Moreira falha em sua ida à Brasília por novas vacinas contra gripe A | Fábio Campana

Moreira falha em sua ida à Brasília por novas vacinas contra gripe A

De Mara Andrich no Paraná Online

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Augusto Moreira Júnior, esteve ontem em Brasília para tentar conseguir vacinas contra a gripe A (H1N1) para toda a população do Paraná, mas não obteve êxito.

Em uma reunião com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, ele mostrou dados epidemiológicos sobre a doença. A visita ocorreu porque uma liminar da Justiça determinou que todas as pessoas que vivem no Estado devem ser vacinadas.

Moreira explicou que os técnicos do Ministério demonstraram que há problemas logísticos para entrega das vacinas no Brasil, e que não poderão adquirir mais doses além das 100 milhões que já estão disponíveis.

Outra alegação do Ministério, segundo o secretário, foi o mapa da circulação do vírus, que estabeleceu os grupos de risco já existentes no calendário de vacinação. “Eles afirmam que vacinando os grupos de risco esperam diminuir, ou até zerar a circulação do vírus”, afirmou Moreira.

O secretário disse, ainda, que a Sesa cogitou comprar novas doses, mas chegou à conclusão de que também seria inviável. “Não existe no mercado e há vários problemas, como autorização da Anvisa”, comentou.

Em face de todas essas questões, a Sesa decidiu, então, continuar com o calendário já existente. “Nossa meta será vacinar 100% dos grupos de risco”, disse o secretário.

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) decidiu não recorrer da liminar porque entendeu que o Paraná realmente necessita de vacina para toda a população, uma vez que o Estado está em situação crítica em função do clima.

A liminar da 2.ª Vara Federal de Curitiba considerou, inclusive, essa questão climática. Segundo o documento, a região Sul do País é mais suscetível à doença. “Aqui no Paraná a epidemia foi 30 vezes maior do que em outros estados, tanto em número de casos como em mortalidade”, afirmou Moreira Júnior.

Na liminar, a Justiça determinou que a União fornecesse as vacinas ao Paraná, e que o Estado deve modificar o calendário de vacinação para contemplar todas as pessoas, já que até agora só eram incluídos os grupos de risco. O Ministério da Saúde vai recorrer da liminar.

Ontem, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou novos dados sobre a gripe A (H1N1). Agora são 668 pessoas com a doença. No boletim anterior eram 524. Nove pessoas já morreram.

O último óbito ocorreu no início de março. Os municípios com maior número de casos são Londrina, no norte do Estado (181), Maringá, na região central (164) e Curitiba (108).

O Ministério da Saúde divulgou ontem que pouco mais de 60% das gestantes do Paraná já foram vacinadas, o que foi considerado pouco. Já segundo a Sesa, 61,88% das grávidas receberam as doses; 95,18% das crianças, e 83% dos doentes crônicos. A vacinação para estes três grupos, além dos jovens dos 20 aos 29 anos, segue até o dia 23 de abril. Os idosos serão vacinados de 24 de abril a 7 de maio.


21 comentários

  1. Duval Simões Araújo-Londrina
    quinta-feira, 15 de abril de 2010 – 11:00 hs

    Dinheiro pra vacina o governo do PT não tem, mas para propaganda na TV e para mandar $$ para o Haiti tem. O Lula é um bom cara mas esse governo do PT é uma piada.

  2. saci
    quinta-feira, 15 de abril de 2010 – 11:20 hs

    é um estúpido, debilóide. isso só comprova que não tem o mínimo preparo para ser secretário de saúde. não conhece o sus e pelo jeito faltou às aulas de epidemiologia na faculdade. dve ter também total desconhecimento da história natural das doenças e por óbvio ululante não conhece patavinas de gestão de serviços públicos de saúde, tampouco de orçamento público em saúde. quiçá deva saber diagnosticar um galucoma.
    muito fraquinho esse ex-reitorzinho. nota -2 para o pessutti ao colocar essa tralha na sesa, com tanta gente boa e preparada para tal função disponível nos próprios quadros da sesa.

  3. TUKU NARE
    quinta-feira, 15 de abril de 2010 – 11:25 hs

    uma piada e um capacho,como esse minusculo duval, o pessoal tem lido a materia na integra cara, tu nao viu que nao ha vacina no mercado internacional
    va iludir a vovozinha.

  4. BENJAMIM BUTON
    quinta-feira, 15 de abril de 2010 – 11:53 hs

    Moreira foi o protagonista do filme Curioso caso de Benjamin Buton.

    Será? parecido?

  5. Rica
    quinta-feira, 15 de abril de 2010 – 11:55 hs

    Quem tem Altino como Chefe de Gabinete, e assessores do mais baixo escalão nao poderia achar que ia ser diferente!! Piada!!

  6. PMDB CURITIBA
    quinta-feira, 15 de abril de 2010 – 11:57 hs

    O Moreira resolveu a vida de todos os membros do Diretorio de Curitiba…. levou Altino, DiLuca, Paulão, Biriba…. entre outros!!! Absurdo…

  7. Capitão Gancho
    quinta-feira, 15 de abril de 2010 – 13:31 hs

    Esse desde a indicação já dava ares de incapaz!

