Paulo Bracarense Costa é o novo secretário do Trabalho | Fábio Campana

Paulo Bracarense Costa
é o novo secretário do Trabalho

O prefeito Luciano Ducci anunciou nesta quarta-feira (31) a escolha de Paulo Bracarense Costa como novo secretário municipal do Trabalho e Emprego, em substituição a Jorge Bernardi. Costa é professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde 1990, da área de Estatística, e foi presidente da Fundação de Apoio à UFPR (Funpar) de 2006 a 2008.


“O convite de Luciano Ducci para coordenar as ações da Prefeitura de Curitiba na área do Trabalho e Emprego é uma grande honra. Apesar de ter sido criada recentemente, em 2007, a Secretaria Municipal do Trabalho já tem um grande histórico de realizações”, afirmou Costa. “Dar continuidade às ações da Secretaria será uma experiência nova e enriquecedora para mim.”

A experiência de Costa na área trabalhista e sindical foi decisiva na escolha de Luciano Ducci. Nas décadas de 80 e 90, o professor universitário foi diretor de economia e estatística da Federação dos Bancários do Paraná, membro da seção sindical da associação dos professores da UFPR, e da diretoria nacional do Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicas.

De 2003 a 2005, o professor também foi assessor especial e diretor do departamento de arranjos produtivos locais e tecnologias sociais do Ministério de Ciência e Tecnologia, diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos da Presidência da República, e membro da Câmara das Micro e Pequenas Empresas do Ministério da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior.

De 2006 a 2009, Costa foi membro do Conselho Municipal de Ação Social de Curitiba, órgão composto por integrantes da administração pública e da sociedade civil responsável pelo acompanhamento, orientação e fiscalização das ações da Prefeitura de Curitiba na área de assistência social.

O novo secretário graduou-se em Estatística pela UFPR em 1986, recebeu o título de mestre em Estatística pela Universidade de São Paulo (USP) em 1995, e é doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 1999. Nasceu em Curitiba em 16 de abril de 1957, é casado e tem duas filhas.


14 comentários

  1. Dagmar Servia
    quarta-feira, 31 de março de 2010 – 11:24 hs

    Como eu havia previsto, começou o desembarque do pessoal do Requião na Prefeitura Municipal de Curitiba.

    Estamos ferrados. Isso é só o começo.

  2. informativo
    quarta-feira, 31 de março de 2010 – 11:47 hs

    A qem interessar possa. Blogueiros oportunistas levam cumbo do TRE:
    O blogueiro Esmael Morais (www.esmaelmorais.com.br) foi condenado a pagar R$ 53 mil de multa pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por veicular em seu blog uma pesquisa de intenção de votos não registrada. Ele havia sido condenado em primeira instância e recorreu ao TRE para evitar a multa. Na quinta-feira o pleno do Tribunal rejeitou o recurso e manteve a punição. A informação alvo da ação movida contra Morais foi publicada no blog como comentário.

  3. Gloria Luca Azevedo
    quarta-feira, 31 de março de 2010 – 12:21 hs

    É isso aí Paulo, começou bem, principalmente por reconhecer o grande trabalho do Professor Jorge Bernardi.
    Um pedido, faça a feira do emprego de primeiro de maio.

    Sucesso.

  4. SIBILLA
    quarta-feira, 31 de março de 2010 – 12:53 hs

    COMEÇOU TBEM O DESEMBARQUE DA TURMA DO PSDB. O PAULO ROSSI QUE ACHAVA QUE SERIA SECRETÁRIO VAI PRO SALÃO LIMPAR A MESA. O LUCIANO ESTÁ CERTO. TEM QUE TIRAR MESMO ESSA TURMA DE COME E DORME E JÁ COMEÇAR FAZER A SUA CAMPANHA PARA A REEELEIÇÃO EM 2012. VAMOS DE LUCIANO PREFEITO E LUCIANO PARA O GOVERNO EM 2014.

  5. Rubens Tavares
    quarta-feira, 31 de março de 2010 – 14:00 hs

    Paulo Bracarense “velho” companheiro de lutas do movimento estudantil na decada de 80 filho do saudoso Otto Bracarense que certamente fará uma boa gestão junto a defesa de um mundo do trabalho mais justo e humano, acertou a prefeitura, boa gestão e que ela seja um referencial para os trabalhadores e que certamente se pautara pela competência e honestidade e espirito democrático que são a marca de Paulo Bracarense, felicidades….

  6. Movimento Sindical
    quarta-feira, 31 de março de 2010 – 15:51 hs

    Paulo Bracarense é um companheiro valoroso e muito competente, mas sua indicação deveria ser para a Secretaria de Planejamento que é mais adquada.
    A indicação para a Secretaria do Trabalho tem que ser do meio sindical, pois tem mais experiência no trato com os trabalhadores e sabe melhor suas necessidades.

    COMEÇOU ERRADO PREFEITO

  7. paolo rossi
    quarta-feira, 31 de março de 2010 – 16:08 hs

    só porque eu ferrei o brasil na copa o luciano me persegue…. KKK

  8. OSSOBUCO
    quarta-feira, 31 de março de 2010 – 16:45 hs

    Por que a surpresa? O Ducci sempre esteve ligado ao Requião!
    Bob Req deve estar morrendo de rir do Beto, acho até que foram seus paus-mandados encher o ego do Beto e fazê-lo renunciar ao cargo para disputar essa eleição!
    Nada como um bom amigo na prefeitura, né Requião!

  9. Terra Firme
    quarta-feira, 31 de março de 2010 – 17:23 hs

    Jorge Bernardi, um homem simples, mas não simplório, provou que pode-se fazer muito por emprego e empregabilidade. Com gestos criativos, como a feira do emprego. Não se subestime o Jorge, ele é um ser humano especial, um homem público diferenciado.

  10. Piá Curitibano
    quarta-feira, 31 de março de 2010 – 20:15 hs

    Por acaso essa pessoa, que entitula a matéria, não é o mesmo que desenvolveu um ardil para confiscar o seguro pessoal de acidentados (DPVAT) para a Funpar????
    Perguntar não ofende!

  11. Pretinho básico
    quarta-feira, 31 de março de 2010 – 20:21 hs

    Yes we can!
    Nóis tava botando fé no Paulo Rossi., mais não deu pé né…

  12. Pretinho básico
    quarta-feira, 31 de março de 2010 – 20:25 hs

    Yes we can!

    Mas assim que o competente Messias for confirmado como secretário do trabalho do Pessuttão, eu vou falar pra ele levar o Paulo Rossi pra lá.

  13. Mutuka
    quinta-feira, 1 de abril de 2010 – 6:27 hs

    Lagarta da Fôia na Secretaria Estadual do Trabalho!
    Quero minha boquinha !
    Mas não leve o Paulo Rossi nem o Carlão.
    Chega de pelegos!

  14. Movimento Sindical
    quinta-feira, 1 de abril de 2010 – 23:18 hs

    Todos nós sabemos que o Paulo Rossi não é competente em nada… presidente de um sindicato de gaveta e de uma central que não tem expressão (que tem gladir como base)…

    Tive uma idéia: O Prefeito Luciano Ducci podia colocar ele na Secretaria de Assuntos Metropolitanos com o Secretário Michele Caputo… o Michele ia ensinar ele fazer as coisas e ia colocar ele pra trabalhar… kkkkk

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*