Governo acha dinheiro de filho de Sarney no exterior | Fábio Campana

Governo acha dinheiro
de filho de Sarney no exterior

Deu na Folha de S.Paulo

Autoridades chinesas detectam conta em paraíso fiscal operada por Fernando Sarney

Empresário, que cuida dos negócios da família, enviou US$ 1 milhão em 2008 para agência do HSBC na China sem declará-lo à Receita

O governo brasileiro obteve documentos que comprovam que o filho do presidente do Senado, José Sarney, movimentou dinheiro no exterior sem declará-lo à Receita Federal.

Autoridades da China informaram ao Ministério da Justiça que o empresário Fernando Sarney opera pessoalmente uma conta num paraíso fiscal, em nome de uma empresa “offshore” com sede no Caribe.

No começo de 2008, Fernando usou esse canal financeiro para transferir US$ 1 milhão para uma agência do banco HSBC em Qingdao, na China. A autorização da transação contém a assinatura dele.


Recursos no exterior não informados ao fisco podem ser fruto de sonegação de tributos, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Empresas da família Sarney, que vão de emissoras de rádio e TV a shopping center, são investigadas pela Receita e pela Polícia Federal sob acusação desses crimes.

A operação policial, que levava o nome de Boi Barrica e depois foi rebatizada de Faktor, já indiciou Fernando Sarney sob acusação de formação de quadrilha, gestão de instituição financeira irregular, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Ele nega as irregularidades.

A remessa para a China é alvo da Faktor. Em 2009, Fernando negou a movimentação em entrevista à Folha. Laudo enviado pelo governo chinês para o Departamento de Recuperação de Ativos do Ministério da Justiça contradiz a versão do empresário. Assinante do jornal leia mais em:Governo acha dinheiro de filho de Sarney no exterior


9 comentários

  1. henry
    domingo, 7 de março de 2010 – 13:35 hs

    COISAS AUTORIZADAS PELO pt (partido do trambique)

  2. domingo, 7 de março de 2010 – 14:25 hs

    Essa turma do lula é de lascar hein ?

  3. Louise
    domingo, 7 de março de 2010 – 17:04 hs

    Duvido que seja só ele!!!
    O $ dos mensaleiros está aonde??

  4. FILET MIGNON
    domingo, 7 de março de 2010 – 17:59 hs

    É isto ai gente!
    A QUAL PARTIDO PERTENCE O REBENTO?
    DÁ PRA SE NOTAR QUE O SISTEMA ESTÁ PODRE!
    PARECE QUE LI UMA NOTÍCIA DIA DESTES QUE O MICHEM TEMER TAMBÉM ESTÁ ENVOVIDO EM UM “ROLINHO”, NÃO?
    A QUE QUE PARTIDO PERTENCE MICHEL TEMER?
    NO PARANÁ, POR EXEMPLO EXISTEM MUITAS CONTAS QUE NÃO FECHAM….
    1. A QUESTÃO DAS TVS LARANJAS…
    2. OS DESARRANJOS NAS CONTAS DO PORTO DE PARANAGUÁ…
    3. A QUESTÃO DO TRÁFEGO DE INFLUENCIAS NAS NEGOCIAÇÕES DA PONTA DO FÉLIX…
    4. AS INEXPLICÁVEIS “APLICAÇÕES” DA PARANAPREVIDÊNCIA NA GESTÃO DO ZÉ MARIA…
    5. A GRANA GROSSA DE QUASE UM MILHÃO GASTA PELO METRALHA 2 NO ESCRITÓRIO DE BRASILIA, COM “DOAÇÕES” NO MÍNIMO SUSPEITAS…
    6. A CONSTRUÇÃO DO TERMINAL DO ALCOOL NO PORTO DE PARANAGUÁ…
    AFINAL A QUAL PARTIDO PERTENCE OS AUTORES DAS “MARACUTAIAS” SUPRA CITADAS?
    RESPONDAM-ME, POR FAVOR!!!!
    Ah!!! Estava me esquecendo da bomba que virá com a construções dos hospitais…. o bicho vai pegar, valendo!

  5. Borduna
    domingo, 7 de março de 2010 – 19:10 hs

    Qualquer pessoa pode transferir dinheiro pro exterior. Desde que dceclare a origem e a finalidade no ato da transferência. o HSBC é uma instituição mubndial séria e não lava dinheiro até onde sei. É só a Polícia Federal perguntar pro Banco Central. Se é grana legal, nada haver. Se é roubada, algemasd nele. Pronot, é tão fácil. Não por que não fazem isso e fica esse rame raame na mídia, q

  6. Borduna
    domingo, 7 de março de 2010 – 19:11 hs

    Qualquer pessoa pode transferir dinheiro pro exterior. Desde que declare a origem e a finalidade no ato da transferência. O HSBC é uma instituição mundial séria e não lava dinheiro, até onde sei. É só a Polícia Federal perguntar pro Banco Central. Se é grana legal, nada haver. Se é roubada, algemas nele. Pronto, é tão fácil. Não por que não fazem isso e fica esse rame rame na mídia, que no fim dá em nada.

  7. domingo, 7 de março de 2010 – 20:08 hs

    Pois é ,pois é, são uns desclassificados estes senadores e deputados federais,não tem vergonha na cara de mandar pro paredão o sir nei e sua logistica,imaginem o que esta caterva vai fazer quando o sapo barbudo sair para fazer campanha.Lembrem-se que o seu vice o Zé Alencar já é candidato ao senado,portanto, sir nei assumirá novamente o comando deste desgovernado país. Vocês já viram catástrofe maior do que esta????????
    Então povo brasileiro,o que esta cambada faz em Brasília que não manda para o inferno este cabra safado,locupletador,vocês tem medo de que,acho que o rabo de vocês todos estão presos ao rabudo do sir nei…
    Este é apenas um dos motivos que sempre afirmo, não reelejam nenhum deputado federal,senador,deputado estadual,cuidem com quem vão eleger para o governo. O prefeito,busquem saber quem são os seus amigos que o acompanham e que naturalmente serão secetários de estado,e,o que o barbudo fez no passado como diretor ou secretário de estado,hein turminha do SINDISEAB…e aqueles que levaram murros na cara quando um certo barbudo era secretário????????Como é , todos mudos????

  8. Curitibano
    segunda-feira, 8 de março de 2010 – 1:16 hs

    O dia que um representante público for obrigado a usar do sistema ao qual presta serviço, como sus, e demais serviços. Como também ser proibido de enviar dinheiro pra fora.. quem sabe assim começamos a mudar um pouco essa raça de políticos…

  9. Rossby
    segunda-feira, 8 de março de 2010 – 5:01 hs

    O Lula sabe mesmo das coisas…. como ele já disse… o pai de Fernando, o José Sarney não é um “homem comum”…
    É incrível como os petistas ainda apoiam um governo que se apóia em patriotas como José Sarney, Fernando Collor, Renan Calheiros, Delfim Netto e outros menos cotados…
    E que não venham empunhando a bandeira da ética na política… vão dar com os burros n’água…

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*