Diretor do Vox Populi: Dilma pode ganhar no primeiro turno | Fábio Campana

Diretor do Vox Populi: Dilma pode ganhar no primeiro turno

Do Estado de S. Paulo

O crescimento nas pesquisas eleitorais da pré-candidata do PT à Presidência, ministra Dilma Rousseff, ante a estagnação de seu provável adversário, o governador de São Paulo José Serra (PSDB) tem impressionado os diretores dos quatro principais institutos de pesquisa do País.

Márcia Cavallari, do Ibope, João Francisco Meira, do Vox Populi, Mauro Paulino, do Datafolha e Ricardo Guedes, do Sensus, estiveram reunidos em São Paulo na tarde de ontem para debater o cenário eleitoral, em evento da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas.

O professor Marcus Figueiredo, do Iuperj também esteve no debate, mediado pela jornalista Cristiana Lôbo.

Meira deu o palpite mais ousado da tarde: “não é impossível imaginar que a Dilma ganhe a eleição já no primeiro turno”, afirmou.

Segundo ele, quando há candidatos carismáticos, a disputa se concentra mais entre as personalidades desses candidatos. Mas, para ele, nem Dilma nem Serra são carismáticos. ‘Carisma não é o nome dessa eleição’, afirmou.

Ele listou alguns fatores que, na sua avaliação, devem decidir a disputa eleitoral. O primeiro seria a economia: se estiver ruim, a tendência é de mudança – mas a economia é o principal trunfo do governo Lula.

Em segundo, o aspecto ideológico – nesse caso, diz ele, 56% das pessoas se definem como sendo de esquerda e 30% como eleitores do PT.

Além disso, ele lembra o tempo de TV como decisivo – e a construção das alianças deve garantir um tempo maior à candidata governista. Por último ele cita algum acidente, debate ou fato inesperado que possa alterar a opinião dos eleitores.

Sua avaliação é parecida com a de Ricardo Guedes, do Sensus. Segundo ele, “Dilma tem produto para mostrar, a economia. O Serra não tem. Hoje a tendência é muito mais pró-Dilma”.

Já Márcia Cavallari, do Ibope, e Mauro Paulino, do Datafolha, adotaram um pouco mais de cautela em suas exposições, embora tenham admitido cenário favorável à Dilma. Os dois usaram a mesma expressão para definir o caso: “pesquisa é diagnóstico, não prognóstico”.

“O comportamento do eleitor não é matemático. A campanha ainda tem muita coisa para acontecer. O que a gente sabe é que o eleitor se sente muito confortável de ter votado no Lula e agora fazer essa avaliação de que acertou. Ele pensa: ‘Acertei, e o País está tendo avanços’. O eleitor considera que os avanços foram muito mais profundos no governo Lula. A comparação com o governo FHC é prejudicial para o Serra”, afirmou a diretora do Ibope.

De acordo com Márcia, um terço está com Serra, um terço está com Dilma e um terço que vai decidir a eleição. Reservadamente, porém, ela destacou que não só a Dilma está crescendo, como há tendência de queda de Serra, ainda que dentro da margem de erro.

Já Paulino lembrou que na pesquisa Datafolha de dezembro de 2009, 15% dos eleitores não sabiam que a Dilma era a candidata do Lula, mas queriam votar na candidata do Lula. “E o que nós observamos em fevereiro, é que ainda há margem de crescimento para Dilma”, afirmou.

Segundo ele, a dúvida é saber se Dilma vai transmitir ao eleitorado que tem a mesma capacidade de administração que o Lula tem.”O eleitor vai poder comparar Serra com Dilma, Dilma com Lula”.


41 comentários

  1. VLemainski - Cascavel
    terça-feira, 23 de março de 2010 – 9:34 hs

    Faz dois anos que a Dilma está em campanha acompanhada do Lulla. O Serra está começando agora. Há, também, várias denúncias e questionamentos sobre os locais onde foram realizadas as pesquisas e seus critérios de avaliação, o que as tornam duvidosas….
    Se for confirmado novamente que no Brasil, mulher não vota em mulher, a Dilma já se foi….
    Dilma fugirá dos debates????
    Dilma falará a verdade????
    Salvo engano, acho precipitada a conclusão dos pesquisadores, até porque, o processo está apenas começando.

