Pessuti diz que só anuncia equipe após a posse | Fábio Campana

Pessuti diz que só anuncia equipe após a posse

Do Bem Paraná, foto de Roberto Dumke/AENotícias

Faltando pouco mais de duas semanas para assumir o governo, o vice-governador Orlando Pessuti (PMDB) afirmou ontem que só anunciará sua equipe após a posse, prevista para o dia 1º de abril. Pessuti alega que não tem pressa, e que as mudanças devem se concentrar na substituição de membros dos primeiro e segundo escalões que deixarão o governo até o final do mês para disputar as eleições de outubro.

“O time é o mesmo que temos hoje, com algumas substituições de pessoas que estão saindo para disputar as eleições. Não queremos virar o governo do avesso”, disse, estimando que o número de secretários e ocupantes de cargos de confiança da administração atual que devem sair não passará de dez ou doze.
Pessuti confirmou que já tem a maior parte da sua equipe definida, mas se recusou a adiantar nomes. “Só vamos anunciar depois de empossados. Não há necessidade de fazer isso antes”, alegou.

O mesmo vale, segundo ele, para a liderança da bancada do governo na Assembleia Legislativa. O atual líder, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), já anunciou que deve deixar o cargo junto com o governador Roberto Requião, que renuncia em 31 de março. Romanelli é apontado como um dos negociadores da aliança entre o PMDB e o PSDB do prefeito de Curitiba, Beto Richa, por isso não teria a confiança de Pessuti para continuar no posto. O vice-governador, porém, desconversou quando questionado sobre a troca do líder. “Vamos escolher o líder do governo conversando com os deputados. Tem que ter lealdade às questões do governo. Acredito que todos também estarão defendendo a candidatura própria do PMDB”, garantiu.

Acordo branco – O peemedebista também rechaçou as especulações em torno de um “acordo branco” entre seu partido e os tucanos, em detrimento de sua candidatura ao governo. Pelo acordo, o PMDB lançaria formalmente Pessuti para o governo, mas os deputados ficariam livres para apoiar Richa. Em troca, os tucanos não lançariam candidato ao Senado, facilitando a eleição de Requião para uma das vagas em disputa. “Não tem acordo branco, nem verde, vermelho ou azul. Boatos e comentários existem em todos os partidos. O PMDB tem uma decisão tomada. Terá candidato próprio no Paraná”, disse.

O vice também rejeitou a tese de que ele desistiria da candidatura ao governo caso não atinja pelo menos 15% nas intenções de voto até maio, como apontam deputados peemedebistas favoráveis à aliança com o PSDB. Até agora os índices do peemedebista nas pesquisas tem girado em torno de 5% da preferência do eleitorado. No PMDB, muitos vêem sua candidatura como sem competitividade diante da polarização entre Beto Richa e o senador Osmar Dias (PDT).

“O patamar que eu tenho que atingir é os 50% mais um voto no dia 3 de outubro. Por isso convoco os deputados a ajudarem”, alegou, repetindo o argumento que as pesquisas hoje refletem apenas o conhecimento da população em relação aos candidatos. “Não tenho que desistir de nada. Eles (os deputados) podem ficar tranquilos que em maio devemos ter um pouquinho mais do que eles acham necessário”, previu. (IS)


15 comentários

  1. alerta
    quinta-feira, 11 de março de 2010 – 9:54 hs

    15%até maio? Nunca passará de 10%, mesmo sendo governador.
    Será a vergonha total, não por culpa dele, e sim pelo apelo popular, que quer mudança radical (Beto ou Osmar), com vantagem para o Beto. Pessuti, saia por cima e se aposente como governador e só, nao estrague sua trajetoria politica. Quem sabe voce pode herdar a vago do Tc do irmão do governador. rsrs

  2. Olho vivo
    quinta-feira, 11 de março de 2010 – 10:14 hs

    Fique esperto Pessuti

    Vc é muito boa gente, mas infelizmente está sendo traído

    Na reunião de Campo Mourão, a maioria dos prefeitos que ali estavam prometendo apoio sabemos que vão de Beto ou osmar

  3. ofaxineiro
    quinta-feira, 11 de março de 2010 – 10:26 hs

    Gente boa…..só quer se valorizar, para ter cacife, e ele negociar ………

  4. oblongo
    quinta-feira, 11 de março de 2010 – 10:51 hs

    Boto mais fé no Pessutão como vice do Beto, ai sim vai ser uma chapa boa pra desbancar o Osmar que com certeza desiste do Governo e entra na briga contra o Requião…

  5. jaferrer
    quinta-feira, 11 de março de 2010 – 11:18 hs

    E o PT? Vai sair do governo ou esta esperando o Bob sair para continuar mamando agora com o Pessuti? Como já disse muitas vezes: são todos farinha do mesmo saco.

