Lupion desiste do Senado e 'mela' candidaturas | Fábio Campana

Lupion desiste do Senado e ‘mela’ candidaturas

O deputado federal Abelardo Lupion, presidente estadual do Democratas, não vai mais disputar uma das duas vagas paranaenses ao Senado Federal e retoma sua candidatura à reeleição à Câmara. A informação foi confirmada por uma fonte próxima ao parlamentar, mas que pediu que seu nome fosse preservado.

A demora na definição das coligações por parte do “ainda” candidato ao governo, Osmar Dias (PDT), e a crise interna no DEM, com a debandada de deputados para a candidatura de Beto Richa, pesaram decisivamente na revisão de rumos da carreira política de Lupion, assinala a mesma fonte.

Antes desta decisão, Lupion pavimentava seu caminho ao Senado com a estratégia de eleger seu filho, Pedro Lupion, para sucedê-lo na Câmara dos deputados. Com isso o presidente do DEM vinha costurando apoios em vários municípios, lançando candidaturas a deputado estadual a fim de fortalecer as bases que ajudariam a eleger seu filho.

Porém, com a mudança de rumo, Lupion disputa a reeleição e seu filho troca o parlamento federal pelo estadual. Com isso, candidaturas, como as de Pedro Claro de Oliveira Neto, ex-prefeito de Santo Antônio da Platina e do vereador jacarezinhense, Nilton José de Souza, o Dr. Nilton, médico, que esperava fazer boa votação em Jacarezinho, foram meladas antes mesmo de serem referendadas.

Informações colhidas na coordenação regional do DEM apontam que Dr. Nilton assimilou com tranquilidade a desistência de concorrer à Assembléia Legislativa, mas o mesmo não está ocorrendo com Pedro Claro de Oliveira, que, ressentido, estaria disposto a romper politicamente com Abelardo Lupion. O problema é que o ex-prefeito platinense pode até fazer uma boa votação em sua cidade, mas a candidatura é considerada inviável em razão da pouca densidade eleitoral fora das fronteiras de Santo Antônio da Platina.

A situação não é diferente com Dr. Nilton, mas ele age diferente, com espírito partidário, importando que sua candidatura agregue votos a Pedro Lupion, caso se mantivesse na disputa à deputado federal. “O problema é que Pedro Claro não pensa em ser deputado estadual. Ele quer mostrar força política em sua cidade para se fortalecer para a disputa municipal de 2012. Tiraram o pirulito de sua boca”, comentou a fonte em tom de ironia.

Para a coordenação regional do DEM, sem a presença de Pedro Claro e outros eventuais candidatos locais, Abelardo Lupion elimina um problema de descontentamento entre candidatos que devem figurar na mesma base política, mas se ressentiam pelo fato de que essas candidaturas locais provocariam erosão de votos que beneficiariam candidatos da legenda de outras regiões, já que esses políticos, sem chances de se elegerem, fariam o papel de cabos eleitorais de políticos estranhos.

“É visível que hoje há um clima de alívio, pois o Pedro Claro tiraria muitos votos de concorrentes, mas tem chances remotíssimas de eleição. Iria somar votos para políticos de sua coligação de outras regiões. O triste é que ele não entende isso, pois seu projeto político está acima do partido que milita”, concluiu o interlocutor, irritado coma postura inflexível de Pedro Claro.


35 comentários

  1. Bico do Corvo Campo Mourão
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 20:34 hs

    O barco do Osmar esta a deriva, o Lupion também achou melhor cair fora, antes que afunde de vez, senão terá que nadar muito para não se afogar e morrer afogado e abraçados com o urtigão!

  2. TUKU NARE
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 20:38 hs

    OU ABELARDO, porque tu nao ensina o teu filho, uma profissao, que possa gerar empregos para os pobres do nosso estado, so queres que o coitado ficas como diz o Profeta Requiao a mamar deitado.

  3. Magno
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 20:48 hs

    Todo mundo sabia que isso era uma falácia . Agora só falta o Ricardo Barros.

