Osmar Dias diz que a confirmação de Richa não muda seu plano | Fábio Campana

Osmar Dias diz que a confirmação de Richa não muda seu plano

Da Elizabete Castro no Paraná Online

O senador Osmar Dias (PDT) disse ontem que a renúncia do prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), ao cargo, anunciada para o dia 30, não tem repercussão sobre a condução de sua pré-candidatura ao governo do Estado.

As conversas com o PT e outros partidos da base aliada do governo do presidente Lula, assim como outros que o apoiaram na eleição de 2006, seguem no mesmo ritmo, afirmou Osmar.

“Não há nenhuma ligação entre a renúncia e a formação da aliança”, disse o senador, esvaziando as expectativas de que poderia acelerar seu acordo com o PT devido à consolidação da candidatura do ex-aliado tucano. “Que o prefeito iria ser candidato, parece que já estava definido desde a eleição de 2008. Onde é que está a diferença? Desde quando minha candidatura depende do Beto? Se ele vai renunciar, vamos disputar a eleição”, comentou Osmar.

Antes de anunciar os aliados, há um roteiro a seguir, apontou o senador. A primeira etapa é a assinatura da carta de princípios, não apenas pelo PT e PDT, mas por todos os partidos que vierem a compor a coligação, afirmou.

“Só faço alianças em cima de uma carta de princípios, de um projeto de governo, que envolva todos os partidos que virão conosco. Esse é o roteiro. Fora dele, não dá. Não sou pautado pelos adversários”, afirmou.

A saída do prefeito do cargo, abreviando o mandato para concorrer a eleição, é um tema para análise dos eleitores que o elegeram, disse o senador. Mas como também contribuiu para a eleição de Beto, a quem apoiou em 2008, o senador acrescentou: “O mandato dele vai até 2012. Quem tem que avaliar é a população de Curitiba. Mas quem assume o compromisso de governar por quatro anos, tem que cumprir”,

O rompimento entre o PMDB e o PT, que decidiu se retirar do governo estadual, também não tem impacto sobre as articulações de alianças, garantiu o senador. “Não tenho nenhuma participação nessa encrenca. Nem mesmo sei se é entre dois partidos ou entre duas pessoas. O fato é que estou conversando com o PT e estou aberto a conversar com o PMDB, sempre respeitando a candidatura do vice-governador Orlando Pessuti”, disse o senador.

Ele não demonstra pressa no fechamento das alianças. Alega que nenhum pré-candidato já definiu seus aliados. Osmar destacou que o diálogo está se dando entre todas as siglas, que buscam se posicionar. E mencionou que alguns dos partidos que conversam com o prefeito de Curitiba também tratam da sucessão estadual com o PDT.

“É por isso que eu tomo cuidado de não ficar dizendo quem está ou não conosco porque tem pré-candidato que fez e foi desmentido no outro dia. É preciso prudência para não cometer deslizes”, provocou.


30 comentários

  1. Anésia
    sábado, 6 de março de 2010 – 12:00 hs

    E A FAZENDA EM TOCANTINS OSMAR?
    TÁ NO TEU IMPOSTO DE RENDA PELO VALOR REAL?

  2. Cristiano Junior
    sábado, 6 de março de 2010 – 12:15 hs

    Muito bem senador! quem quer ser governador enfrenta qualquer adversário, agora quanto mais construir uma boa aliança, é bom o trabalho.

  3. Sou do litoral
    sábado, 6 de março de 2010 – 13:26 hs

    POLÍTICA SÉRIA SE FAZ AS CLARAS , NÃO É CERTO USAR QUEM É QUE SEJE PARA BENEFÍCIO PRÓPRIO , VIU SR. BETO RICHA . VÊ SE APRENDA ALGUMA COISA COM A LIÇÃO QUE VAI LEVAR DO OSMAR DIAS!!!

