Lula entra em cena e PDT e PT ficam perto de acordo | Fábio Campana

Lula entra em cena e
PDT e PT ficam perto
de acordo

Abraão Benício no Bem Paraná

Pedetistas e petistas deram ontem, em Brasília, um passo significativo na concretização da aliança para disputa do governo do Paraná nas eleições de outubro. O pré-candidato do PDT, senador Osmar Dias (PDT) e o presidente Lula (PT) conversaram por mais de duas horas. Ficou definido que o maior líder petista usará seu prestígio para convencer o PMDB e o PP a comporem a aliança. O cacique pedetista ficou encarregado de negociar com o PPS e o DEM.

Na próxima segunda-feira, os representantes dos dois partidos se encontram novamente para avaliar os avanços.
A participação direta de Lula nas negociações é fruto da cobrança do PDT, que exige do PT uma demonstração de compromisso para concretização do acordo.

Embora Osmar Dias não confirme, a desincompatibilização do pré-candidato do PSDB ao Palácio das Araucárias, ex-prefeito de Curitiba, Beto Richa também aumenta a pressão sobre petistas e pedetistas. Desde a renúncia na última terça-feira, o tucano iniciou uma corrida pelo interior em busca de votos e apoio. “Na verdade ele está em campanha desde que foi reeleito”, disparou o pedetista.
A missão do presidente Lula é mais árdua, uma vez que terá que convencer os peemedebistas a abrirem mão da candidatura própria encabeçada pelo vice-governador Orlando Pessuti.

Especula-se que para persuadir Pessuti, o presidente lhe ofereceria caneta cheia – recursos federais em abundância – para fazer um mandato de nove meses inesquecível. Na hipótese de acordo, o governador Roberto Requião (PMDB) e o deputado federal Ricardo Barros (PP) seriam os candidatos do grupo ao Senado. “Temos que buscar um leque de alianças para ter condições de enfrentar esta máquina poderosa que está do outro lado”, explica Osmar.

O senador pedetista não nega que seu partido esteja reivindicando do PT a indicação da ex-presidente do diretório estadual petista, Gleisi Hoffmann, como candidata a vice-governadora. “Meu partido coloca isso como ponto fundamental para concretização da aliança. Mas, os petistas não abrem mão de lança-la candidata ao Senado. Acho que existem outros bons nomes. O Samek não vai se desincompatibilizar então está descartado”, comenta Osmar em referência ao diretor-presidente da Usina de Itaipu, Jorge Samek (PT).

Além de Osmar Dias e Lula, participaram da reunião de ontem o próprio Samek, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo (PT), o ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT) e o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra


28 comentários

  1. quinta-feira, 1 de abril de 2010 – 9:34 hs

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$…. Quem dá mais ????
    Quem dá mais??? último lance ! …. Quem dá mais ??

  2. Mãe Diná
    quinta-feira, 1 de abril de 2010 – 9:36 hs

    Ganha a Gleisi, perde o Osmar.

  3. Moizés Braz
    quinta-feira, 1 de abril de 2010 – 10:02 hs

    Se Osmar, vai ter a companhia de REQUIÃO, então meu voto esta decidido…..BETO RICHA

  4. Padre Aneico
    quinta-feira, 1 de abril de 2010 – 10:03 hs

    Comentario no Vaticano “No Paraná-BR a a disputa para Governo será entre os Srs BETO e PESSUTI “

  5. João
    quinta-feira, 1 de abril de 2010 – 10:05 hs

    Essa insintencia do Osmar em ter a Gleisi como vice tem uma outra função além de agregar votos, deixar o caminho livre para Ricardo Barros do PP ao Senado.

  6. Centro
    quinta-feira, 1 de abril de 2010 – 10:05 hs

    Osmar no ano que vem: a Dilma vai perder, então nada de ministério, o Beto vai ganhar…
    Talvez possa ser secretário da agricultura do Tocantins.

  7. trabaiador lesado
    quinta-feira, 1 de abril de 2010 – 10:22 hs

    hoje dia primeiro de abril.

    saiba quem é o maior mentiroso do mundo. digite a palavra MENTIROSO, no GOOGLE, e veja quem é.

