.
    Assim a aliança do PT e Osmar e prejudicaria o PT estéticamente, na essência concreta não muda nada.

  5. Wilson
    sexta-feira, 2 de abril de 2010 – 15:03 hs

    PARABÉNS CAMPANA!

    MUITO BOA ESTÁ SUA ANÁLISE SOBRE O ATUAL QUADRO POLÍTICO!

  6. Rio Negro
    sexta-feira, 2 de abril de 2010 – 15:36 hs

    O cavalo dele já passou.

  7. Joana D'arc
    sexta-feira, 2 de abril de 2010 – 17:11 hs

    o senador que choerou pela continuidade da cpmf, que é da base aliada do mulladrão, e que flerta com invasores de terra não será meu governador!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    É BETO!!!!!!!! MEU GOVERNADOR SERÁ O BETINHO.

  8. DUQUE DE GUARAPIROCABA
    sexta-feira, 2 de abril de 2010 – 17:20 hs

    Lendo este artigo veio-me a mente esta música.

    DE OSMAR DIAS
    PARA GLEISI

    Seu Amor Ainda é Tudo
    João Mineiro e Marciano
    Composição: Moacyr Franco
    Muito prazer em revê-la
    Você está bonita
    Muito elegante, mais jovem
    Tão cheia de vida…

    Eu ainda falo de flores
    E declamo seu nome
    Mesmo meus dedos me traem
    E disco seu telefone…

    É minha cara, eu mudei minha cara
    Mas por dentro eu não mudo
    O sentimento não pára
    A doença não sára
    Seu amor ainda é tudo, tudo…

    Daquele momento até hoje esperei
    Você
    Daquele maldito momento até hoje
    Só você…

    Eu sei que o culpado de não ter você
    Sou eu
    E esse medo terrível de amar outra vez
    É meu…

    Sei não devia dizer
    Disse: perdoa
    Bem que eu queria encontrar
    E sorrir numa boa…

    Mas convenhamos a vida nos faz
    Tão pequenos
    Nos preparamos prá muito
    E choramos por menos…

    É minha cara, eu mudei minha cara
    Mas por dentro eu não mudo
    O sentimento não pára
    A doença não sára
    Seu amor ainda é tudo, tudo…

    Daquele momento até hoje esperei
    Você
    Daquele maldito momento até hoje
    Só você…

    Eu sei que o culpado de não ter você
    Sou eu
    E esse medo terrível de amar outra vez
    É meu…

  9. TO LIGADO!
    sexta-feira, 2 de abril de 2010 – 18:12 hs

    Já disse e repito, amarelou! Esqueçam…..

  10. sexta-feira, 2 de abril de 2010 – 18:12 hs

    O osmar, parece um simio, em lojas de louça. Esta perdido, com o PT nao tem mais a base de3 apoio da agricultura, ele nao gosta do irmao que o criou poiliticamente, nao vai ter seu apoio, renunciar uma canditadura agora e fria, nao se eleje mais senador, e bom que vai aprender a trabalhar, porque politica o deixou de cabeça muito pequena, mas esta em tempo ainda de aprender

  11. Daniel
    sexta-feira, 2 de abril de 2010 – 19:30 hs

    Bah será que o medo que o Beto tem do Osmar é tanto que tem que plantar informação com “colonistas”.

  12. Marcos Cordeiro
    sexta-feira, 2 de abril de 2010 – 20:26 hs

    É mas o PDT tem grande chance se fizer aliança com outros partidos, sendo escolhido o vice entre eles, criando-se uma terceira via, com boas chances de sair fortalicidíssimo para um segundo turno, com condições de fortalecer mais ainda e ganhar a elaição.Como já disse não vai ser fácil para ninguém no primeiro turno, mas sabemos que parte do PSDB, PMDB, DEM, PPS, PP e outros são pró-Osmar Dias, e irão continuar com ele no 2º turno!!!!