  2. edu
    terça-feira, 23 de março de 2010 – 9:34 hs

    o povo não é mais idiota não.. Podem falar o que for.. Falem que o pt é do capeta que dilma é terrorista.. Quem da atenção a isto é só a imprensa e alguns políticos.. Pro povo o que vale é! Minha vida melhorou? Sim.. Muito! Então não vou mudar.. Voto na mulher do lula.. Voto dilma.. Simples como a vida do povo..

  3. Jurandir
    terça-feira, 23 de março de 2010 – 9:48 hs

    A única pesquisa que possui alguma credibilidade é a que é feita na boca das urnas, mas mesmo assim nem todas dão o resultado próximo do que será imposto pela realidade dos votos.

    Haverá um longo debate e nele a Dilma não estará mais escondida atrás do Lula e as mazelas do grupo que hoje é situação serão desvendadas.

    No estabelecimento do contraditório os rumos mudam.

    Apesar da Dilma já estar abertamente em campanha a mais de dois anos ela ainda não ultrapassou o Serra, que só agora se coloca como candidato.

  4. Borduna
    terça-feira, 23 de março de 2010 – 9:53 hs

    Bem, entre coisas sérias e hilaridades que aqui posto, uma é seríssima e quem frequenta esse blog não pode negar. Há meses escrevo que Dilma leva em 1º turno, e a cada dia que passa, quando vejo até a elite empresarial aderindo, mais me convenço que o próximo presidente do Brasil usa saias. Meu voto é Marina, mas……

  5. HA, HA, ESSA É BOA, PARA HOOO
    terça-feira, 23 de março de 2010 – 9:55 hs

    SONHA PETEZADA, CONTINUEM SONHANDO
    ESSE VOX POPULI TA QUERENDO A VELHOTA ISSO TODO MUNDO SABE.

    A evolução darwiniana está sendo analisada pelos cientistas mundiais ? o Brasil contribui com excelentes genes?
    veja os espécimes em evolução nem sempre crescente….
    LUIS INÁCIO para LULA….
    LULA para LULARÁPIO….
    LULARÁPIO para LULADRÃO….
    LULADRÃO para LULIXO…
    LULIXO para LULANÁTICO….

    LULANÁTICO para DILAMA….
    DILAMA para DILOUCA…
    DILOUCA para DISSIPERADA !!!!!!!

    e espero pacientemente ver o fim dessa espécie com o último estágio evolucional que será:
    DISSIPERADA para ETERNAMENTE DISSIPADA !!!!!

    e o fim dessa genética mal formada….com o fim da RAÇA PETIMUS COMUNISTÓIDES DOENTIUS MENTIROSUS …..

    e vcs, enxergam e tem esperança no fim dessa raça ??????
    3 semanas atrás

    Também, li o outro dia, não me lembro onde, que a ideologia do PT é Jurássica (150 milhões de anos).

    Entretanto, como visivelmente o Partido anda para trás, hoje a ideologia do PT é do Período Cambriano ( 500 milhões de anos, só existiam fungos).

    Um dos objetivos do programa do PT é procurar o elo perdido da evolução do homo sapiens. Vote em Dilma e encontraremos o homo simius. Vote em Dilma para dar continuidade ao processo regressivo do país. Dilma, o buraco negro da nossa história. Espero que ela acabe como a Rosa Luxemburgo

  6. Jose Carlos
    terça-feira, 23 de março de 2010 – 10:18 hs

    A depender da imprensa do nariz marrom, alimentada a leite de pato com o dinheiro da propaganda oficial, Dilma Ternurinha nem disputará a presidência, vai ser aclamada pelo populacho e quem se opuser será declarado golpista e fuzilado em algum canto escuro… é o caminho do passo de ganso, dos braços estentidos em saudação sig-heil, do bater de calcanhares e das indumentárias monocromáticas…

  7. terça-feira, 23 de março de 2010 – 10:29 hs

    hehehe..blá,blá,blá inútil…Dilma subiu,subiu, mas continua atrás de Serra, que sequer começou a campanha….não é dificil imaginar que Serra ganha no primeiro turno..Se Dilma ganhar é zebra…

  8. Chupa Cabra
    terça-feira, 23 de março de 2010 – 10:33 hs

    podem chora TUCANALHAS, vcs já era, o Povo quer Dilma!!!