  4. Bete Vinhaski
    sábado, 6 de março de 2010 – 13:33 hs

    O candidato Osmar Dias esta muito confiante em sua candidatura, pois já esta acertado com o Beto Richa, ele sai a governo e o Beto sairtá para candidato ao senado, e viva o Paraná! na politica tudo tem solução, não adiante ficar se espernando, tudo sairá nos conforme.

  5. Caiçara
    sábado, 6 de março de 2010 – 14:01 hs

    Pelo andar da carroagem, o menino Beto vai surrar dois irmãos com uma cajadada só…

  6. CLOVIS PENA -
    sábado, 6 de março de 2010 – 14:26 hs

    Fiquei atento para conhecer a resposta de Osmar Dias à mão estendida de Requião, via twitter. É só o Osmar dizer que não compõe com “maracuteiros” do PT e estará selada a maior coligação para o governo.
    Não ? Então tá. Bolas ! Pensava que sim !

  7. Juca
    sábado, 6 de março de 2010 – 15:46 hs

    Vamos ver se o Beto aguenta a pressão que está vindo lá de Brasília……estão propondo até vice-presidente….

  8. joão APENAS UM CIDADÃO
    sábado, 6 de março de 2010 – 16:15 hs

    …carta de que mesmo?????…por favor não seja estúpido…e tenho dito…

  9. Antonio
    sábado, 6 de março de 2010 – 16:21 hs

    Esse Osmar é tão grosso quanto o Requião. Chega desse tipo de político .

  10. Waldir Leite - Litoral do Pr
    sábado, 6 de março de 2010 – 16:51 hs

    Eu, que estou com Baka, sou OSMAR desde criancinha. O PSC vai junto e o meu mano, que possui uma oratória incomparável, sairá numa DOBRADINHA aqui em Paranaguá.

  11. Ze Betio
    sábado, 6 de março de 2010 – 18:07 hs

    Quem e mais arrogante o Osmar Dias ou o Requiao.

  12. Agenor
    sábado, 6 de março de 2010 – 18:08 hs

    É isso ai nobre Senador… Vamos ganhar esta eleição e mostrar pra tucanada que politica é algo sério e palavra é pra ser cumprida.

  13. sábado, 6 de março de 2010 – 18:34 hs

    Concordo com o Antonio, chega destes BRUCUTUS. Eu não entendo essa gente. Tão mamando nas tetas gordas do governo a duas, tres decadas. Quando dão entrevistas, pareçem que vão agredir o reporter ou o telespectador, pareçe que estão fazendo um favor pro povo que paga religiosamente, e em dia seus poupudos salarios e suas mordomias. Na verdade esses imbecis se acham os donos da verdade, os seres supremos. Acho que tá na hora de aposentar essas criaturas pré historicas. Chega de Osmar e Requião.Também acho que o Beto tambem tá indo pra esse mesmo caminho, ele tá meio ‘insoso’, meio se achando, tem muito baba ovo oportunista ao seu lado. Mas tambem tem gente boa aí como o Gustavo Fruet , Gleise, Flavio Arns, Tadeu Veneri, Artagão Junior. Enfim, chega de BRUCUTU.

  14. sábado, 6 de março de 2010 – 18:54 hs

    Cai fora do PT enquanto é tempo , Osmar ! Vai se sujar prá nada.

  15. SO LAVA
    sábado, 6 de março de 2010 – 18:57 hs

    esse TONIO, É BAITA BESTA, PELO SEUS COMENTÁRIOS,CAI FORA, MANÉ, VA ESTUDAR NO MOBRAL SOB POLITICA.O IMBECIL QUE FOSSE FALOU EM OUTRO COMENTÁRIO COM CERTEZA É EXATAMENTE P VC

