Na surdina, evangélicos exigem mudanças | Fábio Campana

Na surdina, evangélicos exigem mudanças

Muita gtente vai contestar, mas a informação é absolutamente correta. Os nomes das fontes e de alguns envolvidos nos fatos são mantidos em off, para evitar maiores “comoções”.

Assim, posso garantir: silenciosamente, um grupo de pastores evangélicos, sobretudo lideranças de igrejas evangélicas das chamadas igrejas históricas estão sendo contatas por confrades seus descontentes com os rumos da Sociedade Evangélica Beneficente, mantenedora do importantíssimo Hospital Evangélico de Curitiba. E também da FEPAR, Faculdade Evangélica do Paraná (com cursos de expressão, como Medicina, Enfermagem, Psicologia, entre outros).

NA SURDINA (2)

Na linha de tiro está o deputado André Zacarov, que preside a Sociedade, e encarnação dos descontentamentos. Os evangélicos históricos (metodistas, presbiterianos, luteranos e congregacionais) amadurecem uma possível oposição formal a Zacarov, podendo até apresentar chapa uma chapa para concorrer à renovação da SEB em 2011.

As causas da oposição? Sobretudo descontentamento com questões administrativas da instituição, para as quais os chamados renovadores pedem “mais transparência”. O próprio Zacarov, sentido a ação dos opositores, teria tentado se fortalecer junto às igrejas pentecostais. Ele hoje, por exemplo, apesar de ser batista, está fortemente vinculado – e congrega com a Assembléia de Deus.

NA SURDINA (3)

No frigir dos ovos, Zacarov, dizem seus defensores, teria um saldo positivo de realizações na SEB, embora se defronte com muitas ações trabalhistas, muitas das quais promovidas por auxiliares diretos de ontem.

A verdade final é que o Conselho de Administração, formado por representantes das igrejas que fundaram a SEB é que decidirá a “briga entre os crentes”, como já é conhecida de alguns a contenda sagrada.


36 comentários

  1. A.
    sexta-feira, 26 de março de 2010 – 20:22 hs

    O “l90” vai carregar a “bagagem” no Sítio Cercado e Bairro Novo. 4 Escritórios prontos e funcionando lá, da “dobradinha”

  2. A.
    sexta-feira, 26 de março de 2010 – 20:23 hs

    quer dizer, $ $ $

  3. sexta-feira, 26 de março de 2010 – 21:04 hs

    Se ser evangélico e seguir a Bíblia, eu também ou evangélico.
    Se ser crente é crer em Deus eu também sou crente.
    Graças a Deus, também sou feliz.

  4. Angela
    sábado, 27 de março de 2010 – 0:46 hs

    Tem muita sujeira nesta Sociedade Evangélica que foi calada pela força dos envolvidos, muita gente que já fez lambança de uma lado agora faz do outro, se estourou uma vez vai estourar de novo, não dá para enganar sempre.

  5. tiba-ctba
    sábado, 27 de março de 2010 – 4:40 hs

    uééééé por que o espanto …. o Zakarov não era da direção da CIC no tempo dos escandalos na Gestão Lerner????

  6. bruna
    sábado, 27 de março de 2010 – 8:09 hs

    se a moda pega e todos os religiosos ( católicos e espíritas, além dos evangélicos) resolvem exigir mais transparência das instituições hospitalares e educacionais a cada uma delas ligadas, vamos descobrir coisas assustadoras sobre péssimo gerenciamento de recursos, falta de respeito com seus funcionários e falta de atendimento adequado para a população, tenho quase certeza disso! Basta dar uma passeada pelos sindicatos e conselhos regionais para verificar as reclamações…

  7. Curitiboka
    sábado, 27 de março de 2010 – 8:31 hs

    Mas não é possível isso, além de enganarem a legião de pessoas que os seguem, tomando seus parcos centavos com dízimo e muitas outras artimanhas, agora querem a propina, a maracutaia da politica também?

  8. Antonio Moreira
    sábado, 27 de março de 2010 – 9:57 hs

    Vamos torcer para que se acertem, pois Curitiba precisa e muito do Hospital Evangélico e todas estas religiões que são a base mantenedora do hospital são religiões sérias, não confundam com as outras caça-niqueis que não saem da televisão.

