No Paraná, Requião diz já estar 'acertado' com Dilma | Fábio Campana

No Paraná, Requião diz
já estar ‘acertado’ com Dilma


Josias de Souza Folha Online

Nesta sexta (12), Lula foi ao Paraná. Com Dilma Rousseff a tiracolo, entregou a primeira etapa das obras da Repar (Refinaria Getúlio Vargas).

O TCU detectara superfaturamento na obra. Recomendara a suspensão do repasse de verbas. O Congresso referendara a decisão. Mas Lula dá de ombros.

Presente à cerimônia, o governador Roberto Requião, pseudocandidato do PMDB à presidência da República, surpreendeu.

Em discurso, Requião evocou a frase de um amigo para dizer algo que foi entendido como uma declaração de apoio a Dilma:

“Nóis tá tudo acertado, nóis se finge de leitão pra poder mamar deitado”.

Ao mirar as tetas do eventual futuro governo Dilma, Requião deitou uma candidatura própria que, antes, dizia estar em pé.

Pronunciara ataques à direção nacional do PMDB, simulando contrariedade com o acerto que fará do grão-pemedebê Michel Temer o vice de Dilma.

Criticara asperamente o PT do Paraná, forçando o partido de Lula a romper com ele e a entregar os cargos que mantinha no governo paranaense.

Em privado, alvejara Lula e Dilma que, no Paraná, se encaminham para um acerto com o desafeto Osmar Dias, candidato ao governo do Estado pelo PDT.

Numa única frase, Requião converteu Requião em pantomima. No lugar do presidenciável, surgiu um simulacro de leitão, que prefere mamar deitado a brigar em pé.

Ao achegar-se ao microfone, Requião ouviu um ensaio de vaias. A platéia, constituída de funcionários da Petrobras, tomava-o por traidor.

O governador reagiu. Declarou-se um quadro de “esquerda”. Um defensor da “empresa nacional”. Incapaz de permitir que retrocedam os avanços obtidos sob Lula.

“A última coisa que eu esperaria na minha vida era esse tipo de comportamento em uma assembléia de trabalhadores de uma empresa nacional”, disse Requião.

A frase do leitão como que pacificou a platéia. Antes, numa entrevista a um diário local, Lula falara da dificuldade de “juntar no mesmo barco todo mundo que a gente respeita e admira”.

Estava enganado. A despeito da retórica ciclotímica, Requião já está com os dois pés no transatlântico partidário que conduz a candidatura de Dilma.

Lula aproveitou a solenidade para festejar, uma vez mais, o êxito de seu governo no combate à crise. Disse que o brasileiro nem sentiu os efeitos da turbulência global (assista abaixo).


26 comentários

  1. Antonio
    sábado, 13 de março de 2010 – 11:36 hs

    Pois é. O leitão mamou deitado nos cofres do Estado do Paraná durante oito anos. Ele e mais sua turma.

  2. jesus carlos
    sábado, 13 de março de 2010 – 11:51 hs

    REI qião me chama para ser seu segurança apos treminar seu mandato. Me caham estarei a sua disposição ,

  3. Linco
    sábado, 13 de março de 2010 – 12:05 hs

    O Requião tal como Hitler, Mussolini, Fidel, Chavez (esse, tirano menos famoso) vai abusando da paciência do povo, achando que pode enganar a todos durante todo tempo, se acabará como se acabaram uns e estão se acabando outros como o Fidel que de ícone da Revolução Socialista acabou como um ditadorzinho sanguináriao que de socialista já nem lembrança há, o que importa é estar numa casa com piscina trajando uma blusa da americana Nike enquanto cidadãos morrem de fomoe e tortura física e psicológica.
    Requião teu fim político está próximo!

  4. Capitão Gancho
    sábado, 13 de março de 2010 – 12:17 hs

    Com essa espessa manta de tecido adiposo que podemos observar no corpinho esbelto de Vsa. Ex excelência, tá mais para leitão mesmo…

