'Lula está navegando na maionese', diz Ciro Gomes | Fábio Campana

‘Lula está navegando
na maionese’, diz
Ciro Gomes

Do estadão.com.br

SÃO PAULO – Após ter a sua candidatura à presidência negada pelo próprio partido, o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) disparou nesta quinta-feira, 22, contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, e o PMDB, principal partido aliado do governo. O deputado disse que Lula “está navegando na maionese” e ainda previu uma vitória do pré-candidato do PSDB, José Serra, nas eleições. Para Ciro, o tucano “é mais preparado, mais legítimo, mais capaz” do que a pré-candidata petista.

“Lula está navegando na maionese. Ele está se sentindo o Todo-Poderoso e acha que vai batizar Dilma presidente da República. Pior: ninguém chega para ele e diz ‘Presidente, tenha calma’. No primeiro mandato eu cumpria esse papel de conselheiro, a Dilma, que é uma pessoa valorosa, fazia isso, o Márcio Thomaz Bastos fazia isso. Agora ninguém faz”, disse Ciro em entrevista concedida ao site IG.

O deputado assumiu pela primeira vez que não deve ser candidato à Presidência da República e, oficialmente, aguardará a decisão da executiva do partido, marcada para o dia 27 de abril, terça-feira da semana que vem.

Ciro afirmou que Lula merece a própria popularidade, porque seu governo tem realizações, “mas ele não é Deus”. O deputado criticou a postura do Planalto, que lhe tirou “o direito de ser candidato”. “Mas quer saber? Relaxei. Eles não querem que eu seja candidato? Querem apoiar a Dilma? Que apoiem a Dilma. Estou como a Tereza Batista cansada de guerra. Acompanho o partido. Não vou confrontar o Lula. Não vou confrontar a Dilma.”

O deputado previu uma vitória do ex-governador de São Paulo, José Serra, seu desafeto histórico, nas eleições deste ano. “Minha sensação agora é que o Serra vai ganhar esta eleição. Dilma é melhor do que o Serra como pessoa. Mas o Serra é mais preparado, mais legítimo, mais capaz. Mais capaz inclusive de trair o conservadorismo e enfrentar a crise que conheceremos em um ou dois anos.”

“Em 2011 ou 2012, o Brasil vai enfrentar uma crise fiscal, uma crise cambial. Como estamos numa fase econômica e aparentemente boa, a discussão fica escondida. Mas precisa ser feita.” Segundo o deputado, Dilma tem menos chance de enfrentar o problema do jeito que ele precisa ser enfrentado. “Como o PT, apoiado pelo PMDB, vai conseguir enfrentar esta crise? Dilma não aguenta. Serra tem mais chances de conseguir”, observou.

Para Ciro, sua participação no pleito era “uma missão estratégica, que não será desempenhada por mais ninguém”.

O deputado se comprometeu em acatar a decisão do PSB de apoiar a candidata petista, mas avisou que não vai se envolver na campanha. “Não me peçam para ir à televisão declarar o meu voto, que eu não vou. Sei lá. Vai ver viajo, vou virar intelectual. Vou fazer outra coisa”. Ciro acredita que a eleição deste ano será marcada por baixarias, entre as quais inclui uma ação de grupos radicais abrigados no PT: “Sabe os aloprados do PT que tentaram comprar um dossiê contra os tucanos em 2006? Veremos algo assim de novo. Vai ser uma m…”, previu.


23 comentários

  1. TUKU NARE
    sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 13:37 hs

    pois, E, cada um profetiza como quizer.

  2. Analista
    sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 13:38 hs

    Ciro é um show de miscelaneas … Quando ele colocar sua posição com clareza, sem querer agradar todo mundo, talvez consiga mais credibilidade e apoio.

  3. CAÇADOR DE PETISTAS
    sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 13:40 hs

    Ora, ora, ora. Não é a primeira vez que Ciro Gomes disse isso. Ciro Gomes já falou várias vezes que José Serra é mais preparado que Dilma para administrar o Brasil e que leva as eleições em 2010.

