Ibope aponta Serra com 36% e Dilma com 29%, diz jornal | Fábio Campana

Ibope aponta Serra com 36% e Dilma com 29%,
diz jornal

Do G1

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (21) aponta o  candidato do PSDB, José Serra com 36% das intenções de voto e Dilma Rousseff, do PT, com 29%. A pesquisa sobre intenção de votos para presidente foi encomendada pela Associação Comercial de São Paulo e divulgada no jornal Diário do Comércio. Os sete pontos percentuais que os separam eram cinco na pesquisa anterior do mesmo instituto (35% a 30%).

Segundo o jornal, o levantamento mostra os pré-candidatos Ciro Gomes (PSB) e Marina Silva, do PV, empatados em terceiro lugar, com 8%. Em um possível segundo turno, Serra venceria com 46% dos votos e Dilma teria 37%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 18 de abril com 2002 entrevistados em 141 municípios do País. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Datafolha

Na pesquisa Datafolha divulgada no dia 17 de abril, Serra tinha 38% das intenções de votos na corrida presidencial, e Dilma 28%. Uma diferença de 10 pontos percentuais.

No fim de março, Serra e Dilma tinham, respectivamente, 36% e 27%, segundo o mesmo instituto de pesquisa. A diferença era de nove pontos percentuais.

Sensus

Pesquisa do instituto Sensus divulgada no dia 13 de abril apontou empate técnico entre Serra (32,7%) e Dilma (32,4%). Na pesquisa anterior do mesmo instituto, divulgada no dia 1º fevereiro, Serra tinha 33,2% e Dilma 27,8%. A diferença entre os dois era de 5,4 pontos percentuais. Os dois já estavam tecnicamente empatados, devido à margem de erro de 3% da pesquisa.

Após a divulgação do último resultado da pesquisa, o PSDB recebeu autorização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para fiscalizar a pesquisa, alegando que não foi respeitada a  regra eleitoral que estipula o prazo de cinco dias para a divulgação, a contar do registro das informações no TSE.

A pesquisa foi registrada pelo instituto no dia 5 de abril, em nome do Sindicato de Trabalhadores em Concessionárias de Rodovias (Sindecrep). A entidade negou à imprensa que tivesse encomendado o levantamento, o que fez o instituto realizar um segundo registro, desta vez em nome do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção Pesada de São Paulo (Sintrapav), no dia 9.

A contar desse dia, a pesquisa só poderia ter sido revelada no dia 14 de abril, quando completaria os cinco dias exigidos pela norma, argumentam os advogados do PSDB. O diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, afirmou que a alteração do nome do contratante foi feita dentro do prazo da pesquisa de campo e, por isso, não traria prejuízo à data de divulgação.

Métodos questionados

O jornal “Folha de S. Paulo” questionou o instituto Sensus sobre a ordem das perguntas nos questionários de pesquisas. O Sensus pede que o entrevistado avalie o governo Lula antes de declarar em quem pretende votar para presidente. Segundo o jornal, críticos do método dizem que dada a alta aprovação de Lula, o entrevistado poderia se sentir compelido a declarar voto na candidata petista.

Ricardo Guedes, sócio e diretor do Sensus, afirma que o questionário seguiu “critérios acadêmicos”. “A metodologia que a gente usa é academicamente legítima, com suporte na literatura,” disse ele ao jornal. A Folha lembra que os institutos Datafolha e Ibope abrem a pesquisa perguntando em quem o eleitor pretende votar para presidente, para depois pedir que ele avalie o governo.


24 comentários

  1. MUTUKA
    quinta-feira, 22 de abril de 2010 – 8:15 hs

    Fábio
    Já fez os calculos considerando a margem de erro de 3 %?
    Vamos lá: Quase empate técnico, certo?

  2. asdrubal
    quinta-feira, 22 de abril de 2010 – 8:53 hs

    Ainda mais vindo da Folha. Ta empatado faz tempo.