  5. Ed
    sábado, 13 de março de 2010 – 13:04 hs

    Por falar em Requião, lembrei-me do aumento salarial da PM. O aumento de salário da PM foi mais uma “malandragem” do Requião e sua turma. Qualquer mentecapto que saiba um pouquinho de matemática, ao analisar as tabelas do Projeto de Lei enviado à ALP, vai ver que o auento será irrisólrio para as classes inferiores a capitão (se brincar, alguns ainda vão ter que devolver dinheiro ao Estado, quando do pagamento da tal primeira fase). A primeira fase tem data para ser paga, mas as outras não tem garantia nenhuma. O Requião na verdade, matou vários coelhos com uma só paulada: esvaziou o movimento pela antiga PEC 300, esvaziou o movimento pela Pec 64 – do subsídio (por ela, toda vez que o coronel tivesse aumento, teria que aumentar o salário dos demais), passou mel na boca das entidades e associações de classe. Todas as associações de classe dos Pms assinaram o Projeto de Lei, por quê? As antigas gratificações foram todas aglutinadas no “soldão”, aí então as associações e entidades de classe vão arrecadar mais, pois sua arrecadação é baseada em percentual do soldo Soldão = descontão. Outra coisa, a pseudo reestruturação dos quadros da PM, nada mais foi do que uma forma “camuflada” de atender ao antigo sonho da equiparação com o delegados (de capitão ao coronel), o restante do pessoal entrou nela como “boi de piranha”.
    È claro que do coronel ao capitão tem que ganhar bem, pois, um coronel é responsável por 20, 30 ou mais municípios e tem apenas dois ou três capitães para auxilia-lo (na área de um coronel tem quantos juízes e promotores? Vários), portanto ainda acho que é pouco o que consta no Projeto de Lei; deviam ganhar muito mais, só que sem sacanagem por cima do restante do pessoal. Meu medo é que os demais, ao receberem seus holerites, comecem a fazer corpo mole para atender ocorrências (ex: o ladrão vai para um lado o Pm vai para o outro). Também, vão se sentir traídos pelas associações à que pertencem e, com certeza, vai haver desfiliações em massa. Vão se sentir como o exército de Coriolano! E. eu como contribuinte terei um péssimo retorno em matéria de segurança pública. A meu ver, faltou assessoria ao governador, pois se tivesse dado um aumento para todos, de dez ou quinze por cento, todo mundo ficaria calado (no ano passado foi dado seis por cento e ninguém chiou). Devia ter deixado a bomba para o próximo governador. Coitado do Pessuti, foi usado como “inocente útil” para anunciar o fato. O Beto e o Osmar devem estar gostando! Cada PM, no menor rincão, será um cabo eleitoral negativo do Pessuti e do Requião, e o Pm honesto, no pequeno município é tido como um deus; as pessoas até o consultam em quem deve votar. Cabe agora aos deputados analisar o que aí está e agirem com inteligência, se quiserem ter o voto de tais categorias. Queira Deus que eu esteja errado em minhas considerações!

  6. Malezartes
    sábado, 13 de março de 2010 – 13:20 hs

    O Requião perderá a eleição, ficará sem mandato e será preso.
    As. Pai João Pedro Malazartes.curriculum: acertou o dia da morte no JFK, do Getúlio e do Tiradentes.

  7. Requião Fã Clube
    sábado, 13 de março de 2010 – 14:38 hs

    Acho que “acertado” pode ter uma outra conotação.
    “Nóis” finge de Leitão, entendo que não só o Requião estivesse fingindo, mas o Lula tambem, quem sabe a Dilma tambem, isto pode significar muita coisa.
    Coloquem seus encefalos para funcionar!

  8. Borduna
    sábado, 13 de março de 2010 – 14:45 hs

    Metade do Paraná o ama. A outra o odeia. Queiram ou não, do jeito que foi, é, e sempre será, Bob Req é imbatível nas eleições. Será Senador, ou alguem acha que a massa ignara de eleitores não vai votar no cara???????Tá eleito mais uma vez.

  9. Remo
    sábado, 13 de março de 2010 – 16:40 hs

    Leitão de tão GORDO das mordomias e das maldades e maledicências que pratica todo segundo da sua aparente poderosa e menos aparente medíocre vida.
    REQUIÃO LEITÃO!!!!!

  10. pedro
    sábado, 13 de março de 2010 – 17:12 hs

    o requiao e um bom tribuno a gleice uma exelente vice, e o governador sera o barbudo e tenho dito,

  11. Ramos
    sábado, 13 de março de 2010 – 17:32 hs

    requião na prisão……..já,já,já…..
    requião na prisão……..já, já, já…
    não é um belo refrão para a próxima campanha???