  9. Sérpico
    sábado, 27 de março de 2010 – 10:21 hs

    Caro Curitiboka! Como seu nome já o define,não me espanta os seus comentários descabidos, cheios de ignorância e parvalhice. Não critique o que não entende, e espero que algum dia você se prostre aos pés do Senhor.

  10. Em processo
    sábado, 27 de março de 2010 – 11:08 hs

    Já trabalhei lá e tenho processo contra eles, mas não foi na área administrativa. Esses boatos se repetem. Outro boato é que a Universal queria comprar o Evangélico para dar atendimento preferencial aos seus fiéis. Apesar da proposta e das dificuldades financeiras a proposta foi rejeitada, as igrejas que fazem parte da Comissão são sérias. O Deputado Oliveira Filho, da Universal, pediu votos por lá e foi eleito, mas nunca fez nada, por isso o Zacharow decidiu se candidatar, para ajudar o Hospital. Aparentemente pouco fez, fez muito mais antes de ser Deputado. Tem seu valor mas se há irregularidades deve ser substituido, pelo bem do Hospital e das pessoas que precisam dele. Outra coisa que que sempre foi combatido pelo Zacharow foram as tentativas de transformar o Hospital para atendimento exclusivamente particular, que daria muito mais lucro. Temos que cuidar para que isso nunca aconteça. O povo precisa muito do Hospital, a visão religiosa deve ser deixada de lado, o que conta é a administração.

  11. Hebron
    sábado, 27 de março de 2010 – 11:46 hs

    O Zacarov?…..aquele que também é maçon?….isso…ele mesmo!….ué mas como ser maçom e evangélico ao mesmo tempo?….é simples basta ser indigno por formação…..cultuar valores divergentes daqueles cultuados pelos honrados…postar a ganância acima de qualquer outra coisa…! Estes são os adjetivos pessoas necessários, “ISTO” é o que se atende pelo nome de Andre Zacarov – Falsário…o resto dispensa-se demais comentários!

  12. sábado, 27 de março de 2010 – 15:40 hs

    Com repeito ao comentário “supra” a universal não precisa de hospital – cura dedo quebrado à vista de todos … Veja 30 segundos de progra na TV … Que inveja!

  13. sábado, 27 de março de 2010 – 15:41 hs

    Com repeito ao comentário “supra” a universal não precisa de hospital – cura dedo quebrado à vista de todos … Veja 30 segundos de programa na TV … Que inveja!

  14. ELHOIN
    sábado, 27 de março de 2010 – 17:47 hs

    Para os menos desatentos a direção geral do hospital não e da igreja e sim da Faculdade Federal que tinha como gestor o senhor Carlos Moreira ou estou enganado? Corrijam-me se estiver errado! Então há muitos coelhos a saírem dessa moita.

  15. Luciano Brito
    sábado, 27 de março de 2010 – 20:34 hs

    Então tá, o Dr Zacharow era uma unanimidade e agora não é?

    Fala sério qualquer líder terá oposição em qualquer área e principalmente quando alguém se envolve com a política partidária como é o caso do Dep Fed André Zacharow

    Quanto as questões administrativas e os descontentamentos vejo como naturais e salutares para a SEB o Hospital e a Faculdade o embate de idéias e o diálogo ainda que tenso no Conselho de Administração e que todos cheguem a um bom termo rapidamente

    O que não vejo como salutar é alguém entender que as instituições religiosas com relevantes serviços prestados a sociedade como a dezena de igrejas evangélicas que constituem o Conselho de Administração da SEB sejam entendidas como instituições facilmente manipuladas por quem quer que seja

    Não se enganem qualquer direcionamento administrativo dentro da SEB ocorrerá como sempre a partir de fatos concretos e o amplo e diálogo, assim como pelo salutar embate de idéias e fundamentalmente por aquilo que motivou a criação destas relevantes instituições:

    A GLÓRIA DE DEUS
    O AMOR AO PRÓXIMO
    E A UNIDADE

    Discordo veementemente da sugestão de uma “briga de crentes” e de uma “contenda sagrada”

    e principalmente da idéia de que os pastores estão na surdina esboçando o seu descontentamento e que existe dois grupos se opondo diante de possíveis problemas administrativos

    Oro pela Unidade e para que haja sim
    avanços, renovo e avivamento no meio do povo de Deus.