  8. O que a midia não mostra
    quinta-feira, 1 de abril de 2010 – 10:35 hs

    PIG: PARTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA
    “Na situação atual, em que os partidos de oposição estão muito fracos, cabe a nós dos jornais exercer o papel dos partidos (da oposição).”
    Judith Brito, diretora-superintendente da Empresa Folha da Manhã S.A., que edita a Folha de s. Paulo e presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais), em discurso na Fecomercio, 18/03/2010 .
    A mídia confessa com todas as letras, eles estão sim fazendo oposição ferrenha ao governo Lula. Eles não são imparciais, eles não tem ética, não tem profissionalismo. Eles fazem parte da elite golpista que quer governar o Brasil!

    Jussara Seixas

  9. Alerta
    quinta-feira, 1 de abril de 2010 – 10:38 hs

    Nem o Lula consegue o apoio do PP e do PMDB, pois o Pessuti é sim candidato e o Ricardo Barros é pessoa de principios e nao vai se aliar com essa corja.
    Nem o Osmar consegue o apoio do PPS e do DEM, pois sao dois partidos que querem distancia do PT, principalmente num apoio a Dilma, são Serra de carteirinha. O resto é fofoca.

  10. Antonio Moreira
    quinta-feira, 1 de abril de 2010 – 10:42 hs

    GANHA O BETO. ESTA ALIANÇA URTIGÃO E PT LULA VAI SER UM SARRO VOU PAGAR PRA VER, MST E RURALISTAS, PETISTAS E PEDETISTAS, LATIFUNDÍÁRIOS, SINDICALISTAS. O QUE MAIS SERÁ QUE ESTÁ FALTANDO QUE EU ESQUECI, VER LUPION JUNTO COM A GLEISI, O BERNARDO O LULA E O URTIGÃO NO MESMO PALANQUE NÃO TEM PREÇO, ESTE ANO O HORÁRIO ELEITORAL PROMETE.

  11. marcelo
    quinta-feira, 1 de abril de 2010 – 10:50 hs

    bom dia, juro que sinto o que nunca imaginaria sentir na vida, olhando essas figuras, sou muito mais Lerner,e o Alvaro, ainda na ativa. O osmar nunca fez nada além de proteger canavial, a gleise nunca fez nada, no Paraná, além de incentivar invasão de canavial, o pessutão, o bom e velho pessutão é bão de violão. lerner, Alvaro, Requião (maluquinho ou não) são expoentes.Esses não.perdemos Aníbal, e a babá do bebê, entrou na mamadeira. E, o pirainda está por vir, volta do janene; barros, senador; emília ,deputada; samek,tesoureiro de itaipu….para…vou acordar..estoutendo um pesadelo, O Paraná ainda é influente….vixi,acordei…it”s all true…londrina tem 3 ministros, o paulão, a marcia e o cara do buffet carvalho, que é secretário pessoal do lula e irmão da marcia. DEPOIS DA TEMPESTADE VEM A BONANÇA.

  12. Renato Bevillacqua
    quinta-feira, 1 de abril de 2010 – 11:22 hs

    Vão fritar o Osmar do mesmo jeito que fizeram com o Ciro Gomes.

    O único objetivo do PT no Paraná é que Dilma não perca por muita diferença. Para isso vão por dinheiro na campanha do Osmar em troca de seu prestígio e trabalho pela candidata do Lula.

    De quebra devem eleger a Barbie senadora, naquele voto porra-louca da grande parte do eleitorado quenão agüenta mais ver sempre os mesmos, da mesma forma que foram eleitos Clodovil, Juruna e Agnaldo Timóteo.

    E o Osmar, se realmente for obrigado (por falta de opção, porque ingênuo não é) aceitar o papel de hospedeiro das larvas, vai ficar a ver navios por um longo tempo.

  13. TUKU-NARE
    quinta-feira, 1 de abril de 2010 – 11:23 hs

    Pobre Osmar…

  14. HAVENGAR
    quinta-feira, 1 de abril de 2010 – 11:23 hs

    Enquanto o Osmar vive o eterno dilema de ser ou não candidato em uma frente com o PT, o Beto Richa já saiu do cargo, ja montou o time e ja esta na estrada.Sendo que a tendencia é o time aumentar cada vez mais. A derrota do Osmar em 2006 teve como um dos principais fatores a sua indecisão,demorou para se definir e quando se definiu arranjou um vice que ninguem conhecia e com problemas. Agora imaginem um governador indeciso, seria um desastre.