  9. Duval Simões Araújo-Londrina
    terça-feira, 23 de março de 2010 – 10:34 hs

    Não começaram nem a debater a vida criminosa da candidata no passado. Quando o povo souber o tipo de pessoa que o PT quer que seja nossa presidenta, as pessoas de bem vão pular fora, mesmo as que gostam do Lula, como eu, que votariam nele de olhos fechados. Votar em pessoa sem estudo mas com muito poder de aglutinação e de negociação como o sindicalista Lula é diferente de votar em terrorista e assaltante. A maioria do povo é de bem e essa não emplaca 50% dos votos brasileiros, nem no segundo turno. Quem viver verá!

  10. paulo
    terça-feira, 23 de março de 2010 – 10:36 hs

    chora tucanada mais oito anos fora do poder. Vcs nao voltam nem com reza do Paiakan

  11. Reinaldo
    terça-feira, 23 de março de 2010 – 10:58 hs

    O que não faz a grana suja do PT, impressionante, eles compraram todo a imprensa, Gazeta do Povo, Ibope, Blogueiros, todo mundo, acredito ainda na vitória do Serra, a vitória da terrorista seria a maior derrota que a democracia brasileira poderia sofrer, no que depender de mim vai dar Serra e não a assaltante, terorrista e ditadora.

  12. Fora BORDUNA!!!!!
    terça-feira, 23 de março de 2010 – 11:06 hs

    Dentre as coisas que voce posta, se juntarmos todas, nao iremos a lugar nenhum. Hilariante? Serias, voce so fala besteiras sem pe nem cabeca… acorda BORDUNA, nao queremos escutar seus comentarios…. LIMITE-SE A PENSAR… e se for escrever… quer dizer, nao escreva, por favor!!!

  13. Carlos Toledo
    terça-feira, 23 de março de 2010 – 11:06 hs

    ESSES INSTITUTOS DE PESQUISAS DEVERIAM SEREM PROIBIDOS DE FICAR DANDO PALPITE NATES DAS CONVEÇÕES, E PRINCIPALMENTE DEZ DIAS ANTES DAS VOTAÇÕES NO PAIS, É UM ABSURDO TER GENTE QUE AINDA ACREDTA NESTA GENTE POIS CONFORME O BOLSO ELE SMONTAM AS PESQUISAS E PREJUDICA O PAIS CADE O STF PARA PROIBIR ESTES CAÇAS NIQUES.

  14. Fora BORDUNA!!!!!
    terça-feira, 23 de março de 2010 – 11:08 hs

    Se voce acha oq voce fala serio ou hilariante, ou IMPORTANTE, crie seu proprio blog… ai so vai ler que quiser… ou seja ninguem.

  15. Ai Ai
    terça-feira, 23 de março de 2010 – 11:14 hs

    Sao pessoas como esse Jose Carlos que votam na dilma… Bandido, Comunista, anti-democracia, Ditador, matador…

    Nao votem na Dilma… Ela sera a proxima “Fidel Castro” da america, esse é o sonho dela desde 1960… quando lutava pelo final da ditadura e o inicio do Comunismo…

  16. justiceiro
    terça-feira, 23 de março de 2010 – 11:30 hs

    Não adianta o RS, SC, PR, SP votarem 100% contra a Dilma, quem manda é o Nordeste (…).

    Jogada inteligente, vale isso, vale aquilo. Pesa e como conta, infelizmente… Não que não mereçam, não julgo, mas os votantes não esquecem, na hora de votar, dos vales …

  17. OSSOBUCO
    terça-feira, 23 de março de 2010 – 11:46 hs

    Esse pessoal do Serra devia parar de tomar chá de cogumelo, como escrevem besteira!

