FHC e o mito Lula: 'Pelé também era. E veio Ronaldo' | Fábio Campana

FHC e o mito Lula: ‘Pelé também era. E veio Ronaldo’

Do Josias de Souza

Em entrevista concedida na noite passada, Fernando Henrique Cardoso aceitou a tese de que Lula tornou-se um “mito”.

Foi instado a comentar um raciocínio atribuído ao sociológico Hélio Jaguaribe: um mito só pode ser “contraposto” por outro mito.

“Não necessariamente”, disse FHC. “Às vezes não precisa contrastar o mito. Deixa o mito. Pelé foi um mito. Isso não impediu que houvesse o Ronaldo”.

Ele falou ao programa Canal Livre, da TV Bandeirantes. Noutro trecho, FHC foi instado a explicar a impermeabilidade de Lula ‘Teflon’ da Silva.

Por que nada de ruim gruda no presidente? FHC listou dois motivos: “Primeiro, a situação econômica é boa. O segundo é que ele é muito bom pra comunicar”.

Acha que Lula é a cara do brasileiro? “De um certo tipo de brasileiro, sim”, FHC assentiu. “Mas ele tem um lado macunaímico forçado demais”, alfinetou.

Recordou-se durante a entrevista uma tese do próprio entrevistado: não se ganha eleição sem emoção. Perguntou-se: A emoção de 2010 não seria Lula?

E FHC: “Pois é, mas se ficar só no presidente Lula não passa pra Dilma [Rousseff]. A emoção tem que se corporificar em alguém”.

Disse que, numa eleição, “o desempenho do ator é essencial”. Evocou o exemplo de Barack Obama. “Ele eletrizou” o eleitorado americano, disse.

Por que votar em José Serra e não em Dilma Rousseff? “O Serra tem experiência política e serviços prestados ao Brasil. É líder, comandou…”

“…É uma pessoa que a gente pode dizer: Esse eu sei que faz”. E quanto a Dilma?

“A outra é uma incógnita…”

“…Não quero criticá-la, Eu não sei, não sei, não sei o que ela fez. Ela nunca liderou nada. É difícil entregar o destino do país a alguém assim”.

Irônico, FHC disse que, “de repente, na campanha, Dilma demonstra” do que é capaz. “O Obama demonstrou. Mas é preciso ser Obama, ter capacidade de liderar”.

Que peso terá Lula, do alto de sua popularidade, na eleição? “O peso é grande”, disse FHC. “É tão grande que a Dilma tem votos”.

Realçou, porém, o fato de que a popularidade de Lula [76% segundo o Datafolha] é, hoje, maior do que o percentual de votos de Dilma [28%].

“Há muitos casos de gente com muita popularidade que não transferiu. No Chile aconteceu. Disse que, no passado, dera-se coisa semelhante também no Brasil.

Tendo prevalecido sobre Lula em duas eleições presidenciais, por que não conseguiu eleger José Serra como sucessor em 2002?

“Por duas razões”, FHC respondeu. “Primeiro que o meu governo não estava no auge da popularidade…”

“…[…] Segundo, eu não fiz o que o Lula está fazendo. Nunca achei que fosse correto” jogar o peso do cargo na promoção de uma candidatura.

“É natural que as pessoas tenham o seu candidato. Mas o presidente Lula extrapolou. Isso não fui eu quem disse. Foi o tribunal que disse. Foi multado…”

“…Qual o presidente da República que, no Brasil, foi multado por um tribunal e ainda debochou do tribunal? É um comportamento inédito…”

“…A popularidade não dá direito à pessoa desrespeitar a minoria e a lei. Eu não faria isso nunca. Pode ser que, de repente, eu perca a eleição, mas não perco a compostura”.

– Serviço: Pressionando aqui, você chega à íntegra da entrevista, subdividida em sete vídeos.


42 comentários

  1. Jose Carlos
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 14:39 hs

    Com o devido respeito, mas, é uma comparação um tanto infeliz… o nosso príncipe dinamarquês, com sua dúvida existencial, em ser ou não ser um ex-presidente… Ó fardo acabrunhante……….