  6. JOSILIANO DE MELLO MURBACH
    quinta-feira, 11 de março de 2010 – 11:35 hs

    Essa doença tem nome

    Síndrome de Ary Queiroz. Né Alvaro Dias?

  7. MUTUKA
    quinta-feira, 11 de março de 2010 – 12:37 hs

    Não desejo ser o Novo Lagarta da Fôia.
    Mas e a minha Boquinha???

  8. FILET MIGNON
    quinta-feira, 11 de março de 2010 – 13:10 hs

    Este é o Pessutão que todos conhecemos…
    Discreto, pé no chão, porém, tenho certeza, que atrás dessa aparente tranquilidade está escondido uma RAPA daqueles.
    O “INSANO”, vai, sem dúvida experimentar o fel do desdém…
    Seja forte Pessuti e mostra a quadra de AS, para que todos saibam que não está blefando!
    Ou o ZAP, como queira…
    REQUIÃO PAGARÁ O CACIFE????

  9. Rock
    quinta-feira, 11 de março de 2010 – 13:12 hs

    OBLONGO, NÃO ME FAÇA RIR É SO COMPARAR A TRAJETORIA POLITICA DOS DOIS E VER QUEM FEZ MAIS PELO PARANÁ, UM SO QUIS VENDER O QUE O OUTRO AJUDOU CONSTRUIR. PESSUTÃO 2.010 VEM AI TURBINADÃO DE VOTOS.

  10. O ARAPONGA
    quinta-feira, 11 de março de 2010 – 13:16 hs

    OLHA GENTE ! O PESSUTI É BOA PESSOA, É BEM MELHOR QUE JOÃO PARNANGUARA, O PESSUTI TEM VIDA POLITICA MAIS É OUTRO JOÃO, NÃO SAI CANDIDATO E FICA ATÉ O FINAL DO MANDATO, COM APOSENTADORIA DE GOVERNADOR QUE JA ESTA, DE BOM TAMANHO, PELO QUE FEZ PELO POVO DO PARANA , SE É QUE FEZ.

  11. Emerson
    quinta-feira, 11 de março de 2010 – 14:45 hs

    Eu voto no Pessuti…. cara sério na política….

  12. quinta-feira, 11 de março de 2010 – 14:47 hs

    Só esperamos que o pessuti não coloque suas raposas de Ivaiporã dai ele ta ferrado pq aqui com esses cabos eleitorais que ele tem aqui vai ser terceiro na eleição na sua propria cidade…tem gente boa mais tem umas tambem que Deus me livre…

  13. PELA VERDADE PURA E CRUA !!!!
    quinta-feira, 11 de março de 2010 – 16:23 hs

    Será que o GOVERNADOR PESSUTI vai colocar a IRMÃ DO CAÍTO QUINTANA, que “TRABALHA” no Núcleo de Educação de Paranaguá, como SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO, como pagamento do “´´OTIMOS SERVIÇOS PRESTADOS” ????

  14. Ivaiporã (verdadeiro)
    sexta-feira, 12 de março de 2010 – 9:14 hs

    Pessuti é um cara inteligente, e pode ter certeza que ao lado dele terá pessoas competentes… Vai ser o melhor Governador do Paraná.
    Surpresas virão…
    E vc de Ivaiporã, pelo jeito não conhece o município que está acabado, depois que o PT assumiu a Prefeitura.

  15. Herica Barbosa (Jardim Alegre)
    sexta-feira, 12 de março de 2010 – 11:31 hs

    Quem fala mal do Pessuti , não sabe o que diz , um homem sério , competente e nunca na vida politica se envolveu em corrupção , Uma pessoa simples e que ama a politica. mais isso vem de berço como seu pai Natal Pessuti , um homem que foi exemplo como politico , que com certeza hoje onde estiver se orgulha de ter um filho vice-governador ,e daqui 19 dias dias governando do Paraná , nós Jardim Alegrenses nos orgulhamos de você , porque sabemos quem você é , sabemos de onde você vem , . e acreditamos que o Pessutão pé vermelho será o Governador do Paraná e nos orgulhará muito . Até a vitória …. Se Deus quiser .

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*