A outra versão do encontro entre Requião e Osmar Dias | Fábio Campana

A outra versão do encontro entre Requião
e Osmar Dias

Um encontro casual em um restaurante na semana passada, entre o ex-governador Requião e o senador Osmar Dias, ganhou ares de grande acontecimento político da temporada.

Nova versão da reunião jura que tudo não passou de um diálogo bastante constrangido (Osmar e Requião trocaram processos e denúncias pesadas na campanha de 2006 para o governo do estado). No entanto, vendeu-se uma versão de que aquela aproximação casual mudaria os rumos da sucessão no Paraná provocando, entre outras coisas, uma aliança entre o PMDB de Requião e o PDT de Osmar.

O encontro, segundo versões fantasiosas que ganharam espaço na cobertura política, teria tido conseqüências muito importantes. Para começar, teria esvaziado a candidatura ao governo de Orlando Pessuti, do PMDB, com quem Requião está desgostoso. Osmar Dias, por seu lado, teria passado a negociar sua aliança com o PT e o desmanche da candidatura de Glesi Hoffmann para o Senado a partir de uma posição de força.

O senador estaria sinalizando que, se Gleisi desiste de ser senadora, ele traria o PMDB para a aliança e formaria um grande palanque para Dilma Rousseff no Paraná. É uma isca que a campanha de Dilma Rousseff, que enfrenta grandes dificuldades no Sul, não poderia ignorar.

Toda essa guinada no cenário político a partir do encontro Osmar e Requião, no entanto, se situa mais no campo do devaneio que da realidade. O controle que Requião pretende ter sobre o PMDB, a ponto de negar legenda para Orlando Pessuti disputar o governo, é mais que duvidoso. Um exemplo prático: Requião, quando deixou o governo, desejava assumir a presidência do PMDB, mas o presidente do partido, Waldyr Pugliesi, declinou da honra de renunciar para ceder espaço para acomodar o grande líder. Ou seja, nem mesmo os mais antigos aliados de Requião estão dispostos a seguir cegamente os seus caprichos. Não convém esquecer que Pessuti é governador, tem oito meses de mandato, e o fisiologismo é a marca do PMDB.

Osmar Dias não ignora essas dificuldades. Mas dá corda para as versões que um acordo com Requião está prestes a ser costurado, bastando que Gleisi desista do Senado, porque tem interesse nelas. Deseja usar as ilações a respeito das conseqüências políticas do encontro com Requião como forma de quebrar o impasse que se criou em suas negociações para formar uma aliança com o PT. Osmar quer que Gleisi desista do Senado e seja sua vice porque não confia na lealdade dos petistas correndo paralelos na campanha e também porque quer abrir espaço para Ricardo Barros, do PP, se integre a sua aliança.

Requião não deseja adversários fortes para sua disputa ao Senado. Por isso quer que Osmar dispute o governo, não a reeleição, e que Gleisi seja candidata a vice-governadora, não a senadora. Osmar quer uma grande aliança, que inclua o PP, PT e o PMDB, para disputar com chances contra o favoritismo de Beto Richa.

Essa fórmula ideal para Osmar e para Requião, no entanto, tem vários problemas. Para começar, nem o PDT nem o PT consideram Requião um parceiro confiável. Segundo, tanto um quanto outro tem dúvidas que o ex-governador tenha força real para abortar a candidatura de Pessuti para abrir caminho para uma aliança com Osmar. Se essa manobra não funcionar, o PT corre o risco de ter um Pessuti candidato ao governo e furioso com os petistas. Pessuti, que hoje oferece uma aliança para Dilma sem impor qualquer condição, pode retaliar levando, quem sabe, o PMDB a apoiar José Serra.


29 comentários

  1. Hermano
    terça-feira, 27 de abril de 2010 – 10:57 hs

    O Pessutão nunca vai apoiar o Serra.

  2. Miau Miau
    terça-feira, 27 de abril de 2010 – 11:06 hs

    O Pessuti apoiando Serra?

    Ora Fábio, isso não existe. Nem em sonhos o velho pessutão e seu grupo ficariam fora do “pudê.”

    E Serra, a nivel nacional, é um salto no escuro.Uma aventura. A propria insegurança em forma de candidatura…

    A militancia peemedebista no estado debandaria para DIlma ao comando de Lula..