  2. Silvano Andrade
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 14:44 hs

    Pelé pode ter sido um jogador fora de série, mas é um calhorda e mau-caráter…pois deixou de reconhecer uma filha legítima concebida fora do casamento…Ronaldo piorou…foi vexatóriamente escraxado internacionalmente por envolvimento com aqueles travecos naquele motel sujo do hell de janero…

    fhc, intelectualóide, mau-caráter e vendilhão…

    serra é um fraco e insignificante: não se compara ao Lula, e sinceramente o mundo respeitará mais a Dilma do que o pangaré tucano.

  3. justino bonifacio martins
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 15:04 hs

    O FHC está delirando. Fazer comparações entre política e futebol. Não entende de futebol; quiçá um pouco de politicagem. Pelé é um craque, imcomparável, inimitável; tentaram igualar Ronaldinho a Pelé porque tem gente que não aceita ” o negão”. Ronaldinho é um arremedo de craque perto do Pelé; Pelé é um mito futebolístico, é claro que Lula não é um mito político; nisso o FHC está certo. Uma pergunta: é versdae que FHC é filho de general? Sem censura; só estou perguntando.
    JBM

  4. CWB
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 15:10 hs

    MAS CONTINUA E CONTINUARÁ P/ SEMPRE SENDO PELÉ!!!
    NEM RONALDO NEM NINGUEM SE TORNOU PELÉ!!
    ASSIM, QUEM NASCE UM FCH DE MELLO, JAMAIS CHEGARÁ A SER UM LULA!

  5. segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 15:11 hs

    O direito de comparar
    (publicado na revista Caros Amigos)

    A mídia conservadora menospreza o tom plebiscitário das eleições presidenciais porque tem horror a promover um confronto direto entre os resultados dos governos FHC e Lula. Embora a imensa aprovação ao petista represente um julgamento público que jamais estaria dissociado de méritos administrativos, seu caráter subjetivo permite atribuí-la parcialmente ao carisma ou à índole populista do mandatário. Já as estatísticas são perigosas, pois menos permeáveis a contaminações ideológicas de qualquer espécie.
    Por isso há tamanho esforço para omitir os dados existentes ou diluí-los em amostragens de longa duração. A previsível tendência evolutiva dos grandes períodos atenua as particularidades das gestões, conferindo base pseudocientífica à falácia de que elas foram semelhantes e indissociáveis. O passo seguinte é adotar o discurso oposicionista contra a “malandragem de Lula”, não apenas para roubar-lhe a discutível glória de superar seu medíocre antecessor, mas porque, em 2006, a candidatura de Geraldo Alckmin ruiu no momento em que o impopular FHC foi trazido ao debate.
    A tentativa de desqualificar as comparações é uma estratégia antidemocrática para empobrecer a campanha eleitoral em favor da candidatura do PSDB. O golpe visa neutralizar um elemento fundamental da definição do voto, mais importante ainda quando a escolha envolve continuidade e ruptura, personificadas por partidos adversários, que protagonizaram governos sucessivos. Excluída a possibilidade de cotejar experiências administrativas, restam demagogias, ataques pessoais e falsas reputações fabricadas pelos tendenciosos veículos de São Paulo e Minas Gerais.
    A imprensa viola suas prerrogativas constitucionais quando sonega informações cruciais para o exercício da cidadania. O eleitor tem o direito de conhecê-las, e só ele pode julgar sua relevância.

  6. Samuel Sobral
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 15:21 hs

    Comentário até “meio infeliz”. Se foi você, Campana, delirou; se foi o FHC, não menos.
    Qual o mito que existe na figura do Lula ? Isso sim é delírio ! Só mesmo a pobreza cultural de um povo explica elevar-se um indivíduo com as características pessoais do Presidente atual escudado na escola de intectuais da USP/UNICAMP à condição de mito.
    Vou mais. Recuso-me a aceitar o Lula como “meu Presidente”. Evidentemente não votei nele e não votaria. O “cara” andou por caminhos antes “estruturados” por outros e se diz o “fazedor de conquistas” quando na verdade é um ventrílogo de uns poucos políticos responsáveis e intelectualmente preparados. Aliás, ventrílogo que ofende o léxico.

