Ataque de Ciro reduz seu espaço no PSB | Fábio Campana

Ataque de Ciro reduz seu espaço no PSB

Eugênia Lopes – O Estado de S.Paulo

A pré-candidatura de Ciro Gomes (PSB-CE) à Presidência da República se avizinha da fase terminal. A cobrança do deputado para que o PSB entre de cabeça na corrida presidencial, que já era visto com reservas na cúpula do partido, ficou mais difícil de ser atendida após o deputado pressionar publicamente a legenda.

Em artigo postado anteontem em seu site, Ciro cobrou definição do PSB sobre sua candidatura à sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva. “A nota do Ciro tem aspectos positivos. Mas ele foi injusto quando fez ressalvas em relação à condução do processo pela direção partidária”, afirmou o vice-presidente nacional do PSB, Roberto Amaral. “Time que tem craque tem de saber que craque não gosta de concentração. Ninguém vai conseguir controlar o Ciro. Ele é um radical livre”, minimizou presidente do PSB de São Paulo, deputado Márcio França.

A Executiva Nacional do PSB reúne-se no dia 27 para bater o martelo sobre a candidatura de Ciro à Presidência e, consequentemente, tentar resolver o problema das alianças estaduais. “Entendemos a angústia do Ciro e a angústia dos Estados, que reclamam por uma postura mais clara do partido”, disse Amaral.

Ele afirmou que, hoje, a candidatura de Ciro não tem recursos nem alianças partidárias. “Não basta decisão burocrática de lançar uma candidatura. É preciso que tenha condições. Tem que ser candidatura para disputar e não apenas para ser uma candidatura complementar ou para ajudar uma outra candidatura”, disse o vice-presidente do PSB.

Integrantes da direção do partido não gostaram do “tom agressivo” de Ciro. A avaliação é que, no partido, o “ambiente piorou” para ele. O deputado pressionou o partido e, em tom de desabafo, subiu o tom das críticas em relação ao próprio PSB. No artigo, intitulado A história acabou?, Ciro perguntou: “O PSB é “um ajuntamento como tantos outros, ou a expressão de um pensar audacioso e idealista sobre o Brasil?”.

A aliados, Ciro confidenciou que decidiu fazer o artigo como forma de lutar por sua candidatura. Argumentou que o PSB pode até desistir de lançar seu nome na corrida presidencial, mas quer deixar claro que a decisão não é dele. No texto, Ciro garantiu que não desistirá da candidatura e fez um desabafo: “A pouco mais de 60 dias do prazo final para as convenções partidárias que formalizam as candidaturas às eleições gerais de 2010, não consigo entender o que quer de mim o meu partido- o Partido Socialista Brasileiro.” O PSB está dividido: parte é favorável ao lançamento da candidatura de Ciro, mas a maioria da cúpula do partido quer fechar aliança em torno da candidatura de Dilma Rousseff.


10 comentários

  1. aires
    sábado, 17 de abril de 2010 – 8:20 hs

    …… Ciro gomes é uma alternativa importante de candidatura nacional, com certeza vai enriquecer o debate…….. deixem o homem se canditar…….. ciro presidente já…….

  2. Jacarezinho
    sábado, 17 de abril de 2010 – 8:38 hs

    Requião aqui e Ciro lá. Ondas, nem numa bacia d`’agua.

  3. jaferrer
    sábado, 17 de abril de 2010 – 9:57 hs

    Depois disso será difícil apoiar incondicionalmente a Dilma.

  4. Wilson
    sábado, 17 de abril de 2010 – 10:26 hs

    O Ciro será bem vindo na campanha do Serra e irá mais uma vez ser um grande ministro!

  5. Candinho
    sábado, 17 de abril de 2010 – 11:14 hs

    De que adiantou ficar pendurado no s… do Presidente por 7 anos ?? Quem detonou sua candidatura foi o próprio Lula. Chora Ciro chora.kkkkkkk

  6. Parreiras Rodrigues
    sábado, 17 de abril de 2010 – 13:19 hs

    Não seria Ciro Somes?

  7. sábado, 17 de abril de 2010 – 13:24 hs

    Atenção turma que vota e pertence ao PSB este sr.Ciro Gomes nada mais é do que um segundo Collor de Mello e Silva,não se deixem enganar.Este camarada ó o Collor escrito,prestem bem atenção nas suas pretensões ,como agem,são irmãos gêmeos…e as merd…s sempre serão as mesmas.
    2010 o dia de nossa vingança primeiro pelo voto…

  8. Borduna
    sábado, 17 de abril de 2010 – 20:05 hs

    O melhor que Ciro tem a fazer é declarar apoio à MARINA e tá acabado.

  9. Jacarezinho
    domingo, 18 de abril de 2010 – 9:57 hs

    E só se for de graça, né, Borduna? Nada em troca no futuro governo Marina Morena Brasileira da Silva. (esse Silva aí é que Argh!)

  10. Borduna
    domingo, 18 de abril de 2010 – 19:05 hs

    Jacarezinho,
    é evidente que os Socialistas terão garantidos alguns cargos…

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*