  15. Polêmico
    quinta-feira, 1 de abril de 2010 – 11:42 hs

    Isso é ridiculo.
    Tirarem a única opção de voto do povo do Paraná que tem como unica opção para governador o Pesuti.
    O PMDB não pode abrir mão da candidatura de Orlando Pesuti.
    O Pesuti é o candidato do povo.
    O Osmar e o Beto são candidato da Elite (Latifundiários, Fazendeiros, Banqueiros, Consecionárias de Pedágios…)
    Fora Osmar.
    Fora Dias.
    Fora PSDB.
    Fora Beto.
    Pesuti Governador.

  16. A Verdade
    quinta-feira, 1 de abril de 2010 – 11:58 hs

    Será assim: Lula convencerá Gleisi ser vice de Osmar. Com isso vem a família Barros, que elegerá o Ricardo como um dos Senadores. Também vem o PMDB e o Requião também se elegendo Senador. O PMDB vem para o palanque do Osmar, e o Pessuti vira Ministro do Governo Dilma. Talvez a Gleisi também ganhe um Ministério, ou seja vice e Secretária de alguma secretaria importante dos Osmar.

    Com isso a coisa vai ficar dificílima pro Beto. Podem escrever…

  17. Marcos Pop
    quinta-feira, 1 de abril de 2010 – 12:19 hs

    OLHEM COMO AGEM OS PETISTAS PELO BRASIL A FORA:
    CUT pagou manifestantes na Cidade Administrativa, diz ativista
    Ernesto Braga – Estado de Minas

    Publicação: 01/04/2010 06:30 Atualização: 01/04/2010 06:38
    Ativistas que fazem panfletagem para a Associação dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário Aposentados e Pensionistas de Belo Horizonte e Região foram pagos pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) para engrossar a primeira manifestação do funcionalismo estadual na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, em 16 de março. O ex-motorista Welton Luiz da Silva, de 58 anos, conhecido como Pelé, fundador e presidente da associação, afirmou ter convocado “seu pessoal”, a pedido da CUT, para apoiar a mobilização dos servidores públicos, que reuniu cerca de 5 mil pessoas na MG-010, no Bairro Serra Verde, Região de Venda Nova. Cada militante recebeu R$ 25 para, segundo Pelé, custear a alimentação. “Eu não peguei em dinheiro. Quem estava distribuindo a ajuda de custo era um rapaz da CUT”, disse.

  18. Calunga
    quinta-feira, 1 de abril de 2010 – 12:24 hs

    O Osmar está pretendendo a Gleise para vice. A Gleise teve aquela votação para o senado daqueles que repudiam o Alvaro. Quando foi candidata a prefeita de Curtitiva levou uma surra do Beto de 70 a 20%. O que a Gleise e o PT quer é que o Osmar não dispute o senado para faciliar as coisas pra eles. Será que o Osmar é tão inocente que não vê que ele está servindo de cobaia para dar palanque para a Dilma e depois do acerto será sumariamente descartado, porque a maioria da petezada não engole o Osmar de jeito nenhum.

  19. Duval Simões Araújo-Londrina
    quinta-feira, 1 de abril de 2010 – 12:42 hs

    E o irmão mais velho,Alvaro, em entrevista ontem em São paulo com a turma do Serra, disse que estão tentando trazê-lo para o seu lado, mas que Requião quer vê-lo com o PT.
    Ora Alvaro o mano Osmar já está com o PT desde a reeleição do Lula. Tem cargos sem concurso no governo federal e vota com o PT no senado (VOTOU PARA A CPMF FICAR).
    Só não abraçou a candidatura com o PT pois sabe que o páreo vai ser difícl contra o Beto e seus partidos, anti-PT, aliados.
    Osmar já come pela mão do paulo Bernardo e o PT a mais de 3 anos. E se der aliança, só vai formalizá-la.

  20. quinta-feira, 1 de abril de 2010 – 13:10 hs

    Ao Companheiro Enio Verri, Presidente do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores no Paraná

    Referencia : SOLICITAÇÃO DE MANUTENÇÃO DO “ENCONTRO ESTADUAL DE DEFINIÇÃO DE TÁTICA ELEITORAL” DO PT PARANÁ no dia 09 de abril de 2010.