  7. O Povo
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 15:21 hs

    Quem conhece o PT não vota jamais no PT !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 15:24 hs

    olá, ex-presidente Fernando Henrigue Privativo Cardoso, O Senhor esqueçeu que a noito anos atrás, essa mesma classe dominante que o senhor sempre apoio, duvidava que um simple óperario chegaria a Pesidencia da República, mas hoje todos vcs tem que engoli, e agora estão fazendo o mesmo com a Dilma, não si preucupe que e o povo que vai decidi, o senhor e essa mesma classe de bestas já sabem quém vai leva mas essa, rs….rs…rs..

  9. OSSOBUCO
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 15:47 hs

    Ô Silvano, O FHC também não reconheceu seus filhos fora do casamento.

  10. OSSOBUCO
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 15:48 hs

    Esse FHC só fala m…, é um mauricinho típico.

  11. Josnei
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 16:13 hs

    FHC, o farol, o sociólogo, entende tanto de sociologia quanto o governador de São Paulo, José Serra, entende de economia. Lula, que não entende de sociologia, levou 32 milhões de miseráveis e pobres à condição de consumidores; que não entende de economia, pagou as contas de FHC, zerou a dívida com o FMI e ainda empresta algum aos ricos.

    Lula, o “analfabeto”, que não entende de educação, criou mais escolas e universidades que seus antecessores juntos, e ainda criou o PRÓ-UNI, que leva o filho do pobre à universidade.

    Lula, que não entende de finanças nem de contas públicas, elevou o salário mínimo de 64 para mais de 200 dólares, e não quebrou a previdência como queria FHC.

    Lula, que não entende de psicologia, levantou o moral da nação e disse que o Brasil está melhor que o mundo. Embora o PIG – Partido da Imprensa Golpista, que entende de tudo, diga que não.

    Lula, que não entende de engenharia, nem de mecânica, nem de nada, reabilitou o Proálcool, acreditou no biodiesel e levou o país à liderança mundial de combustíveis renováveis.

    Lula, que não entende de política, mudou os paradigmas mundiais e colocou o Brasil na liderança dos países emergentes, passou a ser respeitado e enterrou o G-8.

    Lula, que não entende de política externa nem de conciliação, pois foi sindicalista brucutu, mandou às favas a ALCA, olhou para os parceiros do sul, especialmente para os vizinhos da América Latina, onde exerce liderança absoluta sem ser imperialista.. Tem fácil trânsito junto a Chaves, Fidel, Obama, Evo etc. Bobo que é, cedeu a tudo e a todos.

    Lula, que não entende de mulher nem de negro, colocou o primeiro negro no Supremo (desmoralizado por brancos), uma mulher no cargo de primeira ministra, e pode fazê-la sua sucessora.

    Lula, que não entende de etiqueta, sentou ao lado da rainha (a convite dela) e afrontou nossa fidalguia branca de lentes azuis.

    Lula, que não entende de desenvolvimento, nunca ouviu falar de Keynes, criou o PAC, antes mesmo que o mundo inteiro dissesse que é hora de o Estado investir, e hoje o PAC é um amortecedor da crise.

    Lula, que não entende de crise, mandou baixar o IPI e levou a indústria automobilística a bater recorde no trimestre.

    Lula, que não entende de português nem de outra língua, tem fluência entre os líderes mundiais, é respeitado e citado entre as pessoas mais poderosas e influentes no mundo atual.

    Lula, que não entende de respeito a seus pares, pois é um brucutu, já tinha empatia e relação direta com Bush – notada até pela imprensa americana – e agora tem a mesma empatia com Obama.

    Lula, que não entende nada de sindicato, pois era apenas um agitador, é amigo do tal John Sweeny e entra na Casa Branca com credencial de negociador, lá, nos “States”.

    Lula, que não entende de geografia, pois não sabe interpretar um mapa, é ator da mudança geopolítica das Américas.

    Lula, que não entende nada de diplomacia internacional, pois nunca estará preparado, age com sabedoria em todas as frentes e se torna interlocutor universal.

    Lula, que não entende nada de história, pois é apenas um locutor de bravatas, faz história e será lembrado por um grande legado, dentro e fora do Brasil.