  4. Povão do Paraná
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 20:55 hs

    Beca Lupion já decidiu isso há mais de duas semanas. Quer agora colocar o nome de seu filho Pedro nos municípios que já o defenestraram por conta da campanha pró Osmar Dias. Nos Campos Gerais, o pessoal do DEM que sempre o apoiou deve trocar de deputado federal caso insista em impor o nome de seu filho na dobradinha pai e filho democrata. E, lógico, escorraçar com a dupla. Pai e filho lembra nepotismo e contra isso o paranaense já está vacinado. Aliás, fica a sugestão ao TSE, iniciar uma campanha de vacinação contra o nepotismo essa doença mais podre que o câncer político que se alastra no Brasil…

  5. CELIO RIBEIRO
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 21:04 hs

    PARABENS BEKA, AMIGO DE FÉ, TOMOU A DECISAO MAIS ACERTADA, A AGRICULTURA DO ESTADO DO PR E DO BRASIL COMEMORAM E LOUVAM SUA INICIATIVA, VC É PRIMORDIAL NA CAMARA FEDERAL PARA DEFENDER OS INTERESSES DOS AGRICULTORES, LÁ VC É REI, NO SENADO SERIA MAIS UM NO MEIO DAQUELAS RAPOSAS. ESTAMOS COM VC, SUA CAMPANHA SERÁ VITORIOSA, SERÁS O DEPUTADO FEDERAL MAIS VOTADO NA HISTORIA DO PR. VAMOS NESSA, LUPION FEDERAL A AGRICULTURA LEVADA A SÉRIO. AGORA SO FALTA VC VIR JUNTO COM BETO RICHA 45 GOVERNADOR.

  6. bico doce
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 21:07 hs

    Mas o Abelardo não vai abrir mão da candidatura do desconhecido filhinho em prol dos demais partidários!

  7. ESTAMOS DE OLHO
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 21:08 hs

    Pergunto ao “lupion”, maíusculo só de físico, como fica o apoio ao Osmar Dias e seu PT e MST, com as atuais invasões. Será que estes políticos acham que todo mundo é ignorante de não enxergar as coisas. Veja se não era um negócio de família. Nada a ver com o povo, partido, sociedade-é família mesmo. Olha de quem ele é neto, já diz tudo.

  8. wilian
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 21:17 hs

    e como fica o osmar dias agora? perdendo forças?

  9. Nivaldo Catuporanga
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 21:17 hs

    O presidente do DEM, deveria reunir a cúpula do partido e pedir a expulsão do Dep. Nelson Justo, senão vai carunchar a reeleição dos atuais deputados, pois a coisa esta feia para o DEM, já chega o episódio de Brasilia. Jesus amado!

  10. segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 21:31 hs

    Qual é a fonte dessa matéria?

  11. Amèlie
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 21:35 hs

    Sendo o Deputado Abelardo Lupion o maior apoiador da candidatura do Senador Osmar Dias ao Governo do Paraná, será que isto significa que até ele percebeu que para o governo a candidatura do Senador acabou????

  12. ZEZÉ DE REALEZA
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 22:41 hs

    Então o seu LUPION, não conseguiu negociar o DEM e realiazar suas vontades pessoias e de seu filho. E agora lupi……tá colocando a cola no meio das pernas e tentar a reeleição…..olha se dependesse de mim, você não merece voltar pra câmara……mas o povo tem memória curta, pensa pouco.Você e a grande maioria dos deputados federais ficam amarrando os coitadinhos dos prefeitos que dependem de emendas parlamentares para fazer alguma coisa.Algo que não seria papel de deputado….mas infelizmente é assim….vou torcer e muit por você….mas que…..

  13. adriano
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 22:53 hs

    Coitado do Arruda!!!

  14. Caio S
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 23:12 hs

    José Serra comentou o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) com educação e verdade. Disse que é uma lista de obras – o que é verdade – e que a maioria não saiu do papel – quem diz isso não é a oposição e sim os organismos de controle do próprio governo e dos movimentos sociais como Contas Abertas e Transparência Brasil. E foi atacado com pedras por Dilma Rousseff que o chamou de “biruta de aeroporto”. Deselegante, desnecessário e símbolo de alguém que não sabe conviver com verdade e com críticas. Deve um pedido de desculpas e uma promessa – melhor seria um compromisso – de não mais desqualificar o debate eleitoral.