    Arrisca de ser a bala do canhão que vai afundar o naviop…

  8. Raquel
    quinta-feira, 15 de abril de 2010 – 13:56 hs

    Ele sequer poderia assumir já que é dono de um hospital privado……..o Hospital de Olhos. Já começa por aí.
    Ainda por cima foi falar com o estúpido do temporão, o ministro aborteiro…….afff

  9. Marcio Costa
    quinta-feira, 15 de abril de 2010 – 14:01 hs

    QUE INCOMPETENTE!!!
    AÍ PESSUTI, AINDA HÁ TEMPO DE NOMEAR OUTRO SECRETÁRIO PRA PASTA DA SAÚDE, POIS ESSE JÁ MOSTROU QUE É E SEMPRE SERÁ UMA PIADA PARA O PARANÁ…

  10. Duval Simões Araújo-Londrina
    quinta-feira, 15 de abril de 2010 – 14:14 hs

    O Tuku PT naré não adianta defender o chefe pois a incompetência, qto mais eskentar a campanha mais vai aparecer.
    O que não aceito é bricar com a saúde do povo do Paraná e do sul do país, como está fazendo o governo petista. Até no malsinado governo da ditadura militar vacinavam todos os brasileiros. O PT quer que numa família de 4 pessoas sejam vacinadas e não corram riscos duas. a outra metade pode morrer. Falta de vacina é balela, pois antes do inverno foi vacinada toda a europa.
    Minha prioridade é o povo e a boa aplicação do dinheiro dos impostos que pagamos. E não defender cargo em comissão do governo petista. OK Tuku?

  11. Edson Dantas
    quinta-feira, 15 de abril de 2010 – 15:56 hs

    Carlos Moreira tem que benzer, tudo que o cara coloca a mão dá errado.
    Vai ser sem sorte assim lá no Acre.

  12. Armando
    quinta-feira, 15 de abril de 2010 – 15:59 hs

    Eu não vou tomar vacina nem que o Dom Pedro ressussite.
    Prefiro me arriscar perante a uma doença digamos ”conhecida” do que tomar uma vacina a qual as reações ainda são diversas.

  13. bettonn
    quinta-feira, 15 de abril de 2010 – 16:49 hs

    SAI UM BAO……. DA SEGURANÇA PUBLICA
    ENTRA UM BAO NA SECRETARIA DE SAUDE E O POVO Ó OÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓ´KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  14. Tite
    quinta-feira, 15 de abril de 2010 – 18:50 hs

    Armando, não vai tomar vacina; então pare de ser medroso e vai TNC. Falei!

  15. RQK
    quinta-feira, 15 de abril de 2010 – 19:37 hs

    PROBLEMAS LOGISTICOS ? E POR QUE NA ELEIÇAO E TUDO TAO FACIL. URNA VAI URNA VEM E O NEGOÇIO FUMCIONA

  16. POBREZA TOTAL
    quinta-feira, 15 de abril de 2010 – 20:10 hs

    Este procedimento do Moreira acolhendo os companheiros é a prova de que ele é um cara de grupo.
    É muito legal quando ele faz isso.
    Só um babaca é contra a indicação de militantes para cargos.
    Devem servir só para fazer campanha?
    Sai urubu.
    Parabéns Moreria!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  17. Gaudério
    quinta-feira, 15 de abril de 2010 – 21:23 hs

    ARMANDO, ALÉM DE IGNORANTE, TAMBEM É MEDROSO.

  18. FILET MIGNON
    quinta-feira, 15 de abril de 2010 – 23:07 hs

    Pois é… Parece-nos que o PESSUTÃO pisou feio na bola em nomeando o MOREIRA “BOM DE VOTO EM CURITIBA” PARA A SESA.
    Tive contato com o documento que o SINDSAUDE entregou na Assembléia Legislativa e no Ministério Público.
    Pela Lei 13331/2002, o homem não poderia ser nomeado de forma alguma pois é cadastrado como PROPRIETÁRIO DE HOSPITAL PRESTADOR DE SERVICOS AO SISTEMA e a documentação anexa ao pedido expedida datada de após a nomeação, consta o nome de Moreira como um dos sócios proprietários.
    De uma coisa podemos analisar, ou a Casa Civil comeu bronha… Ou, nomearam para depois dizerem, Tentamos! Sou pela segunda hipótese.

  19. verde oliva
    quinta-feira, 15 de abril de 2010 – 23:55 hs

    Zerou nas urnas, zerou nas agulhas.
    Sem qualificação, dizem que não é só a aparência de panaca e o jeito de panaca. Essa aventura na política esta lhe custando muito caro. fora moleira!

  20. Amanda Cecília
    sexta-feira, 16 de abril de 2010 – 1:01 hs

    Há pouco, durante seu discurso numa cerimônia de abertura do Seminário sobre Cirurgia Plástica no Hotel Bourbon em Curitiba, o Secretário de Estado da Saúde do Paraná, Dr. Carlos Augusto Moreira Jr., bem que podería não ter discursado… uma vez que fêz piada de péssimo gosto ao se referir ao microfone da tribuna…quem não esteve por lá , não merece ouvir o resto.

  21. july
    sábado, 17 de abril de 2010 – 13:33 hs

    se o novo governador do PARANÁ o escolheu para comandar a saude do estado espero que o MOREIRA faça um bom trabalho sem se importar com os agorentos e caras secas do olho junto que só querem o mau do povo paranaense

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*