Lula estuda intervenção no PT do Paraná | Fábio Campana

Lula estuda intervenção no PT do Paraná

A última pesquisa DataFolha, que mostra o tucano José Serra com dianteira de dez pontos percentuais sobre a pré-candidata presidencial petista Dilma Rousseff, provocou um endurecimento na estratégia nacional de alianças do Partido dos Trabalhadores. A direção nacional do PT avaliou, em um encontro com Lula, que as articulações estaduais do PSDB estão em sua maioria bem encaminhadas enquanto as alianças de Dilma revelam problemas sérios em pelo menos 15 estados. Medidas vigorosas serão tomadas para reverter esse quadro.

O PT nacional se prepara para intervir em Minas Gerais, para abortar o lançamento de uma candidatura petista ao governo, e o caso do Paraná também se encaminha para uma solução de força. A situação paranaense é vista com crescente preocupação pela direção nacional do PT. Negociações avançadas com o PDT do senador Osmar Dias no Paraná foram rompidas por causa da intransigência das lideranças locais petistas que não aceitam negociar a candidatura de Gleisi Hoffmann, mulher do ministro Paulo Bernardo, ao Senado.

O projeto de tornar Gleisi senadora, que na visão da direção nacional do PT, é de caráter mais familiar que estratégico, está inviabilizando a formação de um palanque forte para Dilma no Paraná. A insistência em manter Gleisi candidata ao Senado também estaria colocando em perigo a reeleição da atual bancada federal e estadual do partido no estado que pode ficar sem um puxador de votos forte. Os nomes apresentados pelo PT do Paraná para disputar uma candidatura própria ao governo do estado, Lygia Pupatto e Nedson Micheletti, são vistos com grande ceticismo.

A tendência, numa avaliação preliminar, é que essas candidaturas repitam os maus desempenhos do PT na disputa pelo governo do estado em 2002, quando o candidato foi o Padre Roque Zimmermann e 2006, quando o partido disputou o governo com Flávio Arns. Nessas duas eleições o fraco desempenho dos candidatos ao governo pelo PT contribuiu para que Lula fosse derrotado no Paraná por Serra em 2002 e por Alckmin em 2006, tanto no primeiro quanto no segundo turno. A eleição presidencial de 2010 deve ser mais dura do que foram as duas eleições anteriores.

A candidatura de Gleisi Hoffmann ao Senado se tornou um obstáculo intransponível para a aliança com o PDT por dois motivos. O primeiro é que inviabiliza alianças com outras legendas cobiçadas por Osmar, como o PP de Ricardo Barros e o DEM, de Abelardo Lupion, que também pretendem disputar uma vaga no Senado. O segundo, e mais grave, foi a percepção do senador Osmar Dias, que seria traído pelo PT caso não trouxesse Gleisi para sua vice. Paulo Bernardo amarrou apoios a Gleisi com centenas de prefeituras do estado inteiro, incluindo PC do B, DEM, PMDB e até PSDB. O compromisso é o apoio a Gleisi os prefeitos estão liberados para apoiar quem quiserem para governador e presidente.


34 comentários

  1. Edmundo
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 11:51 hs

    Tem mais é que intervir. Vai deixar a Dilma ficar sem palanque para atender as ambições da Gleisi?

  2. Wilson
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 11:56 hs

    O fim de um sonho faz a cinderela perder o sono!

  3. TUKU NARE
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 12:23 hs

    sinuca de bico, um verdadeiro saco de gatos,de todas as raças, vao combinando, como nos F……, mais nos vamos dar o troco nessa eleiçao, o povo sabe muito bem quem estara do nosso lado.

  4. Vicente
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 12:29 hs

    Essa cruza de mensaleiro com agroboy truculento só podia dar lobisomem…

  5. joao
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 12:45 hs

    Esse Lula sabe de tudo, gênio da politíca !!!

  6. Bete Vinhaski
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 12:49 hs

    Estão querendo queimar a Gleisi de vez, todo mundo sabe que o Governar do Paraná será o Beto Richa, ela esta certissima, em postular a sua candidatura ao senado, suas chances é de 99,99%, as raposas velhas estão querem tirar a canditada mais votada na historia do Paraná

  7. CLAUDEMIR
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 12:53 hs

    A DITADURA PETISTA NO PARANA NÃO PODE VINGAR FORA ESTES DONO DO MENSALÃO DO LULA

  8. pode intervir a vontade
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 12:58 hs

    mais uma vez o Senhor Lula levará rasteira nas urnas, pois, aqui no Paraná a maioria do povo não é dos cabides e não se sustenta só de bolsas-esmola, então por mais que intervenham nada mudará, no Paraná o Brasil pode mais e esse mais é José Serra Presidente, vamos dizer não a despreparados e quadrilheiros no poder. Fora pt do poder.

