Beto Richa encerra hoje viagem pelo noroeste | Fábio Campana

Beto Richa encerra hoje viagem pelo noroeste

A viagem de Beto Richa pelo Noroeste se encerra nesta sexta-feira à noite, com um audiência pública no anfiteatro do Campus 3 da Unipar, organizada pelo PSDB e pelo Instituto Teotonio Vilela. Durante a audiência, será apresentado um diagnóstico socioeconômico do Paraná e serão discutidas propostas para o Plano de Governo.

O candidato do PSDB ao Governo do Estado, Beto Richa, afirmou nesta sexta-feira (30) que é possível levar aos municípios do interior a experiência de Curitiba na área habitacional. Nos cinco anos e três meses em que Beto Richa esteve à frente da prefeitura da capital, a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) atendeu 30.545 famílias com moradias, títulos de propriedade e urbanização.

“Em Curitiba, nosso programa de moradia atendeu a todas essas famílias graças não apenas à parceria com a Caixa Econômica federal, mas também à excelência da Cohab na elaboração de projetos habitacionais e à capacidade da Prefeitura em oferecer a necessária contrapartida financeira aos financiamentos do governo federal”, disse Richa.

“A experiência de Curitiba pode ser transplantada para o nível estadual, com as devidas adaptações de estrutura técnica e o respeito às características de cada município na formulação dos projetos. O setor de construção civil vive um grande momento, com abundância de crédito, e o Estado pode tirar proveito de diferentes fontes de financiamento para alavancar a moradia de interesse social e a habitação rural. O FDE (Fundo de Desenvolvimento do Estado), o orçamento do Estado, o orçamento geral da União, a Caixa Econômica e o FGTS são algumas dessas fontes. Para tornar isso uma realidade é preciso competência técnica na formulação dos projetos, diálogo com o governo federal e sintonia fina com as prefeituras”, afirmou Richa

De quarta (28) a sexta-feira (30), Richa percorreu 21 municipios da região Noroeste do Paraná, para discutir idéias e propostas para seu Plano de Governo. A habitação foi uma das principais demandas apontadas nas dicussões. “Acabamos de entregar 80 moradias, mas a necessidade é muito maior”, contou o prefeito de Perobal, Almir de Almeida (PMDB). “É preciso diálogo, parceria com o governo do estado, para encontrar um solução para esse e outros problemas”, disse o prefeito de Cafezal do Sul, Marco Antonio Dogas de Oliveira (PTB).

SAÚDE E INFRAESTRUTURA

A falta de um hospital e o péssimo estado das estradas rurais foram as principais queixas apresentadas por lideranças de Maria Helena, na região Noroeste do Estado, em reunião com Beto Richa na quinta-feira (29) à noite. “Não temos veículos adequados para dar conta de levar tanta gente para Umuarama todos os dias, porque aqui só temos pronto-atendimento”, relatou a secretária de Saúde, Eliane Pagnussat.

“Temos ouvido muitas reclamações da população sobre o serviço público de saúde em todas as regiões do Paraná”, afirmou Richa. “Precisamos oferecer um serviço de saúde de melhor qualidade para atendimentos de baixa complexidade e, assim, desafogar o atendimento nos hospitais regionais.”

O prefeito Osmar Trentini destacou o mau estado das estradas rurais da região. “São quase 500 quilômetros de estradas de chão e não sobra recurso nem para colocar cascalho, o que ajudaria a conter a erosão. Nossos ônibus sofrem para dar conta de pegar as crianças e levar para a escola”, observou Trentini.

No município de Alto Piquiri, a carência na Habitação também foi citada. “Falta investimento em habitação, mas não pode ser financiamento indivuidual, tem que ter ação firme da Cohapar e acabar com o déficit habitacional “, disse o prefeito, Gerson Marcio Negrissolli (PSB). Alto Piquiri também aguarda a liberação para a construção de uma PCH Pequena Central Hidrelética (PCH).

AUDIÊNCIA PÚBLICA


10 comentários

  1. Amanda
    sexta-feira, 30 de abril de 2010 – 20:42 hs

    Legal Beto, vejo o o povo te gosta , seja em Curitiba, seja em qualquer cidade deste Paranazão! Você é iluminado mesmo!!!!!!!
    Que Deus te acompanhe !

  2. Parreiras Rodrigues
    sexta-feira, 30 de abril de 2010 – 20:45 hs

    O cow-boy é o prefeito de Maria Helena.

  3. Zepovo
    sexta-feira, 30 de abril de 2010 – 21:03 hs

    ” à capacidade da Prefeitura em oferecer a necessária contrapartida financeira aos financiamentos do governo federal” é o jeitinho malicioso de Beto dizer PAC.

  4. Bicudo
    sexta-feira, 30 de abril de 2010 – 21:23 hs

    É a trairagem tá a solta, o Dep Nelson mamou até estes dias atraz na Sec do Trabalho …… é falta de vergonha pura. quero só ver o quanto o Dep. é honesto consigo mesmo qdo estiver no palanque ………Ah!!! ex-pref Beto, pode ficar mais a vontade nas horas de tirar fotos, o povo não morde não..

  5. Alfredo
    sexta-feira, 30 de abril de 2010 – 22:03 hs

    Acompanho diariamente os principais blogs do meio político, e nestas últimas semanas vi que este blog fez um destaque especial às visitas que o Beto Richa fez ao interior, entretanto, observei que a totalidade dos eventos tinham poucas pessoas, quais provalvelmente foram reunidas por aqueles que tem interesse na eleição.

  6. rosângela
    sexta-feira, 30 de abril de 2010 – 22:59 hs

    Cadê o Pessuti que não cuida dos traíras do PMDB… O prefeito de Castro é outro, quero ver como governaria com o governo do FHC, privatizando e liberando minguados recursos para os municípios. Parte do PMDB não merece crédito.

  7. chadetilia
    sexta-feira, 30 de abril de 2010 – 23:01 hs

    Pois é Amanda, o povo que não sabe das coisas gosta do Beto, mas aqueles que sao politizados que sabem o que ha por tras do Beto e do PSBB não gostam dele e não votam nele, olhe a questão do Banestado.

  8. salete cesconeto de arruda
    sábado, 1 de maio de 2010 – 11:33 hs

    Graças ao Dr. Mounir – Curitiba recebeu milhões do PAC e pode de fato fazer a diferença com a boa equipe com que trabalhou na COHAB.
    Parabéns Mounir.
    Novos tempos!

  9. Antonynho Biéry
    sábado, 1 de maio de 2010 – 17:00 hs

    Fabio Campana, ontem o ex-prefeito que renunciou a Prefeitura de Curitiba Beto Richa esteve em Umuarama e foi recebido por pouco mais de 50 (cinquenta) pessoas. Será por este motivo que os jornais aqui da região Noroeste nao publicaram nenhuma foto do encontro??? Consistência quem tem é o senador Osmar Dias, o tucano é artificialismo puro, se insistir na peleia pode amargar séria decepção eleitoral. Melhor fará se garantir ao PDT o mesmo apoio que recebeu do partido nas últimas eleições na capital paranaense (2004 e 2008).

  10. marcio xaxim
    domingo, 2 de maio de 2010 – 20:54 hs

    vc e o cara mesmo o povo que o betão no governo com ceteza

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*