    Em 01 de Março de 2010, em Reunião Ordinária, realizada na sede do Diretório Estadual, Comissão Executiva, presidida pelo companheiro Verri, deliberou que, no dia 09 de abril de 2010, seria realizado, em Curitiba, “Encontro Estadual de Definição de Tática Eleitoral” do PT do Paraná, como parte do Calendário Eleitoral do Partido, (cópia anexa), cuja pauta única é: “Política de Alianças e Tática Eleitoral”

    Ontem entretanto, dia 30 de março de 2010, por volta das 15:16 horas, os signatários da presente receberam uma mensagem de correio eletrônico assinada pelo Secretário de Organização, companheiro Nedson Michelleti, na qual o mesmo afirmava que teriam “sido suspensas as atividades dos dias 8, 9 e 10 de abril”, numa atitude que contraria frontalmente a deliberação da Comissão Executiva.

    Os signatários desta, membros da Comissão Executiva, defendem a validade da decisão, tomada em reunião convocada na forma regimental e por isso, requerem ao companheiro Enio Verri que, cumprindo seus deveres regimentais como Presidente do Diretório Estadual, garanta a realização do “ENCONTRO ESTADUAL DE DEFINIÇÃO DE TÁTICA ELEITORAL” e demais atividades previstas e agendadas, nas mesmas datas que foram decididas pela Reunião da Comissão Executiva.

    Afinal, a obediência às decisões coletivas, tomadas pelas instâncias e órgãos do Partido de forma democrática é um princípio básico e fundamental do PT desde a fundação de nosso primeiro núcleo em Curitiba em 1979 e desta obediência não nos devemos afastar, sob pena provocarmos o enfraquecimento do partido.

    A obediência às decisões democráticas deve ser mantida e valorizada, sob pena de mancharmos as tradições democráticas do PT e negarmos as razões que levaram o companheiro Lula e os demais fundadores do partido a criarem-no como uma alternativa democrática de participação política dos trabalhadores.Mesmo porque se a negássemos estaríamos reproduzindo os mesmo vícios que apontamos nos partidos que representam as elites econômicas do país.

    Por outro lado, a preparação de Encontros Estaduais, por envolver grande dispêndio de esforços e recursos financeiros dos militantes,dos órgãos de base e dos órgãos dirigentes do PT, principalmente do interior, exige planejamento e seriedade na programação e compatibilização com outras atividades, não podendo estar sujeita a este tipo de insegurança regulamentar na sua marcação e de instabilidade na manutenção de suas datas, sob pena de prejudicarmos a participação de parte da militância. Exatamente daquela parte da militância com menos condições financeiras de participar.

    Assim, caso o companheiro secretário de organização seja de opinião de que seria necessário adiar o Encontro Estadual, deveria ter solicitado, na forma regimental, a convocação de reunião da Comissão Executiva, para deliberar neste sentido se a mesma entendesse válidas e relevantes as suas razões.

    Mesmo porque não possui o Secretário de Organização, dentre suas atribuições estatutárias e regimentais, o poder de adiar, suspender os eventos citados, como pretendeu.

    No aguardo, por parte do companheiro presidente, dos encaminhamentos garantam o processo democrático e as competências das instâncias do Partido dos Trabalhadores, sem a necessidade de recurso em graus superiores, requeremos, na forma regimental que sejam mantidos tanto o “ENCONTRO ESTADUAL DE DEFINIÇÃO DE TÁTICA ELEITORAL”, como as demais agendas decididas pela Comissão Executiva em 01.03.2010 para os dias 08,09 e 10 de abril e informadas pela Comissão Executiva, que estariam sendo “suspensas” por determinação do Secretário de Organização da CEE.