  12. APEDEUTA
    sábado, 13 de março de 2010 – 17:43 hs

    Nestes oito anos de governo foram R$ 160 bilhões de reais, o orçamento do Estado do Paraná.
    A segurança pública vive o pior momento da sua história, faltam recursos materiais e humanos.
    O Paraná, não sentirá a ausência do Requião, como também não sentimos do Jaime Lerner, isto nos aduz a dizer que não precisamos de governantes, bastaria termos outra forma de governabilidade: técnicos e conselheiros para gerir a coisa pública, com capacidade e comprometimento para administrar o Estado.
    Prestar contas da evolução social: arrecadação x qualidade de vida dos cidadãos.

    Onde todos teriam acesso ao ensino de qualidade, com capacidade para enfrentar os desafios impostos pelo mercado de trabalho.

    Infelizmente, os poderes estão ainda contaminados por múltiplos interesses, principalmente, do capital “empresarial”.

  13. ERNESTO
    sábado, 13 de março de 2010 – 19:52 hs

    LEITÃO NÃO PARECE NÃO ,PORQUE LEITÃO É MAGRINHO ,NOVINHO ,SEM GORDURAS.
    NO CASO DELE ESTA MAIS PARA PORCO GORDO MESMO!
    FOI EXTREMAMENTE GENTIL CONSIGO MESMO SE PASSANDO POR LEITÃO!

  14. Túlio
    sábado, 13 de março de 2010 – 20:06 hs

    Ta mais pra cachaço que pra leitão

  15. Paranaense
    sábado, 13 de março de 2010 – 20:16 hs

    Thau Requião, dá um tempo para o povo do Paraná. Queremos ter a liberdade de escolher quemk será nosso próximo funcionário que será responsável pelas políticas públicas do Estado. E desta vez, se o p´roximo funcionário que escolhermos não nos transmitir confiança, vamos demití-lo, ao final dos quatro anos. Seu segundo mandato serviu para nos ensinar isto. Segunto Mandato= segundo plano. Boa sorte!!! Vá até o INSS e requeira seu seguro desemprego. Creio que vc também tenha direito. Só que lá, se não me engano, o máximo que eles pagam é R$800, durante quatro meses. Depois tu vai ter que te virar. Mas, quem sabe o Beto Richa, esse para quem vc passou a arrrastar uma asinha, não te arrange um cargo de cobrador de ônibus, gari ou quem sabe de agente de transito. Assim, conforme o ensinamento espírita, vc sofre um pouco e sabe o que é estar na pele de trabalhador de verdade e ainda ser chamado de palhaço e de pau mandado…Que tal se nós resolvermos fazer vc “evoluir o espírito”, como nos ensina respeitadíssima doutrína de Alan Kardec?

  16. FILET MIGNON
    sábado, 13 de março de 2010 – 20:25 hs

    O “BORDUNA”, pegue seu apelido, bata com ele em sua própria cabeça. Infelizmente, como dizes, pertences a metade que ama REIQUIÃO, O INSANO, DESPORTA, NEPOTISTA, USURPADOR, PREVARICADOR, IMPROBO, MENTIROSO, DEMAGÔGO, PUSILÂNIME, e, por favor argumente, tente de tudo, para desmentir qualquer destes adjetivos endereçados ao INSANO, aliás, o governo deste “MOSTODONTE DE PUEBLA”, foi pior do que o Governo de Haroldo Leon Perez.
    Cabe-me também alertá-lo, “BORDUNA”, desavisado, decrépto, lambe-botas, a conta dos prejuízos causados ao Paraná pelo desgoverno do dono das botas que lambes, tem você como aval…
    Pedes para ir ao banheiro… Vás ao banheiro,… Dês descarga… E siga, a viagem com seu leitãozinho com mamilos grandes, exacerbados, para o depósito onde você e ele, ele e você, certamente, serão muito bem recebidos, na B….Osta, é o lugar que merecem!

