José Serra assume candidatura e Aécio recusa a vice | Fábio Campana

José Serra assume candidatura e Aécio recusa a vice

Da Reuters Brasil

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, formalizou o que há tempos já prometia: recusou o convite do governador de São Paulo, José Serra, para assumir a vaga de vice em sua chapa presidencial.

A informação foi dada à Reuters, na noite de quarta-feira, por um parlamentar do PSDB sob condição de anonimato.

Apesar da negativa de Aécio, a fonte afirmou que o mineiro se comprometeu a fazer o que for preciso para eleger o colega de legenda.

Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do país, é crucial para os objetivos de Serra. Sem o engajamento de Aécio, a conquista do Estado é bastante difícil.

Segundo a fonte, a conversa teria ocorrido na noite de terça-feira, em Brasília. Na manhã de quarta-feira, os dois participaram da solenidade de homenagem a Tancredo Neves no Senado.

José Serra tem protelado o anúncio de sua pré-candidatura, mesmo diante da pressão dos partidos oposicionistas para que declare seu intenção de concorrer.

Os apelos cresceram após pesquisa do Datafolha mostrar crescimento da ministra-chefe da Casa Civil e pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, e queda do tucano.

Sua resistência em antecipar a decisão acabou alimentando rumores na última semana de que poderia não se lançar à disputa. O convite a Aécio Neves, porém, indica que, ao menos, ele está se movimentando.

Clique aqui para seguir o blog no Twitter.


24 comentários

  1. santino
    quinta-feira, 4 de março de 2010 – 12:47 hs

    O Aécio como um bom mineiro é esperto; não quis entrar nessa barca furada. O serra devia fazer o mesmo. Pedir para ir ao banheiro e cair foram, pois vai levar uma surra de Dilma que jamais a esquecerá.

  2. Carlos
    quinta-feira, 4 de março de 2010 – 12:53 hs

    Mas o PSDB já escolheu o Arruda como Vice.
    É só conseguir deixar fora das grades.
    Hahahahahaha
    Eta PSDB, e DEM vão perdem mais uma para o PT.

  3. salete cesconeto de arruda
    quinta-feira, 4 de março de 2010 – 12:57 hs

    Minas não tem mar.
    Mais vai ter VOTO CAMARÃO!
    Alguém duvida?

  4. Jose Carlos
    quinta-feira, 4 de março de 2010 – 13:28 hs

    É a crônica de uma morte anunciada… Nosferatu Serra parece fadado a repetir fracassos, mesmo com uma candidata fabricada, remendada e com cara de tia velha, como Dilma Neo-Ternurinha Roussef… o PSDB com sua empáfia, arrogância doutoral e de donos da verdade, não conseguem emplacar um candidato com chances efetivas de vitória, desde Dom FHC I, que surfou nas ondas do real e de uma operação Salvem FHC, comandada por Pedro, O Malan, às vésperas da reeleição, cuja conta de segurar o dólar até a eleição, quase quebrou o Brasil, logo após a quebradeira do México… o PT que é analfabeto de pai, mãe, avós e bisavós, mesmo com os mensalões, cuecas sujas e outras dezenas de escândalos, consegue manter crescentes os índices de sua candidata biônica

  5. PT. VA PRO INFERNO.
    quinta-feira, 4 de março de 2010 – 14:01 hs

    SAIU NO CORREIO BRAZILIENSE

    POSSÍVEL CANDIDATURA DE AÉCIO EMBARALHA PLANOS DO PT

    Patrícia Aranha

    Publicação: 02/03/2010 08:37

    Uma eventual candidatura do governador Aécio Neves (PSDB) à Presidência da República iria embaralhar o xadrez da sucessão. A maior perda para a candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), poderia vir do partido que se comprometeu a compor chapa com o candidato a vice-presidente, o PMDB. Para garantir o maior número de palanques estaduais, o PSDB abriria mão da candidatura ao governo de Minas e apoiaria o ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB).

    O Planalto também perderia o apoio do PSB nos estados, já que o mais cotado para candidato a vice-presidente é o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE). Com ele na chapa, os tucanos pretendem dividir o eleitorado do Nordeste que, a cada pesquisa de intenção de voto, mostra-se mais disposto a eleger a candidata do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

    Um alto cacique do PMDB garante: se Aécio for candidato, dois terços dos diretórios peemedebistas estarão com ele. A decisão de Aécio de sacrificar a candidatura do vice-governador Antônio Anastasia (PSDB) em Minas seria tomada como o compromisso de que o PSDB tratará o PMDB como aliado de primeira hora numa eventual vitória tucana, mesmo que a cúpula do partido esteja com Lula.

