A Assembleia Legislativa entregou ontem à noite o título de cidadão benemérito do Paraná ao ex-governador João Elísio Ferraz de Campos.
Estavam presentes o prefeito Luciano Ducci; os ex-governadores do Paraná Jaime Canet Junior e Emílio Gomes; os senadores Jorge Bornhauser (SC), Heráclito Fortes (PI), Jose Agripino (RN), Delcídio Amaral (MS) e Romeu Tuma (SP); os ex-prefeitos de Curitiba Beto Richa, Saul Raiz e Cássio Taniguchi, e os ex-ministros Eduardo Jorge e Euclides Scalco.
“É uma homenagem justa ao ex-governador João Elísio, que é conhecido nacionalmente pelas atividades empresariais no ramo de seguros e na carreira político-administrativa no Paraná”, afirmou o prefeito Luciano Ducci.
Participaram também da homenagem os deputados federais Paulo Bornhauser (SC), Bruno Araujo (PE) e Eduardo Sciarra (PR), a presidente da Fundação de Ação Social (FAS),Fernanda Richa, deputados estaduais, vereadores de Curitiba, familiares e amigos do ex-governador João Elísio.
A homenagem a João Elísio foi proposta pelo ex-deputado estadual Aníbal Khury, em 1977, e entregue 13 anos depois pelo deputado estadual Alexandre Curi, neto do propositor.
Nascido em Paranaguá, em 1942, João Elísio Ferraz de Campos é formado em Direito, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Atualmente, preside a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Complementar e Capitalização (CNSeg).
João Elísio desempenhou várias funções públicas no Paraná. Foi superintendente da Fundação Educacional do Paraná, de 1973 a 1975 e secretário estadual de Administração, de 1975 até 1978. Em 1979, foi eleito deputado estadual, cargo que ocupou até 1982.De 1983 a 1986, foi vice-governador do Estado, acumulando também o cargo de secretário de Estado de Finanças.
Em 2006, foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para integrar o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), órgão de caráter consultivo da Presidência da República, que tem como papel colaborar na formação do juízo político do Governo como instituição representativa da sociedade.
O empresário também representou o Paraná no Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) e no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Integrou ainda o Centro de Estudos Direito e Sociedade (CEDES), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a Empresa de Melhoramentos do Paraná (Emopar), a Informática do Paraná (Celepar) e a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar).
6 comentários
Muito justo ! Graças a ele o litoral do Paraná ainda existe…
Esse JE tem quase 70 anos. Nenhum fio de cabelo branco. Jovenzinho ele, não? Ou quer enganar quem? Gatinhas? Eleitores?
João Elísio é uma das raras reservas morais na política paranaense. Merece o título, pelo que fez e ainda pode fazer pelo Paraná.
Por que o justus(minúsculo mesmo) não aparece na foto?
UMA HOMENAGEM PRESTADA A UM POLITICO CORRETO, HONRADO,COMPETENTE E NAS SUAS ATIVIDADES EMPRE-
SARIAIS SEMPRE ELEVOU O NOSSO ESTADO.POR ISSO O
JOÃO ELIZIO MERECE OS APLAUSOS DE TODOS OS PARA-
NAENSES.
JOAO ELIZIO FERRAZ DE CAMPOS, bicho do parana, como parodiava o……….
SAUDOSO BAMERINDUS, um exemplo a ser sequido, o homem juntou cobras
e lagartos da politica brasileira nesse evento. ADEMIRO ESSE CARA, a sua
compostura, polidez, e seriedade, o Parana sente-se honradode te-lo como filho