De Vera Rosa para O Estado de S. Paulo
Depois de causar desconforto entre aliados ao defender uma dobradinha com o governador de Minas, Antonio Anastasia (PSDB), a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, jogou água na fervura da crise e disse nesta sexta-feira, 9, que o eleitor tem o direito de formar a chapa que bem entender.
“Ninguém pode ser autoritário com o eleitor”, afirmou Dilma, após se reunir com o presidente do Chile, Sebastian Piñera, na embaixada daquele país. “Eu respeito o que o eleitor fizer e, sendo assim, você não pode dizer como ele deve votar.”
A polêmica sobre a dobradinha híbrida entre o PT e o PSDB em Minas ocorreu depois que Dilma elogiou o ex-governador Aécio Neves (PSDB), depositou flores no túmulo de Tancredo Neves e, em entrevista à rádio Itatiaia, na quarta-feira, 7, disse entender a formação da chapa “Dilmasia” ou “Anastadilma”.
Na tarde desta sexta, porém, a petista procurou afagar o aliado PMDB, que briga com o PT para emplacar o ex-ministro das Comunicações, Hélio Costa, na disputa ao governo de Minas. O PT tem dois pré-candidatos ao mesmo cargo: o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel e o ex-ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias.
“Em Minas, eu não só espero como desejo e até apelo para o entendimento”, insistiu Dilma. Na tentativa de acertar o palanque para a petista em Minas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva avalia que o PT deve ceder a cabeça da chapa para Hélio Costa.
Dilma telefonou para Costa na quarta-feira mesmo e disse ter sido mal interpretada em suas declarações. “Achei estranhíssima aquela história”, contou. “O Hélio entendeu e até brincou comigo, dizendo que qualquer dia iriam perguntar para ele sobre o Serrélio”, emendou, numa referência à união entre o ex-governador José Serra, pré-candidato do PSDB à Presidência, e Hélio Costa.
Prestes a visitar Juazeiro do Norte e Fortaleza (CE), na semana que vem, Dilma fez vários elogios ao deputado e ex-ministro Ciro Gomes (PSB), que quer concorrer à Presidência, mas ainda aguarda uma conversa com Lula para definir seu destino político. O presidente avalia que a eleição deve ser plebiscitária entre Dilma e Serra e gostaria que Ciro desistisse da empreitada.
“Ciro é uma pessoa solidária, firme, generosa. Como é muito inteligente, sempre dá o melhor dele”, observou Dilma. Lembrada de que o deputado – ex-ministro da Integração Nacional – sempre diz que a candidatura dele vai ajudá-la a passar para o segundo turno na disputa contra Serra, a ex-ministra não entrou no embate.
“É a visão dele. Quem sou eu para falar que não?”, comentou ela. Diplomática, Dilma afirmou que não pedirá a Ciro para apoiá-la. “Com Ciro não preciso fazer apelo. Ele é uma pessoa que tem suas convicções e eu as respeito”.
Sem o tom beligerante adotado nos últimos dias contra o PSDB, a pré-candidata do PT disse que o encontro do qual participará neste sábado, 10, ao lado de Lula – engrossado por seis centrais sindicais, em São Bernardo do Campo (SP) – não foi programado para criar fato político.
“Fazer contraponto a Serra? Não, nem tenho essa pretensão”, desconversou Dilma. Depois, caprichou no sotaque mineiro: “Uai, gente, é absolutamente legítimo que a base do PSDB lance um candidato.”
O encontro de São Bernardo do Campo – berço do PT – será puxado pelo mote do “emprego e qualificação profissional”. Na prática, foi planejado sob medida para fazer um “contraponto social” à convenção tucana.
15 comentários
É, a Dilmona acostumada a só ouvir SIM por força da caneta da Casa Civil, começa a kebrar a kara. O nao dos mineiros, é só o primeiro de tantos q ouvirá durante a campanha… e quiçá, das urnas
Logo logo vão surgir reações dentro do PT para mudarem a candidata. Vai dzer tanta bobagem que ela mesma vai se inviabilizar, também pudera, desde criancinha que ela disputa eleições, ja foi candidata a tudo, desde rainha das bonecas, boneca viva, gremio estudantil, candidata a vereadora, a prefeito, deputado estadual, dep federal, senador e agora a Presidente, ah..foi tambem candidata a inspetora de quarteirão e é com esta monstra experiencia de trato com o eleitor que ela sabe tudo de eleições, afinal é uma menina dócil, meiga, afável, nunca disse uma palavra mais rispida a ninguem, não dada a violencia, incapaz de matar uma mosca…..e ainda tem gente que acha que ela ganha no primeiro turno…..
uai, o caçador infeliz mudou de nome. agora e destukunare do Tiete, ……………
A DILMA FALOU A VERDADE, NESSA ELEIÇAO A OPÇAO SERA PELO…..
