Presidente Lula entrega a Curitiba o Prêmio ODM 2010 | Fábio Campana

Presidente Lula entrega a Curitiba o Prêmio ODM 2010

A Rede Municipal de Bibliotecas Escolares de Curitiba recebeu na tarde desta quarta-feira (24) o Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil (ODM), do Governo Federal. O prêmio foi entregue em Brasília, pelo presidente Lula à secretária municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet.

“Mais uma vez o ensino municipal é exemplo de qualidade para o país. Esse reconhecimento é a certeza de que priorizar a educação foi um caminho acertado”, disse o prefeito Beto Richa.

Implantada em 2005 pela Secretaria Municipal da Educação, a Rede conta hoje com 171 bibliotecas em escolas e nos Faróis do Saber e acervo de mais de 700 mil livros.


18 comentários

  1. CWB
    quinta-feira, 25 de março de 2010 – 15:33 hs

    ELE SE APROPRIOU DOS FARÓIS DO SABER TB?????

  2. Laila
    quinta-feira, 25 de março de 2010 – 16:21 hs

    Muito boa essa piada sobre ensino de qualidade. Boa mesmo.

    Pode ser menos pior que em outros municípios, mas do jeito que está pelo Brasil, chamar de educação já é exagero; de qualidade, delírio.

    E como se a inépcia não bastasse por si só, impõe-se sobre a classe média (eterna vaca leiteira da incompetência oficial) uma carga tributária digna de educação integral, merenda à base de caviar e chocolate suíço e laptops folheados a ouro para todos os alunos.

    De qualquer forma, valeu a piada.

  3. Zé Loko
    quinta-feira, 25 de março de 2010 – 16:30 hs

    O Mula deve ficar no horror com essas premiações para Ctba!!
    hahahahahaha

  4. Silvano Andrade
    quinta-feira, 25 de março de 2010 – 16:42 hs

    Seria Interessante o Presidente Lula visitar a midiateca do Cetepar do Governo do Estado, o trabalho lá desenvolvido servirá de modelo para toda a rede de bibliotecas do Estado, àlias outros estados estão interessados no projeto deles.

  5. quinta-feira, 25 de março de 2010 – 17:06 hs

    Lula foi obrigado a dar o prêmio a Curitiba pelo excelente trabalho na área da educação. O Farol do Saber iniciou em Haia/Holanda e ampliado por FHC no Brasil e o Paraná foi o Estado que mais se destacou, e Curitiba , é o melhor exemplo brasileiro.
    Parabéns Curitiba !

  6. Calunga
    quinta-feira, 25 de março de 2010 – 17:15 hs

    Parabéns ao prefeiro e a secretária Eleonora Bonato Fruet.

  7. jose
    quinta-feira, 25 de março de 2010 – 17:19 hs

    CWB, os faróis do saber são da Prefeitura, da época do greca…pertencem a Curitiba desde então e o prêmio é para Curitiba e não para o Prefeito…

  8. Silvano Andrade
    quinta-feira, 25 de março de 2010 – 17:20 hs

    O ensino municipal é um atraso para a educação, pois existe uma política de empurra burro…para depois jogar nos dados oficiais a eficiência do ensino municipal…quem se ferra são os Professores da rede estadual que tem que ensinar os alunos de 5ª série a ler e escrever.

  9. Divanir
    quinta-feira, 25 de março de 2010 – 17:29 hs

    Este prêmio é a nível de município, não de estado, pois a nível estadual está uma porcaria. Tudo isto também é uma forma de fazer média com a população de Curitiba.

  10. Bruce Willys
    quinta-feira, 25 de março de 2010 – 17:32 hs

    Essa Laila mora onde??????
    Deveria fazer uma visita às escolas municipais e às estaduais e fazer uma comparação.
    Seu comentário é um desrespeito para com os Professores e Professoras.

  11. jose
    quinta-feira, 25 de março de 2010 – 17:48 hs

    Silvano, concordo com vc, mas pelo que sei a não reporvação também continua na rede estadual…ou seja, o pessoal vai aprender mesmo só lá pelo segundo grau e olha lá…

    Infelizmente educação continua em segundo plano e não vejo perspectiva de mudança, todos falam muito, mas pouco se investe em educação e na maioria das vezes o investimento é errado…

  12. APEDEUTA
    quinta-feira, 25 de março de 2010 – 17:56 hs

    Para o nível de formação do nosso presidente isso aí é o suprassumo.

    Como dizia um escritor…. livros e mais livros a mão cheia e manda o povo pensar.

    Só falta pensarmos em escolher melhor nossos governantes.

    Infelizmente somos pobres no estímulo de leitura, se compararmos com países: chile, argentina, europeus.

  13. Vai sair na capa da Veja?
    quinta-feira, 25 de março de 2010 – 18:06 hs

    A Alstom e a acrobacia do Estadão
    Publicado em 25-Mar-2010
    Ao ver a manchete “Três executivos da Alstom são…

    Ao ver a manchete “Três executivos da Alstom são presos no Reino Unido” no Estadão de hoje, confesso a vocês que fiquei curioso sobre a acrobacia que o jornal dos Mesquitas faria para dar a notícia sem associá-la a seu editor-mór, José Serra, governador de São Paulo e candidato ao Palácio do Planalto.

    Dito e feito: a matéria não traz para os leitores do Estadão uma única linha lembrando que a Alstom é processada pela Justiça na Europa (França e Suíça) acusada de ter pago milionários subornos aos políticos do PSDB paulista e aos integrantes dos governos tucanos de Mário Covas, Geraldo Alckmin e José Serra em troca de contratos com estatais.