    Os tucanos que articulam a opção Aécio também apostam que desembarquem da candidatura Dilma aliados do governo como o PDT e o PP, que já haviam acenado com essa possibilidade antes de Aécio ter anunciado que havia optado pela candidatura ao Senado.

    Minas

    Sem um candidato do PSDB ao governo de Minas, o PT precisaria rever seu posicionamento. Hoje, boa parte dos petistas, pressionados pelo Planalto, já admitem abrir mão da candidatura própria ao Palácio da Liberdade, em nome de uma composição com o PMDB. Se perderem o aliado para os tucanos, a legenda correria o risco de ficar isolada, repetindo a performance das últimas campanhas estaduais. Não restaria alternativa ao PT senão adotar um discurso de forte oposição ao PSDB, garantindo o palanque para Dilma no estado, a despeito da grande popularidade de Aécio.

    SE SEGURA GUERRILHEIRA, VC ACHA QUE VAI LEVAR ESTA NA BOA?
    SEM TER SIIDO O MENOS VEREADORA?
    COM TODA ESTA SUA FICHA SUJA?
    SEM TER CONTRIBUÍDO COM NADA? MUITO AO CONTRÁRIO, DANDO MAU EXEMPLO, ASSALTANDO BANCOS, FORMAÇÃO DE QUADRILHA E MUITO, MAS MUITO MAIS FATOS QUE VIRÃO A TONA É SO AGUARDAR VELHOTA.

    FORA PETEZADA

  6. APOSTO QUE VAI SER AÉCIO.
    quinta-feira, 4 de março de 2010 – 14:15 hs

    AÉCIO, OPÇÃO CERTA DA OPOSIÇÃO Na última semana temos acompanhado informações descabidas plantadas nos meios de comunicação. Surpreendente é que há quem diga que as mesmas estão saindo de pessoas muito próximas ao ex-presidente da República, Sr. Fernando Henrique Cardoso. O fato noticiado afirma que o governador, Aécio Neves, já havia acertado com o governador, José Serra, a composição da Chapa Puro Sangue, com Aécio saindo a Vice. Tais boatos refletem o que todos já sabem, inclusive o Senhor Fernando Henrique, de que o governador Serra, até poderia superar a casa dos 45% de intenção de votos, e assim, numa provável bipolarização, PT x PSDB, esse índice, indubitavelmente, também poderia levar o PSDB a naufragar em um segundo turno, onde o Governo Lula, apostará todas as suas fichas. Por isso, insistentemente, a cúpula do PSDB paulista, atira para todos os lados que Aécio será o vice de Serra. Eles sabem que as viagens e jantares que o Governador Mineiro vem realizando pelo País, na certa já o recoloca na disputa com intenções de votos superando a casa dos 20%. Número mais do que animador para um candidato que apenas deu o primeiro passo para que sua imagem ultrapasse os limites da região sudeste. Outro fator importante é que Aécio ainda nem começou a colar sua imagem a do seu avô, o saudoso Tancredo Neves, que na iminência de assumir o País para o primeiro mandato civil, após os 20 anos de Ditadura, sofreu um golpe de sua saúde, levando-o ao óbito. Colar sua imagem ao saudosismo que existe em relação a seu avô, certamente lhe concederia uma elevação ainda maior em suas intenções de votos. Até mesmo José Sarney e Cristovam Buarque, já declararam seus apreços ao ex-governador de Minas e quase Presidente da República, Tancredo Neves. Um fator que não sai das cabeças dos estrategistas do PSDB, nem dos do PT, é que frente a uma população comovida em relação à doença da Ministra da Casa Civil, e candidata, Dilma Rousseff, somente a imagem de um Presidente eleito, impedido de assumir, por doença fatal, seria capaz de barrar a onda sentimentalista pró-Dilma, ou pelo menos equilibrá-la. Certo é que o Governo não está dormindo, muito pelo contrário, está com os dois olhos bem abertos, tanto que sua candidata não para de subir nas pesquisas mais recentes. A mesmice da candidatura de Serra, não aliada a Aécio, culminará no segundo turno, em mais quatro anos de governo petista. Assim, bom seria se o PSDB fizesse logo uma avaliação quanto ao que será melhor, uma Chapa Puro Sangue ou investir na candidatura do Mineiro, que além de ter o maior índice de aprovação entre os governadores brasileiros, está em seu 2º mandato, impedido assim de disputar uma reeleição. Bom seria garantir Serra mais quatro (ou cinco) anos a frente do maior colégio eleitoral do País, e lançar Aécio ao Planalto, do que não puder assentar-se nas cadeiras nem do Palácio dos Bandeirantes, nem do Palácio do Planalto.

