Senado contraria comissão e decide não demitir Agaciel Maia | Fábio Campana

Senado contraria comissão e decide não demitir Agaciel Maia

Da Folha de S. Paulo via Blog do Noblat

O Senado salvou o ex-diretor-geral do Senado Agaciel Maia da demissão. Acusado de ser mentor do escândalo dos atos secretos, ele será suspenso por 90 dias – a segunda punição mais grave prevista em lei. Após este período, ele voltará a receber salário normalmente.

A decisão foi tomada ontem pelo primeiro-secretário, Heráclito Fortes (DEM-PI), e não precisará ser submetida ao presidente José Sarney (PMDB-AP) já que não houve demissão.

No ano passado, uma comissão de sindicância da Casa encontrou 663 atos não publicados que tratavam de criação de cargos, contratação e exoneração de parentes de senadores, entre outros.

Heráclito se baseou em um parecer assinado por dez advogados da Advocacia-Geral do Senado. O primeiro-secretário preferiu não acatar a recomendação pela demissão feita por 2 dos 3 integrantes da comissão.

Após investigar o caso por seis meses, os servidores Paulo Henrique Soares e Gustavo Ponce concluíram que Agaciel cometeu o crime de improbidade administrativa. Terceira integrante da comissão, Helena Guimarães divergiu dos colegas e apresentou voto em separado.


14 comentários

  1. azeite quente
    quinta-feira, 11 de março de 2010 – 9:53 hs

    Na passarela da república são inúmeros fatos de arrepiar o cidadão de país civilizado e comprometido com a moral.

    Depois de aposentarem os magistrados de mato grosso, por desviarem 1,5 milhões de reais, e agora premiar o Agaciel com suspensão de 90 dias, é realmente ENALTECER a impunidade. Diante, dos inúmeros escândalos no congresso, o ANIMUS DOMINIS fica prejudicado.

  2. Marcos Calonga
    quinta-feira, 11 de março de 2010 – 10:00 hs

    Todo mundo comendo na mão dos Bancos…

  3. Rodrigo T.
    quinta-feira, 11 de março de 2010 – 10:32 hs

    Dois pesos e duas medidas.
    Na verdade, dois pesos e duas medidas faz escola em nosso país. A situação é muito simples. Os senadores com certeza não quiseram ser incomodados, e, trataram de firmar “parceria” com Agaciel para que ficasse tudo acertado, e, assim exerceram o o “interesse público” com mais liberdade, digamos assim. No Senado Federal, ou melhor, no Congresso Nacional, vive-se um caso que desafia o adágio: quem tem telhado de vidro, não atira pedras. Naquelas bandas, parece haver garantias de que, em determinadas vidraças, pedra nenhuma chegará.

  4. ofaxineiro
    quinta-feira, 11 de março de 2010 – 10:45 hs

    RabaçooooooooPresooooooo…..Sarney continua lá………

  5. jaferrer
    quinta-feira, 11 de março de 2010 – 11:07 hs

    Ele aceitou calado ficar com a culpa para livrar a cara do Sarney, porque sabia que não seria punido. E assim, tristemente, caminham as coisas nesse paraíso da impunidade.

  6. OSSOBUCO
    quinta-feira, 11 de março de 2010 – 11:45 hs

    O DEM livrou mais um, quem livrou o cara foi o HERÁCLITO (DEM).
    Tem gente que não lê a matéria na íntegra.

  7. Julio
    quinta-feira, 11 de março de 2010 – 11:52 hs

    Incrível como esse Agaciel Maia conseguiu amarrar todos os Senadores. Pelo visto, se um dia, em um rompante de regidez e retidão de caráter, ele resolver falar, não sobre nenhum dos 81 Senadores.

  8. Rui Ventura
    quinta-feira, 11 de março de 2010 – 11:57 hs

    Chamar isso de vergonha, é pouco para não dizer NADA, essa Corja de Senadores vendidos, não teem o menor respeito pelo eleitor. Trata-se da maior corja de desqualificados já vista junta em um lugar só e o que é muito Pior com o aval da População. ISSO É….Sem comentários, não há como….

  9. Don Quixote
    quinta-feira, 11 de março de 2010 – 12:48 hs

    É A QUADRILHA PROTEGENDO UM QUADRILHEIRO.

  10. Borduna
    quinta-feira, 11 de março de 2010 – 15:02 hs

    è isso aí. Achar que os quadrilheiros do senado, à frente os DEMos, vão condenar trambiqueiro, é pedir demais. Lá vale tudo, até homom com homem e mulher com mulher diria Tim Maia. Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão, se gritar…Portanto, em se tratando de senado nada de novo. Só nas próximas eleições é que a gente vai ter chance de renovar.

  11. ildo baldo
    quinta-feira, 11 de março de 2010 – 16:39 hs

    HERECLITO FORTES
    DEVERIA OU DEVE ESTAR COM O RABO PRESO COM O SUJEITO QUE LIVROU A CARA DO SARNEY
    O DEM SEMPRE O DEM

  12. Curitiboka
    quinta-feira, 11 de março de 2010 – 16:43 hs

    Chamem o Requião, Pau, Cacete, Porrada, Cadeia e Rua neles!! Aff!

  13. Piá Curitibano
    quinta-feira, 11 de março de 2010 – 16:57 hs

    Quem tem “C” tem “M”

  14. LEONEL TUCUNARÉ
    quinta-feira, 11 de março de 2010 – 18:37 hs

    Corvo não come corvo.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*