    Lula, que não entende nada de conflitos armados nem de guerra, pois é um pacifista ingênuo, já é cotado pelos palestinos para dialogar com Israel.

    Lula, que não entende nada de nada, é melhor que todos os outros.

  12. O democrata
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 16:13 hs

    Você aí q.escreveu”Que um simples operário…….e hoje todos tem que engoli”, se esquece ou não lê q.o Lula nunca foi operário,foi um sangue suga dos Sindicatos de São Bernardo,faça um estudo sobre a vida do espertinho.

  13. ildo baldo
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 16:14 hs

    SAMUEL SOBRAL
    QUEIRA VOCE OU NÂO VOCE TEVE SIM QUE ACEITAR O LULA COMO PRESIDENTE
    ANUNCER QUE VOCE FUJIU DO BRASIL QUENEM O FHC O SERRA E SE FEIS ISSO SINTO MUITO PORQUE NÂO SABE O QUE PERDEU
    PERDEU DE VER O BRASIL CRESCER CRIAR EMPREGO
    AUMENTAR EM 5 VEZES A RESEVA DE DOLAR
    RESUMINDO FOI BOM QUE VOCE NÂO VIU ISSO TALVEIS NÂO ESTARIA ENTRE NOS TERIA MORIDO DE RAIVA EM VER QUE UM OPERARIO TEVE ESSA CAPACIDADE TODA

  14. TUKU NARE
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 16:15 hs

    com todo respeito, pelas duas figuras lendarias, cada um viveu a sua epoca,
    o efeito de credibilidade para comentar assuntos de politicas e de futebol,os
    dois sao um desastre. o FHC E IGUALZINHO AO QUERIDO EDSON, um desastre.

  15. salete cesconeto de arruda
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 16:25 hs

    Vê-se que tem sempre um grande MULHER na vida de um homem. Sem uma figura FEMININA MARCANTE – até os que se dizem intelectuais se perdem. O pior é saber que FHC é sociólogo. Mas parece não entender nada de LIDERANÇA VERDADEIRA.
    LULA NÃO É MITO!
    Lula é realidade boa. LULA É RETRATO DA MAIORIA DO POVO BRASILEIRO que sem banco de faculdade – usando conhecimentos adquiridos ao longo da vida e a SABEDORIA – fazem a diferença num tempo em que os políticos que se dizem culto – boa parte deles – parecem fantoches repetindo o mesmo discurso. Pior: fantoches de uma classe onde os medianos bóiam – tentando destruir o PARTIDO DOS MAIS POBRES e dos que VOTAM CONSCIENTES NO PT. Não por acaso Lula é apoiado por tantos. Respeitado no mundo. Mas isso o nhem, nhem, nhem… não consegue ver. INVEJA CEGA! Com um cara desses – Serra não pode ir longe. Aliás: Serra deveria ver o filme: “O SEGREDOS DOS SEUS OLHOS” . Todos deveriam. Principalmente os que falam da MOCINHA DILMA/ESTRELA que lutou com toda a sua CORAGEM – contra BANDIDOS FARDADOS. Será que FHC não consegue ver nem essa VERDADE? Sei. FH pensa que entende de MITOS. Quando na verdade só entende de príncipe que vira sapo ou não?! Freud explica.
    E o mensalão – ainda continua esperando do PSDB – o reconhecimento da paternidade. Cada vez que vê um TUCANO grita desesperado:
    -papai!
    -papai!
    E continuem dizendo que DILMA FOI GUERREIRA – GUERRILHEIRA – E NÃO FUGIU DA LUTA. Todas as mulheres, homens e jovens POBRES – irão adorar saber que essa MULHER teve mais coragem do que muitos que se dizem machos – de lutar contra DITADORES!

  16. asdrubal
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 16:29 hs

    Ótimo texto Josnei.

    Lula é o orgulho de nossa nação.

  17. Tucano de Bico Vermelho
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 16:50 hs

    Quem é FHC? Não me recordo deste cara.