  18. julya mello
    terça-feira, 23 de março de 2010 – 11:50 hs

    Interessante, quando a midia faz denùncia mentirosas contra o PT, a elite raivosa e corrupta endeusa a midia . Já quando a midia mostra provas irrefutaveis como essa da Assembléia no Paraná ai a midia se vendeu pro PT. As provas falam por si tucanalhas, são incontesteis . Qto a Dilma pessoas que nunca votaram no PT dizem que votam na DILma pq. qdo fhc era presidente elas não tinham emprego, SIMPLES NÃO

    Voto na DILMA terrorista mas não voto no TERRORISTA do serra.

  19. nelson
    terça-feira, 23 de março de 2010 – 12:42 hs

    Criminoso é quem apoiou os desmandos da ditadura militar. A Dilma e outros brasileiros lutaram contra a violência e a repressão e pagaram um preço muito alto por isso. Quem não conhece um mínimo dessa história, trate de se informar e pare de escrever bobagens. O Serra tembém sofreu perseguição nesse período autoritário.

  20. Polêmico
    terça-feira, 23 de março de 2010 – 13:03 hs

    Pesquisa duvidosa é aquela contratado pelo PSDB em que o Álvaro encomendou para coloca-lo na frente.
    A Dilma ainda nem começou fazer campanha enquanto o Serra já esta em campanha a pelo menos 4 anos.
    Por isso tenho certeza que a Dilma leva esta e talvez no 1º turno mesmo.

  21. salete cesconeto de arruda
    terça-feira, 23 de março de 2010 – 13:32 hs

    E pensar que fui a primeira a falar lá na Livraria ARGUMENTO DO LEBLON que ela seria presidente. Naquele tempo ninguém falava disso. Só o Lula dizia uma vez ou outra. Como se fosse apenas um balão de ensaio. Mas Lula não é bobo. Lula é sábio. E Lula sabe que nenhum outro homem ou partido – por ainda muitos anos – vai dar chance a uma mulher para ser candidata – COM CHANCES DE GANHAR!
    E ainda fiz o alerta a ela dizendo: só fogo amigo poderia derrubá-la.
    O fogo amigo era a doença já CURADA . Por caminhos sofridos – a doença foi mais uma prova que fez DILMA FICAR AINDA MAIS CORAJOSA – DOCE – GUERREIRA COMO TODAS NÓS MULHERES BRASILEIRAS DE TRIPLA JORNADA.
    Salve homens!
    Livres de gravatas por um tempo – poderão respirar finalmente. Passarinhos serão soltos. Dizem que muitos já estão abandonando o ninho. Espero que haja bosque para todos. Caso contrário terão que pedir abrigo na jaula dos macacos ARANHA!

  22. Chupa Cabra
    terça-feira, 23 de março de 2010 – 14:13 hs

    Parabéns pelo seu comentário Julya Mello, esses Tucanalhas quando midia acusa mesmo que sem prova o PT, ela é maximo, e dizem precisa da imprensa para fiscalizar e isso e aquilo, mas quando acusa os DEMO-TUCANALHAS com provas incontestaveis, exemplo Assenbléia Legislativa dizem que PT comprou a imprensa, e isso aquilo.
    Fora PSDB E DEM.

  23. vai vendo
    terça-feira, 23 de março de 2010 – 14:54 hs

    chora tucanada, o Serra é candidato deste de 2002 inaugura até maquete rss e ainda falaam da Dilma

  24. resp. vai vendo
    terça-feira, 23 de março de 2010 – 15:06 hs

    O Serra inauguara maquete, porém, será construido com $$ do Estado, e a Dilma/Lula que inaugura obra no RJ construído apenas com recurso do Estado, onde a Nação não colocou um único centavo….ACORDA POVO!!!!

  25. sarna
    terça-feira, 23 de março de 2010 – 15:26 hs

    acho que a salete sei não – “doce guerreira?????”