  9. HENRY
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 13:04 hs

    IH!!! SERÁ A QUADRILHA ESTÁ SE DESENTENDENDO?

  10. segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 13:05 hs

    E alguém vai querer embarcar em canoa furada ??? A candidata dellles é muito ruim. O Brasil Pode Mais…

  11. segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 13:09 hs

    Com todo o respeito aos Ptistas..mas o problema da Dilma não é ter palanque no estado..Com Osmar ou sem Osmar ela não fará votos por aqui e o problema não é ninguém..é ela…….abre a boca e é só besteira..não tem o que contar, pois não tem preparo pra ocupar um cargo como presidente do Brasil….me parece utopia achar que um acordo com o PDT vai trazer algum voto pra Dilmula, mas tirar do Osmar vai com certeza…não adianta espernear muito, Serra será o presidente do Brasil…

  12. O democrata
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 13:37 hs

    Eleitores do PT,onde está a democracia do partido,intervenção no PT do Paraná,o q. é isso seu Lula,aqui não é Cuba.

  13. Eugenio Bello
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 13:40 hs

    Na verdade a intervenção já veio e foi decorrente da conversa de Osmar com o Senador Sérgio Guerra, retratada hoje (indiretamente) pelo colunista Celso Nascimento. Tanto assim, que o Lula já avisou o Osmar que quer conversar e evitar sua ida para o lado do Serra.

  14. Coringa
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 13:40 hs

    Quem diz que a Lygia e o Nedson não são bons puxadores de voto não os conhece. Só que eles puxam para baixo…

  15. Sabrina
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 13:58 hs

    O Paraná tem 399 municípios. Arredondando 4 centenas.

    Com quantas destas 4 centenas de prefeituras o Paulo Bernardo amarrou apoios para a Gleisi??

    Ah vá… tsc tsc tsc

  16. Celso
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 13:59 hs

    O presidente Lula está certo. O que é mais importante, a presidência para Dilma ou uma boquinha para Gleisi no Senado?

  17. SIMONE- PATO BRANCO
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 14:03 hs

    PURA BALELA, OSMAR TA FECHADO
    COM BETO. É ESPERTO.

  18. Borduna
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 14:27 hs

    É isso ái Lula. Ou vc desce a borduna nessa PTzada incompetente do Paraná e enquadra as coisas, inclusive a deslumbrada da Gleise, ou por aqui a vaca da Dilma vai pro brejo mesmo com Serra botando uns 2 milhões de votos à frente….

  19. João
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 15:03 hs

    Os cães ladram e a caravana passa….

  20. LEONEL TUCUNARÉ
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 15:06 hs

    Continuo aceitando apostas. O PT não faz 3% dos votos no Paraná. Aqui petista não tem vez.

  21. justino bonifacio martins
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 15:18 hs

    Isso é fofoca! O Lula não vai intervir no PT do Paraná mesmo porque o PT vai apoiar o Pessutti. O outro lado com Osmar, Beto, Lupion, a turma do Lerner etc. etc. estão mais rachados, mas quebrados que arroz de terceira. O desespero étanto que o Beto fez um périplo pelo nortepioneiro que não tem mais que 380 mil votos e pensa que já ganhou. O nortepioneiro tem um exército que gosta do estilo Pessutão, Aqui na Capital já começoua mudar; só não vê quem não quer ou são marqueteiros bem remunerados parafajutar pesquisa. Pessutãovai sair de Curitiba com no mínimo, 20% dos votos e vence a eleição. Falei, hein!!
    JBM

  22. CHICO XAVIER
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 15:24 hs

    Tchau PT.
    Com o fim do Lulla, este partido já era. Seus maiores expoentes José Dirceu, José Genoíno, Mercadante, Suplicy não enganam mais ninguém. Palocci tá queimado. Sobrou quem? a Dilminha Drapizomba É MUITO FRACA. Vai morrer na praia.
    O Osmar já acordou. Essa turma de sindicalista não é NADA no Paraná. Só pensa em si e no seu projeto de poder. O Cenário é bastante claro.
    Se o Osmar for abraçado com o PT, perde no primeiro turno.
    Ele não vai cair nessa. Osmar, Alvaro, Fruet ou Lupion Senadores. Beto ou Osmar sem PT Governador. Serra Presidente.
    Requião e Gleide assessores do Chavez, Lugo ou Morales, junto com o Celso Amorin e Garcia.

