Serra deixa em Brasília rastro de 'irritação aliada' | Fábio Campana

Serra deixa em Brasília rastro de ‘irritação aliada’

Por Josias de Souza na Folha Online

José Serra, o presidenciável da oposição, deixou em Brasília um rastro pegajoso de decepção e irritação.
Armara-se no Senado, ao redor da sessão em que foi celebrado o centenário do nascimento de Tancredo Neves, um palco de candidato.

Serra tinha à sua disposição holofotes, repórteres e aliados sequiosos por ouvir dele, ainda que a portas fechadas, uma afirmação de candidato. Reagiu às luzes com uma timidez que contrastou com a desenvoltura de Aécio Neves, o neto do homenageado.

Chegaram juntos ao plenário do Senado. Aécio, solícito, distribuiu abraços, sorrisos e apertos de mão. Serra economizou cumprimentos. Risos? Só os amarelos. Aos repórteres, o quase-candidato serviu a desconversa de sempre. Afinal, é candidato?

“Eu vim hoje aqui participar de uma homenagem ao nosso grande Tancredo Neves. Questão de eleição, a gente trata em um outro momento”.

Aos aliados, Serra deu as costas. O presidente do PSDB, Sérgio Guerra, convidara congressistas do PSDB, do DEM e do PPS para uma reunião.

Encontrariam o governador paulista no gabinete da liderança tucana, antes da sessão comemorativa. Serra se atrasou.

Adiou-se a reunião para depois da sessão. Serra foi embora antes. Tucanos, ‘demos’ e pepêésses tiveram de se contentar com o sempre disponível Aécio.

Entre quatro paredes, crivaram-no de perguntas sobre a hipótese de virar vice. Aécio negou. Renegou. Mais um pouco e teria batido na madeira três vezes.

Quem ouviu saiu convencido de que o governador mineiro deve ser tomado a sério. Avaliou-se que não faz jogo de cena. Vai disputar o Senado. E ponto.

Aos repórteres, Aécio repetiria a frase que disse ter ouvido do avô: “Não adianta empurrar, empurrado eu não vou”.

Na noite da véspera, em encontro reservado, num hotel de Brasília, Aécio ouvira de Serra, pela primeira vez, o convite para a vice. Dissera “não”. Ajuda mais, alegara, concentrando-se em Minas.

Entre decepcionados e irritados, os oposicionistas arregimentados por Sérgio Guerra lamentaram que Serra não os tivesse brindado com sua presença na reunião.

Exceto por manifestação feita à cúpula do PSDB, pela resposta a uma pergunta humorística –“Vai pipocar?”— e pelo discurso em que injetou críticas ao petismo, Serra não foi, ainda, o candidato que seus aliados esperam.

Um candidato explícito, peremptório, indubitável. Nesta quinta (4), terá nova chance, dessa vez em vitrine mineira.

A convite de Aécio, Serra vai à inauguração da Cidade Administrativa, nova sede do governo de Minas.


22 comentários

  1. Jose Carlos
    quinta-feira, 4 de março de 2010 – 11:25 hs

    José “Nosferatu” Serra demonstra seu lado carismático, fazedor de amigos, irradiador de simpatia e felicidade… quem o conhece sabe perfeitamente que os músculos da face responsáveis pelo sorriso estão desde muito atrofiados… gosta mesmo é de dar razantes solitários nas noites enluaradas… vae victis…

  2. salete cesconeto de arruda
    quinta-feira, 4 de março de 2010 – 11:44 hs

    Xiiii!
    Já pensou – Fábio – os TUCANOS que gostam de ficar no muro – gritando para o Serra:
    DESCE!
    DESCE!
    Que SITUAÇÃO – essa – da OPOSIÇÃO!
    Quem diria?!
    E ainda terão que AUMENTAR IMPOSTOS para pagarem o aumento do Bolsa Familia que chamavam de Bolsa Esmola. Demagogia do Tasso que agora ser o vice..
    E tiro no pé!
    É o que meu querido e saudoso pai – pouco letrado e mesmo assim poeta – diria!

  3. DELENDA ET CARTAGO
    quinta-feira, 4 de março de 2010 – 11:52 hs

    Alguém em sã consicência, com o crescimento da candidata da situação, ainda acredita que Serra está com essa vontade toda? Na verdade falta às oposições um grande discurso, algo novo e impactante. Essa turma não consegue, e isso no Brasil inteiro, passar nada de concreto, nada animador, nada moderno. Cada passo que dão revela que estão perdidos atrás de um soneto que seja. Ora, começa-se então a acreditar que Serra tem lá suas razões em não se empolgar pois podem estar querendo jogá-lo numa canoa furada com Aécio ou sem Aécio, até porque a presença do mineiro na chapa mudará pouca coisa. Simples, pois não? Ò vida, ó azar! O que fazer numa situação onde até os Partidos que tentam lhe dar sustentação (DEM e PPS ) não estão com essa bola toda. O problema, enfim, dessa turma é que o país mudou muito. E mudou para muito melhor.