  3. salete cesconeto de arruda
    quinta-feira, 22 de abril de 2010 – 9:40 hs

    Hoje vou conversar só com os médios cultos que não bóiam nas águas das burras elites. Evidente que nem toda elite é burra. Mas não vamos mexer com os medíocres. A MENTE que MENTE – utilizada por eles – nos seus argumentos – FEDE MUITO – quando é mexida!
    Então vamos discutir o seguinte – com os que tem argumentos e não usam de mentiras, calúnias, difamação…. dos irmãos de pátria:
    – Serra teve uma grande parte da mídia melhorando sua imagem e lhe dando espaços para colocar suas idéias e bater na ESTRELA DILMA. A capa da veja chega a ser cômica. Se não fosse trágica para a democracia A que se considerar que a Vênus Platinada – fez todo o possível para levantar o IBOPE do Serra. Se o Brasil NÃO ESTIVESSE ATENTO – criaria outro “caçador de marajás”. O mesmo grupo que já deu apoio a DITADURAS tentou TUDO para levantar o Serra que por outro lado tentava se grudar no Lula e na sua popularidade.
    Assim sendo:
    – Serra teria que ter subido muito mais.
    – Se não subiu é por Dilma estar no empate ou já ter ultrapassado homem.
    Essa é a verdade!
    Essa pesquisa tenta se ajustar ao Data Seca numa última cartada. Sem ignorar o SENSUS. O Serra jogou todas as suas cartas nos últimos dias – por saber que no BRASIL DE HOJE – NÃO HÁ MAIS ESPAÇO PARA ENGANAR O POVO QUE APRENDEU A VOTAR NOS SEUS CANDIDATOS. Serra sabe que o eleitor do PT/LULA/DILMA/ESTRELA é VOTO CONSCIENTE. Sabe que mais adiante não terá nenhuma chance de fazer esse jogo pois todos os OLHOS estarão atentos ao que dizem os dois candidatos. Esperem até começar o horário oficial da campanha. Querendo ou não – dois governos serão comparados: O do Lula e o do FHC. Cada um dos candidatos tem um SAPO QUE MERECE. Dilma tem o que virou príncipe. Serra tem o príncipe que virou sapo. O resto é nhem…nhem…nhem…
    O Beto também vai acabar tendo voto CAMARÃO se quiser se eleger. Questão de tempo!

  4. Roberto estevão
    quinta-feira, 22 de abril de 2010 – 9:49 hs

    Seu Mutuka, na minha visão, se considerarmos a sua margem de 3% dá Serra com 39% contra Bandilma com 26%.

  5. quinta-feira, 22 de abril de 2010 – 10:14 hs

    Senhores e senhoras….a queda da Dilmula nas pesquisas é absolutamente normal…como candidata ela é uma tragédia, não tem a menor noção de nada…agora o que vai pegar por lado dela é a tal PNDH 3…propor censura, querer achar que invasões devem ser triadas por PTistas, aborto, carteira pra prostitutas, filhos de dois pais ou duas mães e um outro bando do outras loucuras vão custar a eleição dessa sem noção…querer impor uma ditadura comunista é realmente o final dos tempos pro PT..quanto mais for esclarecido, quanto mais o tempo passar, mais o PT vai se complicar..e não adianta a Dilmula vir a público falar que não veste o boné do MST, pois tá carimbada na testa dela essa cruz… então me parece lógico, quem quer o Brasil pra frente, progressista e principalmente livre, quer que a Dilmula suma daqui…Precisamos progredir, Serra presidente…

  6. LEONEL TUCUNARÉ
    quinta-feira, 22 de abril de 2010 – 10:24 hs

    Continuo não entendendo a matemática da Salete. E olha que passei por todos os estágios escolares, do primário a uma universidade.

  7. MUTUKA
    quinta-feira, 22 de abril de 2010 – 10:31 hs

    Roberto Estevão

    E demais Tucanalhas, puxa-sacos e lambe botas.