  18. salete cesconeto de arruda
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 17:10 hs

    Para os que não sabem pensar – segundo Sócrates – uma pergunta é mais importante do que uma respostas. Então lá vai:
    QUANDO SERRA ABRAÇA E BEIJA DILMA/ESTRELA TODA VEZ QUE A ENCONTRA ELE O FAZ POR:
    a) admirá-la – pois a conhece desde mocinha.
    b) por ser um hipócrita!
    c) ou por burrice mesmo?
    Vejam: toda vez que vocês criticam e ofendem a Dilma – enquanto o Serra que a conheça a abraça e beija – prejudicam a candidatura dele.
    Pense nisso!

  19. Samuel Sobral
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 17:20 hs

    Aqui não é local para estabelecer-se o contraditório, certamente, mas vale uma perguntinha básica ao tal de “Josnei” ( só não vale dizer que foi o Lula ): Quem descobriu o Brasil ? Vai “otra”, então: Em qual governo do “nunca na história deste país” foi encminhado um projeto de lei à Câmara Federal propondo a revogação da Lei da Gravidade ?
    Mais uma: quantos projetos o Lula assinou quando Deputado da República ? Nem na República Impopular de Cuba…..

  20. ze verdade
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 17:32 hs

    nao quem conhece o pt e que vota no pt um partido de projetos ….

  21. ▄▀▄†Ψ REQUEIJÃOΨ†▄▀▄™
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 17:49 hs

    FHC está tentando comparar o Serra com o Ronaldo Fenômeno. Haaahahhahahahahahhahahahahahhahahahahahhahahahahahah!
    Gestão quebrada, gorda e traidora (com travestis)…

  22. joao henrique
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 17:53 hs

    esse samuel sobral mora aonde heim. marte, paris, vizinho do fh. contra fatos nao há argumentos e se aqui nao eh lugar para estabelecer-se o contraditório vai estabelecer o contraditório com os 13% contra o lula porque no mundo real meu querido vc so vai encontrar milhoes de pessoas que sairam das favelas, milhoes de pessoas que ascenderam de classe, lideres politicos mundias esquecendo o fh e ouvindo so o LULA, o Brasil deixando ser subserviente aos interesses americanos, melhor vc procurar a Veja, Globo, Folha, escreve la de repente vc arruma um espaço de ventriloquo da direitona, vc deve ser muito rico né? como tem tem tempo de se misturar com um povo sem cultura heim, povo que abastece teu carro, limpa tua rua, guarda teu carro, planta e colhe as verduras que vc come, povo que compra no comércio que de repente vc tem um, ja pensou se todos os “sem cultura” deixassem de comprar dos culturados como vc? e pra finalizar o presidente LULA eh seu presidente ou então amigo, va para frança, EUA, Argentina, Japão, China, ah so uma coisa os governantes desses países tem o maior respeito por NOSSO presidente LULA. SAMUEL SOBRAL CAI NA REAL.

  23. salete cesconeto de arruda
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 17:58 hs

    Repetindo a pergunta aos que falam mal da DILMA/ESTRELA.
    Escolha?
    Qual a razão de Serra BEIJAR E ABRAÇAR DILMA/ESTRELA toda vez que a encontra?
    a) por ser ela uma amiga querida e conhecida de velhas lutas;
    b) por ele ser um hipócrita;
    c) por ele achar que ela é bandida e gostar de bandidos.
    Entendeu?
    SERRA CONHEÇE DILMA.
    GOSTA DELA.
    E POR ISSO A ABRAÇA E BEIJA TODA VEZ QUE A ENCONTRA. DIZEM ATÉ QUE FOI – NÃO SEI SE É VERDADE – APAIXONADO POR ELA QUANDO MOCINHO. MUITOS ERAM APAIXONADOS PELA GAROTA QUE LARGOU TUDO PARA LUTAR CONTRA BANDIDOS FARDADOS.
    Percebem agora que ao falarem mal da LIDERANÇA FEMININA QUE LUTOU DA FORMA QUE ERA POSSÍVEL NO BRASIL DA ÉPOCA – estão na verdade prejudicando a candidatura do Serra?
    E tem gente que acha que eu não penso. Já pensou se eu PENSASSE?
    Sei.
    O que incomoda alguns é falar do MACACO ARANHA – não é verdade?!