  26. Marcos Pop
    terça-feira, 23 de março de 2010 – 15:57 hs

    Nosso amigo aí do vox populi (voz do PT) é declarado inimigo do Zé Serra em SP e come pela mão do Frankin Martins (homem que distribui verbas de propaganda do governo petista). Esperemos começar a campanha, para que apreçam as mazelas do kPTa e de sua candidata, com um passado, no mínimo, comprometedor. Que nunca foi sequer vereadora e completamente inexperiente para administrar um país. Dizem que lula pois essa figura pra perder e voltar daqui a 4 anos. E estou acreditando nisso!
    A mulher é muito ruim. Deus nos livre…

  27. Marcos Pop
    terça-feira, 23 de março de 2010 – 15:59 hs

    Olha o tipo de coisa que vai estourar na campanha:

    22/03/2010 – 15h11
    Governo estende “Bolsa Combustível” aos funcionários comissionados (FUNCIONÁRIOS APADRINHADOS DO PT QUE ENTRAM SEM CONCURSO)
    GABRIELA GUERREIRO
    da Folha Online, em Brasília

    Em ano eleitoral, o governo decidiu estender aos funcionários comissionados (não concursados) do Executivo o pagamento de benefício para ressarcir os gastos com combustível daqueles que utilizam seus próprios veículos na execução de trabalhos para o Executivo.

    Apelidado pela oposição de “Bolsa Combustível”, a extensão do benefício foi concedida por meio de decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicado nesta segunda-feira no “Diário Oficial” da União.

    VÃO FAZER CAMPANHA PRO PT COM COMBUSTÍVEL PAGO POR NÓS (OS VERDADEIROS PALHAÇOS DA NAÇÃO)

  28. anonimo
    terça-feira, 23 de março de 2010 – 16:29 hs

    acho uma berraçao a turma do mal jogarem pedra na dilminha pois ela nem comesou a campanha ainda; vcs venderam tudo que o pais tinha. mais 8 anos pra LUDILMA…

  29. Divanir
    terça-feira, 23 de março de 2010 – 17:29 hs

    Serra apresentou uma maquete para ser analisada, é melhor que inaugurar uma obra dez vezes, algo que ainda não foi concluído, esta maquete foi apresentada a um mês atrás, diferente da mentirosa que não é mãe do PAC e tem o apoio do mentiroso para afirmar tal coisa, e como se estivesse em campanha eleitoral, com o peso de um presidente, criticou José Serra por tal ato. Dilma nunca fez algo de bom pelo país, votar em Lula é uma coisa, mas votar em gente sem experiência, com um passado negro é totalmente diferente. Quero ver quando começar os debates na TV, sem o encosto de Lula, quero ver como se sai, pois sem a devida experiência, vai ter que decorar texto para apresentar no debate, porém como Serra é descolado, n ão precisará de texto. Vamos ser a diferença.

  30. Santino
    terça-feira, 23 de março de 2010 – 17:56 hs

    Os Demotucanalhas que choram a inevitável derrota, desesperam-se a ponto de se contradizerem aos seus próprios princípios quando dizem que os órgãos de pesquisas estão a serviço do PT. Ora, quando estes mesmos órgãos, em tempos passados mostravam resultados de pesquisas desfavoráveis ao PT, então eram falsos, eram tendenciosos? Chamam de imprensa marrom, a mesma imprensa que sempre defendeu a direita.
    Desesperados, enredam exatamente para o caminho que os levará à derrota. No passado, inventaram que o Lula não acreditava em Deus e que se ele fosse presidente, iria fechar as Igrejas. Mostraram a filha do Lula como se fosse uma filha fora do casamento e outras barbaridades mais. Naquele tempo isso colou e Lula foi derrotado. Hoje presidente, pode provar que todas as declarações daquela época eram frutos da maldade da direita.
    Hoje querem novamente adotar a mesma insanidade contra Dilma, usando inclusive adjetivos de baixo calão. Saibam vocês, que essa prática contribuirá e muito para a vossa derrota. Outro engano, é vocês pensarem que na hora em que começar os debates, o Serra crescerá. É exatamente aí que está o diferencial. Quem não conhece, terá a oportunidade de conhecer a capacidade técnica de Dilma e poderá avaliar o quanto Serra é inferior à Dilma. A surra será esmagadora contra Serra. Aguardem!