  16. PERGUNTAR NÃO OFENDE
    sábado, 6 de março de 2010 – 19:07 hs

    CAMPANA, OS COMENTÁRIOS, SÃO SO PARA OS RICO, PÓS GRADUADO, MESTRADO E DOUTORADO? SE NÃO FOR NÓS AVISE:POR QUE NÓS DA BOLSA ESCOLA,LUZ FRATERNA, AGUA BARATA, DO LEITE DA CRIANÇA,NOS POBRE GOSTARIA DE CONTINUAR PARTICIPANDO,OU É SO PRO DOUTOR ANTHONIO

  17. sábado, 6 de março de 2010 – 19:41 hs

    Candidato que não consegue ser fiel com seu partido, jamais será fiel com o seu povo…

  18. Vigilante do Portão
    sábado, 6 de março de 2010 – 21:26 hs

    Isso “Urtigão”, tua batata tá assando.
    Quero ver vc no palanque, junto com o pessoal do MST.

  19. OSSOBUCO
    sábado, 6 de março de 2010 – 22:04 hs

    Osmar usou o termo correto, Beto Lerner vai RENUNCIAR do cargo de prefeito de Curitiba.

    Parabéns, será o enterro político do playba.
    Quem irá herdar o PSDB??????

  20. Antonio
    sábado, 6 de março de 2010 – 22:42 hs

    Só Lava,Primeiro você ainda ta no tempo do MOBRAL, que já não existe há muito tempo, portanto vá se atualizar .Segundo não é:SOB POLITICA, , é :SOBRE POLITICA . Terceiro, seu comentário foi tão absurdo ,que beira a ignorância.

  21. Antonio
    sábado, 6 de março de 2010 – 22:50 hs

    Ah, outra coisa Só Lava, não é FOSSE é VOCE. Eta baita burro.

  22. Vigilante do Portão
    domingo, 7 de março de 2010 – 10:42 hs

    Não vou entrer na briguinha do Antonio X Lava, entretanto, que o Osmar é tão grosso quanto o Requião, isso é verdade.

    Lembro bem da parceria dos dois Senadores, impedindo que o Paraná recebesse uma baita grana, acho que eram R$500milhões, de empréstimos em condições generosas, tudo para prejudicar o Lerner.
    Quase dois anos se passaram, até que o Senado desse a aturização para tomarmos o tal empréstimo. Mais um “grande serviço” prestado ao Paraná e ao seu povo, pelos Srs. Roberto Requião e Osmar Dias.

    Quem será o Vice na chapa do Osmar, talvez aquele sujeito lá de Toledo?

    Tô achando que, dependendo das pesquisas, o Osmar vai desistir da candidatura e tentar ser Senador. E o medo de ficar sem mandato?
    Caso o Beto apareça, desde logo, com uma vantagem muito grande, vai ter gente correndo mais do que recordista olímpico. KKK

    Não sou analista político, apenas um observador atento:

    1) O perfil dos eleitores está mudando, a maioria é jovem, (20/40 anos), é sabido que o Beto tem maior penetração nesse segmento;
    2) A maior parte dos eleitores é URBANA, novamente, o Beto tem mais votos desse pessoal;
    3) Mais da metade dos eleitores são mulheres, bem, não precisa nem dizer que a preferência é pelo Beto;
    4) De modo geral, as pessoas querem mudança, desejam inovar, virar a página da velha política, o Osmar representa a velha guarda, Beto é a novidade.

    Osmar conta com a turma da agricultura e com a possibilidade de angariar votos, via Dilma e via PT. Entratanto, o mesmo fato – de ter o PT como aliado – tira votos dele, principalmente no meio rural, basta lembrar que PT e MST andam sempre juntos, fato esse que desagrada profundamente o pessoal do agronegócio.

  23. azeite quente
    domingo, 7 de março de 2010 – 10:51 hs

    o Paraná é um Estado privilegiado, são tres políticos de grande respeito que pleiteiam o governo: OSMAR DIAS, Pessuti e beto richa.

    Como eleitor e cidadão de Curitiba posso afirmar, o Beto só aperta a mão do povo para sair na fotografia, isso porque é apenas prefeito de Curitiba, Imaginem quando chegar a ser governador em em 2018.

