Curitiba vence prêmio global de cidades sustentáveis | Fábio Campana

Curitiba vence prêmio global de cidades sustentáveis


Agência Estado

A cidade de Curitiba foi escolhida para receber o prêmio Globe Award Sustainable City 2010, ofertado pelo Globe Forum, entidade sueca que reúne empreendedores preocupados com a sustentabilidade global. “É uma vencedora muito sólida, com um plano holístico que integra todos os recursos estratégicos conectados com inovação e sustentabilidade futura”, disse o presidente do comitê de jurados do Globe Award, Jan Sturesson, ao anunciar a escolha hoje. A entrega será em 29 de abril no Museu Nórdico de Estocolmo, com a presença do prefeito Luciano Ducci (PSB).

A capital paranaense disputava o prêmio com Sidney, na Austrália; Malmö, na Suécia; Múrcia, na Espanha; Songpa, na Coreia do Sul; e Stargard Szczecinski, na Polônia. Curitiba foi escolhida por unanimidade pelo comitê, do qual faz parte o diretor de Relações Internacionais da Fundação Dom Cabral, Carlos Arruda.

A nota do Globe Forum destacou que “particularmente, a abordagem holística com que a cidade encarou os desafios da sustentabilidade é bem delineada e gerenciada numa clara demonstração de forte e saudável participação da comunidade e integração da dimensão ambiental com as dimensões intelectual, cultural, econômica e social”. O principal programa apresentado por Curitiba foi o Biocidade, que condiciona todas as ações do município à questão ambiental.

Uma política que começou há anos e não sofreu descontinuidade. Em razão disso, Curitiba tem hoje média superior a 50 metros quadrados de área verde por habitante. De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto, a preservação é possível em Curitiba em razão do planejamento urbano de longo prazo, da prioridade para criação de parques, de políticas de educação ambiental e de políticas de incentivo.


16 comentários

  1. quarta-feira, 7 de abril de 2010 – 22:15 hs

    Mais uma vez..Parabéns a maravilhosa Curitiba…..agora termos um ataque de ódio incontrolável da oposição…será duvidas e latidos de todos os tons e volumes…mas no final, em outubro, um dos responsáveis por esse premio da cidade vai se eleger governador do maravilhoso Paraná….nossa gente mereçe, latam contrários….

  2. TUKU NARE
    quarta-feira, 7 de abril de 2010 – 22:38 hs

    E DAI. ALGUEM VAI QUERER SOZINHO SER O PAI DA CRIANÇA.
    ================= =======================
    ISSO E FRUTO DE UM POVO, HORDEIRO , TRABALHADOR, CULTO, ACOLHEDOR DENTRO DAS SUAS CARACTERISTICAS. QUE e O POVO=====
    CURITIBANO, exemplo para o brasil e o mundo, e se os politicos se fizeram algo
    para contribuir, nao fizeram nada mais que sua obrigaçao e dever.

  3. TO LIGADO
    quarta-feira, 7 de abril de 2010 – 22:48 hs

    Que tal convidar o Lerner e o Cassio para receberem as honras?

    Papagaio come milho e periquito leva fama.

  4. ibere gomes
    quarta-feira, 7 de abril de 2010 – 23:00 hs

    Agora só faltam dizer que isto tambem é mais uma obra do Beto Richa

  5. quinta-feira, 8 de abril de 2010 – 6:13 hs

    aham….Iguaçu! segundo rio mais poluido do pais…nenhum avanco em politica de sustentabilidade…todas as leis que falam sobre o assunto na camara nao estão recebendo apoio da prefeitura…
    nada! Curitiba nao avanca em nada sustentavel…
    nao é questão de partido politico…disputa eleitoral…
    é em relação a essa babaquice de receber premios não merecidos…
    quero a Curitiba avance…sem babaquice!
    Ducci, faça por merecer apartir de agora em relação a esse assunto…

  6. Borduna
    quinta-feira, 8 de abril de 2010 – 9:12 hs

    Os cara que outorgam esse PRÊMIO JÁ ESTIVERAM POR AQUI ALGUMA VEZ? ÓBVIO QUE NÃO.