  3. justino bonifacio martins
    terça-feira, 27 de abril de 2010 – 11:06 hs

    Tudo lorota, Requião não vai entrar nessa fria com o Osmar; ao Osmar resta a candidaturaaosenado depois dessa rasteira da petezada do mst e outras organizações que não engolem o tirano, conhecido por ” Leão da Montanha”; já sem juba!
    JBM

  4. Rossby
    terça-feira, 27 de abril de 2010 – 11:12 hs

    Esse Miau Miau logo logo sobe no telhado… Que comentário mais esquisito…

  5. Everaldo
    terça-feira, 27 de abril de 2010 – 11:19 hs

    A verdade é uma só. O Requião e o Osmar se juntaram para engrupir o PT e abortar o nascimento de uma grande liderança petista que é a Gleisi Hoffmann. Só que esse plano não vai funcionar. Deixe de ser medroso, Requião, enfrente a Gleisi e descubra quem é quem no Paraná.

  6. politico jovem
    terça-feira, 27 de abril de 2010 – 11:19 hs

    Pessuti com serra, demora mesmo! Nao duvido da força do requiao no PMDB, ele é a principal liderança no estado, e todos sabem que ele pode vir a ser governador novamente!

  7. Duval Simões Araújo-Londrina
    terça-feira, 27 de abril de 2010 – 11:34 hs

    Requião alimenta as conversas, silente, pois sabe que trazendo a divisão do Osmar e Beto, o PMDB entra na briga com chances de vencer, pois certamente irá para o 2º turno com Beto, com a máquina e com o apoio de seus prefeitos e do PT local. Mas para que tenha 2º turno é importante não só o enfraquecimento de Beto com a divisão com Osmar, mas também que Osmar saia candidato, senão o risco de Beto emplacar no 1º turno é muito grande. Logo quem pode ficar mamando deitadso por mais oito anos é o próprio Requião que é altamente previsível. Qual é a chapa de Requião? Dilma, Pessuti, Ele e Gleise, com 7 federais e 13 estaduais do PMDB. O resto é balela. E felizmente pra ele, tudo tem, ocorrido como ele manobra que ocorra. A briga com Pessuti é papo furado. É engodo. Na convenção todos se acertam e elegem o governador e o grupo ded Beto/Osmar ficam roendo osso no Paraná mais oito anos.

  8. Ivan
    terça-feira, 27 de abril de 2010 – 11:36 hs

    O requião está fazendo o que sabe fazer melhor: tumulto. e agora conta com o osmar, a quem ele atribuiu gravíssimas denúncias em 2006, para ajudar…. a conclusão que podemos tirar é que políticos são criaturas que não valem o caviar que comem com o nosso dinheiro…

  9. Acorda Político Jovem
    terça-feira, 27 de abril de 2010 – 11:47 hs

    O Requião a maior liderança do Estado? Voltar a ser Governador?
    Acorda Político Jovem. Eu era Requião, mas reconheço que ele não se elege mais pra nada, se depender do eleitorado das grandes cidades. O pessoal esclarecido está vacinado. Ele que tente o legislativo, porque no executivo vai levar ferro. Só os grotões votam nele. Se acabarem com o voto obrigatório, nem pra vereador. Talvez de vice de síndico do Doático, na Cohab.

  10. Raquel
    terça-feira, 27 de abril de 2010 – 11:48 hs

    DOIS PALHAÇOS…UM VELHO E GORDO, O OUTRO VELHO E BARBUDO.

  11. renato
    terça-feira, 27 de abril de 2010 – 11:58 hs

    Sabe o que é um factóide?Pois bem esta fantasiosa reunião não passou disso.Interessa ao Requião divulgá-la e ao André Vargas,cacarejá-la!!!

  12. Credo
    terça-feira, 27 de abril de 2010 – 12:02 hs

    Miau Miau – Vai tomar seu leitinho que ja vimos que de politica voce entende tanto quanto eu de animais… NADA.

    Parece mais um asno do que um gato!!!

  13. terça-feira, 27 de abril de 2010 – 12:30 hs

    A turma do MST/Chavez está DESESPERADA pelo poder.
    Para o Paraná vai ser ótima essa aliança pois assim o PT
    acaba dilmavez .