NOMES DOS CANIDATOS, nem sempre dos mesmos partidos, porque os
partidos sao bicho em extinçao ,como eo caso dos TUCANOS.
Dilma ou Dilema? Eis a questão!…
Essa ninguem vai ver na Veja, Na Globo e Na Folha de São Paulo.sexta-feira, 9 de abril de 2010
Mensalão do PSDB:Marcos Valério participava de reuniões da campanha do PSDB
Uma testemunha-chave do chamado mensalão do PSDB em Minas revelou em depoimentos à Polícia Federal que, na primeira eleição do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) ao governo de Minas, em 1994, Marcos Valério, já participava de reuniões da campanha do PSDB e contribuiu financeiramente com ela.Segundo a testeminha, o esquema ocorreu na eleição de de 1998, quando o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) disputou a reeleição.
As declarações foram feitas por Vera Lúcia Mourão de Carvalho, em 2006, e integram o inquérito que gerou a abertura de ação penal contra o Azeredo no STF. Prima do tesoureiro da campanha de Azeredo, Cláudio Mourão, ela ocupou funções de coordenação nas duas eleições.
E descreveu bastidores dos comitês e também suposto esquema irregular de arrecadação montado por Newton Cardoso (PMDB), ex-vice-governador de Minas, a partir de 1999.
Vera Lúcia contou que, em 1994, via Valério em reuniões semanais do comitê central, das quais participavam Azeredo, o ex-ministro Walfrido Mares Guia (ex-PTB, hoje PSB), então candidato a vice, Mourão e o ex-deputado estadual Amílcar Martins (PSDB), entre outros.
Nas palavras dela, a vitória de Eduardo Azeredo (PSDB-MG) no primeiro turno melhorou subitamente o caixa da disputa. Nas reuniões, soube que os recursos a mais vinham de Valério. Até então acanhado, Valério teria mudado sua postura, com “participação bem mais ativa”.
Em 1994, Vera Lúcia pagava despesas e salários de correligionários, além de outros serviços.
Contou ter trocado dólares no escritório de um doleiro no Centro de Belo Horizonte, a mando da chefia da campanha do PSDB. Numa ocasião, saiu de lá com R$ 600 mil num envelope.Ta no jornal dos tucanos. O Globo…Só que dessa vez, nem a Folha, nem o Estado de São Paulo e nem a Veja, repercutiram a notícia. Todos em silêncio!
hahaha
Fale algo novo, TUKU NARÉ, que possa explicar o carão da Dilmona
Inédita e original a constatação da dona Dilma Hussein, não acham? A de respeito à vontade do eleitor.
VAI PARA VENEZUELA FAZER UMA PLASTICA SE ESTA CURADA DA TRISTE DOENÇA SENAO VAI SE TRATAR E CUIDAR DA SAUDE,,,,EU COMO ITALO CATOLICO DESCENDENTE DEFENDE A FAMILIA EM PRIMEIRO LUGAR ENTAO CUIDE DA SAUDE E DEPOIS CUIDE DA FAMILIA E TERCEIRO CUIDE DE POLITICA SE QUE VCE GOSTA OU O LULA FORÇOU A SRA SER CANDIDATA,,JUIZO DILMA,,, ESTE MEIO NAO E O TEU CHAO
Essa senhora não tem lá uma ficha recomendável em termos de direitos humanos, direitos do cidadão. Por que quer agora fazer pose para as câmeras?
A Dilma esta certa quem decide é o povo e o povo quer Dilma presidente e Pesuti governador.
A Elite, os poderosos não os quer.
É isso aí Dilmazia, o povo já não aguenta mais de tanta azia.
E VOCEIS QUE NÂO TEM O QUE FALAR FALEM DA DILMA ATÉ PORQUE É A MENORIA A MAIORIA FALARA ASSIM NO FINAL DE DEZENBRO VOU PARA BRASILIA ASISTIR A POSSE DA DILMA QUE VOCEIS CHAMAM DE GUERILHEIRA
MAS NA VERDADE ELA É GUEREIRA
E MUITOS PTS NO ENTERO DO DR CAVERA EM SÂO PAULO
pe vermelho original, sao aqueles de 1974, que viraram o Parana de ponta cabeça, pra nos que gostamos desse bichinho, ela e a DILMINHA, que e
a insonia de muita gente, e a alegria de quem gosta de mulher em geral e
sem exessao, porque todas sao doceis e meigas. ai de nos sem elas.
O que esperar dessa gente que se formou pelas leis do banditismo e violencia. Alem de tudo É FEIA QUE DOI.
TEU KU NARE, TA COM DÓ LEVA PRA CASA. ISTO NÃO É MULHER, É ATÉ PECADO CHAMAR DE MULHER, É OFENSA A ELAS.