    Parabéns pelo blog Campana

  16. Mendes
    sábado, 27 de março de 2010 – 21:09 hs

    Vai dormir Serpico

  17. Sérpico
    domingo, 28 de março de 2010 – 11:30 hs

    Se no me compreendes Mendes, cala-te!

  18. Curitiboka
    domingo, 28 de março de 2010 – 11:40 hs

    Sérpico, tu deves ser mais um que enganas o teu irmão. Bate com força no peito e diz que é cristão de verdade, quando alguém chegar na porta de sua casa e lhe der um prato de comida.
    Agora tirar dinheiro de coitado, é pra acabar!! É o que fazem todas as denominações e tu sabes como vive bem quem conduz essas instuições. Sem especificar o condutor, deveriam mudar o nome para “gerente”, esse cumpre metas.

  19. Curitiboka
    domingo, 28 de março de 2010 – 11:43 hs

    Ainda bem que vivemos no “Brazil” de Obama, já pensou se as lindas mulheres brasileiras tivessem que usar véu, burca, já basta os longos cabelos sem lavar que algumas usam. Ou pior, ser queimado por não acreditar no “gerente”.

  20. Pedro
    domingo, 28 de março de 2010 – 12:01 hs

    Acho saudavel a sucessão na SEB! O que está errado é quando se eleje ou reeleje um “provedor” pensam logo em “SALVADOR DA PÁTRIA” assim como aconteceu com o André quando eleito a primeira vez- OU NINGUEM LEMBRA – DE EVANGÉLICO O HOSPITAL SÓ TEM A PLACA ENFERRUJADA!… É errado misturar beneficiencia e politica! Os evangélicos “históricos” não veem com bons olhos essa mistura com politica partidaria, principalmente a que promove a infidelidade…! – Quantas vezes o André mudou de partido?
    Com o apoio ou apoiando quem? E com quem ele está hoje?…Mas as mantenedoras tambem cometem seus pecados!
    Quanto aportam para a sociedade?… ou ficam esperando da política as verbas necessarias… se for assim acontece o de sempre… Arranjam alguem para “CRISTO” …

  21. DARBY VALENTE
    segunda-feira, 29 de março de 2010 – 17:58 hs

    NOTA DE ESCLARECIMENTO.

    A propósito de matéria divulgada no blog do jornalista Fábio Campana, no dia 26 passado, cumpre esclarecer que essas notícias, além de manifestar total desconhecimento da realidade das atividades da SEB e suas unidades, os autores se escondem sob o pseudônimo, acovardados e amedrontados, assim como omissos na participação de uma das maiores obras sociais empreendidas por uma Instituição Evangélica.
    Quem conhece a realidade da política de saúde em nosso país, dá graças a Deus pela contribuição que o Dr. André Zacharow está dando, ao lado do Presidente Dr. Darby Valente, no maior hospital privado em nosso Estado. Dentro da crise por que passa o sistema de saúde no Brasil, muitos hospitais filantrópicos estão diminuindo o número de atendimento a pacientes do SUS, aliás, alguns inclusive deixando de atendê-los. No Hospital Evangélico isto não acontece. Talvez aqueles que, dentro do anonimato, estão criticando esta Instituição que completará 67 anos de ininterrupta atividade, no dia 26 de junho próximo, não tem conhecimento de números gerados pelo imperativo de fazer o bem sem se cansarem. Veja a seguir:

    Indicadores da SEB/HUEC referente ao Ano de 2009:
    – Número de Leitos Hospitalares = 660 leitos (considerando HUEC e Bairro Novo)
    – Total de Atendimentos de Urgência e Emergência = 76.993 (ano)
    – Total de Internamentos = 34.863 (ano)
    – Total de Atendimentos Ambulatoriais = 147.326 (ano)
    – Total de Cirurgias Gerais = 21.891 (ano)
    – Total de Partos e Cesáreas = 5.822 (ano)
    – Procedimentos de SADT = 1.281.550 (ano)
    – Número de Funcionários Ativos = 3.589 (mês de Dezembro/09)