    Alguem dúvida que Aécio sera o Candidato da oposição e leva as eleições? Anota o dia ai e depois me cobra.

  7. OSSOBUCO
    quinta-feira, 4 de março de 2010 – 14:42 hs

    Adiós, Sierra!

  8. Adiós, Sierra!
    quinta-feira, 4 de março de 2010 – 15:18 hs

    Ao lado de Serra, Aécio volta a negar vice em chapa tucana
    Rayder Bragon
    Especial para o UOL Notícias*

    Sob gritos de “Aécio, presidente!” e ao lado do colega de partido José Serra, o governador mineiro, Aécio Neves (PSDB), voltou a afirmar nesta quinta-feira (4) que não pretende ser candidato a vice na chapa do governador de São Paulo à Presidência da República.

    “O homem público que não resiste a pressões não merece fazer política”, disse Aécio, parafraseando uma máxima do avô Tancredo. “Todos nós temos as nossas convicções e eu sou um homem de convicções. Eu tenho as minhas. Enquanto elas não se alteraram, eu sigo meu rumo”, afirmou Aécio, durante inauguração da Cidade Administrativa Tancredo Neves, em Belo Horizonte. “Se alguém, em determinado momento, me convencer do contrário, eu tenho que avaliar.”

    Já sobre a possibilidade de se tornar candidato ao Planalto em uma hipotética desistência de Serra, Aécio foi mais direto: “Vou ser taxativo. O momento de uma eventual candidatura minha à Presidência já passou. Não será desta vez”.

  9. Marcos Pop
    quinta-feira, 4 de março de 2010 – 16:10 hs

    Aos petistas que vibram com os desgastes do líder das pesquisas no 1º e 2º turno agora, que mesmo com todos os defeitos e a midia paga contra, a candidata mala sem alça, carregada de ferro, está judiando do Lula e da caPTada para subir nas pesquisas. Imagina qdo Serra for candidato e começar a fazer campanha e falar de seus ótimos planos e falar tb do MST, guerrilha e assaltos, etc. Se Ciro não sair arrisca ganhar no 1º turno.

  10. Marcos Pop
    quinta-feira, 4 de março de 2010 – 16:12 hs

    A caPTada quer Aécio por a Estela guerrilheira já estar na frente dele nas pesquisas. E sabem que Serra surra a bichinha igual surrou a Martaxa relaxa e goza…

  11. Marcos Pop
    quinta-feira, 4 de março de 2010 – 16:15 hs

    E os cargos comissionados do caPTa vão trabalhar ao invés de ficar escrevendo aqui no horário de expediente. Se não serão demitidos pelo Serra em 2.011.

  12. Zé Carlinhos
    quinta-feira, 4 de março de 2010 – 16:30 hs

    Vou dizer uma coisa: Esse tal de Aécio Neves já deixou o Geraldo Alckmin na eleição passada na mão! Não o apoiou com firmeza e cuidor apenas dos seus próprios interesses. Agora não me surpreende novamente e não aceitar participar da chapa e com certeza não vai participar da campanha. Acho que tá na hora de entregá-lo a outro partido.

  13. ISSO VAI DAR NAQUILO
    quinta-feira, 4 de março de 2010 – 16:32 hs

    EM JULHO A GUERRILHEIRA OU A GUERREIRA ESTARÁ UNS 14 PONTOS A FRENTE DO MISTER SERRA.

    O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE MULHER FAZ BEM PRA VIDA.
    DIA 08 DE MARÇO PARABÉNS DESDE JÁ.

    TÁ…….LIGADO

  14. Carlos
    quinta-feira, 4 de março de 2010 – 16:43 hs

    Se Aécio for vice de Serra é porque ele é mentiroso (Visto que nesta matéria ele afirma que não será vice) e o Brasil não pode ter mentiroso na Presidência ou vice.