    Alguem duvida?
    Afinal, quem é mesmo Dilma e o que esta velhora contribuiu para a cristaçlização da Democracia do Brasil? Sua história é outra e tods conhecem. Dilma pegou em armas para cometer crimes e não para defender o Brasil afinal, os que lutaram verdadeiramente pelo democracia no Brasil não pegaram em armas tampouico participaram do COLINA, quadrilha organizada por Dilma e outros petistas socialistas para cometer crimes e assaltar o estado.

    Fora Dilma
    Fora Zé Dirceu
    Fora Genuíno e demais soviéticos, nazistas e socialistas.

  4. GUARDIÃO NOTURNO
    sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 13:48 hs

    PARABENS CIRO GOMES PELO NOTICIÁRIO, VOCE FOI TRAIDO, ABANDONADO , ISSO MESMO DESCASCA O ABAICAXI PARA CIMA DESSE CATEFRADO PT E SEUS ALOPRADOS.

  5. Marcos Pop
    sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 14:04 hs

    Lula está certo é melhor perder com a Dilma sem graça, sem experiência, sem voto e com passado bandido. Do que ganhar com o traíra do Ciro Gomes.

  6. VLemainski-Cascavel-PR
    sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 14:16 hs

    Se até o Ciro acha que o Serra (desafeto declarado) é o mais preparado, então a situação está bem melhor do que já esperávamos…
    Pena que o Ciro, inteligente como é, tenha perdido a confiança do povo brasileiro. Também, quem manda mentir?
    E o eleitor brasileiro não perdoa mentira. Esperem prá ver…

  7. salete cesconeto de arruda
    sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 14:37 hs

    Assim sendo o que faz CIRO não ir logo para a VICE do Serra?
    Será que o PSDB não o quer?

  8. Divanir
    sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 14:53 hs

    O que Ciro Gomes afirmou sobre Dilma não passa da verdade, que inclusive os próprios Ptistas pensam, no entento, como Lula tem aprovação popular alta, aceitaram a candidata Dilma que lhes foi imposta goela abaixo, e ainda não conseguiram digerir.

  9. sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 16:04 hs

    Salete, o ciro não pode ser vice do serra: o partido dele é aliado do pt…ele pode sim ser vice da dilma…mas aí tem o pmdb…

  10. Mario Sergio
    sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 16:09 hs

    O SERRA ESTÁ PREPARADO MESMO PARA ENTREGAR O BRASIL AOS IANQUES, A ELITE BRANCA PRECONCEITUOSA, AS MENTIRAS DOS DEMOS-TUCANOS ACOBERTADOS PELA P.I.G. E, PRINCIPALMENTE, ACABAR DE VEZ COM A EDUCAÇÃO PÚBLICA !!

  11. LEONEL TUCUNARÉ
    sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 16:39 hs

    Divanir, a Dilma foi imposta goela abaixo pelo PT, porque não sobrou ninguem nos seus quadros, só tem ladrão neste partido.

  12. Dirck
    sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 16:49 hs

    Serra também era muito mais “preparado” do que LULA, em 2002. Lembra disso?

  13. O democrata
    sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 17:36 hs

    Um idiota aí em cima falou a mais absurda das palavra” Usou a palavra Elite Branca”,seu imbecil,eu sou uma pessoa de cor e não faço discriminação de cor ,raça,credo,ideologia etc.Vc deveria estar internado num manicônio seu doente mental.

  14. sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 17:46 hs

    O barco petista esta afundando, Ciro falou a verdade

  15. Homero Azevedo
    sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 17:54 hs

    Que pena o Ciro não ser candidato. Ele é mil vezes melhor que a Dilma. Não sei o que o Lula viu nela. O jeito agora é votar no Serra.

  16. Leitor Atento
    sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 18:24 hs

    PeTralha detected: Mario Sergio

    Vá vomitar a ladainha do PHA no Masouléu do Lênin

    Comunismo é coisa do séc. XX. Fracassado, acabado e antro da mais pura corrupção.