  23. justino bonifacio martins
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 15:34 hs

    Chico Xavier, tu psicografaste essa mensagem? Isso é coisa do além!!
    JBM

  24. Marina
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 15:34 hs

    PT fez 18% com o PAdre Roque e não tinhamos Lula com 80%!!!
    Agora será um passeio, se a Glisinha desistir de ficar sonhando com o senado e colocar-se no seu lugar!

  25. Perigo à Vista
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 15:45 hs

    Esse negócio de intervenção é um puta perigo. Se, por um lado, resolve questões de acordos, articulações e tais, por outro lado pode colocar as “lombrigas” alvoroçadas e o tiro sair pela culatra. Muitos Partidos que tinham essa ação como medida de força, hoje, tornaram-se NANICOS em virtude do abandono d militância que lhe dava sustentação. Portanto, todo cuidado é pouco nessas horas principalmente em um Partido que tem, em suas bases, forte conteúdo ideológico.

  26. Profeta
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 16:24 hs

    Se o Osmar insistir nessa aliança vai provar que também é um aloprado.

  27. salete cesconeto de arruda
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 16:37 hs

    Opa!
    Opa!
    Opaaaaaa….
    Intervenção no Paraná ao que tudo indica é coisa do PSDB!
    Ou não?!
    Pois é.

  28. CHICO XAVIER
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 16:49 hs

    Justino, tu tens a serenidade no nome. Não nos desaponte sugerindo o abraço macabro dos petistas. O Pessutão é um grande homem, mas para ser governador tem que ter iniciativa e postura. Não pode ficar 7 anos à sombra do Chavez, sendo achincalhado, desrespeitado, ficar quieto e ainda dizer que o Chavez foi a melhor coisa do mundo. A postura dele, muito nobre e correta, não se coaduna com a postura de um líder. O Pessutão não pode agora achar que o povo vai esquecer disso. Acho que o Osmar e o Beto são melhores, porque são estadistas, empreeendedores e representam o novo. E o Paraná precisa se recuperar do prejuízo causado pelo Chavez.

  29. justino bonifacio martins
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 17:44 hs

    Chico Xavier, o Chavez não é o presidente da Venezuela? Pessutti era o vice do Requião e o Requião está longe, muito longe, de ser o Chavez; infelizmente! Por outro lado os vices,em todo o mundo, são como a Rainha da Inglaterra ” reina mas não governa”. O Pessutão demonstrou, nesses 7 anos, ser um homem de postura ética e leal aosseus companheiros. Isso, infelizmente, é uma postura que falta a grande maioria dos nossos parlamentares e governantes. O Pessuti demonstrou ter sempre presente o espírito da tolerância. Eu já não tenho essa virtude tão presente. É por isso tudo e muito mais que o Pessutão vai ganhar o coração dos paranaenses. Como disse o grande lider africano Nelson Mandela ” quando voce quer convencer uma pessoa ” não se dirija ao cerebro. Dirija-se ao coração dele”. Mandela deu um grande exemplo detolerância, de não ser vingativo, de ser um agregador, um apaziguado; ganhou o coração dos africanos do sul, inclusive da minoria branca que judiou dele durante 27 anos. Isso é uma arte de governar. O Pessutão tem essa qualidade; por isso tenho plena convicção de que ele será o nosso próximo Governador.
    JBM

  30. Nakad
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 18:21 hs

    Eta coração de pedra!

  31. Nakad
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 18:21 hs

    Chega dos mesmos!

  32. Maria do Ingá
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 23:29 hs

    Osmar é governador que representa o Estado do Paraná!
    beto é mais um ex-prefeito de Curitiba que vai detonar o que sobrou do Paraná.
    Requiao e Lerner foram prefeitos de Curitiba, e no que que deu?
    Já faz 16 anos!

  33. Luciano Paranista!!!
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 4:13 hs

    Acredito que o Lula não fara isso e todos sabem que o Osmar tende a correr sozinho nessa eleição, eu ainda acredito que o PT vai lançar candidato no primeiro turno para essa eleição chegar no segundo onde todos devem se unir em um nome da esquerda que for contra o Beto!!!

  34. antonio
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 17:53 hs

    Já começou a circular nos e-mails de petistas a informação de que a coordenação da campanha da Dilma, depois de se reunir no início dessa semana, decidiu que irá enquadrar o Paraná. Gleisi será deslocada para a vice de Osmar Dias. Anúncio público nos próximos dias.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*