    Fatos relevantes do HUEC:
    – Considerado o Hospital com o maior número de internamentos SUS do Estado do Paraná.
    – Referência no atendimento a Queimados.
    – Referência em Gestação de Alto Risco (maternidade com 30 leitos).
    – Alta Complexidade em Neurocirurgia.
    – Alta Complexidade em Cirurgia Cardiovascular, Vascular e Endovascular.
    – Alta Complexidade Traumato-Ortopedia.
    – Transplante de Rim (sendo o maior transplantador do Estado do Pr).
    – Transplante de Córnea .
    – Transplante de Tecido Ósteo-Condro-Fácio-Ligamentoso.
    – Em fase de Credenciamento para Transplante de Fígado, Coração, Conjugado de Rim e Pâncreas e Cirurgia Bariátrica.
    – Hospital Amigo da Criança.
    – Hospital Sentinela pela ANVISA.
    – Principal parceiro da Secretaria Municipal de Saúde/SMS na realização dos Programas Mãe Curitibana e Programa Mulher e Crianças Vítimas de Violência Sexual.
    – Premiado em seis anos consecutivos, desde 2004, com o “Top of Mind”, sendo a marca mais lembrada pelos paranaenses no segmento hospitalar.
    – Opera no modelo de Contratualização, junto ao Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde para atendimento ao SUS.
    Este é um breve relato das atividades desenvolvidas pelo Dr. André Zacharow, nas ultimas duas décadas, participando da Diretoria da Sociedade Evangélica Beneficente. E, agora, como Presidente licenciado continua a prestar relevantes serviços à comunidade curitibana.
    Finalmente, as afirmações de que as denominações históricas (metodistas, presbiterianos, luteranos e congregacionais) estejam amadurecendo uma possível oposição formal ao Dr. André Zacharow, não correspondem a verdade.

    Dr. Darby Valente – Presidente.
    Pastor e representante da Igreja Metodista do Brasil.

  22. Virginia Helena
    segunda-feira, 29 de março de 2010 – 18:01 hs

    Senhores, que tal lembrar de todo o desenvolvimento, condições de atendimento, tecnologia de ponta e recursos que se devem ao trabalho do Dr. André Zacharow.
    Gostaria de saber qual hospital de atendimento ao SUS permite tais condições e garante o atendimento a nossa população tão carente.

    Virginia Helena – Chefe do serviço de Terapia Intensiva do Hospital Evangélico.

  23. Larissa
    segunda-feira, 29 de março de 2010 – 18:47 hs

    Acredito que falar mal do Sr. Zacharow agora fica mais facil do que realmente entender os fatos. Não conheço o assunto a fundo, só sei que vi um ambulatório enorme do Evangelico e gostei muito, antes tinhamos que ficar na chuva ou sol para aguardar o atendimento. Agora tem um ambulatório com com conforto de clinica particular, as vezes é demorado mais sou atendida e isso é o que me importa, marco meus exames e retorno tudo no mesmo lugar, ficou muito bom.
    Se fosse facil administrar um Hospital com SUS, não haveriam tantas noticias nos jornais diariamente mostrando as dificuldades e falta de recursos.

    Lembro abaixo este versiculo aos irmãos:
    ” O fruto da justiça semeia-se em Paz para aqueles que promovem a Paz” (Tiago 3.18).
    Deus os abençoe.

  24. Karina
    segunda-feira, 29 de março de 2010 – 23:41 hs

    Primeiramente gostaria de lembrar que o atual Presidente da Sociedade Evangélica Beneficente de Curitiba é o Dr Darby Valente, que brilhantemente posta um recado logo acima e que o Dr André Zacharow, licenciado desde novembro de 2008 e atualmente Deputado Federal, engrandece o nome desta Sociedade bem como vem proporcionando ao Hospital Universitário Evangélico de Curitiba condições de atender 88% de seus pacientes provenientes do Sistema Único de Saúde. Vamos ser justos e lembrar da aquisição de novos equipamentos ( Ressonância Magnética, Equipamento de Hemodinâmica, Equipamentos de Centro Cirúrgico, UTI`S e Pronto Socorro), da obra do que será o maior Pronto Socorro do Estado do Paraná, obra e reforma da Unidade de Alta Complexidade, custeios de medicamentos e materiais hospitalares, entre outros, provenientes de verbas Federais, Estaduais e Municipais.
    Parabéns aos 50 anos do Hospital Evangélico, Parabéns aos 66 anos da SEB e nossa mais profunda gratidão ao Dr André Zacharow que dedica sua vida a estas Instituições!!!!