  7. Caio S
    quinta-feira, 8 de abril de 2010 – 9:19 hs

    Talves o Petroleito acima nunca tenha saído do seu ninho em Curitiba, já morei em São Paulo e Rio e conheço muitas outras cidades por causa do trabalho (Florianópolis, Porto Alegre, Campinas, Brasília e Salvador). E posso dizer com muita segurança, Curitiba, no quesito sustentabilidade, dá um show em todas. Talvez não mereça ganhar um prêmio Global… Mas em termos nacionais, está a anos-luz de distância.

  8. vanguarda
    quinta-feira, 8 de abril de 2010 – 9:25 hs

    Curitiba tem os melhores programas e engenhosas soluções ambientais aplicadas em todo o mundo. Isto se deve a todos os prefeitos que, de alguma forma, contribuiram para que a cidade venha a receber este prêmio. E, não es espante, até o Prefeito Requião, que com a fábrica de manilha fechou muita valeta a céu aberto na cidade ( com tubos, muitas vezes, subdimensionados), e os demais, com mais destaque e suas administrações, mercem dividir esta premiação. Viva todos!

  9. Marcos Calonga
    quinta-feira, 8 de abril de 2010 – 9:26 hs

    Esse sobrenone ARRUDA, não me é estranho…

  10. PHD
    quinta-feira, 8 de abril de 2010 – 9:45 hs

    Essa tem origem naquele blog Primeiro de Abril?

    ah tá, então entendi.

    o ruim dessas notícias falsas é que tem gente que acredita…

  11. Valentim
    quinta-feira, 8 de abril de 2010 – 10:20 hs

    Parabéns pela nossa QUERIDA CURITIBA, quem ganha com isso é a população. Parabéns BETO pelas novas idéias e continuidade dos bons trabalhos de prefeitos anteriores. Isso é ser inteligente.
    E agora; BETO PRÁ GOVERNAR O PARANÁ!!!!!!!!

  12. jose
    quinta-feira, 8 de abril de 2010 – 11:20 hs

    O prêmio é para a Cidade de Curitiba, não para o prefeito a, b ou c, muito menos para o partido a, b ou c…partidos, prefeitos passam, a cidade fica…

    E vamos parar com esta palhaçada de dizer que é ruim de viver aqui, vim para cá há mais de 30 anos, viajo pelo País inteiro a trabalho e só tenho uma coisa a dizer: esta cidade é muito boa!!!!

  13. OSSOBUCO
    quinta-feira, 8 de abril de 2010 – 17:00 hs

    Parabéns Luciano Ducci, vc é o máximo!

  14. Astrinha
    sexta-feira, 9 de abril de 2010 – 19:37 hs

    Se essa que ganhou tá assim, imagina as outras. Credo, esses caras que votaram em curitiba tavam loucos. Curitiba já foi maravilhosa mas agora… tá dificil!

  15. Barbara
    quarta-feira, 21 de abril de 2010 – 12:25 hs

    Nossa, dizer que uma Cidade é sustentável com problemas, que nem o aterro caximba chegando no seu limite, porque a populão em geral não diminui seu consumo e continua gerando resíduos? E o problema futuro de falta d’agua? E os rios poluídos? Esgoto não tratato, melhor dizendo, a porcaria de saneamento básico!Saúde, segurança pública….Só brasileiro mesmo para gostar de mascarar as coisas!
    Pelo amor de Deus, ser no papel ” sustentável” qualquer uma é!!!!

  16. quinta-feira, 22 de abril de 2010 – 13:20 hs

    parabéns pelo premio,não conheço ai mais antes do premio ja tinha vontade de conhecer agora mais ainda,acho que foi pouco divulgado pela midia ,deveria ser mais para exemplo p/ outras cidades melhorarem

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*