Richa inaugura em Santa Felicidade o Parque Italiano | Fábio Campana

Richa inaugura em
Santa Felicidade o Parque Italiano

O prefeito Beto Richa e o vice-prefeito Luciano Ducci inauguraram nesta terça-feira (16) o Parque Italiano, duas quadras cobertas em escolas e uma área de lazer reformada na Regional Santa Felicidade. O parque, no Butiatuvinha, é o 21º parque público de Curitiba e a 25ª área de proteção ambiental.

“Este é o quinto parque público criado por meio de compensação ambiental em Curitiba nos últimos cinco anos, e vai beneficiar os moradores do Butiatuvinha que terão um espaço para lazer. E Curitiba garante a proteção de mais uma unidade de preservação”, disse Richa. A compensação ambiental ocorre na aprovação de um empreendimento imobiliário, que para ser autorizado deve transformar uma parte da área em espaço público e de preservação.

Novo parque: Com uma área verde de 70 mil metros quadrados, o novo Parque Italiano está situado na confluência da rua Hermenegildo Luca com a Estrada Ângelo Pianaro. Possui trilhas para caminhadas, queda d’água, ponte de madeira, praça com relógio do sol, estacionamento, iluminação e paisagismo.

O vice-prefeito Luciano Ducci disse aos moradores que eles poderão dar sugestões de novos equipamentos a serem implantados no parque. “Queremos que a nova área de lazer seja também uma homenagem os 132 anos da imigração italiana no Paraná”, afirmou Ducci.
Toda a área do bosque e sua infraestrutura foram repassadas à Prefeitura pela Green Village Park Condominium. O diretor da incorporadora, Marcelo Malucelli Thá, elogiou a parceria. “A comunidade ganha um novo espaço de lazer e nós promovemos a valorização do Butiatuvinha com um grande empreendimento”, disse.

A dona de casa Ambra Salrelli, 67 anos, ficou feliz com o novo parque e a homenagem aos imigrantes italianos. “A colônia italiana sente-se honrada com o bosque. Vamos cuidar como se fosse o jardim da nossa casa”, disse.

Richa e Ducci entregaram quadras cobertas nas escolas municipais Vinhedos, em Santa Felicidade, e Vereador João Stival, no Butiatuvinha. “Curitiba já
conta com 84 quadras cobertas e mais 42 estão em fase final de licitação.
Ficam restando apenas 17 escolas para ganhar quadra, o que acontecerá ainda nesta administração”, disse Luciano Ducci.

Denise Lipinski Rutekoski, diretora da Escola Municipal João Stival, disse que a quadra coberta amplia o horizonte da escola. “Agora poderemos utilizar a quadra para o lazer e o esporte das crianças, mesmo em
dias de chuva, incluindo as atividades do Comunidade Escola, nos finais de semana”, afirmou.

Na Escola João Stival, Richa deu o saque inicial de lançamento do projeto “Leões do Volei – Voleibol com Educação”, que atende 60 meninos e meninas, numa parceria entre Prefeitura de Curitiba, Matte Leão, Olympikus, Banco do Brasil e os atletas olímpicos Giba e Emanuel. “O maior patrimônio de nossa cidade são as crianças, por isso garantimos, através de obras e programas de qualidade, uma vida melhor a elas”, disse Richa.

Richa e Ducci também entregaram nesta terça-feira a reforma da área de lazer Barro Preto, localizada na esquina das ruas Padre João Kaminski com a
Walter Scott de Castro Velozzo.

Com a reforma, as duas canchas ganharam alambrado e a praça, novos equipamentos de lazer. Vítor Mikael, 11 anos, morador do bairro e frequentador assíduo da pracinha era só felicidade. “Venho aqui todos os dias. Mas agora, graças ao Beto, temos mais segurança. A bola não vai pra rua e nossas mães deixam a gente brincar mais sossegadas”, disse.

Acompanharam as inaugurações a presidente da Fundação de Ação Social, Fernanda Richa, os deputados estaduais Luiz Accorsi e Osmar Bertoldi;
os vereadores Paulo Frote, Dirceu Moreira e Luiz Felipe Braga Cortes e o
prefeito de Campo Magro, José Pase.


4 comentários

  1. Geraldo
    terça-feira, 16 de março de 2010 – 21:37 hs

    Tá tudo muito bom, tá tudo muito bem, mas cade a pavimentação da rua Hellena Betecek, paralela ao Contorno Norte, onde passa ônibus de linha (butiatuvinha), quando tempo seco sob poeira, senão sobre a lama? E nós moradores da capital ecológica do Brasil, nem sequer esgoto temos, em plena cidade, que dizem as nossas otoridades???

  2. Geraldo
    terça-feira, 16 de março de 2010 – 21:39 hs

    Complementando, vamos parar ou diminuir um pouco o folclore e atacar na “veia” da realidade!!!

  3. Vamos ficar de olho
    terça-feira, 16 de março de 2010 – 22:55 hs

    Asim é o prefeito de Curitiba Beto Richa só encenação, mas o trabalho como Prefeito quando vai começar?

  4. OSSOBUCO
    terça-feira, 16 de março de 2010 – 23:32 hs

    A manchete correta deveria ser ” O prefeito Luciano Ducci …” já que o mané vai deixar a prefeitura pro insossoso!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*