  13. Alerta
    sexta-feira, 2 de abril de 2010 – 21:52 hs

    Enquanto gleisi nao quer ser vice de Osmar, e nenhum outro em pleno juizo mental, do lado do Beto tem um monte de candidatos a vaga de vice. Lógico, é ele quem vai ganhar!

  14. Litoral
    sexta-feira, 2 de abril de 2010 – 21:56 hs

    Osmar seja candidato a senador, daí ja teremos duas vagas ja definidas com sseus vitoriosos, Beto governador e Osmar senador.
    Quanto a outra vaga para o senado, Requiao ainda tem vantagem contra a Gleisi, porem temos que ver com quem fica a outra vaga como candidato do lado do Beto, pois o masacre de votos que o Beto vai dar, pode levar um outro senador na cola….
    É esperar para ver.

  15. tiba-ctba
    sexta-feira, 2 de abril de 2010 – 22:15 hs

    ei…… e o Flavio Arns………….. alguém o avisou para não concorrer???

  16. MARCO
    sábado, 3 de abril de 2010 – 0:18 hs

    Pessutão governador,
    Osmar vice.
    Adeus Beto Lerner Rossoni Richa

  17. Polêmico
    sábado, 3 de abril de 2010 – 10:37 hs

    O mais sensato seria realmente o Osmar se contentar em ser Vice do Pesuti, pois não ganha nem para Governador e nem para Senador. Embora eu queria é que o Osmar ficasse sem cargo pois ele não defende o povo trabalhador.
    Uma vaga ao senado é da Gleicy e a outra é do Requião.
    Pesuti Governador.

  18. JOÃOZINHO DO SUDOESTE
    sábado, 3 de abril de 2010 – 18:16 hs

    Olha, mais uma vez o senador OSMAR DIAS está demonstrando fraqueza, e está em mato sem cachorro. Tá semelhante aquela noiva que quer desistir do casamento e não dá mais tempo. Se casar, já sabe como será o final, trágico…..triste,,,,,chamado PT. a turma do BETO e do PESSUTI está rindo ‘a toa de você. Enquanto o OSMAR fica arrodeando a thurma do PT,os demais candidatos estão costurando no estado. O Brasil tá cheio da ptzada, e no Paraná dos DIAS.

  19. sul PR
    sábado, 3 de abril de 2010 – 20:43 hs

    Osmar……voce esta sendo iludido……o que o PT quer….é que voce va ao governo…..e a Gleisi seja senadora……voce perde a elição…..e praticamente “morre”politicamente……e a Gleisi como senadora…..preparara o terreno para ser candidata a Governadora na proxima eleição…..e o PT entao….vai fazer com o Senhor o que fez com CIRO GOMES em Sao Paulo…….abandonou…deixou a ver navios….. sem dar ao menos um tchauzinho…..
    Abre o olho Senador……
    um Parana com Beto Governador….Osmar / Alvaro / Flavio Arns Senador……seria o Parana ideal para todos…….

  20. sentinela
    sábado, 3 de abril de 2010 – 21:38 hs

    Seria muito engraçado, cômico, trágico ou tragicômico, Osmar e PT juntos. Já pensou no comício do Osmar, o MST de bandeiras vermelhas apoiando o candidato. As cooperativas e agropecuaristas contribuindo com a campanha sabendo que parte da grana iria para os invasores de propriedades alheias como acontece com o nosso rico dinheirinho de impostos?
    Não dá mesmo, OSMAR, o PT não é e nunca foi confiável. Você, de barba branca já deveria saber disso ou não quer ver. Água e óleo não se misturam. Urina e fezes sim. O que o Lula e a cambada de mensaleiros e doleiros de cueca querem é que a companheira Gleisi se eleja para o Senado. O resto é resto.
    Osmar não será candidado ao Governo. Podem anotar.

  21. LISANDRA BARRACÃO-PR
    domingo, 4 de abril de 2010 – 19:08 hs

    O CAMINHO CERTO É LIGAR-SE AO BETO, ´
    CASO CONTRÁRIO O OSTRACISMO SERÁ
    O RUMO INEVITÁVEL DE OSMAR DIAS

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*