  24. Isabel
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 18:02 hs

    Vá lá que o Lula tem seu mérito se comparado ao FHC da vida, mas querer fazer da Dilma uma mocinha??? Daí já é demais.

    Quem não sabe que ela assaltou banco a mão armada?
    Quem não sabe que ela é fã e queridinha dos chaves e evo da vida, e alguém tem dúvidas a respeito desses senhores?
    Que ela já demonstrou no caso da secretária da Receita Federal, e não só nesta situação mas em outras também, que se porta como uma déspota e mentirosa igual aqueles já citados admirados por ela?
    Que mente descaradamente e se preciso for para atingir seus objetivos?

    Ora só por isso, não importa se ela é mulher ou não, ela já demonstrou qual é o seu caráter.

  25. Santino
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 18:24 hs

    Caro Josnei, eu ia fazer um comentário sobre essa matéria mas quando li o seu, desisti. Parabéns. Faço das suas, as minhas palavras, sem tirar e sem por! Acrescentaria apenas que, independente dos resultados das próximas eleições presidencias, Lula será lembrado por todos os brasileiros, como o melhor presidente da histórias deste país(quer a deireita queira ou não).

  26. chadetilia
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 18:38 hs

    parabens pelos seus comentários salete, sou seu fã.

  27. Calunga
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 18:54 hs

    Muitos que emitem opiniões contra FHC não sabem como era difícil viver com o salário antes do plano real. No mínimo, devemos ter respeito por aqueles (leia-se Itamar e FHC) que deram dignidade ao trabalhador brasileiro ao estancar uma inflação insuportável.

  28. Luciano
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 19:01 hs

    Parabéns pelo texto Josnei, acho que posso repassá-lo né. Ótimo que temos pessoas concientes.

  29. Rst
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 19:36 hs

    O Romário certa vez falou que o Pelé calado era um poeta. Faço minhas as palavras do Romário com relação a este Senhor FHC.

  30. segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 20:16 hs

    NA BIBLIA TEM UMA PASSAGEM AONDE SE LE,,QUE NÃO SE DEVE ADORAR PESSOAS EM TEMPO ALGUM………..CONCORDO ..E MAIS A MAIS ,,,,,UM PAIS,,,UM ESTADO,,UMA CIDADE,,,UM MUNICIPIO,,,,,UM BAIRRO,,,,UMA FAMILIA,,,UMA SOCIEDADE,,,,NÃO CONSEGUE ANDAR SÓ,,,TEM QUE TER EQUIPE,,,,,,,,,,,E ELES É QUE FAZEM AS COISAS FUNCIONAREM…….OU NÃO??????????ENTÃO REI MORTO ….REI POSTO E PONTO FINAL….QUE O PRÓXIMO REI SEJA UM HOMEM EM PRÓL DAS NECESSIDADES DA POPULAÇÃO EM GERAL SEM DISCRIMINAÇÃO DE COR OU CREDO….OU PARTIDOS POLITICOS…..QUE ELES OS PARTIDOS POLITICOS TAMBEM TEM OBRIGAÇÃO PARA COM O SEU POVO.

  31. ANA CLAUDIA
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 20:23 hs

    Hoje… quem merece os nossos aplausos com certeza e SALETE E JOSNEI … PARABENS….Voces provarao. que sao verdaddeiros BRASILEIROS….Chega desses falsos moralistas .LULA E A CARA DO BRASIL.

  32. salete cesconeto de arruda
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 21:50 hs

    Isabel
    ENTÃO SERRA é hipócrita?!
    Pense nisso.
    Toda vez – REPITO – que ele encontra essa MULHER que lutou contra BANDIDOS FARDADOS – ele a abraça e beija.
    Não achas estranho?
    Ele a conhece desde mocinha.
    Sabia?
    Leia BRASIL NUNCA MAIS.
    Depois assista o filme: O SEGREDO DOS TEUS OLHOS. Assim vais compreender os MÉTODOS que DILMA combatia – com ou sem armas. Colocando em risco a própria vida. Tivestes a coragem dela? Conheces mesmo a história da menina rica que abandonou tudo para lutar contra os BANDIDOS DE FARDA – aqueles que se apossaram do Brasil por um longo tempo? Repito: leia o livro BRASIL NUNCA MAIS. Vais chorar quando entenderes contra quem DILMA lutou.