  14. chico korea
    terça-feira, 27 de abril de 2010 – 13:01 hs

    só o richa pra apoiar aquele best do serra.. o homem que diz uma coisa, pensa outra e faz outra ainda… PAC< BOLSA_FAMILIA< MINISTERIOS NOVOS, etc, etc, etc..
    achoq que vamops fechar com o PDT e com o PT aqui e dar a vitória a DIMLA, REQUIAO E OSMAR

  15. Anônimo
    terça-feira, 27 de abril de 2010 – 13:25 hs

    O NEGÓCIO DO REQUIÃO É DEFENESTRAR A GLEISI DE QQ JEITO!
    TÁ SE BORRANDO DE MEDO, POIS JÁ SE SABE QUE UMA DAS VAGAS AO SENADO É DELA. A OUTRA, SE O DIAS REALMENTE DESISTIR DE SAIR CANDIDATO AO GOVERNO, É DELE.
    AO REQUIÃO SOBRARÁ FICAR ESBRAVEJANDO, SOZINHO, PELAS ESQUINAS!
    MAQUIAVEL DE SUBURBIO!!

  16. MARTA UMUARAMA
    terça-feira, 27 de abril de 2010 – 14:26 hs

    É VÃO SUBSTIMANDO A FORÇA DE REQUIÃO PRA VER ONDE VOCEIS VÃO PARAR!!!!

  17. Silmara PT Foz Iguaçu DESABAFO
    terça-feira, 27 de abril de 2010 – 14:53 hs

    O PT do Parana tem que se organizar e buscar articulaçoes que fortaleçam o Partido no Estado.

    E naõ se lançar em aventuras, ou atender a vaidades pessoais de apenas uma parte do partido, é por isso que no Parana o PT tá está bagunça.

    O Diretorio Estadual acha que o PT do Parana é só Curitiba.

    E o resto não é nada.

    Quantas Reuniões a Direção do PT do estado fez no ultimo ano com os Diretorios Municipais?

    R: Nenhuma.

    Sr. Luiz Inacio Lula da Silva, Srª Dilma, Delubio, Zé Direceu e outros o PT do Parana está abandonado em seus diretorios municipais.

    A Gleisse quando presidente só fazia reunião com estituição tal, com fulano de tal só para aparecer na foto.

    Agora fazer uma reunião no diretorio de algum municipio para ouvir os companheiros nunca!!!

    E agora o Enio segue a mesma cartilha.

    Realmente o PT pelo menos do Parana NÃO É MAIS O MESMO.

    Se não tivermos nossa instituição forte de nada adianta srª Gleisse querer ser senadora, sou filiada ao PT desde 1993, e pode acreditar vc não tem o meu voto, se como presidente do PT foi uma vergonha imagina como Senadora.

    DESABAFO DE UMA MILITANTE.

    O PT DO interior está com vc Senador OSMAR DIAS.
    O Partido indo ou não com vc, a militancia que tá na rua que realmente elege e tem voto está já está contigo e com a Dilma,

    OU ALGUEM AQUI ACHA AINDA QUE VAMOS PEDIR VOTO PARA BETO E O SERRA.

    JÁ QUE CANDIDATO NÓS NÃO TEMOS.
    ACORDA PT DO PARANA.
    E PARA DE ROTAR GROSSO.

    Osmar o PT de Foz do Iguaçu está com vc Inclussive aberto Para Uma renião se V. Exa desejar, pode entrar em contato conosco.

    Quem sabe assim, o PT estadual dai vem aqui querer dar uma de bão, dai vamos falar o que está ENTALADO em nossas gargantas.

    Seja Bem Vindo COMPANHEIRO OSMAR DIAS. QUANDO QUISER
    O DIREOTRIO DO PT DE FOZ LHE AGUARDA COM ALEGRIA

  18. Conde Edmundo Dantas
    terça-feira, 27 de abril de 2010 – 14:54 hs

    Acredito nesta versão. Quanto à outra, tinha a cara da imprensa paranaense, mais especialmente, de alguns “jornalistas”.

  19. Victor
    terça-feira, 27 de abril de 2010 – 15:00 hs

    O Pessutão vai coligar com a Gleisi e vai dar um balão no latifundiário troglodita e no napoleão de hospício.