    Ciro, vc é o “cara”. Se uniu c a quadrilha e se f… bonito. Bem-feito. O ódio ao Serra destruiu o cara. Uma pena. Se tivesse mais traquejo e menos rancor, teria td para ser presidente.

    Já dona Dilma… Quero só ver. PeTralhada é tão burra que consegue armar arapuca para si msm. O Ciro tá c tanto ódio que é capaz de revelar tds as maracutaias da quadrilha. Vai faltar espaço na cadeia pra botar LulaBabá e os 40 ladrões.

  17. CintiaSMu
    sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 18:31 hs

    É, nessa eleição negocio é voto nulo. O único que poderia trazer alguma mudança pra bandalheira de Brasília, acabou de sair fora.

  18. Incrédulo
    sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 19:32 hs

    Não seria navegando na… cachaça? vodka? whisky? askov ice? vinho de bituruna? (das terras do rossoni, é claro), vinho campo largo? Não? quem sabe um guaranazinho drip ou prudy? nâo? um copinho de ki suco quem sabe?????
    Não deu?

  19. Caio S
    sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 20:14 hs

    Mario Sergio, você é a pessoa que melhor sabe viver com a diversidade neste mundo! Me encanta este jeito meigo e afável com as pessoas, este sorriso encantador, esta voz suave, este desejo ardente de conviver com a diferença, esta esperança de ver o mundo unido! Parabéns!

    Ps.: Já ia me esquecendo de falar do Ciro: Oh meu Deus! Ele falou mal do Lullalá! Que canalha…

  20. Duval Simões Araújo-Londrina
    sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 20:19 hs

    Ciro seria um forte candidato contra Serra. Tem voto e até que tem um bom preparo se for comparado com Dilma. Mas foi traíso pelo PT e pelo Lula. No começo levaram o homem até para acampar no Rio Sâo Francisco fazendo crer que poderia ser o candiadto da situação. Quando viram que superaria a candidata inventada, deram-lhe o chega pra lá. Ciro tá certo de achincalhar esses petistas safados e ditadores e mostrar a verdade ao povo: Que Serra é mais preparado pra ser presidente.
    Osmar fique ligado que vc poderá ser o Ciro amanhã se aceitar o convite do PT. Vc e teu irmão são ligeiros, mas Lula, Gilberto Carvalho, Zé Dirceu e outros, são bem mais!

  21. salete cesconeto de arruda
    sexta-feira, 23 de abril de 2010 – 21:36 hs

    Parece que na Vênus Platinada “Cirius” só viu ESTRELA!
    A verdade é que – querendo ou não – detonou José.

  22. OSSOBUCO
    sábado, 24 de abril de 2010 – 18:51 hs

    Se o Lula não sonhasse (“navegasse na maionese”), o Brasil não estaria tão melhor quanto está hoje!

  23. Precisão Precisa
    sábado, 24 de abril de 2010 – 19:50 hs

    Olhem o que o Ciro diz do serrinha…

    Folha – Já que ele prestou serviços ao país, cumpriu compromissos, por que o senhor o vê como uma figura ruim para o país?

    Ciro – A vinculação a um projeto de país que prejudicou o Brasil de forma quase criminosa. Ele foi ministro do governo Fernando Henrique durante quase oito anos. Não adianta fazer de conta, manipular, fazer conivência da grande mídia, lavagem cerebral, não adianta. Ele foi ministro do Planejamento no tempo em que se formatou a privataria. Ele foi ministro da Saúde, ele foi o sucessor do Fernando Henrique, ele foi a Dilma do Fernando Henrique. Isso, infelizmente, é o real. Então, na política, você é você e as suas circunstâncias. Eu, por exemplo, era da mesma turma e rompi quando vi o Fernando Henrique fazer o que estava fazendo. Fui para o deserto, fui falar contra, apelar contra, sofri o pão que o diabo amassou, para sustentar a coerência da minha percepção de mundo em relação ao Brasil.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*