  17. Paranaense
    sábado, 13 de março de 2010 – 20:36 hs

    A Máscara Do Mal

    Em minha parede há uma escultura de madeira japonesa
    Máscara de um demônio mau, coberta de esmalte dourado.
    Compreensivo observo
    As veias dilatadas da fronte, indicando
    Como é cansativo ser mal – Bertold Brecht

  18. Austragésilo
    sábado, 13 de março de 2010 – 20:50 hs

    “Nóis tá tudo acertado, nóis se finge de leitão pra poder mamar deitado”. Palavras de um estadista…
    Que frase pobre, triste e que se contrapõe a tudo que RR fala, no dia a dia e, principalmente nas lições – lições? – que tenta passar na tal Escola de Governo.
    Se “está tudo acertado” tudo o que tem falado contra Lula e Dilma é abobrinha, papo fiado, história pra boi dormir. Fazendo do ouvido dos outros, pinico!
    “Nóis se finge de leitão” – Além dele (RR) quem mais se finge, cara pálida? Lula, Dilma e corriola? É isso? Tudo é um jogo de interesses não declarados?
    “Pra poder mamar deitado” – Fica claro que a ordem é mamar nas tetas da mãe-Pátria. E, como se não bastasse estarem mamando há muito tempo, agora, pelo peso da idade e da boa nutrição, a ordem é mamar deitado para cansar menos. Porém, jamais deixar de mamar…
    Ou seja, em outras palavras, está passado o recibo da expertise de nossos profissionais da política, não?
    Enquanto isso o povo sofre nas filas da incompetência diária dos serviços públicos.
    Só mesmo o voto consciente e as urnas para mudar esse estado de coisas…

  19. Paranaense
    sábado, 13 de março de 2010 – 21:18 hs

    Expulso Por Bom Motivo

    Eu cresci como filho
    De gente abastada. Meus pais
    Me colocaram um colarinho, e me educaram
    No hábito de ser servido
    E me ensinaram a dar ordens. Mas quando
    Já crescido, olhei em torno de mim
    Não me agradaram as pessoas da minha classe e me juntei
    À gente pequena.

    Assim
    Eles criaram um traidor, ensinaram-lhe
    Suas artes, e ele
    Denuncia-os ao inimigo.
    Sim, eu conto seus segredos. Fico
    Entre o povo e explico
    Como eles trapaceiam, e digo o que virá, pois
    Estou instruído em seus planos.
    O latim de seus clérigos corruptos
    Traduzo palavra por palavra em linguagem comum,

    Então
    Ele se revela uma farsa. Tomo
    A balança da sua justiça e mostro
    Os pesos falsos. E os seus informantes relatam
    Que me encontro entre os despossuídos, quando
    Tramam a revolta.
    Eles me advertiram e me tomaram
    O que ganhei com meu trabalho. E quando me corrigi
    Eles foram me caçar, mas
    Em minha casa
    Encontraram apenas escritos que expunham
    Suas tramas contra o povo. Então
    Enviaram uma ordem de prisão
    Acusando-me de ter idéias baixas, isto é
    As idéias da gente baixa.
    Aonde vou sou marcado
    Aos olhos dos possuidores.
    Mas os despossuídos
    Lêem a ordem de prisão
    E me oferecem abrigo. Você, dizem
    Foi expulso por bom motivo. Bertold Brecht

  20. Paranaense
    sábado, 13 de março de 2010 – 21:46 hs

    Se os Tubarões Fossem Homens

    Bertold Brecht

    Se os tubarões fossem homens, eles seriam mais gentís com os peixes pequenos. Se os tubarões fossem homens, eles fariam construir resistentes caixas do mar, para os peixes pequenos com todos os tipos de alimentos dentro, tanto vegetais, quanto animais. Eles cuidariam para que as caixas tivessem água sempre renovada e adotariam todas as providências sanitárias cabíveis se por exemplo um peixinho ferisse a barbatana, imediatamente ele faria uma atadura a fim de que não moressem antes do tempo. Para que os peixinhos não ficassem tristonhos, eles dariam cá e lá uma festa aquática, pois os peixes alegres tem gosto melhor que os tristonhos.

    Naturalmente também haveria escolas nas grandes caixas, nessas aulas os peixinhos aprenderiam como nadar para a guela dos tubarões. Eles aprenderiam, por exemplo a usar a geografia, a fim de encontrar os grandes tubarões, deitados preguiçosamente por aí. Aula principal seria naturalmente a formação moral dos peixinhos. Eles seriam ensinados de que o ato mais grandioso e mais belo é o sacrifício alegre de um peixinho, e que todos eles deveriam acreditar nos tubarões, sobretudo quando esses dizem que velam pelo belo futuro dos peixinhos. Se encucaria nos peixinhos que esse futuro só estaria garantido se aprendessem a obediência. Antes de tudo os peixinhos deveriam guardar-se antes de qualquer inclinação baixa, materialista, egoísta e marxista. E denunciaria imediatamente os tubarões se qualquer deles manifestasse essas inclinações.