  31. Bob
    terça-feira, 23 de março de 2010 – 20:50 hs

    Se o Lula apoiar o capeta eu vou nele!! Acima de Lula hoje apenas Deus.

  32. fortunato
    terça-feira, 23 de março de 2010 – 21:15 hs

    SE ISSO VIER A ACONTECER, ALÉM DE SER UMA DESGRAÇA PARA O BRASIL, PROVA QUE DEUS NÃO É BRASILEIRO!!!!!!!!!

  33. Izabel
    quarta-feira, 24 de março de 2010 – 8:57 hs

    Penso eu que o passado de uma pessoa a condena ou a torna apta. Qual é o passado da dna Dilma? e o seu presente pior ainda?
    A mulher no passado foi assaltante de banco a mão armada, hoje vemos em algumas ocasiões demonstrar despotismo e mentirada (vide o que fez com a secretaria da receita federal a sra. Lina e alguns casos onde ela menteu o nariz de mentirosa e só arrumou confusão) Se ela já demonstrou isso com pequenas coisas, o que não será sentada na cadeira do palácio? Será a própria rainha comendando os seus vassalos e não obedeça pra ver uma coisa. Isso pra mim cheira chavismo e ervoismo.
    Quem vota nela por causa do Lula, NÃO TEM PERSONALIDADE PRÓPRIA, e o povo mais carente então, nem sabe o que é isso, COITADOS VIVEM DE MIGALHAS TIRADAS DOS REMEDIADOS DESSE PAÍS QUE VIVEM PAGANDO AS CONTAS QUE OS GOVERNOS FAZEM.

  34. OSSOBUCO
    quarta-feira, 24 de março de 2010 – 9:02 hs

    Dilma lutou contra a ditadura para que os tucanos deste blog pudessem estar aqui agora falando o que quiserem, mesmo que sejam essas besteiras que só os tucanalhas conseguem falar.
    Tucanalhas, não sejam mal agradecidos!

  35. OSSOBUCO
    quarta-feira, 24 de março de 2010 – 9:03 hs

    O Pop ainda acredita na Folha, Olha Marcos, vou lhe dizer uma verdade que vai lhe magoar: ” Papai Noel não existe!”

  36. salete cesconeto de arruda
    quarta-feira, 24 de março de 2010 – 9:58 hs

    SARNA
    Parece pé vermelho – no saco.
    Sai do meu pé – minhoca INVEJOSA DE MULHER!

  37. Marcos
    quinta-feira, 1 de abril de 2010 – 21:43 hs

    O Serra está em campanha desde 2001. E seu teto nunca passará de 35%.

  38. terça-feira, 20 de abril de 2010 – 8:48 hs

    eu creio que dilma será uma otima presidenta da republica, pios ela é uma otima pessoa

  39. Alcides Soares Dias
    sexta-feira, 6 de agosto de 2010 – 20:21 hs

    Eu tenho até pena do serra, está oito anos tentando ser presidente da República, só que esqueceram de falar pra ele que depois que o povo pôs as duas mãos no poder, é ruim de soltar agora. Que a falsa elite brasileira tenha como lição.

  40. Carlao
    sexta-feira, 6 de agosto de 2010 – 20:26 hs

    Quem aguentará por 4 anos o serra na televisão com cara de feto em má formação dando noticias tristes sobre a economia brasileira
    Dilma neles!
    abaixo o aprendiz de FHC!!

  41. Flávio
    quinta-feira, 19 de agosto de 2010 – 6:53 hs

    Fora Zé Trololó, mentiroso!
    Fora Zé Pedágio!
    Fora Zé Jênio (com J mesmo)!
    Tucanos sem asa e sem pena!
    Aliás, já estou com pena das penas dos tucunos.
    Não vai restar uma!
    Pena que no zoológico de São Paulo ainda cuidem de várias pestes voadoras como essa… Eles simplesmente adoooooram….
    A espécie Alckimin Narigudus (isso lá é nome de espécie?!) que o diga, é o mais visitado por paulistas!
    Mas também, queriam o quê? Quem vota em Maluf, Quércia, José Serra e outras “bondades” há mais de 16 anos não poderia votar diferente.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*