    Saudações Petistas, Democráticas e Fraternais,

    Assinam os originais:

    1)Altair Caetano ( Membro e Secretário de Comunicação da Comissão Executiva Estadual ) 8838 6361 altair.caetanob@yahoo.com.br

    2)Carlos Alberto Lima ( Membro e Vogal da Comissão Executiva Estadual) cal.cwb@gmail.com 9973 1124

    A seguir , atividades partidárias decididas e agendadas:

    1. De: Rafaela

    Data: 25 de março de 2010 12:16
    Assunto: REUNIÃO DA EXECUTIVA

    REUNIÃO DA EXECUTIVA ESTADUAL DO PT PARANÁ

    DIA 08 DE ABRIL (QUINTA- FEIRA)

    ÁS 14 HORAS

    NA SEDE ESTADUAL DO PT

    2. De: Rafaela

    Data: 25 de março de 2010 12:24
    Assunto: REUNIÃO DO DIRETÓRIO

    REUNIÃO DO DIRETÓRIO ESTADUAL DO PT PARANÁ

    DIA 09 DE ABRIL (SEXTA- FEIRA)

    ÁS 9 HORAS

    NA SEDE ESTADUAL DO PT:

    Al. Princesa Izabel, 160 – São Francisco em Curitiba

    3. De: Rafaela

    Data: 25 de março de 2010 12:35

    Assunto: ENCONTRO ESTADUAL DE TÁTICA ELEITORAL

    ENCONTRO ESTADUAL DE TÁTICA ELEITORAL

    DIA 10 DE ABRIL (SÁBADO)

    IEP – Instituto de Engenharia do ParanáRua Emiliano Perneta, 174 – Centro – Curitiba

  21. Wilson
    quinta-feira, 1 de abril de 2010 – 13:21 hs

    Está aliança do PDT com o PT lembra a Transamazônica, pois liga o nada ao lugar nenhum!

  22. ZE LEANDRO DIAS
    quinta-feira, 1 de abril de 2010 – 13:32 hs

    Hoje não tenho dúvidas em afoirmar o melhor e mais bem preparado para governar o Paraná,é o Pessutão,um candidato que tem a cara do povo,popular por vocação, e não populista como uns e outros que quando saem de perto do povo já estão pensando em lavar as mãos e porque não dizer vão tomar um banho pois tem horror ao povão,são eletistas por exelência,Por esta e outra razão nós do povão já fizemos nossa opção vamos de Pessutão.Lula acor5de enquanto é cedo convença Osmar ser candidato a Senador Cm Requião e Gleise de vice.O resto é papo furado.

  23. Raquel
    quinta-feira, 1 de abril de 2010 – 14:52 hs

    Betinho sarado, governador!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Esta eleição está no papo para os tucanos!!!!!!!!!!!!!
    É BETO, É BETO, É BETO, E É BETO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  24. Duval Simões Araújo-Londrina
    quinta-feira, 1 de abril de 2010 – 18:12 hs

    ELEIÇÕES NO PARANÁ 1º TURNO 2006.

    GERALDO ALCKMIN (45) PSDB 2.953.572 – 53,01%
    LULA (13) PT 2.111.589 37,90%
    FORAM 840 MIL VOTOS DE DIFERENÇA.
    Depois no 2º turno as máquinas dos governos federal e estadual despejaram dinheiro ilegal na campanha e diminuiram a diferença a 10% disso. Requião foi muito bem nos debates, humilhando Osmar, que era latifundiário e iria vender o Paraná. A diferença foi pequena entre os dois pq Beto ajudou muito ao Osmar em Ctba e assegurando a vitória de Alckimin no Estado. O PDT, em peso, já foi Lula no 2º turno naquela eleição. E no primeiro votaram Cristóvão Buarque.

  25. Sou do litoral
    quinta-feira, 1 de abril de 2010 – 18:27 hs

    Raquel o Beto está mais para SAFADO do que tudo , mentiroso já provou que é , o que mais esperar?

  26. Sergio
    quinta-feira, 1 de abril de 2010 – 19:02 hs

    Se o Osmar se aliar ao PT nunca vai ser governador…

  27. Maria do Ingá
    sexta-feira, 2 de abril de 2010 – 0:48 hs

    o beto tem que melhorar muito para ficar ruim.
    sem condições.

    chega de amadores e loucos governando o Estado!

    Osmar é a solução!

  28. Rik
    sexta-feira, 2 de abril de 2010 – 11:46 hs

    Pessoal vamos parar de brincadeira elegendo pessoas que falam e não cumprem e também não assumem acordos politicos. FORA BETO!!! ELE NÃO ERA O FICA BETO, E SAIU! É UM TRAIRA! VOTO OSMAR PARA NÃO FICAR COM OSPIOR. BOA NÃO!!!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*