  33. EDUARDO
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 22:08 hs

    QUEM É OU FOI FHC????

  34. Lelo
    segunda-feira, 19 de abril de 2010 – 22:24 hs

    FHC e o não reconhecimento de filhos: Primeiro era o Lugo. Agora é o FHC! Ora, quanta conversa jogada fora…Esse Senhor deveria primeiro cuidar da sua própria vida que já é bem barraqueira!

  35. lucia helena hubie
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 2:16 hs

    interessante que tudo esta uma maravilha, pelos comentarios acima, mas o que dizer de toda essa tragedia acontecida no Rio de Janeiro, senhores e senhoras ver o povo do rio morrer de forma tão desumana, nao da para achar que o governo lula e tão espetacular assim. Dinheiro para socorrer outros paises tem de monte, mas os brasileiros vivendo em favelas como ficam??? Nao se iludam que muitas açoes tomadas por Lula são para garantir sua popularidade, falta pensar a longo prazo e com sustentabilidade, e muita conversa fiada pra pouca ação. Gostaria que muitos brasileiros procurassem informações sobre a rentabilidade do seu FGTS, que no governo Lula tomou dos trabalhadores 72 bilhoes reais em função da formula de remuneração do fundo. (TR como componente da formula).
    Sera que essa conversa sobre candidatos nao deva tomar outro rumo, mas produtivo, discutindo-se ideias e trazendo para a mesa temas importantes para o nosso dia a dia. Ate como forma de mostrar aos nossos dirigentes que estamos de olho neles e que temos direitos constitucionais de tira-los de la se precisar. Desculpe o desabafo mas fica cansativo, e improdutivo esse dialogos.

  36. MANÉ
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 8:38 hs

    Lula…….
    Ainda bem que não tem eleição pra DEUS!

  37. Pé-Vermelho (Original)
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 9:30 hs

    Dilma ESTRELA? Lula SOL? Só por deus .. tenho q ler isto. Mito, profetam falastrão, demagogo, populista, loroteiro (pra ser educado e nao chamar de mentiroso)… isto é nosso Presidente.
    Ainda bem q temos eleições em outubro. O BRASIL PODE +

  38. Rst
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 9:41 hs

    Helena disse:
    20 de abril de 2010 às 9:25

    Outro li no site do Vermelho que numa reunião que houve recentemente com os empresários em S.Paulo, a maioria disse que vota em Serra. Acho que isso se deve a possibilidade de Serra ressuscitar a PL 5483/2001, aquela que prevê a flexibilização das relações de trabalho, nisso subentende-se perdas de benefícios dos trabalhadores. Essa PL foi encaminhada por FHC em 03.10.2001 para o Congresso Nacional e era amplamente apoiada pelos deputados e senadores do PSDB e DEM e só não foi colocada em votação devido à urgência que o gov.FHC impôs para o Congresso prorrogar a vigência da CPMF. Em 08.05.2003, Lula pede a retirada de tramitação da PL 5483 e em 16.06.2004 a mesma foi arquivada. Portanto, trabalhadores, atenção!!! Serra não diz claramente o que vai fazer se eleito for, mas se a maioria dos empresários o apóiam é porque Serra irá mesmo ressuscitar essa PL para ferrar com os trabalhadores.

  39. PAULINHA
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 15:03 hs

    Dona Lucia ….o problema do Rio de J aneiro e Sao Paulo. e demais capitais…,vem de longos anos….quando tinha 15 anos meu pai ja comentava sobre a criminalidade desses estados….O problema e a cobertura que esses marginais tem…as cobras criadas …..Essa questao da criminalidade do rio e sao paulo ja vem de outros governos ….para combater e preciso acabar com a corrupçao daqueles que usao esses miseraveis no trafico de drogas….a maioria dos crimes e acerto de contas .