  20. Eleitor
    terça-feira, 27 de abril de 2010 – 15:07 hs

    Será que o Osmar e a Gleise são tão idiotas assim, para entrar na jogada desse “espertalhão”?

  21. Roberto
    terça-feira, 27 de abril de 2010 – 15:52 hs

    Tenha dó, é mais uma armação do insano para tentar se eleger senador sem adversários. Está morrendo de medo da Gleisi e do Osmar.

  22. terça-feira, 27 de abril de 2010 – 18:14 hs

    Se o Requião fosse candidato a Presidente teria meu voto com certeza pois acredito que o Pais seria melhor governado por um governo concentrado no Sul, o Requião como Senador fara um bom trabalho mesmo que cause muita confusão trara um pouco de atenção para os nossos problemas. Agora o Beto Richa como Governador ninguem merece, ele fez absolutamente nada pela Cidade como Prefeito, o Osmar Dias esta melhor preparado para o Governo de Estado, deixem a Gleisi em casa, ninguem merece ela no Senado

  23. terça-feira, 27 de abril de 2010 – 18:15 hs

    Chega de porcaria na politica Paranaense, vamos rifaR os dois, vao para caxa prego, dois vagabundos

  24. Renovação
    terça-feira, 27 de abril de 2010 – 18:20 hs

    Tá na hora de mudar as caras dos políticos do paraná. chega dos mesmos. beto e gleisi na cabeça.

  25. O PROFETA
    terça-feira, 27 de abril de 2010 – 18:46 hs

    O ELEITOR DO PARANÁ ESTA ESPERTO ,QUANTO MAIS EN ROLAÇÃO MELHOR PARA NÃO ELEGER ESTES SAFADOS QUE SÓ ENGANAM O POVO.

    NÃO REELEJA .

    É A MENSAGEM DO PROFETA

  26. FILET MIGNON
    terça-feira, 27 de abril de 2010 – 19:02 hs

    justino bonifacio martins…. AH JUstino…. AH Rafael….
    Porque vocês três não pegam o leitãozinho insano e gordinho e levem para suas casas… Uma semana em cada casa… e outra, solta no xiqueiro que é o lugar mais adequado aos pórcos…. VOLTAR A GOVERNAR O PARANÁ? nunnnnnnncccccaaaaaa maaaaaaiiiiissss! VADE RETRO SATANÁS!

  27. vidente
    terça-feira, 27 de abril de 2010 – 22:18 hs

    ALGUMAS PESSOAS ACREDITAM EM FANTASMAS, OUTRAS CRIAM FANTASMAS , E NÃO MAIS PODEM SEPARAR-SE DELAS. O REQUIÃO, E TAMBÉM O OSMAR, PRETENSOS CANDIDATOS AO SENADO ( ACREDITEM QUE OSMAR VAI CONCORRER AO SENADO), COM RELAÇÃO A SENADORA GLEISE , O MEDO É TANTO , QUE FICAM CRIANDO INUSITADAS SITUAÇÕES, PARA QUE UM OU OUTRO….. POBRES COITADOS , TENTEM ABALAR ESSA BEM ESTRUTURADA E SUCEDIDA CAMPANHA AO SENADO…. FICARÃO A VER NAVIOS. ( EMPREGO NA URBS)

  28. Luciano Paranista!!!
    quarta-feira, 28 de abril de 2010 – 2:02 hs

    A questão é que o PT nacional sabe que precisa de um palanque forte no Paraná somos um dos estados que pode decidir a eleição para presidente conforme o PSDB falou querem fazer a diferença aqui em SP e MG para tentar levar no primeiro turno, eles sabem que o NORTE E NORDESTE vai de Dilma!
    O PT então sabe que precisa de um palanque forte no Paraná deve lançar o Osmar e Pessuti para esses dois levar o estado para o segundo turno contra o Beto.
    Requião que de bobo só tem o jeito de andar ta tentando tirar aproveito disso tirando a Gleise de candidata ao senado e diminuindo os concorrentes contra ele!!!

  29. nnnn
    quarta-feira, 28 de abril de 2010 – 9:41 hs

    ahahahaha

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*