  25. mariana
    terça-feira, 30 de março de 2010 – 8:49 hs

    O Hospital Evangélico realiza um trabalho indispensável para a sociedade paranaense. Maior hospital filantrópico do estado e que cumpre o papel que deveria ser do governo. Cuidar da saúde de pessoas carentes, que não tem condições de pagar um plano de saúde e atender estas pessoas investindo em tecnologia. Criticar uma instituição como a SEB é fácil, difícil é assumir seu papel e desempenhar com tanta seriedade e comprometimento.

  26. Luiz Felipe Mendes
    terça-feira, 30 de março de 2010 – 14:46 hs

    Entendo que possa existir disputa ou interesse pelo poder dentro da Sociedade Evangélica Beneficiente, o que faz parte da democracia , porem denegrir o nome do Dr Zacharow, com relação a sua atuação na luta pela saúde carece de sentido. Trata-se de um dos deputados federais com maior atuação e militância na câmara federal por mais recursos para o setor , e não so para o Hospital Evangélico, mas para todo o estado do Paraná. Quanto as questões políticas , trata-se de um homem que tem as portas abertas para reinvindicar soluções para a saúde no âmbito federal, estadual e municipal. Merece referencia um instantâneo recente , quando o procurei para que intercedesse reinvindicando , juntamente com a Associação Medica do Paraná, Conselho regional de Medicina apoio para solicitar tratamento diferenciado ao nosso estado, em razão de ter apresentado o maior numero de óbitos pela Gripe Suína ,para liberação de vacina para toda a população de nosso estado. Dr André prontamente o fez através de pronunciamento no plenário e acreditamos que seu apoio na esfera do ministério da saúde será fundamental para que possamos vacinar toda a população do Paraná . Luiz Felipe Mendes – Medico do HUEC

  27. VILMAR
    terça-feira, 30 de março de 2010 – 22:07 hs

    Parlamentar atutante, Zacharow tem dedicado grande parte de seu tempo na busca de recursos para a saúde do nosso estado. A SEB se orgulha de poder contar com a ajuda de Zacharow. O Hospital Evangélico dedica 90% de seu atendimento a pacientes do SUS e graças ao apoio de Zacharow tem conseguido manter serviços de altíssima qualidade, sendo referência no Paraná e em todo o Brasil.

  28. Constantino Miguel Neto
    quarta-feira, 31 de março de 2010 – 17:57 hs

    Como Diretor do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba gostaria de reforçar a importância desta Instituição para o Estado do Paraná. Hoje o Evangélico não é só um patrimônio da SEB e sim um patrimônio do Estado e isto se deve ao comprometimento, atuação e visão desta Entidade que há 20 anos foi conduzida pelo atual Deputado André Zacharow.Para os poucos informados, o Deputado participa efetivamente da Bancada de Saúde no Congresso Nacional e luta por melhores condições, investimentos tecnológicos, reformas e ampliações para todo o Paraná beneficiando não só o Evangélico mais outros hospitais de igual importância.

  29. Teacher da casa
    quinta-feira, 1 de abril de 2010 – 22:02 hs

    Zacharow? Valente? afffff
    Tudo errado na FEPAR.
    Lixo, lixo, lixo!!!!!!!!!!!!

  30. pr dativo de oliveira
    segunda-feira, 14 de junho de 2010 – 11:28 hs

    dr andre zacharow tem sido um deputado dedicado aõ nosso povo que bom se tevessemos pelo menos uns deis andre zacharow no brasil que se preucupa com a saude de nosso povo menos favorecidos dr andre tem todo nosso apoio .