  15. André
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 0:02 hs

    Quem não tem compromisso com o partido e pensa só em interesses próprios é o Lupion. No meu ponto de vista, quem deu a rasteira nos seus aliados pelo que vejo na matéria é o próprio Lupion, querendo colocar goela abaixo o seu filho. Como senador não iria ganhar mesmo….. é uma pena…

  16. salete cesconeto de arruda
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 5:43 hs

    Anotem:
    Se o PSDB deixar e o Gustavo Fruet exigir seus direitos – para o senado – ele e Gleisi podem se considerarem eleitos.
    Em menos de 3 anos – serão eles os personagens da próxima ELEIÇÃO EM CURITIBA. O Ducci – dependendo da administração que fizer – estará ou não nesse jogo.
    Requião?
    Só tem chances – se Gleisi e Gustavo desistirem.
    Salvo que Requião use o mesmo método que usou contra Martinez – esse é o jogo. Bem. Pode ser que Martinez também possa jogar. A roda gira. A lei do CARMA também. Está certo o Lupion. Qualquer outro nome que entre nesse jogo – vai entrar para perder.

  17. Povão do Paraná
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 7:18 hs

    Pai e filho… Se a Justiça funcionasse deveria ser proibido!!! Mas a Justiça é capenga… A Justiça é cega… E não gosta de trabalhar!!!

  18. INVISIVELQUEVETUDO
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 8:00 hs

    Mela nada e coisa nenhuma, apenas está reconhecendo o obvio ou seja a sua total inviabilidade como candidato ao senado. Ocorre que o próprio calendário e agenda da eleição começa a efetivamente colocar as peças no tabuleiro do jogo eleitoral. quem até agora não teve cacife em votos (caso do PPS do Rubens Bueno) tem que se acomodar com o que dá para salvar e deixar de “pagar para ver”.
    Blefe nesta hora é prejuizo certo e isso está valendo mais que nunca para o senador Osmar Dias. Bom de voto mais péssimo em articular sua candidatura, ja está na hora de firmar-se na reeleição, antes que outra composição estreite seu espaço e fique sem a companhia do voto mais importante que será do Presidente e depois do Governador.
    Lupion assumiu sua real pretenção, deixando o blefe de lado, antes que os espaços da sua reeleição fossem preenchidos, até porque – no Paraná, com os exemplos “dignificantes de moralidade e austeridade na Assembléia Legislativa – o indice de renovação do legislativo será qualquer coisa de arrepiar o cabelo da trigrada que busca reeleição.

    Muitos vão gastar o olho da cara e verem seus votos minguarem. Estarão pagando mais pela omissão de hoje em não exigirem apuração e afastamento da mesa da Assembléia, que propriamente por possiveis atos de corrupção que tenham feito ou participado.

    OBVIO, o silencio de hoje é a confissão mais clara de rabo preso.

  19. Luiz
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 9:09 hs

    Povão, filho de peixe peixinho é, natural nascer e viver no meio da política querer continuar o trabalho do pai, o problema é manter os maus político no poder, por que seus filho irão continuar o roubo. Não generalize, pois tem muito filho de bons político fazendo um bom trabalho.

  20. pericles
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 9:34 hs

    o burro desse mané “povão do paraná” nepotismo não é isso… o deputado não está empregando o filho em seu gabinete. o filho irá disputar um cargo na assembleia legislativa e ele tem esse direito como todo cidadão. é burro demais!!

  21. Borduna
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 9:52 hs

    Uuuuuuuuuufa, nos livramos de um candidato horrivel pro senado. O Paraná merece algo melhor. Só que até agora não surgiu o algo melhor. Não me venham com Bob Req, Ric Barros e a Barbie, xoooooooooooou sapos e pererecas……

  22. MULHERADA DO PARANÁ
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 9:55 hs

    Lupion ensina o teu filho trabalhar,tirar carteira de trabalho,ter Pis,bater cartão,coisa que vc nunca vez em toda tua vida.

  23. Povão do Paraná
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 9:57 hs

    Péricles… Pelo nome lembra um bucéfalo… Eu disse “lembra o nepotismo”, eu não disse é nepotismo. Aprenda a ler e a interpretar o que vc lê – ou estão lendro pra vc – porque vc é ignorante demais. Falta-lhe estudo par discernir fatos. Falta-lhe competência para entender as coisas. Falta-lhe intelecto para que eu não o compare a uma anta… Volte pra cama, vagal!!!

  24. luis tormenta
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 10:05 hs

    ESTE IDIOTA DA UDR ACHAVA QUE IRIA CONSEGUIR SER SENADOR, FIQUE MUITO FELIZ EM TENTAR CONTINUAR NA CÃMARA FEDERAL, POIS A ALGUNS ANOS ATRÁS NEM ISTO ELE CONSEGUIA.