  40. salete cesconeto de arruda
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 16:45 hs

    …naqueles dias – alguns que não queriam ou não entendiam de nada – se casavam com MULHERES INTELIGENTES ou apenas no padrão de beleza da época. Outros faziam sociologia. Era chique. Mas quando longe das MULHERES – se mandavam para as festas e só voltavam quando o DIA ESTAVA CLARO! Só em ocasiões muito especiais as levavam junto. Nas viagens mais looooonnngaaasssssss….
    E olha que o Brasil – naqueles dias – VIVIA NOITES BEM ESCURAS…
    O mais incrível – PASMEM – é que alguns – mesmo já maduros – faziam filhos fora de casa ou DENTRO. Sem se preocuparem com o casamento. Talvez não soubessem ou não conseguissem se MANTER DE PÉ – para usar uma camisinha. Ou então faltava ética – mesmo sendo mestres. Colocavam filhos neste BELO e LOUCO MUNDO e magoavam suas amadas que pensava que os traíras eram príncipes.
    Mal sabiam as princesas que TEM PRÍNCIPE QUE VIRA SAPO!
    Se algumas mulheres não tivessem se CALADO… com certeza o mundo da política seria bem diferente. Duvido que o POVO já não tivesse escolhido – antes mesmo do Lula – um entre os seus – PARA SER O PRESIDENTE DO BRASIL. Sei. Clinton fumava seus charutos e a sociedade americana achava lindo. Mas no Brasil ainda não se aceitam os LUGOS. Só os Fernandos. Talvez por isso a Vênus Platinada – tenha se esforçado para esconder a novela da vida real. Ajudou até a fabricar “caçador de marajás”. Livre e ÉTICA – uma parte da nossa grande e pequena mídia clama por LIBERDADE para fabricar suas falcatruas. Nem todos é claro!
    Pois é.
    Mas não vamos citar nomes. Não é verdade?
    A VIDA PESSOAL de cada um – não deve ser comentada fora de casa. Mas confesso que até hoje não entendo essas MULHERES que aceitam serem traídas. Acho que falta AUTO ESTIMA. Ou talvez mais representantes femininas em todas áreas e principalmente na política. Assim TODAS TERIAM A CORAGEM de deixar claro aos seus PARCEIROS que não aceitam traições. Em geral eles não traem o sócio e o melhor amigo. Ou traem?! Mas traem quem dizem AMAR..
    Esquizofrenia!
    Eu sei.
    Aqui se discute política.
    Então vamos deixar claro que política não é só a partidária. Política é também o que se estabelece entre dois parceiros – principalmente em tempos de AIDS. Quem não usa camisinha acaba virando – no mínimo – BANCO de namoradas, ex-mulheres e até filhos. Tem filhos que ODEIAM SEUS PAIS. Apenas fazem uso do seu poder e dinheiro. Como foram usados. E tem mulheres que negociam bem caro as traições dos maridos. Bem mais caro do que traições políticas. Aqui mesmo no estado teve um cara que apanhou dentro do palácio.
    E foi uma bela SURRA! Surra CÍVICA!
    Hora do Recreio…
    Aposto que aqueles que reclamam dos meus comentários – estão lendo tudinho…
    Hipócritas!
    Fofoqueiros!
    Gostam de uma pimentinha…
    Sei.
    Não arde.Quando por absoluta ÉTICA – não citamos nomes. Nem deixamos tantas pistas como faz a Vênus Platinada e a Folha Seca. Tem também a ESPIA que anda encalhada nas bancas. Coitada! Faz tempo que vive de mentiras, factóides, fofocas, melhora ou deformação de imagens…
    Freud explica.
    Ou talvez o diabo.
    Será que o CHIFRUDO existe?
    Se não…
    Mas que CAIXA 2 EXISTE – isso existe!

  41. PAULINHA
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 18:52 hs

    parabens Salete …admiro voce,continua

  42. JULIO
    terça-feira, 20 de abril de 2010 – 19:00 hs

    Resposta para EDUARDO…..F.HENRIQUE FOI AQUELE QUE CHAMOU OS APOSENTADOS DE VAGABUNDOS… e aquele velho senhor que viveu anos nas tetas do dineiro publico e que agora tem uns imbecis demagogos defendendo esse homem que ja deveria ter ido para o alem…alem do inferno.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*