    Na matéria nada, absolutamente nada sobre os tucanos que receberam a propina dos executivos da Alstom! Todos foram ocultados pelo termo “funcionários públicos brasileiros”, vejam: “Três executivos do Conselho da Alstom foram presos no Reino Unido por suspeita de pagar ou deter informações do pagamento de propinas a funcionários públicos brasileiros e de outros países em troca de contratos”, diz o jornal.

    Segundo as investigações, o dinheiro saía da multinacional na França, passava pelo escritório no Reino Unido e chegava às mãos dos tucanos paulistas que garantiam a vitória da Alstom em contratos públicos como os do Metrô, CPTM e Eletropaulo. Por mais que os tucanos queiram esconder e impeçam a instauração de uma CPI para apurar o caso, hoje todos sabem do episódio, bem como das suspeitas de superfaturamento do Metro de Brasília, no governo de José Roberto Arruda do DEM, o candidato a vice-presidente sonhado e agora preso na Polícia Federal.

    Agora, o que nem o Estadão, nem os tucanos parecem saber é que o povo não é bobo. Sabe do conluio Alstom-PSDB-governos tucanos paulistas e da política do PSDB de controle da mídia – vide notícias como essa – e de impedir a criação de uma CPI.

  14. valéria prochmann
    quinta-feira, 25 de março de 2010 – 18:28 hs

    Eleonora Fruet é excelente secretária, dotada de capacidade, sensibilidade e alta competência, qualidades às quais se soma sua formação humanista. Acompanho o empenho dela em prol da leitura, dotando as escolas de bibliotecas qualificadas, por isso o prêmio é merecidíssimo.

  15. salete cesconeto de arruda
    quinta-feira, 25 de março de 2010 – 19:54 hs

    Eleonora é 10.
    Eleonora merece!
    Eleonara é filha do Maurício.
    Se o Gustavo não tivesse aceitado o papel de sombra hoje seria ele o candidato ao governo do estado. Espero que não aceite menos do que a vaga para senador.

  16. Laila
    quinta-feira, 25 de março de 2010 – 23:53 hs

    Quando pede para comparar com o que acha pior, você só vem a confirmar tudo o que eu disse, ò sapientíssimo Bruce.

    Salete? atucanou? ;)

  17. salete cesconeto de arruda
    sexta-feira, 26 de março de 2010 – 10:38 hs

    Laila
    Nunca fui contra pessoas ou partidos – PELO SIMPLES FATO DE – SER CONTRA. Nem tive tempo de ser de centro ou esquerda que de direita não seria mesmo.O muro caiu e eu ainda nem sabia o que era comunismo. A ex bóia fria passou muito tempo lutando só pela comida. Era o que se chama de analfabeta política. Por isso respeito o BOLSA FAMILIA. É a renda mínima que nos permite sonhar com uma vida melhor. Com fome não se faz nada. Renda mínima é necessária até que a pessoa consiga ter forças para ganhar o suficiente para matar a própria fome. Cabe aos municípios fiscalizarem o bom uso do Programa
    Por tudo isso – falo hoje o que vejo. Falo o que sei. O que tenho provas. Me aposentei para isso. Para ser LIVRE! Em Curitiba – SER LIVRE NÃO É FÁCIL! Tem sempre um – prisioneiro de si mesmo – tentando derrubar os que se tornam – LIVRES E FELIZES!
    Sobre a Eleonora tenho a te dizer que o Maurício Fruet e sua amada esposa – sempre mereceram meu respeito. Saudoso Maurício! Casal humilde e verdadeiro. Conheci os filhos e passei a acompanhar a vida pública deles. São exemplo BOM – numa sociedade onde muitos cometem crimes exatamente por terem os pais na política.
    Então esqueça essa história de partidos. Ter preferência pelo PT que foi passado a limpo não me faz ter ódio do PSDB ou dos que lá estão.

  18. Marilda Confortin
    sexta-feira, 26 de março de 2010 – 13:21 hs

    Os 45 Faróis do Saber estão integrados e interligados sim à Rede de Bibliotecas Escolares de Curitiba. Depois dos Faróis, foram implantadas mais 126 novas bibliotecas escolares que atentem não só aos estudantes e professores das escolas municipais, mas toda a população mais carente da cidade, independente de partido político. Nada foi descontinuado. Muito pelo contrário. Só cresceu, continua crescendo e melhorado. As bibliotecas municipais, assim como as estaduais e federais não são propriedade particular do Greca, do Cássio, do Richa, do Requião, do Lula ou de qualquer político que elegermos. Pertencem à POPULAÇÃO que têm que se APROPRIAR SIM dos espaços públicos.
    O prêmio ODM é para cidade como um todo, veio para incentivar quem trabalha nesses espaços, quem realmente bota a mão na massa sendo ou não funcionário público, e não para pessoas que nunca puseram os pés numa biblioteca pública e provavelmente nunca compraram nem doaram um livro sequer…
    Que pequenês criticar coisas boas só pra puxar o saco ou atacar adversários políticos…. Crescam! Leiam mais. Pensem em grande! Olhem o mundo que existe além dos seus narizes! Não disperdicem chumbo para atirar no próprio pé. Ataquem o que tem ser atacado, mas com inteligências! Vocês não percebem que passam por ignorantes atacando ações e práticas que devem ser defendidas?

    Marilda Confortin
    Poeta, ex-funcionária pública, e uma das muitas pessoas que trabalharam e trabalham para aumentar a cultura do povo, independente de preferência partidária.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*