    O calculo é exatamente ao contrário.
    33% ao Serra abaixo e 32% a Estrela Dilma.
    Esse é o empate tecnico!
    Como disse Salete de Arruda: Nem toda Elite é Burra, mas essa do Roberto Estevão não está incluída na exceção citada.

  8. salete cesconeto de arruda
    quinta-feira, 22 de abril de 2010 – 10:46 hs

    Tem gente que não sabe usar a INTUIÇÃO que aliado ao conhecimento leva à SABEDORIA. O Lula sabe. Por isso tem apoio de tanta gente.
    Então vamos explicar mais um pouquinho:
    Ohando OGLBO ON LINE de hoje – percebe-se que a manchete sobre a pesquisa – além de pequena – até parece notinha – já desceu da parte ALTA. Quando a coisa é favorável ao Serra – fica bem no alto da página – em LETRAS GRANDES e ao lado de outras matérias interessantes ou que despertam a atenção por qualquer motivo. Vai lá. Confere e usa a SABEDORIA e não apenas o ensino formal que muitas vezes – SERVE APENAS PARA O MAL. Hitler era doutor. FHC comprou MANDATO NO TAPETÃO. Era Mestre!!!

  9. salete cesconeto de arruda
    quinta-feira, 22 de abril de 2010 – 10:50 hs

    Em tempo: teclinhas muitas vezes desobedecem. E plural fica escondido no pensamento rápido. Peço desculpas por essas e outras falhas. Quando a não ENTENDER MEUS COMENTÁRIOS – já disse: ESCREVO PARA POUCOS – nestes espaços. O POVO QUE USA A SABEDORIA muito mais do que bancos escolares – ENTENDE TUDO O QUE DIGO.
    E por favor: não precisa LER meus comentários. Seja inteligente. Se eles o incomodam tanto – SEJA INTELIGENTE: passe direto. Leia só os que lhe agradam. Ponto. Bom dia a todos. E obrigada mais uma vez ao Fábio por me receber em sua casa.

  10. VLemainski-Cascavel-PR
    quinta-feira, 22 de abril de 2010 – 11:00 hs

    Uma perguntinha para a Salete:
    -Pobre lê a Veja?
    Se pobre não lê, então acredito que esteja muito equivocada.
    Menos Salete, menos…
    Tenho amigos do PT que discordam de ti… São ótimas pessoas, cultas e inteligentes como você, mas que não votarão na Dilma por uma série de argumentos e acontecimentos… Ah, também não são doentes pelo Lulla, são normais…

  11. Ricardo
    quinta-feira, 22 de abril de 2010 – 11:04 hs

    Para MUTUKA.

    Por acaso esses numeros são do $en$us?
    Aquela pesquisa armada pelo PT?

  12. ildo baldo
    quinta-feira, 22 de abril de 2010 – 11:21 hs

    ESTAMOS FELIZ POIS NESTES GRAFICOS SÓ QUEM CAI É O SERRA A DILMA SOBE E ATÉ COM UMA CERTA VELOCIDADE PARA QUEM NO COMEÇO DO ANO O IBOPE DAVA 14% HOJE 29% O SERRA TINHA 43% HOJE 36% A DILMA JÁ MOSTROU QUE VAI GANHAR COM SOBRA
    QUANDO O PT MOSTRAR E FAZER O POVO LEMBRAR QUE O PSDB VENDEU O QUE PODE NO BRASIL E QUEBRARO COM O POVO BRASILEIRO
    VOU PARAR PORQUE NEM SEI SE O FABIO VAI DEIXAR MEU COMENTARIO QUANDO EU FALO DO PSDB ELE CORTA
    E AINDA FALA EM DEMOCRACIA