  4. Marcos Pop
    quinta-feira, 4 de março de 2010 – 11:54 hs

    Notícia defasada e incorreta. Serra já admitiu ser candidato e até convidou Aécio para ser vice. Leia UOL da 3 e meia da manhã:
    “O governador de São Paulo, José Serra, confirmou à cúpula do PSDB que é candidato à Presidência da República, informa reportagem de Catia Seabra e Valdo Cruz, publicada nesta quinta-feira (4) pela Folha de são Paulo”

  5. edu
    quinta-feira, 4 de março de 2010 – 12:37 hs

    kkk.. E loucos pregavam que a Dilma não era simpática.. Acho que o Lula fatura no 1o turno com sua candidata, como dissem no interior a “muié do Lula” só cresce.. Viva o Brasil..

  6. jose
    quinta-feira, 4 de março de 2010 – 12:59 hs

    Salete,são todos farinha do mesmo saco, o próprio pt era contra os programas sociais do governo anterior, há um vídeo do próprio lula de 2002, falando contra o bolsa escola, vale gás e outros.

    A própria ideli salvatti votou contra agora, com um argumento imbecil.

    Quanto aos impostos, o pt era contra a cpmf quando de sua criação, mas tentou de todas as formas mantê-la e recriá-la.

    E a CIDE? Continua lá.

    E este absurdo de recriar um estatal para banda larga? Bastaria diminuir a carga tributária e teríamos preços melhores.

    O déficit público aumenta, a dívida interna explode e todos acham que tudo vai bem…

  7. santino
    quinta-feira, 4 de março de 2010 – 12:59 hs

    Graças aos Deuses que fizeram com que Serra topasse a parada Marcos Pop, pois sem ele no páreo, não poderíamos nos deliciarmos com a saraivada de votos que Dilma dará sobre ele. Esperto foi Aécio Neves que vendo a inevitável derrota, caiu fora e não quis entrar na barca já naufragada; recusando a proposta de assumir a vice candidatura ao lado de Serra. Disse ele: nessa eu não entro. Tô fora uai !!!

  8. salete cesconeto de arruda
    quinta-feira, 4 de março de 2010 – 13:04 hs

    E o PSDB terá enfim seu mártir: JOSÉ SERRA!
    Ele merece!
    Ficou calado no escândalo do SENADO!
    Será que vai querer REQUIÉM para vice?
    Perdeu o CARECA que não é dos meus…
    O cabelo nas ventas – terá alguma chance?
    É a TREVA!

  9. Ronaldo
    quinta-feira, 4 de março de 2010 – 13:08 hs

    Campanha “deixa o Serra disputar” ja esta na rua… ele já levou uma surra do Lula agora levará outra da dilma!

  10. Carlos
    quinta-feira, 4 de março de 2010 – 13:30 hs

    E esta entrando em uma canoa furrada mesmo, para perder.
    O PSDB da Ieda e o DEM do Arruda não ganham mesmo e não podia ser diferente o povo brasileiro não vai querer deixar os aliados do Aruda e da Ieda governar este Pais seguindo seus exemplos negativos.

  11. Laertes
    quinta-feira, 4 de março de 2010 – 14:26 hs

    Ferrou-se , Serra, olha o que pensa o PSDB de MG.

    Adiós Marcos Pop!

    Nesta quarta, ontem, o jornal Estado de Minas publicou um editorial intitulado “Minas a reboque, não!” onde fala em “indignação” e repele “a arrogância de lideranças políticas temerosas do fracasso”. O que, nesse processo, incomoda os mineiros?

    O governador Aécio Neves é um líder, ele tem um projeto, tem ideias, quis discuti-las com o País e fez essa proposta ao partido, não foi possível, e ele anunciou que voltava sua atenção para o processo eleitoral de Minas. Ele, portanto, não será um pneu estepe.

  12. OSSOBUCO
    quinta-feira, 4 de março de 2010 – 14:31 hs

    A arrogância dos paulistas destruiu o PSDB. Aécio não será vice e nem presidente se Serra desistir. Pois ele sabe que já seria tarde demais. Poderiam chamar o Arnaldo Jabor para vice.