  31. Pr Eloir Paulo
    quarta-feira, 22 de setembro de 2010 – 10:04 hs

    Parabéns pelo seu Blog Fábio Campana!

    Referente os comentários postados no seu blog, é salutar as divergências,
    admiro a coragem do Dr Zacarow em enfrentar políticos de carreira e se colocar a disposição não só dos evangélicos para defendê-los e atendê-los, pois qualquer pessoa que chega para ser atendido no hospital evangélico, é bem atendido, sem distinção. Eu até duvido se os amigos que fizeram seus comentários algum dia não precisou dos préstimos do Hospital Evangélico de Curitiba. Que Deus abençoe a todos em especial ao FÁBIO CAMPANA.

  32. Daniel A.Silva
    terça-feira, 28 de setembro de 2010 – 14:05 hs

    Esse Sr.André Zacasei lá o que,é um incompetente,que só serve para explorar seu funcionários,seu nome já circulou muitas vezes em jornais ligado á alguma maracutáia,se esconde atras dos crentes,para dar uma de “santo”,e esse Vilmar que o defendeu,claro tem mesmo que defender,pois é seu braço forte no hospital evangélico,sai fora cambada,deixa de escandalizar o nome dos crentes.

  33. Rodrigo
    terça-feira, 26 de fevereiro de 2013 – 17:27 hs

    esse comentário era uma profecia? será que o deputado federal André Zacharow sabia de tudo isso que ocorria lá dentro da UTI do hospital evangélico, eu conheço muita gente que trabalhou lá dentro e que sabia e sabe de muita coisa, o comentário da senhora Karina acima eu vejo que existe muita coisa nos bastidores…..

  34. pedro
    quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013 – 0:38 hs

    Virginia Helena Segunda-feira, 29 de Março de 2010 – 18:01 hs
    Senhores, que tal lembrar de todo o desenvolvimento, condições de atendimento, tecnologia de ponta e recursos que se devem ao trabalho do Dr. André Zacharow.
    Gostaria de saber qual hospital de atendimento ao SUS permite tais condições e garante o atendimento a nossa população tão carente.

    Virginia Helena – Chefe do serviço de Terapia Intensiva do Hospital Evangélico.

  35. Cleci Silva
    quarta-feira, 13 de março de 2013 – 22:34 hs

    Por que será que o ser humano só olha o lado ruim das coisas? será que vcs não levam em consideração o bem que estes homens fizeram pelo hospital evangélico? Vocês só procuram a perfeição nas pessoas, ninguém é perfeito. É ser repetitiva, mas vou dizer: o único perfeito é Deus. Os outros são falhos, são seres humanos, cheios de erros e defeitos. Ao invéz de ficarem criticando os outros, dobrem seus joelhos e peçam a Deus pela transformação das suas vidas. Parem de generalizar os pastores. Tomem vergonha e vão orar por vcs mesmos e por seus familiares. Deus não dorme, Ele tudo vê, e vcs malfeitores e caluniadores vão ser cobrados, pque um dia Jesus vai voltar, e todo olho verá, e toda língua confessará que o Sr é Deus. Ninguém, ninguém mesmo vai escapar do julgamento das coisas que disseram e fizeram. Parem,vão fazer o bem ao próximo assim como estes homens fizeram pela população. Leiam o livro: Em seus passos, que faria Jesus, arrependam-se dos seus maus caminhos, pque amanhã pode ser muito tarde, ou vc s sabem qdo vão morrer? Linguarudos.

  36. Marlene Isolde Hennel
    segunda-feira, 22 de abril de 2013 – 11:49 hs

    Não é facil ver o que esta acontecendo na area da saúde publica no Brasil.Existe um cancer administrativo e social. Quem presenciou o sofrimento de familiares falecidos nessa UTI sabe o tamanho da dor e desepero que filhos, maes, pais e etc.. sentiram quando a possibilidade de que seus entes queridos tenham sido ASSASSINADOS foram divulgados pela midia. Acho que pela própria consiencia religiosa devem querer que a justiça seja feita para que não se repitam mais essas BARBARIDADES.Que Deus nos proteja

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*