  13. Pouco Chata?
    quinta-feira, 22 de abril de 2010 – 11:28 hs

  14. TUKU NARE
    quinta-feira, 22 de abril de 2010 – 12:01 hs

    Dilma ganha no primeiro turno, grave, e registre em cartorio, e igual massa de pao, politicos profissionais e vendilhoes, quanto mais chama-la de terrorista,
    mais ela sobe.AVISO OS BABACAS que nao pratico politica partidaria, nao necessito mamar em orgaos publicos. EU SIMPLESMENTE DESEJO UM PAIS
    que seja bom para todos,

  15. Calunga
    quinta-feira, 22 de abril de 2010 – 12:06 hs

    A petezada não gosta do FHC porque ele ganhou do Lula, nas duas eleições, no primeiro turno. Já o Lula só conseguiu vencer as eleições no segundo turno. Agora, se Lula, com toda a popularidade que possui, não conseguiu vencer eleições no 1º turno, imagine se a guerrilheira irá vencer. Acordem fanáticos do PT.

  16. Polêmico
    quinta-feira, 22 de abril de 2010 – 13:23 hs

    O Gráfico é claro para todos que tem visão. Enquanto o Serra cai ou se mantem a Dilma sobe.
    90% da População não faz parte da elite que o Serra representa, já a Dilma representa os 80% de trabalhadores que são explorados pela elite.

  17. quinta-feira, 22 de abril de 2010 – 13:44 hs

    E depois da Entrevista da Dilmentira para o “Dapena” ontem, a vaca foi pro brejo dilmavez´, e espero que com a dilmala a PTzada vá junto bem pro fundo do brejo.

  18. Rossby
    quinta-feira, 22 de abril de 2010 – 14:05 hs

    A “criatura” do Prof. Lulastein começou a falar….. e seus índices começam a cair… Só ver a triste participação dela ontem no programa do Datena (que, aliás, deu uma mão e tanto para ela não desabar ainda mais…).
    Dilma sendo Dilma é um desastre na comunicação…. os “marquetólogos” dela terão muita dor de cabeça para fazer dela uma verdadeira “bichinha palanqueira”…
    Tenho cá comigo uma aposta…. no primeiro turno, dependendo de como a coisa estiver, a “criatura” não participará de debates e aparecerá pouco na propaganda política e vão lançar mão do “Cara” pra segurar a peteca…
    Do jeito que a coisa vai, a Dilma não emplaca “nem que a vaca tussa”…

  19. CAÇADOR DE PETISTAS
    quinta-feira, 22 de abril de 2010 – 14:35 hs

    Salete.

    É melhor você começar a cuidar do seu coração pois, a tendência é sobe serra e cai Dilma.

    Adios Dilmônio.

  20. Dirck
    quinta-feira, 22 de abril de 2010 – 16:06 hs

    A estagnação do Serra é um mau indicador. Para ele.

  21. LAERTES
    quinta-feira, 22 de abril de 2010 – 19:05 hs

    A direitona tem que esperar as verdadeiras pesquisas aparecerem.
    É Globope e Datafraude enganando os reacionários de carteirinha, os curitibocas e os paulistas mauricinhos.
    Tratem de ir comprando prozacs porque a Dilma já ganhou essa eleição!

  22. OSSOBUCO
    quinta-feira, 22 de abril de 2010 – 19:08 hs

    Na espontânea Dilma continua na frente! Serra está bem atrás, cada vez mais atrás!

  23. Paulista
    quinta-feira, 22 de abril de 2010 – 19:10 hs

    É isso aí cambada do Sul, ainda bem que vcs reconhecem que só mesmo um paulista pode dar jeito no Brasil, paulistano é claro!

  24. antonio carlos
    quinta-feira, 22 de abril de 2010 – 20:01 hs

    Fois só a candidata petista parar de viajar com o chefe, de aparecer como papagaio de pirata en tudo quanto é foto com o presidente, ir a tudo quanto é inauguração. até de obra inacabada , que a coisa virou. O presidente tem luz própria mas a sua candidata não. Aí está a grande diferença. Dilma não é má pessoa, só não é a pessoa certa para governar este País . ACarlos

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*