  13. Roberto
    quinta-feira, 4 de março de 2010 – 14:36 hs

    Esse tal de JOSÉ Nãocandidatura de SERRA ABAIXO vai se colocar para reeleição de governador em SP, onde pode ganhar. Os tucanos continuam iludidos. Estão sem candidato, essa que é a verdade. Vão ter de ressucitar FHC. Serra faz o jogo de sua companheira Dilma. Âmbos foram colegas na luta contra a ditadura. Aí ha pactos de sangue feitos passado em masmorras dos quarteis. Vejam o carinho e os beijinhos que trocaram na inaguração do centro administrativo em BH. Serra presidu a UNE- União Nacional dos Estudantes. Eram tão comunas quanto as organizações guerrilherias que apoiavam, como a da Dilma. Âmbos apanharam muito dos milicos, e foram exilados. ? Âmbos são anistiados. Ainda tem alguem que acha que são diferentes? Só se for no sexo, um aparentemente é homem e a outra aparentemente é mulher.heheheheheheheheh

  14. Da Poltrona
    quinta-feira, 4 de março de 2010 – 15:06 hs

    Será o embate da lança-chamas contra o balde d’água … e nós no meio … ou saimos tosquiados ou molhados – tercius non datur.

  15. Adiós, Sierra!
    quinta-feira, 4 de março de 2010 – 15:18 hs

    Ao lado de Serra, Aécio volta a negar vice em chapa tucana
    Rayder Bragon
    Especial para o UOL Notícias*
    Em Belo Horizonte

    Sob gritos de “Aécio, presidente!” e ao lado do colega de partido José Serra, o governador mineiro, Aécio Neves (PSDB), voltou a afirmar nesta quinta-feira (4) que não pretende ser candidato a vice na chapa do governador de São Paulo à Presidência da República.

    “O homem público que não resiste a pressões não merece fazer política”, disse Aécio, parafraseando uma máxima do avô Tancredo. “Todos nós temos as nossas convicções e eu sou um homem de convicções. Eu tenho as minhas. Enquanto elas não se alteraram, eu sigo meu rumo”, afirmou Aécio, durante inauguração da Cidade Administrativa Tancredo Neves, em Belo Horizonte. “Se alguém, em determinado momento, me convencer do contrário, eu tenho que avaliar.”

    Já sobre a possibilidade de se tornar candidato ao Planalto em uma hipotética desistência de Serra, Aécio foi mais direto: “Vou ser taxativo. O momento de uma eventual candidatura minha à Presidência já passou. Não será desta vez”.

  16. SOLANGE LOPES
    quinta-feira, 4 de março de 2010 – 15:30 hs

    Cada povo tem o governante que merece. Se a Dirma realmente vier a vencer as eleições de 2010, vou me mudar para o Paraguai. Garanto que lá será bem melhor com o Lugo. Vou deixar a terrinha para as saletes da vida usufruirem as delicias do PT.

  17. Marcos Pop
    quinta-feira, 4 de março de 2010 – 16:07 hs

    Aos petistas que vibram com os desgastes do líder das pesquisas no 1º e 2º turno, que mesmo com todos os defeitos a candidata mala sem alça, carregada de ferro, está judiando do Lula e da caPTada para subir nas pesquisas. Imagina qdo Serra for candidato e começar a fazer campanha. Se Ciro não sair arrisca ganhar no 1º turno.

  18. salete cesconeto de arruda
    quinta-feira, 4 de março de 2010 – 16:34 hs

    Não acredito!
    Finalmente a Solange vai embora?
    Faz bem.
    Poderá ajudar a criar os filhos do Lugo. São tantos…
    E evidente que vou usufruir as delícias do melhor governo que este país já teve. Governo do povo. Para o povo. ESCOLHIDO E APROVADO PELA MAIORIA!
    SEM MEDO DE SER FELIZ!
    Resta saber se o Lugo vai gostar de ter Solange por lá. Sei não. A escrita de Solange não me parece muito alinhada com o discurso do Lugo.
    O que vocês acham?

  19. Roberto
    quinta-feira, 4 de março de 2010 – 18:08 hs

    Vendo o giro dessa foto acima, com a tucanalha se esfregando um no outro e se abraçando quase aos beijos, me lembra um ninho de cobras e não de aves. Se ao menos Galdino estivesse lá pra fazer a dança do tucano…..seria o máximo.

  20. VLemainski - Cascavel
    quinta-feira, 4 de março de 2010 – 18:12 hs

    O serra tem alguns inimigos involuntários. Um deles é o jornalista Josias de Souza, responsável por esta matéria bem besta por sinal.
    Mas, diante da reação dos comentaristas pelo fato do Serra não sorrir ou de dizer que estava no evento para homenagear Tancredo, cada vez fico mais comvencido da vitória do mesmo. Prá que tanto medo?

  21. OSSOBUCO
    quinta-feira, 4 de março de 2010 – 19:01 hs

    HUMMMMM, Cuidado Solange, pra não ser mais uma mãe de filho de Lugo! Há que goste!

  22. Laís
    quinta-feira, 4 de março de 2010 – 19:04 hs

    Hasta la vista, Solange!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*