    O Paraná depende muito ainda do agro negócio, o Engenheiro Agrônomo OSMAR DIAS, conhece muito bem.
    e tem pulso firme, para combater a insegurança pública.

    Curitiba, em toda a gestão do Beto não tiveram competência para lidar com a violência da capital, e somente aqueles que vivem dos altos salários municipais, puxam o saco do Beto, sem conhecer e reconhecer o esforço do OSMAR DIAS, que luta pelo Paraná.
    LEMBRANDO: O BETO SEMPRE SE MANTEVE EM CAMPANHA: VIAJANDO AO INTERIOR E PLANTANDO ILUSÃO NA CABEÇA DOS INCAUTOS.

  24. claudemii
    domingo, 7 de março de 2010 – 12:32 hs

    E ISSO AI, SENADOR OSMAR DIAS, EM 20011 ESTAREMOS JUNTOS NA SUA POSSE AO GOVERNO DO ESTADO, VENHA QUEM VIER NAO IMPORTA.

  25. SO LAVA
    domingo, 7 de março de 2010 – 13:49 hs

    MESTRADO,DE UM POBRE, UNIVERSIDADE PÚBLICA, NÃO SEI SE É DE É BURRO, BABACA.TROPEIRA.

  26. Antonio
    domingo, 7 de março de 2010 – 16:59 hs

    Só Lava, desculpe a minha ignorância mas eu não consigo entender as frases que você formula.Portanto não vou mais debater idéias com você . Outra coisa, não é Tropeira é Topeira.

  27. Antonio
    domingo, 7 de março de 2010 – 17:02 hs

    Parabéns pelo seu comentário Vigilante do Portão.

  28. Riad Said Zahoui
    domingo, 7 de março de 2010 – 19:25 hs

    TO VENDOQUE VCS NÃO ENTENDEM NADA DE POLITICA, O FATO É QUE QUEM TEM DINHEIRO GANHA A ELEIÇÃO, FOI ASSIM COM REQUIAO NO PASSADO TODOS FALAVAM DELE NA SUA REELEIÇÃO, DIZIAM QUE O OSMAR IA DAR LAVADA NELE, NO ENTANTO O QUE DEU??? REQUÃO NA CABEÇA. ENTÃO É ASSIM, OSMAR VEM COM O PT PORQUE? ELES ESTÃO COM O DINHEIRO E CERTAMENTE OSMAR VAI GANHAR DO BETO, E MAIS A DILMA SERA A NOVA PRESIDENTE.

  29. TITA
    domingo, 7 de março de 2010 – 21:28 hs

    OLHA NAO VEJO A HORA DESSAS DECISSOES LOGO QUEM SAI PRA QUE MAS TORCO E VOTO DESDE A ULTIMA ELEICAO PRO OSMAR PRA GOVERNO E ACHO QUE BETO SUJOU JOGOU SUJO CRESCEU O OLHO DE MAIS E OLHA QUE SOU ELEITOR DELE POR DUAS VEZES EM CTBA, MAS ACHO QUE VOU REVER MEUS CONCEITOS ACHO QUE POR TRAZ DAQUELA PELE DE CORDEIRO TEM UM LOBO RSRSRS, REQUIAO NAO VOTO NEM NO INFERNO, QUANTO MAIS PRO SENADO, MAS TENHO CONSIENCIA QUE SERA SENADOR POIS TEM SEUS ELEITORES QUE TOMAM TBEM GARDENAL NE, ABARCOS A TODOS, TITA CTBA , BAIRRO ALTO.

  30. amber purim
    segunda-feira, 8 de março de 2010 – 12:48 hs

    Sou fã do senador Osmar Dias e torço por ele; só lamento que tenha um dia se iludido e aceitado a “equipe” de comunicação que enterrou a campanha dele em 2006 pela inércia e incompetência, pra dizer o mínimo. Espero que desta vez ele escolha profissionais de alto nível e leais.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*