Mamata na Câmara com o seu dinheiro | Fábio Campana

Mamata na Câmara com o seu dinheiro

De Lúcio Vaz no blog do Noblat

A volta de 15 deputados que ocupavam cargos de ministros, secretários estaduais ou municipais provocou uma despesa em dobro para a Câmara.

Cada um deles tem direito a uma “ajuda de custo” para cobrir despesas com transporte, no valor de R$ 16,5 mil, exatamente o valor do salário parlamentar — mesmo os que já moravam em Brasília.

Ocorre que os 15 suplentes que deixam o cargo já haviam recebido esse mesmo benefício há um mês e meio, no valor total de R$ 247,5 mil, com a mesma justificativa de “compensação de despesas imprescindíveis ao comparecimento à sessão legislativa”.

O curioso é que os parlamentares que reassumem o mandato já passam a contar com uma verba extra para despesas com passagens aéreas de ida e de volta (quatro por mês) para seus estados de origem.

O ato da Mesa Diretora que regulamenta a “ajuda de custo” não especifica o que seriam as demais “despesas imprescindíveis”.

O dinheiro só pode ser usado em gastos com transporte, mudança, hospedagem e alimentação, por exemplo. Não pode cobrir despesas dos familiares.

Essa indenização é paga a todos os deputados em 10 de fevereiro de cada ano. Na prática, corresponde a um 14º salário. Quem assume o mandato depois dessa data também recebe a quantia.

Assim, uma mesma vaga na Câmara pode render duas ou três dessas “ajudas”. No fim do ano, os parlamentares têm direito a mais um benefício financeiro, conhecido como 15º salário.

Para receber, precisa ter cumprido pelo menos dois terços do ano legislativo. Quem paga tudo é o contribuinte.


9 comentários

  1. TUKU NARE
    terça-feira, 6 de abril de 2010 – 10:07 hs

    chego a sequinte conclusao, o BRASIL precisa mesmo e de gerente, que decepçao com os nossos deputados.

  2. jose cunha
    terça-feira, 6 de abril de 2010 – 10:16 hs

    Nao é so la, que a farra do recursos publico vai a todo vapor, aqui é uma vergonha nacional o que esta ocorrendo na AL, e esta ultima é demias, o Sr Hermas , era presidente da AL, agora presidente do TC, APROVOU AS CONTAS DA AL, po estes caras superou tudo e todas inteligencias e bom censo do povo do paraná, POLICIA FEDERAL NELES, urgente,

  3. TUKU NARE
    terça-feira, 6 de abril de 2010 – 10:20 hs

    OLHA AQUI SR FABIO CAMPANA, tu es um dos culpados por essa pouca vergonha, porque como muitos cidadoes de bem, nao tem coragem de colocar
    o seu prestigio e credibilidade par ser submetido ao votode quem quer ter um
    pais serio.

  4. Curitiboka
    terça-feira, 6 de abril de 2010 – 10:24 hs

    Culpa nossa, não sabemos votar aí o pessoal legisla em causa própria. Aos que sabem utilizar bem o voto, podemos dar uma melhorada em todos os níveis, 100% é sonho, mas o pouco que renove com aqueles que estiverem comprometidos de verdade já é um avanço!!

  5. Marcos Calonga
    terça-feira, 6 de abril de 2010 – 10:42 hs

    Que saudade da DITADURA!!!

  6. Ve
    terça-feira, 6 de abril de 2010 – 10:55 hs

    To achando que vou mudar de profissão e virar deputada

  7. reinolds
    terça-feira, 6 de abril de 2010 – 11:41 hs

    Incorreções…

  8. saber votar
    terça-feira, 6 de abril de 2010 – 14:06 hs

    Enquanto o povo se deixar levar por uma cesta basica ,dentadura,bolsa familia,o vale leite,etc.etc.o nosso pais vai caminhar na marcha re Enquanto isso ,como diz Curitiboca, os malandros legisla em causa propria..

  9. ildo baldo
    terça-feira, 6 de abril de 2010 – 19:04 hs

    SABER VOTAR
    CONCORDO CONTIGO DESDE QUE NO PROXIMO COMENTARIO
    VOCE NÂO FIQUE FALANDO BEM DOS TUCANOS E DEMOS
    PORQUE DAI NÂO DA SERRA BETO TUCANOS E DEMOS
    ESTÂO COM A ALMA SEM RECUPERAÇÂO MORAL E ETICA
    PELO AMOR DE DEUS NOS LIVRE DELES

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*