  25. ZE
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 10:18 hs

    po maiso DEM se ressume ao lupion entao.. quer a vaga de federal e estadual, por que os outros vao apoialo. da base, se quer tdo para a familia,,
    quem tdo quer tdo perde;;
    hehhe
    e mais que noral, tem esse lupion que ate agora o partido nao se manifstou nafa a respeito do nelson justus,,
    apesar de tdo, em brasilia o partido se mexeu logo, e mostrou que nao fazia parte daquiço;;
    aqui no parana parece que estao todos no mesmo barco, para usarem eses dinheiros para financiat a campanha..
    ai como alguem honesto vai dispuatr uma campanha..
    eles pagam um monte de cabos eleitorais com nosso dinheiro..
    e o T.R.E tabem nao fala nada..
    e ontem vimos na materia rpx, gazeta do povo, eles fazendo mais diarios secretos, para esconder as falcatruas..
    e tirar sarro de nosss caras..
    socorro…
    e o mp. e policia federal nada hem…

  26. GURADIÃO
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 10:38 hs

    Decisão mais que acertada do LUPION, reeleição garantida, nós agricultores precisamos de pessoas fortes para desbancar o MST dessas barbaridades que andam fazendo a muito tempo. Quanto ao Pedro, acho que ele terá tempo para ser político, ainda não chegou a sua hora.

  27. Marcos
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 10:57 hs

    O pior não é ter que aguentar o “Abelardo negociatas estranhas em Brasília”, mas que ele deixa semente pra continuar mamando dinheiro nosso, dos ruralistas e afins. E ainda se acha importante no apoio ou não ao Richa. Faça-me o favor. Até a mulher dele apareceu em reportagem na Veja, sem falar no irmão. Esqueceram disto? Agora vem de júnior. Não dá!!! A culpa é dos fazendeiros que o elegem só para que protega seus patrimônios.

  28. Luiz Honório
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 11:11 hs

    O engraçado é ver pessoas dizendo que o Lupion é representante da Agricultura. O Lupion que defende de unhas e dentes o Osmar Dias, que por sua vez defende o PT, que é amante do MST.
    De Trabalhadores rurais não tem nada, nem o jeito de andar, tanto o MST, quanto o Osmar Dias, quanto o Lupion.
    São representantes da algazarra, do badernismo e da impunidade.
    Acho que volta a tona a discussão com o Partido todo, mostrando que os demais deputados estavam certos ao aderirem a candidatura de Beto Richa.
    Fora Lupion, fora Osmar Dias, fora MST, fora impunidade!

  29. BETINA
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 11:12 hs

    Lupion é o cara,com gana de trabalhador! Vitória certa. Filho dele um político promissor para nosso estado! O povo paranaense que abra o olho e veja que é políticos como dessa família que precisamos!

    FORÇA LUPION.

  30. BETINA
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 11:15 hs

    Pessoas como esse Luiz Honório se mostram cada vez mais por fora dos assuntos políticos.. Lupion grande defensor da agricultura!

  31. Seven Up
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 11:34 hs

    Patética essa Betina, Lupion Trabalhador, hehe.

  32. terça-feira, 20 de abril de 2010 – 13:16 hs

    Esse povao do parana e um besta mesmo ,falso moralista, vagal nao da certo em cargo nenhum,so como funcionario fantasma mesmo da assembleia como mostrou o parana 1edicao esqueci gigolloo

  33. Anônimo
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 13:19 hs

    lupion

  34. Povão do Paraná, o Autêntico
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 14:18 hs

    Tem nego usando o Povão do Paraná como se fosse autêntico. Vergonha, Campa. Nós o verdadeiro Povão do Paraná é que sabemos das coisas. O resto vem na rabeira do corvo. E vamos de Beto!!!!! O resto Lupion, Pedro, Zé, é tudo resto. Vão com quem não devem sempre!!!!!!

  35. politico jovem
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 16:43 hs

    campana nao faça postagens dessas! voce acaba se contradizendo, o lupion nao tem nada a perder, muito pelo contrario, faz o filho ganhar a eleicao, porque acho que ja é de conhecimento de todos que ele sera o ministro da agricultura do serra

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*