  15. Divanir
    quinta-feira, 4 de março de 2010 – 17:38 hs

    Carlos, Lula também falou um montão de coisas e fez outras. A verdade é que os Ptistas estão cagando de medo, caso Aécio una-se a Serra ou vice-versa.

  16. OSSOBUCO
    quinta-feira, 4 de março de 2010 – 18:57 hs

    Dá pena de ver a TUCANALHA, POP & CIA perdendo a cabeça precocemente!

    Os TUCANALHAS estão com o maior medo da derrota do Dantas no STJ, se dantas abrir o bico não vai sobrar pena en nenhum tucanos de alto coturno!

  17. quinta-feira, 4 de março de 2010 – 19:39 hs

    Se Aécio for vice de Serra é porque ele é mentiroso (Visto que nesta matéria ele afirma que não será vice) e o Brasil não pode ter mentiroso na Presidência ou vice.

    Por isso Caia fora Dilma mentirosa!!!!!!!!!!!!!

  18. quinta-feira, 4 de março de 2010 – 20:48 hs

    Os PTistas vão ter um troço, assim que Serra assumir oficialmente a candidatura e começar a campanha.Por enquanto Serra esta ajeitando o palanque, aguardem para ver a Mentirosa despencar daquí uns 2 meses por enquanto ella ainda vai subir pois faltam 4 pontos para ela chegar no topo.

  19. Maria do Ingá
    quinta-feira, 4 de março de 2010 – 21:25 hs

    Marina Silva presidenta!

    Osmar Dias governador!

    Ricardo Barros senador!

  20. salete cesconeto de arruda
    quinta-feira, 4 de março de 2010 – 22:03 hs

    Acabou!
    Agora só resta ao Guerra substituir o Serra.
    Ou José será mártir do partido que já tem o querido MÁRIO COVAS por outros motivos.
    Anotem: após a eleição o PSDB vira dois. O DEM desaparece. Os que ainda sobreviverem ao TSUNAMI DO ARRUDA irão buscar outro ninho.
    O PMDB continua aliado do PT deixando que os insatisfeitos se mudem para quem os queira. O PT segue unido com as suas ESTRELAS.
    Os outros? Bem… os outros ainda estão lavando as mãos…
    Muito cedo para dizer o que acontecerá com eles.
    E pensar que tudo poderia ser diferente. Se os HUMANOS POLÍTICOS – PARTIDÁRIOS – pensassem menos nos seus interesses pessoais e mais nos seus IRMÃOS DE PÁTRIA!
    Nossa!
    Fiquei doce?
    Agora sou Saletinha PAZ E AMOR!
    SEM MEDO DE SER FELIZ!
    Até por achar que ainda é tempo de – TODOS – consertarem seus ERROS!
    O que acham de o Beto consertar os do Requião?
    Estando prefeito – PODE!
    Ou não?!

  21. Bob
    sexta-feira, 5 de março de 2010 – 9:33 hs

    Um cidadão como o Serra nem Jesus Cristo aceitaria ser Vice.

  22. OSSOBUCO
    sexta-feira, 5 de março de 2010 – 15:50 hs

    Serra não é muito inteligente, para dizer o mínimo. É óbvio que ele caiu feito um patinho numa armadilha montada pelo Aécio. Serra foi a Minas crente que voltaria presidente eleito com Aécio vice, e o que encontrou foi um monte de gente gritando Aécio Presidente. Esta humilhação foi a vingança do playboy pelas rasteiras que recebeu do Serra.

  23. Roberto
    sexta-feira, 5 de março de 2010 – 17:35 hs

    Quando é que a tucanalha vai acabar com esse rame rame de Aécio vice. Pô o cara já disse mil vezes que não quer. Esqueçam, ele não vai entrar em canoa furada, que âmbos, ele e Serra sabem que faz água e vai afundar na hora que Lula fizer sua marolinha eleitoral de campanha…. .

  24. sábado, 13 de março de 2010 – 2:12 hs

    Hahahah bando de noobs politicos… é óbvio que o teatro está armado para blindar aecio e lançalo na ultima hora, dilma está sendo alvo de tiroteios, serra não quis entrar no fogo, sabe que perderia a eleição, aécio presidente da republica é certo e garantido anotem o que digo rs

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*