    Se os tubarões fossem homens, eles naturalmente fariam guerra entre si a fim de conquistar caixas de peixes e peixinhos estrangeiros.As guerras seriam conduzidas pelos seus próprios peixinhos. Eles ensinariam os peixinhos que, entre os peixinhos e outros tubarões existem gigantescas diferenças. Eles anunciariam que os peixinhos são reconhecidamente mudos e calam nas mais diferentes línguas, sendo assim impossível que entendam um ao outro. Cada peixinho que na guerra matasse alguns peixinhos inimigos da outra língua silenciosos, seria condecorado com uma pequena ordem das algas e receberia o título de herói.

    Se os tubarões fossem homens, haveria entre eles naturalmente também uma arte, haveria belos quadros, nos quais os dentes dos tubarões seriam pintados em vistosas cores e suas guelas seriam representadas como inocentes parques de recreio, nas quais se poderia brincar magnificamente. Os teatros do fundo do mar mostrariam como os valorosos peixinhos nadam entusiasmados para as guelas dos tubarões.A música seria tão bela, tão bela, que os peixinhos sob seus acordes e a orquestra na frente, entrariam em massa para as guelas dos tubarões sonhadores e possuídos pelos mais agradáveis pensamentos. Também haveria uma religião ali.

    Se os tubarões fossem homens, eles ensinariam essa religião. E só na barriga dos tubarões é que começaria verdadeiramente a vida. Ademais, se os tubarões fossem homens, também acabaria a igualdade que hoje existe entre os peixinhos, alguns deles obteriam cargos e seriam postos acima dos outros. Os que fossem um pouquinho maiores poderiam inclusive comer os menores, isso só seria agradável aos tubarões, pois eles mesmos obteriam assim mais constantemente maiores bocados para devorar. E os peixinhos maiores que deteriam os cargos valeriam pela ordem entre os peixinhos para que estes chegassem a ser, professores, oficiais, engenheiros da construção de caixas e assim por diante. Curto e grosso, só então haveria civilização no mar, se os tubarões fossem homens.

  21. CAUDIO
    sábado, 13 de março de 2010 – 22:46 hs

    requião senador

  22. Luciano
    domingo, 14 de março de 2010 – 5:13 hs

    Requião foi mal bom foi o Jaime Lerner que afundou nosso estado. E cuidado está para chegar o Beto Lerner Richa ai, se ligue pessoa para não cair ne armadilha!!!

  23. ildo baldo
    domingo, 14 de março de 2010 – 11:34 hs

    FABIO ESTES SUJEITO QUE ESTÂO ACUSTUMADO A DEITAR E ROLAR NAS AÇOES A FAVOR DO BETO OU DO PSDB DEM ESTÂO LUTANDO COM OBRAS NACIONAIS E NÂO ADIANTA QUEREM FICAR FALANDO EM PARALIZAÇOES DAS OBRAS DA REPAR QUE NÂO VAI ADIANTAR QUE TODO MUNDO SABE QUE ESSE GRUPO DO BETO NÂO TEM CREDITO FORA DO PARANA
    PORQUE SÂO FALASTRAO E AUTORITARIO POIS SE REALMENTE FOSSEM HONESTO COM AS CONVICÇOÊS
    ESTARIA HOJE PUNINDO O BETO PELO MENSALÂO DE CURITIBA MAS TRATARO DE LIVRAR A CARA DO SUJEITO E VIVER NA IMPUNIDADE

  24. juca
    domingo, 14 de março de 2010 – 12:01 hs

    vamos lançar a campanha. “Irmão: Requião outra vez não!!”

  25. Akisefaz Akisepaga
    domingo, 14 de março de 2010 – 12:19 hs

    Requeijão…
    Acredite, este ano será o PIOR ano da sua vida. Além das derrotas políticas, o fantasma da doença espreita seu ambiente.
    INÍCIO DO SEU FIM…

  26. Austragésilo
    segunda-feira, 15 de março de 2010 – 10:06 hs

    É preciso limpar o retrovisor da política paranaense e nacional nestas eleições de outubro próximo. Ou, pelo menos, sacurdir o trono político com firmeza para que os velhos, decrépitos, usurpadores e corruptos da politica tupiniquim caiam de maduros. Digo, de podre! Renovar é preciso. Se não com jovens políticos – o que anda difícil – pelo menos, fazer o revezamento das cadeiras e siglas no poder nacional e estadual. Seria um bom começo!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*